Esse ano de 2015 não tem sido muito bom para os brasileiros. Os termos “recessão técnica”, “crise” e “retração da economia” pipocam nas manchetes de sites de notícias há alguns meses. A inflação bate recordes, assim como o câmbio que mostra que o dólar e o euro dispararam, deixando nosso Real mais desvalorizado. Como andam os consultórios dos dentistas com a crise? 

crise

A alta taxa de desemprego em crescimento, o dinheiro indo pelo ralo com aumento de impostos, aumento absurdo na conta de luz e nos alimentos. Quem não tinha a saúde bucal como prioridade, hoje, com o cinto mais apertado pode deixar de ir ao dentista, diminuindo o giro de muitos consultórios odontológicos país afora. Acredito que todos os setores sentiram com a crise. A bola de neve econômica está tirando muito o poder de compra da população.

O Brasil tem quase 240.000 dentistas 

Nessa horas precisamos ser otimistas. É hora de colocar em prática várias atitudes de adaptação aos momentos de crise. Valorizar mais ainda os pacientes que estão indo ao consultório. Dedicar mais tempo para as consultas, investir em estudos e atualizações no tempo ocioso é uma opção. A diferenciação vai dar um pouco mais de destaque para o profissional. 

Na Odontologia ainda temos uma série de fatores que podem aumentar bastante a concorrência entre os profissionais. As faculdades de odonto formam cerca de 11.000 novos dentistas por ano. Em um país que já tem 15% dos dentistas do mundo (mal distribuídos). São quase 240.000 dentistas! Como a oferta de profissionais é gigante, vemos salários de concursos públicos ínfimos, práticas como “orçamento grátis“, concorrência desleal, entre outras. 

Conversando com muitos colegas de vários estados do Brasil, a situação não é igual para todos. Nos consultórios de alguns, a crise não afetou, em outros houve uma diminuição significativa de novos pacientes. Vejo que o mercado de franquias mostra crescimento e quem está tendo fôlego para investir está tendo retorno. É preciso enxergar a crise como oportunidade. 

Outra dica é fidelizar. Muitos profissionais estão preocupados demais com novos clientes e se esquecem um pouco dos clientes já conquistados. Bolar um regime de retornos bacana e sempre lembrar seu cliente que você está ali se ele precisar são maneiras eficazes de manter pacientes. Além de estar presente nas redes sociais. 

Não adianta apenas reclamar da vida em grupos em Facebook.

E você dentista? Está sendo afetado pela crise? Quais são as alternativas para driblar esse momento ruim da economia?