O mimimi dos dentistas com O Dentista Mascarado

Tenho recebido muitas mensagens de colegas com opiniões sobre o programa O Dentista Mascarado. Eis minha singela opinião sobre o assunto:

A Odontologia brasileira é considerada uma das melhores do mundo. As técnicas mais recentes, o custo-benefício e o talento dos nossos profissionais conquistam os dentistas e os pacientes do mundo todo diariamente. O turismo odontológico que ocorre está aí para provar que somos mais baratos que os dentistas lá de fora e temos uma precisão estética aceita mundialmente.

Dentista Mascarado 2 Dicas Odonto 2013

O programa é de humor em um país com liberdade de expressão. Seu único mal é não ser tão engraçado. Entendam. É uma brincadeira, assim como o Dr. House foi com médicos ou como vemos advogados corruptos em filmes de tribunal. É ficção. A realidade de desgraça que a odontologia se encontra me assusta muito mais que a ficção. Se fosse nos Estados Unidos eu poderia usar a expressão: “You´re barking at the wrong tree!”

Aqui no Brasil pouca gente quer pagar dentista, por não sermos considerados uma prioridade. Dentista é careiro, mercenário, vida boa. Pelo menos parece que esse tipo de pensamento passa na cabeça de muitas pessoas. Nossa classe passa por uma grande desvalorização tanto financeira quanto de imagem. Com tanta coisa para se preocupar, muitos dentistas estão preocupados com o Marcelo Adnet e o programa O Dentista Mascarado da Rede Globo. Vou citar abaixo o que realmente me preocupa dentro da odontologia, atualmente (clique sobre alguns deles para saber mais):

Baixas tabelas de convênios odontológicos

Denúncias de corrupção do presidente do CFO

Clínicas populares ilegais com preços aviltantes

– Piso Salarial baixíssimo

Salários baixos oferecidos em concursos por todo o Brasil

– Muitos profissionais no mercado, entupindo os grandes centros por culpa da abertura desenfreada de faculdades de odontologia

– Falta de reserva de mercado

Sindicatos e Conselhos pouco atuantes que brigam entre si

Colegas que fazem “orçamento grátis”

– Falta de segurança pública, aumento da criminalidade, sendo que recentemente vimos um assassinato brutal e covarde de uma colega dentro do seu próprio consultório

Falta de ética de muitos profissionais que anunciam seus procedimentos em sites de compras coletivas ou no Mercado Livre.

– Dentistas práticos que atuam livremente, mostrando a falta de fiscalização

Taxas municipais com aumento abusivo lesando o bolso dos dentistas 

Eu entendo, você, dentista que se sente diminuído pelo programa da Globo. Respeito sua opinião, mas vejo que muitos dentistas gastam sua energia reclamando aos 7 ventos sobre O Dentista Mascarado e parecem alheios aos verdadeiros problemas dentro da Odontologia. Um comentário de um colega tocou na ferida – “De fato, acredito que a preocupação exagerada com o seriado mostra o tamanho da alienação da classe odontológica brasileira em relação aos seus problemas.”

Vamos usar nossa energia para os problemas sérios que a Odontologia precisa resolver para sair da latrina da desvalorização. Vamos cobrar mais atuação de nossos conselhos e sindicatos, usar as Redes Sociais para discutir problemas que são inerentes a nossa profissão e não a profissão dos outros.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

18 Responses to O mimimi dos dentistas com O Dentista Mascarado

  1. Patrícia says:

    Entendo sua visão, mas acho que o programa contribui ainda mais para a visão negativa e pouco valorizada que têm dos dentistas.

  2. fernanda says:

    Entendo os dois lados .. porém não compreendo como o conselho que foi contra a propaganda do churrasco com o pé, e da maçã não foi contra as condições demonstradas no programa ( por mais que seja “”humor”” ou uma satira) tem que ter bom senso .. afinal o comercial do churrasco também teve um certo tom de humor … se um é prejudicial a imagem o outro também .. ou tem diferença entre um “”suposto”” dentista que atende fazendo churrasco com outro “”suposto”” dentista que usa a carpule a hora que quer, atende com a mascara no queixo, ou a auxiliar pega um instrumental cirurgico sem a minima proteção ?!

  3. Pingback: O que os Dentistas pensam sobre: “O Dentista Mascarado” | Portal OdontoNutrição

  4. Pingback: Segundo jornalista, Dentista deveria trabalhar de graça | DicasOdontoDicasOdonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*