O que é Periodontia?


Periodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes. Gengivas, osso e ligamento periodontal são as estruturas nobres da Periodontia.

As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, chamamos a inflamação de Gengivite. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado (vemos isso nas radiografias), chamamos de Periodontite.

Essas duas são as principais doenças e são tratadas com Raspagem Periodontal ou Limpeza – o termo mais comum, utilizado por aí. Além disso, fazemos orientação de higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa e cuidamos da manutenção do estado de saúde da boca.

A gengivite é sempre reversível, sem danos ou sequelas posteriores. Já a periodontite pode deixar sequelas como perda óssea, retrações, defeitos maiores que prejudicam a estética e a escovação e até causar a perda dental.

Claro que existe uma gama de doenças diferentes, porém não são tão comuns como as duas citadas. A doença periodontal é o segundo maior problema bucal do Brasil. A prevenção sempre é a melhor escolha, orientando os pacientes a usar escova de dentes, fio dental, escova interdental, escova de tufo, limpador de língua e métodos coadjuvantes, como os bochechos, corretamente. Cada paciente é diferente e cada um terá seu próprio método para ter uma limpeza bucal eficiente.

Fora doenças, também tratamos dos problemas estéticos da gengiva. A correção do Sorriso Gengival pode ser visto AQUI . Fazemos cirurgias pré-protéticas, que preparam o dente para receber a prótese e cuidamos de algumas urgências como abcessos e gengivites ulcerativas necrosantes.

De alguns anos para cá, vemos a Medicina Periodontal como um conceito interessante, fazendo a ligação dos problemas bucais com problemas do resto do corpo. Sabe-se que bactérias da boca podem pegar uma carona na corrente sanguínea e causar danos em outras partes do corpo. Isso muda toda a visão que temos do paciente e torna a anamnese (perguntas feitas sobre a saúde do paciente na primeira sessão) uma ferramenta mais importante ainda.

Ficou mais fácil agora saber o que faz um Periodontista, não é? Aguardem mais Posts que explicam as especialidades da odontologia com clareza e linguagem fácil.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

 

23 respostas a O que é Periodontia?

  1. Pingback: Consideração sobre a Periodontite | DicasOdonto

  2. Pingback: A Gengiva | DicasOdonto

  3. Jessica Kelly disse:

    Muito bom como voces explicam a periodontia,uma linguagem facil e menos complexa!
    começei trabalhar em uma clinica odontologica,onde o CD é especialista nessa area,mas queria obter mais informações sobre o mesmo! e aqui consegui tirar minhas duvidas! muito obrigada!

  4. Rita de cassia vieira disse:

    Espero que vcs tirem minha duvida,pois estou apavorada em passar dor obrigada pela atencao

  5. dicasodonto disse:

    Rita, a raspagem periodontal pode ser feita com anestesia sim. Fale isso que você falou aqui para o seu dentista, que tenho certeza que ele fará com anestesia, sem problemas. Boa sorte e não precisa de apavorar.

  6. priscila silva disse:

    Sou estudade de odonto 1º sementre estou fazendo um trabalho sobre periodontia.
    gostaria de saber se periodontia tem diferença de periodonto?obrigada

    • dicasodonto disse:

      Sim, são nomenclaturas diferentes para coisas diferentes. PERIODONTIA é a parte da odontologia que estuda o PERIODONTO e as doenças que o acomete. Para ficar mais fácil, podemos falar que PERIODONTIA é o nome da matéria da faculdade e PERIODONTO é o conjunto de estruturas anatômicas que está em volta do dente – Osso alveolar, gengiva, cemento e ligamento periodontal. Boa sorte.

  7. Adriana da silva disse:

    Bom dia eu tenho nos dentes de baixo uma espaço muito grande entre si, meus dentes cada vez se separão mais quando mas nova uma dentista me falou que eu tinha que fazer uma cirugia, mas não fiz hoje tenho medo deles cairem séra que tenho alguma doença?

  8. fernanda disse:

    eu tenho essa doença,e também sinto dores fortes na gengiva,nos ossos do dente,e ate abaixo do queixo.o que faço para amenizar essa dor

  9. Laryssa Cristiny disse:

    Olá!! Queria tirar uma dúvida. Meu pai descobriu que tem periodontia e seus dentes estão ficando moles e alguns já até cairam. Gostaria de saber se não existe algum remédio ou suplemento que possa reverter o caso?! Algum que possa fortificar os dentes para que eles não caiam? Ou no caso de meu pai ele pode perder todos os dentes, sem solução?!
    Agradeço desde já!!
    Abraços!

  10. Pingback: O Enxerto Ósseo | DicasOdontoDicasOdonto

  11. Rosineide disse:

    bom dia meus dentes estão amolecendo .estou com medo sera q tem tratamento para eles ficarem duro de novo????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>