A verdade sobre a gengivite

Uma doença simples que todo mundo tem, teve ou vai ter em alguma região da boca, em algum momento da vida. Não existem muitos segredos sobre ela, mas as pessoas confundem muito as coisas por culpa de informações incorretas disseminadas na mídia e nas redes sociais. Fiquem com a verdade sobre a gengivite.

Afinal, gengivite tem cura? Alguns pesquisadores dizem que não. Pensando por este lado devemos considerar que sempre teremos bactérias na boca, não é? Algumas delas boas e necessárias para nossa sobrevivência e outras ruins, que causam doença. Então, a doença gengivite sempre demanda um controle por parte das pessoas em suas casas e no consultório do dentista de tempos em tempos. 

A gengivite é causada pelo biofilme dental (outro nome da placa bacteriana). As bactérias se juntam em colônias tão organizadas que nem antibióticos conseguem penetrar suas defesas.  Então você acha que a pasta de dentes vai remover essas bactérias? Gostamos de falar em “desorganização do biofilme” quando falamos de higiene oral. Em cerca de 48 horas, este biofilme está organizado e pronto para crescer novamente, liberando toxinas que irritam nosso tecido gengival e fazem a gengiva sangrar. O fio dental não serve apenas para remover tecos de carne do meio dos dentes. O importante é remover aquela massa branquinha que fica entre os dentes e a gengiva.

A gengivite não dói. Isso faz com que as pessoas achem que não há nada de errado. Seu principal sintoma: sangramento gengival. Gente, sangramento gengival não é normal. É característica de gengiva doente. Se você tem dúvida sobre isso, procure um dentista, mesmo que seja como prevenção. Eu sei que nossa cultura brasileira não condiz muito com prevenção – esperamos a bomba explodir para depois procurar ajuda – mas a única pessoa que pode mudar esse jeito esdrúxulo de pensar é você!

Imagem do amigo Dr. Basílio, Pérolas da Odontologia

Imagem do amigo Dr. Basílio, Pérolas da Odontologia

Link para o Post do Blog VIDA DE DENTISTA – AQUI

Por que devo me preocupar com minha gengiva sangrando? Qual o problema com isso? Além de você ser um baita de um nojento que vai deixar seu sangue em volta de sua mordida em uma maçã, por exemplo (sim, você já viu isso antes em uma propaganda de pasta de dentes), existem vários riscos para sua saúde. A medicina periodontal vem desde os anos 90 corroborando as hipóteses que falam da inter-relação entre doenças da gengiva e doenças do resto do corpo. E você deve temer o Periodontite! Doença debilitante que se instala na sequência da gengivite e causa perda óssea e perda dental em casos graves.

De certa maneira, nós dentistas, não culpamos os pacientes por não saberem de tudo isso. Sabemos que é difícil de continuar a passar o fio dental em uma gengiva que fica sangrando. Parece que o fio dental está machucando a gengiva, né? Na maioria dos casos não é verdade. Isso aliado a preguiça e a correria da vida moderna nos leva a esse número elevado de casos de gengivite. 

Além disso, algumas grandes empresas usam das mídias para emburrecer seus clientes na hora de vender seus produtos. De uma vez por todas: Pasta de dentes não cura gengivite. Produtos de bochecho não curam gengivite Imagina declarar guerra contra um país e mandar soldados armados de pedras. Você até pode acertar a cabeça de alguns inimigos, mas a guerra já estará perdida antes mesmo de começar. Milhares de estudos comprovaram, desde os anos 60 que gengivite se controla com métodos mecânicos de higiene oral, isto é, escova de dentes, escova interdental, escova de tufo e fio dental.

Então, sabendo de tudo isso, para que gastar quase 10 reais com uma pasta de dentes? Use este dinheiro para comprar um bom fio dental. Beleza? Aí depois não adianta largar o fio bonitinho ali na pia do banheiro. Tem que usar! Pelo menos uma vez ao dia, de preferência de noite, antes de dormir. Use-o consciente, vendo o que está fazendo no espelho e não pensando na morte da bezerra ou em frente a TV vendo a Carminha enterrar a Rita viva!

Consulte seu dentista regularmente. Acho engraçado que os órgãos reguladores de nossa profissão deixam essas propagandas livres leves e soltas. Eles brigam com aquelas que mostram o dentista fazendo um churrasco com os pés, né? Propagandas que não tem nada a ver com odontologia e não passam informações erradas a população. Vamos abrir os olhos para a realidade, hein! 

Um Abraço

19 Responses to A verdade sobre a gengivite

  1. Pingback: OdontofoGUIA! #62 | Medo de Dentista

  2. Pingback: Por acaso, a empresa da pasta vermelha acha que somos otários? - DicasOdontoDicasOdonto

  3. Pingback: Gengivite tem cura? - DicasOdontoDicasOdonto

  4. Pingback: Mitos e Tabus em Saúde Bucal #1 - DicasOdontoDicasOdonto

  5. fernando says:

    Pq a gengivite/periodontite nao dói?

    • dicasodonto says:

      Essa é uma pergunta difícil de responder, categoricamente. Por vários motivos e por serem doenças crônicas. Pessoas com problemas de pressão alta, por exemplo, não sentem dor também. Existem momentos em que as doenças de gengiva assumem caráter agudo e nessa hora a dor aparece, mas fora isso elas são silenciosas mesmo. O estrago da doença é feito bem devagar, sem ativar a dor no nosso organismo.

  6. oi gostaria de uma resposta , pq eu estou com medo pq eu tenho esse pegueno problema sangramento , os meus dentes amolecem eu já perdir quase todos só tenho quatro , mais ums desses quatro ao redor do dente esta avermelhado é como se fosse uma bolsa de sangue , eu aindo uso uma protesé dentaria , euu ñ sei se é por causa da protese q esta vermelho, eu estou com medo , de virar uma doença ruim, vc esta me entendendo , ele esta vermelho ao redor do dente , parece uma bolsa de sangue, me ajude oque faco , me ser uma resposta , em nome de jesus , obrigada , pela atençaõ.

    • dicasodonto says:

      Olá Joelma. Você precisa procurar um dentista urgente para fazer um tratamento e ver a viabilidade de salvar os dentes que ainda restam. Pelo que você está descrevendo, me parece doença periodontal, aquela que ataca os tecidos de sustentação dos dentes. Procure um Periodontista, se possível, ou qualquer dentista para que ele possa avaliar esta “bolsa” ao redor dos dentes e tratar antes que os dentes precisem ser extraídos. Não há remédio que “cure” esse problema, apenas um tratamento com dentista. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*