Vamos para mais uma sequência de tabus sobre saúde bucal. Muitas dessas frases são trazidas por pacientes que acreditam nisso. Desmistificar essas afirmações pode trazer melhor conhecimento sobre a odontologia e evitar problemas dentais ou bucais. Informação de qualidade com embasamento científico e livre de charlatanismo! Veja AQUI o post número #1 da série.

Dente Dúvida

“Se eu pingar Dipirona Sódica direto sobre o buraco do dente ou chupar um comprimido de Aspirina, posso obter melhora da minha dor de dente?”

NÃO!!! Pacientes relatam essa maneira estranha de tomar certos remédios. Esses dois medicamentos em especial não têm ação tópica. Seu mecanismo de ação começa na parede do estômago, portanto você precisa engolir os remédios para que eles possam fazer efeito. Quando você pinga dipirona direto sobre o buraco do dente, o líquido escorre para sua garganta e você engole. Por isso funciona. Enfiar uma aspirina no buraco do dente não funciona e pode danificar sua mucosa. A Aspirina provoca certa queimação nas gengivas ou mucosas se ficar ali por muito tempo. Gotas, drágeas, cápsulas e comprimidos foram feitos para engolir!

“Tenho dores leves nos dentes. Se eu esperar elas vão passar.”

Em um curto espaço de tempo, a dor pode até passar, mas depois ela volta com mais intensidade. Dor de dente é sério. Sempre que temos dor em algum lugar do corpo, isso deve ser interpretado como um alarme de que “algo está errado”. Ao sinal da primeira dor de dente, procure um dentista o mais rápido possível. Essas dores tendem a ser mais fortes de noite, na hora de deitar – horário chato para sair de casa e procurar uma clínica. Quando você aguenta a dor, para adiar a ida ao dentista você deixa a inflamação ou infecção aumentar mais. Isso significa que fica cada vez mais difícil de resolver o seu problema. Depois vem reclamar que “ir ao dentista dói”. 

“Devo escovar os dentes sempre, LOGO APÓS as refeições.”

Melhor aguardar de 15 a 20 minutos para escovar os dentes após as refeições. Vários estudos mais recentes mostraram que a Erosão Ácida tem aumentado os problemas dentais. Quem consome muito refrigerante, sucos cítricos ou vinhos não deve escovar os dentes logo após o consumo, com risco de haver desgaste do esmalte. A gente espera esses 15 ou 20 minutos para deixar a saliva agir. Com sua capacidade tampão ela reverte o pH bucal de ácido para básico, diminuindo riscos de erosão química do esmalte dos dentes. 

“Doutor, arranque meus dentes e coloque dentadura ou implante em tudo. Resolva meus problemas bucais!”

Hehehe, se fosse simples assim. Usar dentadura ou prótese sobre implante não é a primeira resolução dos problemas bucais. É a última. É quando seus dentes não têm mais jeito de reparo. São soluções boas para o desdentado total, mas estão longe de “resolver os problemas do sua boca”. Você vai ter que escovar do mesmo jeito. Ouço relatos diários de pacientes que usam dentadura e são unânimes: “Eu devia ter cuidado dos meus dentes. “A coisa mais importante para a gente são os dentes, nunca devia ter optado por extraí-los”. “Não há nada melhor do que nossos próprios dentes”.

“Vou comprar pastas clareadoras e fitinhas que vendem na farmácia porque meus dentes são muito amarelos.”

Todos esses produtos cosméticos que vemos inundando os mercados e as farmácias hoje, prometem milagres. Dentes super brancos como os dos artistas da TV. Não é bem assim. Clareamento fora do dentista se resume em remoção de manchas externas. Em alguns casos pode até funcionar, mas eu comparo o uso dessas fitas clareadoras com auto medicação. Procure sempre um dentista antes para saber se você não vai jogar seu dinheiro fora com produtos que prometem muito, mas na verdade não resolvem 100%.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto