As Escovas Interdentais


Uma grande aliada na limpeza das regiões entre os dentes. Muitos pacientes acham que ela serve apenas para ajudar na higienização de aparelhos fixos. Fique sabendo sobre as indicações, tipos, eficiência e sobre as principais marcas disponíveis no mercado.

 

Todo mundo sabe que os dentes tem vários dimensões e todas elas devem ser higienizadas, não é? A escova dental comum consegue limpar 2 faces dentais dos dentes da frente (a face da frente e a de trás) e 3 faces dos dentes do fundo ( a face frontal, a traseira e a face que a gente usa para morder os alimentos). E as faces entre um dente e outro? Se você usa apenas a escova comum, você está deixando de limpar quase 50 % da sua boca, sem exagero! É aí que o fio dental e a escova interdental entram em ação.

Vídeo muito explicativo de como usar o fio dental

Já abordamos aqui a premissa de que para um melhor controle do biofilme (ou placa bacteriana), os métodos de higienização mecânicos são os mais eficientes. Métodos mecânicos, entenda-se: escova dental, fio dental, escova de tufo e escova interdental. Isso está mais do que provado em vários estudos e evidências científicas. Mas quando usar o fio dental e quando usar a escova interdental para uma melhor limpeza da boca?

Sabem quando a gente insere o fio dental entre os dentes e temos que fazer uma pequena pressão para ele entrar na região entre o dente e a gengiva? Nesse caso, os dentes estão juntinhos e um bem perto do outro. Essa é a verdadeira indicação do fio dental. Ele deve ser introduzido até ficar entre o dente e a gengiva e delicadamente esfregado para limpar a região.

E quando os dentes são separados? E quando tem uma perda dental que deixa um grande espaço? E quando o fio dental entra muito fácil, sem oferecer resistência? Opa, é aí que a escova interdental deve entrar em ação.

As escovas interdentais podem ser:

1) Cônicas – Indicadas para limpar entre os espaços dos aparelhos fixos e em espaços maiores entre os dentes.

2) Cilíndricas – Indicadas para qualquer espaço onde o fio dental esteja entrando folgado. Pergunte ao seu dentista sobre a necessidade de trocar o fio pelo escova interdental.

Elas também vêm em vários tamanhos diferentes. Quem gosta de dar uma explorada nas prateleiras de grandes farmácias, pode encontrar diferentes marcas desse tipo de escova. Os tamanhos geralmente são identificados por cores.

Qual marca escolher? Isso vai depender de sua adaptação com cada escova e quanto você está disposto a gastar com sua higiene bucal e sua saúde. Vejamos as principais marcas:

- TePe - Escovas de qualidade indiscutível, em vários tamanhos, inclusive extra-finas. Durabilidade excelente e empunhadura anatômica. Tecnologia sueca. Desvantagem: pacientes reclamam do alto custo, apenas.

- Colgate - Embalagem com 3 escovas. Contém uma tampa protetora que também melhora a empunhadura. Elas podem ser personalizadas com o nome do dentista e o telefone do consultório, tornando-se um ótimo presente para o seu paciente e estratégia de marketing. Desvantagem: pacientes se queixam da pouca durabilidade e que a marca apresenta apenas 2 tamanhos.

Escovas Interdentais Colgate

- Bitufo - Vários tamanhos, inclusive nos formatos cônicas e cilíndricas. Vem com uma caixinha prática contendo 10 escovas e um “adesivo-espelho”. Tem a versão que você encaixa no cabo e compra o refil – acho estas mais recomendáveis para limpar aparelhos fixos. Desvantagem: pacientes reclamam que elas entortam com muita facilidade. Isso vai depender da sua adaptação com a escova.

- Oral B - Você compra o cabo uma vez e depois compra os refis. Embalagens com 6 refis de escovas cônicas e cilíndricas. Boa durabilidade e qualidade. Desvantagem: Pacientes reclama que ela é difícil de achar e ruim de se acostumar com o cabo grande. O cabo grande serve muito bem para limpar aparelhos fixos, mas a escova entorta muito no espaço entre os dentes.

- Dental Clean - Conheci a marca no CIOSP deste ano ou do ano passado, se não me engano. Não tive muita experiência com a marca, visto que os pacientes dizem que ela é difícil de encontrar.

- Curaprox - Marca suíça de muita qualidade. Desvantagem: Difícil de encontrar e por ser um produto importado, seu preço fica mais elevado que os outros.

 

* Opiniões baseadas em minha experiência clínica de indicação das escovas interdentais. Não tenho vínculo com nenhuma das empresas acima.

** Caso vocês sejam pacientes e queiram mais informações sobre cada marca, entrem nos sites das empresas. Todas elas tem seus produtos bem detalhados.

*** Caso você seja dentista, entre em contato com as empresas. Receba os representantes, teste cada uma e indique a que você achar melhor para os seus pacientes.

Finalmente, qual tamanho escolher? Usar as cônicas ou cilíndricas? Isso é papel do seu dentista. Todas essas ferramentas estão aí. O bacana é ter bom senso e prestar atenção em seu paciente, para ver com qual técnica ele se acostuma melhor. Não adianta dar 6 tipos de escova na mão do paciente. É muita coisa e ele não vai usar por não ser prático. O melhor é analisar cada caso individualmente e indicar corretamente o uso de fio dental e/ou escovas interdentais.

E você? Já usa? Já indica? Gosta? Não gosta? Já conhecia? Comente !!!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo

11 respostas a As Escovas Interdentais

  1. Libia Maria de Abreu disse:

    Eu recomendo Dentalclean, meus pacientes nunca reclamaram . Mas eu comprei direto da fábrica e montei um kit de higiene .

  2. Pingback: A verdade sobre a gengivite - DicasOdontoDicasOdonto

  3. Pingback: Por acaso, a empresa da pasta vermelha acha que somos otários? - DicasOdontoDicasOdonto

  4. Pingback: Gengivite tem cura? - DicasOdontoDicasOdonto

  5. Pingback: O denteDicasOdonto

  6. Pingback: Escovar os dentes antes das refeições??? Que ideia é essa?DicasOdonto

  7. Pingback: Escovar os dentes antes das refeições??? Que ideia é essa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>