Duas notícias – uma de hoje, outra de ontem- me relembraram de uma coisa que incomoda muito a nossa odontologia. A Rede Unna, junção de vários convênios odontológicos, entre eles os grandes Odontoprev e Bradesco odontológico, está abaixando os preços das tabelas de pagamento ao dentista. E aí, doutor? Vai trabalhar que nem um doido para sustentar empresário em detrimento dos pacientes e da odontologia?

A primeira notícia explica o que está acontecendo com a Rede Unna e mostra uma ótima atitude dos dentistas de Salvador que prometem lutar contra este abuso dos convênios. Tudo mundo já sabe. A tabela dos convênios é baixa e remunera muito mal os dentistas. E não é questão de ser mercenário e todo aquele papo que dentista é caro, mas os valores MAL COBREM OS GASTOS COM MATERIAL. Eu não sei como a ANS, os CROs, CFOs, sindicatos e entidades de classe deixam isso rolar ainda. Todos fingem que são contra e ninguém mexe um dedo para acabar com isso efetivamente.

UNIFICAÇÃO DOS PLANOS ODONTOLÓGICOS E DE SUAS TABELAS É ALVO DE PROTESTOS

A outra notícia, mandada pelo twitter pelo amigo Luiz Reginato mostra para os dentistas o choque de realidade que eles precisam. Galera, vamos acordar! Leiam a notícia no site da InfoMoney:

ODONTOPREV REGISTRA 44,8 MILHÕES DE LUCRO LÍQUIDO NO 4º SEMESTRE DE 2011

Em 2011, a empresa cresceu 13,7%. Gente, não tenho nada contra uma empresa do ramo ganhar dinheiro. Por mim, pode ganhar o quanto quiser, vivemos num mundo capitalista. Porém, dentistas conveniados ao plano, isso tudo é nas costas de vocês! Agora, peço um momento de reflexão: você aí que só atende esse convênio e agora está sendo obrigado a aceitar uma tabela menor, faça essa conta para o seu consultório (que não deixa de ser uma empresa). Seu consultório ou clínica, cresce 13,7% no lucro líquido, ou mais?

Eu sei que muitos de nós, dentistas, não olhamos nosso consultório ou clínica como uma empresa. Não sei também se isso está nas entranhas da cultura do brasileiro ou se somos nós que não direcionamos o nosso negócio assim. Sabe aqueles “orçamentos grátis“? Aquelas consultas de manutenção sem cobrar? Aquela coladinha de provisório alheio, na amizade? Isso é você PERDENDO dinheiro. Some isso às tabelas baixíssimas dos convênios e … depois não reclame que a profissão está ruim ou que o mercado está saturado. Ou que você está vendendo o almoço para comprar a janta.

Da mesma maneira, sei também que é muito mais fácil escrever esta postagem do que algum dentista conveniado tomar uma atitude. O dinheiro que entra pode ser pouco comparado ao montante de trabalho, mas é o que o dentista tem. Ou ele trabalha em regiões muito industriais onde ele vai morrer de fome se deixar de atender o convênio. Existem vários gargalos e não é fácil sair da zona de conforto.

O que pretendo com este texto: dentista – PARE e FAÇA uma auto-avaliação. Vale à pena? Vale à pena comprar material mais barato, economizar no protético, encher a agenda e atender de 15 em 15 minutos, com pressa, para esperar a guia do convênio – que paga 2 meses depois – e com uma porcentagem de glosa que pode chegar à ABSURDOS 20%?  Seu consultório está crescendo? Acompanhe os dados. Some os valores e veja se seu lucro está crescendo. Vale à pena explorar o coitado do recém formado com porcentagens baixas com a desculpa de que: “você sabe, o convênio paga pouco!”E pense outra coisa: quantos anos você aguenta atender assim na correria todo o dia, ficando 12 horas dentro do consultório? E as dores nas costas? E a sua saúde?

É preciso refletir e pensar. Tenho certeza que tem muita gente aí sustentando empresário! Aí é melhor comprar ações da empresa e ficar em casa descansando…

O Blog –  Vida de Dentista – fala do assunto – AQUI

O – Ortoblog – fala do assunto – AQUI

As – Odontodivas – falam do assunto – AQUI

O Blog – Medo de Dentista – fala do assunto – AQUI

O Blog – Pulpite – fala do assunto – AQUI

O Blog – Pérolas da Odontologia – entra na campanhaAQUI

O site da Clínica Oralmed fala do assuntoAQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo