Dentista, você sustenta empresário?


Duas notícias – uma de hoje, outra de ontem- me relembraram de uma coisa que incomoda muito a nossa odontologia. A Rede Unna, junção de vários convênios odontológicos, entre eles os grandes Odontoprev e Bradesco odontológico, está abaixando os preços das tabelas de pagamento ao dentista. E aí, doutor? Vai trabalhar que nem um doido para sustentar empresário em detrimento dos pacientes e da odontologia?

A primeira notícia explica o que está acontecendo com a Rede Unna e mostra uma ótima atitude dos dentistas de Salvador que prometem lutar contra este abuso dos convênios. Tudo mundo já sabe. A tabela dos convênios é baixa e remunera muito mal os dentistas. E não é questão de ser mercenário e todo aquele papo que dentista é caro, mas os valores MAL COBREM OS GASTOS COM MATERIAL. Eu não sei como a ANS, os CROs, CFOs, sindicatos e entidades de classe deixam isso rolar ainda. Todos fingem que são contra e ninguém mexe um dedo para acabar com isso efetivamente.

UNIFICAÇÃO DOS PLANOS ODONTOLÓGICOS E DE SUAS TABELAS É ALVO DE PROTESTOS

A outra notícia, mandada pelo twitter pelo amigo Luiz Reginato mostra para os dentistas o choque de realidade que eles precisam. Galera, vamos acordar! Leiam a notícia no site da InfoMoney:

ODONTOPREV REGISTRA 44,8 MILHÕES DE LUCRO LÍQUIDO NO 4º SEMESTRE DE 2011

Em 2011, a empresa cresceu 13,7%. Gente, não tenho nada contra uma empresa do ramo ganhar dinheiro. Por mim, pode ganhar o quanto quiser, vivemos num mundo capitalista. Porém, dentistas conveniados ao plano, isso tudo é nas costas de vocês! Agora, peço um momento de reflexão: você aí que só atende esse convênio e agora está sendo obrigado a aceitar uma tabela menor, faça essa conta para o seu consultório (que não deixa de ser uma empresa). Seu consultório ou clínica, cresce 13,7% no lucro líquido, ou mais?

Eu sei que muitos de nós, dentistas, não olhamos nosso consultório ou clínica como uma empresa. Não sei também se isso está nas entranhas da cultura do brasileiro ou se somos nós que não direcionamos o nosso negócio assim. Sabe aqueles “orçamentos grátis“? Aquelas consultas de manutenção sem cobrar? Aquela coladinha de provisório alheio, na amizade? Isso é você PERDENDO dinheiro. Some isso às tabelas baixíssimas dos convênios e … depois não reclame que a profissão está ruim ou que o mercado está saturado. Ou que você está vendendo o almoço para comprar a janta.

Da mesma maneira, sei também que é muito mais fácil escrever esta postagem do que algum dentista conveniado tomar uma atitude. O dinheiro que entra pode ser pouco comparado ao montante de trabalho, mas é o que o dentista tem. Ou ele trabalha em regiões muito industriais onde ele vai morrer de fome se deixar de atender o convênio. Existem vários gargalos e não é fácil sair da zona de conforto.

O que pretendo com este texto: dentista – PARE e FAÇA uma auto-avaliação. Vale à pena? Vale à pena comprar material mais barato, economizar no protético, encher a agenda e atender de 15 em 15 minutos, com pressa, para esperar a guia do convênio – que paga 2 meses depois – e com uma porcentagem de glosa que pode chegar à ABSURDOS 20%?  Seu consultório está crescendo? Acompanhe os dados. Some os valores e veja se seu lucro está crescendo. Vale à pena explorar o coitado do recém formado com porcentagens baixas com a desculpa de que: “você sabe, o convênio paga pouco!”E pense outra coisa: quantos anos você aguenta atender assim na correria todo o dia, ficando 12 horas dentro do consultório? E as dores nas costas? E a sua saúde?

É preciso refletir e pensar. Tenho certeza que tem muita gente aí sustentando empresário! Aí é melhor comprar ações da empresa e ficar em casa descansando…

O Blog –  Vida de Dentista – fala do assunto – AQUI

O – Ortoblog – fala do assunto – AQUI

As – Odontodivas – falam do assunto – AQUI

O Blog – Medo de Dentista – fala do assunto – AQUI

O Blog – Pulpite – fala do assunto – AQUI

O Blog – Pérolas da Odontologia – entra na campanhaAQUI

O site da Clínica Oralmed fala do assuntoAQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo

21 Responses to Dentista, você sustenta empresário?

  1. Pingback: Dentista: um escravo do lucro. | OdontoDivas

  2. A parte mais difícil é essa:
    “Eu sei que muitos de nós, dentistas, não olhamos nosso consultório ou clínica como uma empresa. Não sei também se isso está nas entranhas da cultura do brasileiro ou se somos nós que não direcionamos o nosso negócio assim. Sabe aqueles “orçamentos grátis“? Aquelas consultas de manutenção sem cobrar? Aquela coladinha de provisório alheio, na amizade? Isso é você PERDENDO dinheiro. Some isso às tabelas baixíssimas dos convênios e … depois não reclame que a profissão está ruim ou que o mercado está saturado. Ou que você está vendendo o almoço para comprar a janta.”
    Tentar enfiar isso na cabeça dos colegas cabeça dura é o mais difícil. Ainda mais quando você é uma ex-credenciada, já viveu tudo isso e mudou completamente o sistema, valorizando a “sua empresa”. Dá certo, e com o tempo retorno. Meus sócios precisam aprender isso.

    • dicasodonto says:

      Temos muito a fazer com os pacientes também. São poucos os que dão valor ao que falamos e ao nosso trabalho. Muito ainda nos olham como mercenários, doidos para arrancar dinheiro das pobres pessoas com nossas brocas barulhentas. Tive um paciente, recentemente, que se recusou a pagar por uma consulta que fiz, alguns meses depois de fazer procedimentos junto com a endodontista para tentar resolver uma lesão endo-pério. Avisamos ao paciente que o dente tinha mau prognóstico por ser um segundo molar com raiz fusionada, passando por retratamento de canal e raspagem periodontal. Meses depois, a dor voltou, coloquei ele na cadeira, radiografei e realizei ajuste oclusal e quando fomos fazer a cobrança, ele esbravejou, dizendo que não gastaria mais um real neste dente e que estaríamos tentando arrancar seu dinheiro (mesmo ele tenho reembolso da empresa). O que eu poderia fazer? Deixei quieto, mas avisei que ele não senta mais na cadeira comigo, sem antes fazer o pagamento. Algumas pessoas não entendem que nossa obrigação é realizar o tratamento. Tratamentos em saúde tem sucessos e insucessos. Se não as pessoas não morreriam mais, concordam? Temos um longo e árduo caminho para percorrer. Vamos levantar a cabeça e seguir a nossa ideologia e valorizar nossa profissão de uma vez por todas, porque ninguém mais fará isso por nós.

  3. Pingback: A Rede Unna e a Odontologia Mais Barata Que Pipoca | Medo de Dentista

  4. Pingback: Unna Bomba -

  5. Pingback: OdontofoGUIA! #42 | Medo de Dentista

  6. Pingback: Rede Unna

  7. Pingback: Rede Unna não cumpre acordo e dentistas paralisam o atendimento por prazo indeterminado  | Clinica Oralmed

  8. Pingback: Convênios Odontológicos! dê um basta nesta exploração!

  9. Ana says:

    Estou nesse dilema…sou formada ha um ano e meio, e montei meu consultório, no começo desse ano. Sou contra convênios, mas conversando com dentistas mais experientes, fui orientada a pegar convenio pelo menos no começo. O custo fixo do meu consultório é muito alto e o que ganho na outra clínica que trabalho não paga nem o aluguel do meu particular. Estou trabalhando oficialmente há um mês, e até fiz alguns orçamentos, fechei, mas tudo com baixos valores, que não pagam nada! É mto complicado. Consegui contato com um convênio, que só vou pegar pra atender clínica geral, pq para protese, endo e cirurgia definitivamente pagam mto pouco, nem cobre o custo com material. Mas preciso de fluxo de pacientes, preciso de indicação, enfim… não me orgulho, mas foi a solução que achei para fazer meu pai desembolsar menos pra me ajudar.

    • dicasodonto says:

      É esse tipo de sinuca em que o profissional se encontra no início da profissão. O bom seria você escolher os convênios que respeitam o dentista. Se os convênios tivessem tabelas justas, era só credenciar e trabalhar. Só pedimos isso aos convênios: respeito e tabelas justas. Sua tática é comum a muitos dentistas e é válida. Boa sorte!

  10. Pingback: A dentadura do Raul Seixas - DicasOdontoDicasOdonto

  11. Pingback: Presidente do CFO é alvo de denúncias de corrupção | DicasOdontoDicasOdonto

  12. Pingback: Tabela VRPO do Sindicato 2013 SOESP - DicasOdontoDicasOdonto

  13. igor says:

    Ola, essas situações são muito complicadas , porem com uma boa estratégia de marketing entre outros vc , dentista , tem condições de alavancar seu consultório, pois foi assim que aconteceu comigo, eliminando planos e trabalhando gradativamente a mídia da clinica.

  14. Pingback: A Rede Unna e a Odontologia Mais Barata Que Pipoca. @ Espaço Odontológico

  15. Marcos says:

    Tem chegado, pelo menos uma por semana, pedidos de empresas de convênio pedindo para me credenciar, algumas nem o nome eu conhecia, e tenho certeza que devem possuir muito poucos associados em minha região, se bobear nenhum. Odontoshow, Amil, Santo Antônio e aí vai…. e eles não desistem fácil, ligam de novo, mandam novas mensagens… Nunca vi coisa igual.. não sei se é por que sou ortodontista e estão desesperados por alguém que aceite esse “rabo de foguete” ou se estão tentando em todas as especialidades… ou se existe alguma necessidade contratual de aumentarem a todo custo a abrangência do plano…

  16. Pingback: Sobre por que não podemos fazer uma radiografia por R$ 2,47 ou por que os dentistas são idiotas! | ORTOBLOG

  17. Pingback: Atender convênio odontológico ou vender hot dog? - DicasOdontoDicasOdonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*