Chegamos nesta parte 21 esbanjando filmes, séries e programas de TV que mencionam dentistas, dentes, dentaduras ou qualquer coisa relacionada com a odontologia. A maior junção de menções odontológicas no cinema e na TV da Internet!

FILMES:

Dente Canino (Kynodontas, Grécia, 2009) – Drama 

Você vai encontrar esse filme com o nome de “Dogtooth” também. O filme é alternativo, totalmente diferente de tudo que estamos acostumados e muito pesado. Não é pra qualquer um que está acostumado com o cinema comum norte americano. O filme grego parte da premissa que uma família consegue criar seus filhos sem que eles tenham contato com o mundo exterior. A mentira que contam para as crianças desde cedo é que eles só poderão sair de casa quando seu dente canino (permanente) cair. Um drama forte, para quem tem estômago, que mostra as consequências da super-proteção da família e o custo de tudo isso.

– Tão Forte, Tão Perto (Extremely Loud, Incredibily Close, EUA, 2012) – Drama

 

Um filme belíssimo e sensível. Não nada a ver com dentes, mas tem uma cena que vai chamar a atenção dos dentistas. O menino, personagem principal, tem uma missão à cumprir na cidade de Nova York e em um momento do filme, ele lista coisas que o atrapalham, física e psicologicamente. Ele começa a sua lista de dificuldades: “Pessoas velhas, aviões, coisas altas, barulho, grito, cheiro, pessoas com dente estragados…” e vemos uma boca podre na tela. O filme vale à pena para quem gosta de um drama.

SERIADO:

– House M.D. – Episódio 14, 8ª Temporada (EUA, 2012) – Drama

Manda marcar comigo, Dr. House! Quem não conhece o Dr. House? Neste episódio de sua última temporada, um dos pacientes se engasga com alguns dentes que se soltaram durante um exame – podemos presumir que ele sofre de periodontite avançada. O paciente cospe sangue e dentes no chão. O time de House comunica o ocorrido ao chefe e começa com hipóteses diagnósticas para explicar a perda de 3 dentes superiores. “Envenenamento por metais pesados? Exposição à radiação?” – nem os médicos do House entendem o mínimo de odontologia! Porém, House dá uma aula: “Não é ambiental, é Periodontite! – O Dr. Chase discorda do diagnóstico, ouvimos risadas de fundo e House continua – Estão rindo porque sabem que diabetes agrava a condição(!) … Mediquem com antibióticos e marquem uma consulta com um Periodontista.” Medicina Periodontal pura! Palmas pro House. Veja o comentário do episódio AQUI

Um único detalhe é que nos mostram algumas radiografias e elas estão meio estranhas. Em uma faltam uns dentes e em outras faltam outros. Porém, só podemos reparar nisso pausando o seriado, então passa…

– Fica também uma sugestão do leitor César Crash – AQUI – Um episódio do desenho Doug.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo