Já estamos carecas de saber que a saúde da boca afeta a saúde geral e vice-versa. A Medicina Periodontal estuda o co-relação entre a doença periodontal e outras doenças do corpo. Desde o final do século XIX que se fala nesta relação e hoje muitos estudos corroboram o que pesquisadores teorizavam no passado.

A Periodontite é uma doença infecciosa da boca, que ataca a gengiva e os tecidos em volta dos dentes, causando sangramento, perda óssea e até perda dental. Sabe-se hoje que doenças como o Diabetes, problemas cardiovasculares, doenças respiratórias, artrite reumatóide e até disfunção erétil (eita!) tem relação com as doenças periodontais. Além disso, podemos falar na relação entre parto prematuro e o nascimento de bebês com baixo peso com as doenças bucais. Futuras mamães: passem no dentista para uma avaliação da saúde bucal!

O dentista, hoje em dia, deve fazer todas aquelas perguntas para os pacientes e estes devem responder com critério e sinceridade. Aquilo não é encheção de linguiça e sim um histórico de saúde geral. Quanto mais informações tivermos sobre a saúde geral, melhor vamos saber administrar nossa terapêutica. Também usamos esse histórico para saber se vamos entrar com medicações profiláticas, antes das consultas, para evitar que bactérias bucais saiam estragando outras partes do seu corpo.

Então, se você é um paciente diabético e não controla sua doença, sua periodontite pode ser mais severa e, ainda, se você não trata da sua doença bucal, você vai ter dificuldades em controlar sua glicemia, mesmo com remédios e acompanhamento médico. Nosso corpo é uma máquina perfeita, interligada em que o mesmo sangue que passa pelos capilares gengivais, passa pelos órgãos de maior importância.

Estudiosos antigos já suspeitavam disso, porque é até meio óbvio (depois que se teve o conceito de que micro-organismos causavam doenças) – A boca é a porta de entrada do nosso corpo. Um agravante para tudo isso é que a doença periodontal é silenciosa e sorrateira. Ela não dói de imediato. Ela vai apresentar fases agudas depois de estar mais desenvolvida e às vezes é tarde demais para salvar os dentes afetados. Por isso que: Prevenção é tudo em Odontologia. Cuide-se!

cuide dos seus dentes

Atualização – Página da Revista Galileu de Outubro de 2012; Pág. 42

* Figura enviada pelo leitor Felipe Sanchez

[youtube]Valf37HbIjM[/youtube]

Esse vídeo é genial. Fala sobre medicina periodontal com belas imagens.

Artigo sobre Medicina Periodontal: CLIQUE AQUI

Notícia Recente sobre Disfunção Erétil e Doença Periodontal: CLIQUE AQUI

Outro Artigo sobre o assunto: CLIQUE AQUI

Bactérias da boca chadas no cérebro de pacientes que morreram com Mal de Alzheimer

Doença no boca leva à Partos Prematuros

Dúvidas? Fique à vontade para perguntar nos comentários.

Luiz Rodolfo