Gengivite tem cura? Vocês já sabem a Verdade sobre a Gengivite ? Se ainda não sabem, basta clicar no link. Como se cura esta doença sacana que muitas vezes não dói? Pode-se falar em cura? O Luciano Huck pode mesmo salvar o Brasil da gengivite, como ele queria na propaganda de certa marca de pastas de dentes?

No meu ponto de vista de Periodontista, posso dizer que não. Gengivite não tem cura. Assim como a Hipertensão Arterial (pressão alta) ou o diabetes. Não tem cura. O termo usado em nossa área, a da saúde, é controle. No diabetes tipo I, por exemplo, o pâncreas do indivíduo para de produzir insulina. O portador desta doença deve, para o resto da vida, tomar insulina, tomar cuidados na alimentação, praticar exercícios físicos e fazer acompanhamento médico. Até que a medicina moderna consiga restabelecer as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas, o portador de diabetes vai ter que conviver com esse mal.

Todos os seres humanos deste planeta são obrigados à conviver com a gengivite. Claro, que a gengivite não é uma doença tão ruim quanto o diabetes, mas ela leva a uma doença bem pior chamada periodontite. A gengivite é um convite à periodontite. Essa sim debilitante. E periodontite em uma pessoa com diabetes não controlada? É uma “bomba” que pode causar perda precoce dos dentes.

Pasta de dentes cura gengivite? NÃO! O controle deve ser mecânico. Até que a ciência prove o contrário, controlar a gengivite em casa é com escova e fio dental ou escova interdental. Ponto final. Todo o resto (pasta de dentes, bochechos, airfloss, waterpick, etc) é coadjuvante. São os “Robins” da higiene bucal. Os “Batmans” mesmo, aqueles que resolvem a treta, esses seriam a escova de dentes, o fio dental e a escova interdental.

Sem esquecer a visita regular ao dentista. Quanto há formação de tártaro, a gente não consegue mais removê-lo em casa. Aí que entram os procedimentos de raspagem, profilaxia e polimento dental, mais conhecidos como limpeza. Esses procedimentos deixam o dente livre de tártaro, placa e sujeira, deixando-os bem lisinhos para que você possa fazer sua higiene caseira, sem sangramento. Gengiva que sangra, é gengiva inflamada. Gengiva inflamada é doença. Consulte seu dentista, sem demora!!!