Segundo jornalista, Dentista deveria trabalhar de graça

Neste último final de semana vimos as Redes Sociais fervilharem. O ódio crescente dos dentistas foi contra a opinião de um colunista do Diário Catarinense, jornal de grande circulação em Santa Catarina. 

Cacau Menezes Orçamentos Grátis

Muita gente ficou sem entender a tamanha falta de informação de um jornalista de opinião de um grande jornal Catarinense

Para começar a conversa: quem faz orçamento é concessionária e funilaria. Dentista realiza plano de tratamento na consulta inicial (ou depois dela). Não é um simples jogo de palavras trocadas. São procedimentos totalmente distintos!

Os dentistas se sentiram diminuídos por um jornalista que simplesmente acha absurdo que se cobre consulta. Então, os dentistas deveriam trabalhar de graça e viver de luz, quem sabe? Não contente com esta afirmação pífia, cobrou explicações do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina pelo “descalabro” percebido pelo jornalista. Será que ele mesmo foi “vítima” de um dentista querendo usurpá-lo cobrando um valor pelo seu tempo de trabalho para fazer uma consulta (palavra escrita entre aspas, dando ares de sarcasmo).

Todos profissionais que prestam serviços cobram pelo seu tempo de consulta inicial. Tempo é dinheiro, diz o ditado popular. Além disso, Os Códigos de Ética e as leis que regulamentam essas profissões são bem claras: constitui infração oferecer consulta grátis. O prezado jornalista está muito mal informado. Aliás, tenho certeza que ele mesmo não emite sua opinião de forma gratuita no Diário Catarinense ou em outros meios de comunicação. 

Há alguns anos a odontologia passa por maus lençóis com um “boom” de clínicas oferecendo o famigerado “orçamento grátis“, obrigando a concorrência a repetir a fórmula anti-ética de trabalhar, sob pena de perda de clientes. “Se o dentista faz consulta de graça naquela clínica, porque eu iria pagar por esta mesma consulta naquela outra clínica” – pensa o consumidor desavisado. 

Consulta grátis perde seu valor como um todo. Não me refiro ao valor financeiro, mas ao valor final. A consulta inicial é uma das mais importantes para o paciente no dentista. É nela que os problemas são identificados. Junto com exames clínico, físico, anamnese e exames complementares vai ser possível traçar um planejamento que vai guiar todas as consultas que virão em sequência. Como que algo tão importante pode ser dado de graça? Todos os conhecimentos e a experiência do dentista estarão atuando em pleno conjunto naquela consulta inicial para identificar corretamente os problemas da saúde bucal do paciente. 

O dentista está cansado de ser desvalorizado, seja pela inversão de valores de nossa sociedade moderna ou pelo pouco caso que se faz do seu trabalho. Na televisão e no cinema o dentista é sempre visto como alguém aterrorizante ou um bonachão sem graça, como o personagem vivido por Marcelo Adnet no finado seriado vexame da Rede Globo – “O Dentista Mascarado”. O profissional é sinônimo de dor e tortura, ainda chamado de mercenário por alguns. 

Cacau Menezes Orçamentos Grátis 2

Os dentistas se sentiram agredidos pelas suas palavras, Cacau Menezes

Houve resposta do jornalista Cacau Menezes que parece não ter gostado do modo agressivo que alguns dentistas reagiram às suas palavras publicadas em sua coluna de opinião. Se me permitem abusar um pouco dos ditados populares, caros leitores: “Quem fala o que quer, ouve o que não quer, Cacau.”

Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Isso sim é grátis.

Veja a opinião do Blog VIDA DE DENTISTA

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

18 Responses to Segundo jornalista, Dentista deveria trabalhar de graça

  1. Abel Macedo says:

    Pelo visto este jornalistazinho, não tem conhecimento nenhum e nem profissionalismo. Acho que eu, como um profissional da Odontologia, juntamente com todos os outros profissionasis, devemos ter pena da ignorância deste pobre coitado.

  2. FERNANDO CESAR says:

    SERA QUE ELE GANHA PARA ESCREVER ESTAS BESTEIRAS?

  3. Felipe says:

    Se esse jornalista fosse bom ele teria uma função importante no jornal, mais o tonto é só um colunista sem juízo, que não fala com propriedade e conhecimento. Serviço gratuito só fazemos na Clínica Escola meu amigo! Peça para um médico uma consulta grátis para ver o que ele vai dizer…

  4. Josiani Fazzioni says:

    Nós dentistas e estudantes de odontologia entramos em um consenso que o “jornalista” Cacau menezes deveria trabalhar de graça,em vista que não traz beneficio algum a população!

  5. Ralph Solz says:

    O CFO deveria entrar com ação contra o jornalista e seu jornal e exigir retratação publica por calúnia e difamação de toda uma profissão. Enquanto não se tomam atitudes nada acontece.
    Mas é bom lembra-lo, caro jornalista, algum dia você terá dor de dente e nesse dia o dentista será o seu DEUS!
    E você pagará o que ele cobrar….rsrsrs

  6. Consuêlo says:

    Quem diz o que quer, ouve o que deveria ouvir.

  7. Haroldo Galves says:

    Julia Berlusconi manda lembranças para o Misael

  8. Walter Torquato says:

    A freguesia das ostras do Zé Bagrinho fechou as portas por causa de uma indenização bilionária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*