Reunião de algumas perguntas frequentes feitas pelos pacientes e suas respostas. Vale lembrar que as perguntas são reais e que perguntar não ofende, viu? Os dentistas estão aí na consulta para responder mesmo e extenuar as dúvidas dos pacientes.

1) Adianta pingar Dipirona no buraco de dente para melhorar a dor?

– “Adianta”, indiretamente, porque você engole o remédio. Essa Dipirona Sódica, genérica da famosa Novalgina, não é um remédio de efeito tópico. Ele precisa ser engolido para que seu efeito possa acontecer. Então, ao invés de pingar no buraco do dente, pode seguir a receita dada pelo dentista e tomar as gotas descritas por via oral.

2) Doutor, o senhor pode arrancar todos os meus dentes e colocar dentadura? Já fui em vários dentistas e nenhum aceita arrancar tudo… (pergunta feita por pacientes com mais de 15 dentes na boca, em bom estado).

– Não posso. Por mais que seja essa a vontade do paciente, arrancar todos os dente e colocar dentadura não é um tratamento. Salvo casos que os dentes estão todos com grandes problemas. Esses pacientes que fizeram esta pergunta pensam que o que pedem é simples e vai resolver seus problemas. Por outro lado, percebi desconfiança nos tratamentos de canal e em próteses mal realizadas. “Todos os dentes que fiz canal, acabei perdendo por fratura e esses “Pivôts” estão caindo e com o metal aparecendo.” Devemos sempre orientar este paciente e devolver sua confiança nos tratamentos odontológicos bem realizados e na importância da manutenção e acompanhamento dos casos.

3) Doutor, posso fumar agora, depois da extração do meu dente?

Não pode. A fumaça do cigarro, além de todos os males que traz, ainda mexe xom a cicatrização da ferida após uma extração dentária. Pode ser que por causa do cigarro você tenha uma coisa chamada “Alveolite”. É dolorido demais e preciso anestesiar a ferida outra vez, limpar e às vezes até refazer a sutura. (O paciente ouve atentamente, sai do consultório e acende um cigarro…) 

4) Pode arrancar este dente do filho? É o de leite.

– Dentes de leite não são descartáveis. Os dentes de leite tem um papel essencial na boca. Se for possível tratá-los para que eles fiquem até a chegada do permanente, isso deve ser feito. Em alguns caso, pais confundem o 1º molar permanente com um dente de leite, pois ele nasce atrás de todos, aos 6 anos de idade, geralmente. A melhor conduta com dentes de leite é a prevenção: não sai caro, não dói e conserva os dentinhos até sua hora de fazer a troca de dentição.

5) Doutor, quero arrumar estes dentes todos até semana que vem, pois tenho um casamento, pode ser?

– Os dentistas mais experientes já aprenderam uma coisa: o ritmo do tratamento não pode ser atropelado pela vontade do paciente. Sempre faremos o possível, marcamos consultas maiores e tudo mais, mas se depender de cicatrização ou de outro fator que não podemos controlar, aí temos que dar o tempo que for necessário. O caso é que odontologia não combina com pressa. O paciente entende isso muito bem e podemos fazer procedimentos provisórios imediatas para mascarar certos problemas, para a pessoa poder ir ao seu evento. Porém, tente se programar para consultar um dentista o quanto antes.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo