Escovar os dentes antes das refeições??? Que ideia é essa?

A Internet se firmou como um banco de dados quase que infinito de informações. A qualidade e veracidade das informações fica difícil de ser confirmada muitas vezes. No dia 16/05/2013 o site Terra publicou ESTA matéria bem completa e interessante em sua coluna de saúde. Um dos itens causou estranheza por sugerir escovar os dentes ANTES de se alimentar. Como assim?

"Love is in the mouth"

“Love is in the mouth”

Para resumir, o que se sabe sobre o melhor jeito de fazer a higiene bucal, atualmente:

– A higiene oral serve tanto para remover restos de alimentos dos dentes, como para desorganizar o Biofilme Dental (anteriormente chamado de Placa Bacteriana).

– Essa limpeza se dá por meio das escovas de dente, que devem ter cabeça pequena, cerdas macias e na mesma altura, boa empunhadura e devem ser trocadas de 3 em 3 meses (quando começarem a ficar velhas, com as cerdas tortas). 

– A escovação deve ser feita cerca de 20 a 30 minutos após as refeições.

– Usa-se pasta de dentes fluoretada, em pouca quantidade (um grão de ervilha) para escovar todas faces dos dentes. 

– Tudo isso não limpa as regiões entre os dentes. Por isso, usamos fio dental e/ou escovas interdentais para remover restos de alimentos e desorganizar o Biofilme nas regiões entre os dentes.

– A língua deve ser limpa com a escova ou com limpadores de língua para evitar a mau hálito e formação da saburra lingual (massaroca branca que fica sobre o dorso lingual)

– Se a pessoa desejar ou se o dentista prescrever, ela usa um produto de bochecho após esse ritual, que deve ser feito 2 ou 3 vezes ao dia.

Não tem muito o que inventar. No item 7 da reportagem supracitada, o dentista recomenda que se escove os dentes antes de comer – “O ideal seria realizar a escovação antes das refeições e não após, pois a função da escovação é desorganizar o biofilme oral e não remover restos de alimentos”. Eu discordo. Até porque se você escovar os dentes antes de comer, você vai estragar o gosto dos alimentos que você vai consumir e se deixar de escovar depois vai ficar com a boca suja! A escovação serve sim para remover restos de alimentos também. Ou, por acaso, você gosta de andar por aí com um teco de feijão sobre  seu dente?

Por medo da erosão ácida, alguns dentistas estão recomendando que se escove os dentes antes de consumir alimentos ácidos. Poxa, isso não é vida. Eu acho uma recomendação irreal. Se eu quiser tomar um suco de laranja, tenho que ir ao banheiro, escovar meus dentes e depois tomar o suco, com gosto de pasta na boca. Prefiro nem tomar o suco mais…

Encontrei outra referência sobre escovar os dentes antes de ingerir alimentos ácidos – AQUIAcredito que se você aguardar 20 ou 30 minutos, não escovar com muita força e usar escovas de cerdas macias, 2 a 3 vezes ao dia, com pouca pasta de dentes e depois (ou antes) usar fio dental e um bochecho, você terá uma ótima higiene oral. E claro: visite seu dentista regularmente!

E as Escovas Elétricas? Veja AQUI

Dicas da leitora Juliana P. de Almeida – Odontologia em Rede

Veja a opinião da Dra. Ana Tokus, do Blog Medo de Dentista, sobre escovar os dentes somente ANTES de ir ao dentista – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

5 Responses to Escovar os dentes antes das refeições??? Que ideia é essa?

  1. Pingback: Escovar os dentes antes das refeições??? Que ideia é essa?

  2. celia barral says:

    E quando a gente acha que já viu tudo…
    A desorganização do biofilme tem lá sua eficiência, mas se a boca for limpa após a refeição, como se preconiza normalmente, a qualidade e formação do biofilme será alterada, e o ciclo não se alterará grandemente.
    E como vc ressaltou, complica o processo, além de alterar o paladar.
    Acredito que o colega deva ter lá suas convicções pra indicar tal ação, mas discordo.
    Mais realista que o rei.

  3. Sérgio de Brum Jr. says:

    Então… já vi, rapidamente, em sala de aula algo relacionado em escovar os dentes antes das refeições, tem haver com a DES-RE do esmalte dentário que tem relação com a formação de fluorapatita (que se forma quando atingir um certo nível de pH tem a tal da curva de Stephen que explica isso) e escovando antes haverá ions de flúor livre em maior quantidade na saliva aumentando a resistência do esmalte quando esse nível de pH diminuir … Enfim não lembro muito e nem quero passar informações erradas, mas pelo jeito tem fundamento sim. E claro que clinicamente é estranho essa inversão, mas bioquimicamente falando é interessante..

    • dicasodonto says:

      Sim, bioquimicamente pode ser interessante mesmo, mas acho meio estranho você ter todas suas refeições com gosto de pasta de dente, né? Hehehehehe. Obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*