Essa prática que virou moda entre os cirurgiões dentistas, contaminou os artistas também. Reparem na arte abaixo, abaixo do número 40:

Esse pequeno quadro, agora parte de minhas Relíquias de Dentista, foi um presente muito bacana, que ganhei da minha namorada e originou esse Post. E o que você, dentista, acha do termo orçamento? Veja o que as @OdontoDivas acham disso AQUI .

Eu não sei quem foi que começou com essa história de orçamento grátis. Suspeito ter se originado nas clínicas populares dos grandes centros. De repente, uma clínica anunciou isso e as outras foram atrás, para copiar a concorrência e o negócio pegou.

O que eu acho estranho é que nenhum profissional hoje em dia, de nenhuma outra profissão faz orçamento grátis. Quando o técnico vai à sua casa para ver a geladeira ou a máquina de lavar quebrada, ele cobra. Quando você deixa seu notebook ou seu carro para arrumar, não existe orçamento grátis. E tem gente que ainda liga para perguntar se faz orçamento grátis, veja AQUI, no post do Blog @medodedentista  

Vamos fazer uma continha por cima? Considerando que você leva em média 30 minutos para fazer uma consulta de avaliação (bem feita) e colocando na conta tudo que se consome em seu consultório, adicionando a estrutura, custa em média R$ 5,00 a R$ 10,00. (Um par de luvas, uma máscara, um gorro, água, luz, aluguel, secretária, assistente e esterelização). Isso é o custo fixo das coisas que você paga. Não estou colocando aí o preço do seu serviço, que é o mais importante. Ou tudo que você estudou até hoje não vale nada? Você vai pagar isso para cada orçamento grátis que você fizer? No consultório, tempo também é dinheiro.

Claro que você, que é adepto do orçamento grátis, vai dizer: “Eu cobro os procedimentos um pouquinho mais caro para embutir o preço das avaliações”. Certo. Isso se o paciente fechar com você. Aqueles que não fecham, vão te causar prejuízo. Sem contar que você da uma mascarada no preço e no fim das negociações, você ainda dá um descontinho. Aí o valor da avaliação já vai para as cucuias.

Eu não sei explicar o porquê, mas quando a gente cobra por um serviço, a gente se sente na obrigação de executá-lo melhor. Da mesma maneira que quando a gente paga por um serviço, a gente fica mais exigente. É preciso acontecer uma valorização da consulta de avaliação. Quanto valeria? Veja a resposta AQUI no link do blog SorrisoCASOall.

A consulta de avaliação conta com a anamnese, exame clínico, exame físico, solicitação de exames complementares, testes térmicos, radiografias imediatas, moldagem de diagnóstico, diagnóstico, prognóstico e elaboração de plano de tratamento. É a base do seu tratamento. Será que dá pra fazer isso de graça? Ou melhor, será que dá para fazer isso DIREITO de graça? O @Netdentista dá sua opinião AQUI sobre o assunto. 

É por essas e outras que nossa profissão está se degradando. O dentista dá aquela olhada de cinco minutos e faz seu orçamento grátis. Mais tarde, algum dentista resolve fazer uma avaliação mais criteriosa e acha outras coisas, que poderiam ser evitadas, lá com o dentista do orçamento grátis. Aí o paciente fala: “Mas meu dentista anterior não falou nada disso..” e fica confuso, com toda razão. E ainda, o profissional que fez certo fica com cara de tacho, pois é chato e anti-ético falar mal do colega, apontando os erros que ele cometeu por ter feito sua consulta inicial com pressa e sem cobrar.

Pensem nisso, gente. Principalmente os recém-formados que estão começando suas clínicas ou consultórios. Os empresários, não dentistas, que abrem negócios na área da odontologia. Cobrem por avaliação, pois ela custa e é uma das fases do seu trabalho, doutor! Vejam AQUI outra opinião, do Dr. Ricardo.

E como faz para cobrar? Como se valorizar? Veja aqui, opinião do @ortoparatodos clicando AQUI .

Fica difícil cobrar consulta inicial, se ninguém mais cobra, opinião do @VidaDeDentista  AQUI .

Opinião da @prollemberg , do Blog Saudálito, clique AQUI.  

Outra opinião do Blog @malditobruxismo AQUI  

Mais um Post sobre o assunto do Blog @doctorvictorsó clicar AQUI

O Blog @odontoBLOGia também fala sobre o assunto AQUI 

Já, no Blog da @julianadentista vocês verão uma junção de opiniões AQUI 

Um Abraço

Equipe DicasOdonto