Tabela VRPO do Sindicato 2013 SOESP

O Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo – SOESP – não atualizava sua tabela Valores Referenciais de Procedimentos Odontológicos (VRPO) desde 2009. Neste ano de 2013, recebemos junto com o jornal do Sindicato a tabela nova que você pode visualizar abaixo.

Dentistas: Esse deveria ser o valor mínimo cobrado pelos procedimentos odontológicos em seu consultório ou clínica dentro do estado de São Paulo. Basta clicar sobre as figuras para vê-las com mais zoom.

Tabela VRPO SOESP 2013

CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA COM MAIS ZOOM

CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA COM MAIS ZOOM

Os pacientes devem saber que a tabela serve como referência apenas. Os valores são calculados para mostrar o preço mínimo que o dentista deveria cobrar por cada procedimento aqui no estado de São Paulo. Ninguém é obrigado a seguir a tabela. Como seu nome aponta – VRPO – ela serve apenas como Referência. 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, também fornece tabelas de valores de referência para serviços advocatícios em cada estado. É muito importante os clientes saberem que essa tabela é apenas uma base calculada como mínimo a ser cobrado. Advogados que cobram valores abaixo das tabelas de seu estado podem caracterizar concorrência desleal. No nosso Código de Ética Odontológico também temos um parágrafo sobre isso, mas parece que os dentistas que fazem o “orçamento grátis” não são penalizados.

Um exercício interessante para os dentistas de São Paulo: compare esta tabela com a sua do convênio. Veja as discrepâncias. O valor pago pela tabela do convênio pode ser até 10 vezes menor! Como que a ANS aprova o funcionamento de empresas que trabalham desta maneira? Por que tanta desvalorização dos dentistas? Por que a gente paga R$ 500,00 por mês por um plano de saúde médico e apenas R$ 15,00 por um odontológico? Está na hora de sentar e repensar, doutor. Pode ser que atendendo certos convênios, você esteja pagando para trabalhar.

Logo o site do SOESP deve atualizar sua página com o .PDF desta tabela nova para download.

SITE DO SOESP

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto 

Gestão

10 respostas a Tabela VRPO do Sindicato 2013 SOESP

  1. Armando disse:

    concordo plenamente com o uso desta tabela. é a única maneira de tirarmos nossa profissão da lama onde se encontra. pena que a maioria dos dentistas não enxergam isso…
    discordo em relação ao ‘orçamento grátis’ como foi colocado… uma coisa não tem nada a ver com a outra. gostaria de um post sobre este assunto para poder expressar melhor minha opinião a este respeito.

  2. Rodrigo disse:

    Essa é a tabela atualizada, e os preços já são vergonhosamente baixos. Imagino a de 2009… convênio então nem comento, nunca aceitei e nem aceitarei esses ‘intermediários’.

    Triste é quem se sujeita a trabalhar por tão pouco. Pelo menos dignem-se a cobrar o que a VRPO sugere, no mínimo.

    abcs
    Rodrigo

  3. Samia disse:

    Só uma pergunta: a própria Soesp utiliza esta tabela como referencia para o convenio que ela mantem???

  4. Nara disse:

    E aí Luiz, descobriu?

  5. Pingback: O infeliz colunista e o Blog Dicas OdontoDicasOdonto

  6. alex disse:

    Fiquei assustado com os valores baixos da tabela. se fizer um protocolo inferior o valor pago não cobre os custos dos materiais utilizados??quem em sã consciência iria operar o paciente com a despesa maior que o recebimento?? estou muito curioso para saber quem fez os cálculos dos valores dos procedimentos. Mas o que dizer, já que na maioria das vezes os dentistas não cobram nem consulta para não desagradar o paciente e morrem de fome para pagar as contas. Na minha cidade alguns salões de beleza tem muitos funcionários e estruturas excelente e as clínicas odontológicas mal tem uma secretária e uma auxiliar para diminuir custos . Acordem dentistas !!!!!

  7. Claudio Correia disse:

    Defendo o uso da tabela da ABO, sempre! Só existe 2 situações. Ou o paciente pode ou não pode pagar. Desde que aboli os planos da minha clínica minha vida mudou. Chego cedo em casa, não trabalho aos sábado e por incrível que pareça meus rendimentos aumentaram consideravelmente pelo simples fato de que agora eu tenho tempo para dedicar ao meu paciente particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>