Já existem alguns estudos ao redor do mundo que analisam a relação entre doenças degenerativas cerebrais e bactérias vindas da boca, entre outros patógenos. Um novo estudo da Escola de Medicina e Odontologia da Universidade de Lancashire Central (UCLan), no Reino Unido, sugere que a doença de Alzheimer possa ter relação direta com a má higiene oral.

Da boca para o cérebro - Medicina Periodontal Dicas Odonto

Da boca para o cérebro


Mais um ótimo motivo para você passar um tempo da seu dia escovando os dentes e passando fio dental. Os professores responsáveis pelo estudo, que foi publico em julho deste ano, 2013, encontraram toxinas da bactéria Porphyromona gingivalis em cérebros de pacientes que sofreram de demência. O total de 20 cérebros foram analisados, 10 considerados livres de demência e 10 deles de pessoas que morreram com a doença de Alzheimer. Essa bactéria está presente na doença periodontal crônica na boca, que começa com um sangramento gengival (gengivite) e depois pode virar uma Periodontite, quando o dente começa a perder sua sustentação óssea.

Você pode ler mais artigos aqui no Blog Dicas Odonto que reforçam essa relação entre a boca e outras partes do corpo, a qual chamamos de Medicina Periodontal. Uma pessoa que não cuida direito de sua higiene oral pode desenvolver gengivite e periodontite. São doenças crônicas e indolores na maior parte do tempo. Com estas doenças ativas na boca, a bactéria Porphyromona gingivalis também estará em alta. Essa bactéria chega até a corrente sanguínea e viaja ao cérebro, causando respostas inflamatórias que levam à destruição mais rápida de neurônios, levando à problemas de memória e demência. Tudo isso levando-se em conta uma exposição repetida. Essa é uma das teorias desenvolvida pelos pesquisadores.

Essa descoberta pode ser documentada como um marco na odontologia e na medicina, porque os mecanismos da doença de Alzheimer ainda não são conhecidos por completo. A doença pode muito bem ter um caráter multifatorial e um dos fatores que deve ser levado em conta é a saúde bucal. Ponto positivo para a prevenção e para os dentistas que passam o dia falando para você escovar seu dente direito.

É claro que ainda é cedo para se fazer muitas afirmações. Nem todo mundo que tem a boca suja vai ter Alzheimer. A doença degenerativa também depende da susceptibilidade de cada indivíduo, dos fatores genéticos e de outros estímulos ambientais. Quantas relações entre a saúde bucal e a saúde geral serão necessárias para que a limpeza dos dentes seja verdadeiramente levada à sério pelas pessoas em geral? 

– Doença Periodontal e Partos Prematuros –

– Gengivite tem Cura? –

Veja outro estudo que faz a relação entre piora dos sintomas do Alzheimer em pacientes com doença periodontalAQUI 

Fonte:http://www.uclan.ac.uk/news/poor_dental_health_may_lead_to_alzheimers.php

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto