Resolvendo alguns mitos e tabus do dia-a-dia da saúde bucal e da odontologia

” Minha gengiva sangra muito quando passo fio dental, será que eu estou me machucando? Devo parar com o fio dental? “

Não senhor. Não pare com fio dental por causa do sangramento. Procure um dentista imediatamente. Gengiva que sangra é gengiva doente. Para saber com certeza qual é o doença, o dentista vai avaliar e depois tratar. Geralmente é necessário um procedimento de raspagem periodontal e instrução de higiene oral. Não é vergonha nenhuma pegar um espelho e ouvir qual é o jeito correto de limpar os dentes, na cadeira do dentista. É simples e vai evitar problemas futuros! Leia mais sobre o assunto – A verdade sobre a gengivite.

Dente Dúvida

 “Fazer canal dói muito.”

 Isso é uma grande mentira. O tratamento de canal é feito com anestesia local e não dói. Você pode dizer que é desconfortável por ter que ficar com a boca aberta por algum tempo ou por levar mais de uma sessão, mas a dor é controlada no consultório pela anestesia e em casa por remédios. O que dói é deixar um dente cariado “virar” canal. Aí o dente dói muito e você procura um dentista. É a famosa pulpite – inflamação da polpa. A primeira sessão pode ser muito chata por causa da grande inflamação, mas com técnicas corretas de anestesia e medicações é possível resolver o problema.

” Pasta de dentes resolve os problemas da gengivite.”

 NÃO!!! O problema é que as empresas de pasta de dente continuam forçando esta informação goela abaixo das pessoas pela televisão. Os pacientes já chegam aos consultórios com informações erradas. Aí cabe ao dentista explicar tudo novamente e dizer que o fio dental resolve gengivite melhor que pasta de dente. Você pode ver mais sobre isso neste link AQUI e AQUI.

“Meus dentes estão amolecendo. Isso é de família, não há o que fazer. Com meus pais foi assim, será assim comigo.”

 Isso é outro mito que as as pessoas acreditam. Eu tenho pacientes que acham que estão fadados a perder seus dentes precocemente só porque com seus pais foi assim. Como se fosse genético. Sabemos que o fator genético existe, mas os pesquisadores afirmam que ele é responsável por apenas 30% das chances de se ter um problema. Os outros 70 % são fatores do ambiente. Se estamos falando de doença de gengiva e osso – leia-se Periodontite – os 70% dependem muito de você: sua alimentação, os tipos de bactéria que você tem na boca, seu sistema imunológico, sua cicatrização, a frequência com que você visita a dentista e, mais importante de tudo, sua frequência e eficiência na higiene oral. Resumindo, se você souber realizar uma higiene oral muito bem, você não vai ter problemas como perder seus dentes precocemente, mesmo que tenha sido assim com seus pais. Se você cuidar bem, os dentes duram para toda a vida.

“Os dentistas não gostam que as pessoas comam doces.”

Até parece! Se fosse assim não existiriam dentistas gordinhos. Muitas mães usam este argumento ao brigar com seus filhos na nossa frente, dentro do consultório. “Tá vendo? O dentista falou que não é para comer doce!” Não senhora! Eu não falei isso. Quase todos meus colegas conhecidos não falam isso. O mais importante na infância é ter horário certo para se alimentar. Pode comer doce, sem problemas, contanto que se escove o dente depois. Simples assim. Então é bacana acostumar a criança e ensiná-la a comer doce após as refeições. Depois é só ir escovar os dentes.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto