Devo extrair meu dente do siso? Por quê?

Uma dúvida muito comum que surge em nossos consultórios quase que diariamente. Quem decide se os dentes do siso devem ser retirados ou não? Quando eles devem ser extraídos? E se não extrair, o que acontece? Veja as respostas para estas perguntas abaixo.

dente do siso Troll

Se você quiser entrar em questões filosóficas e genéticas em relação ao dente do siso, você pode clicar AQUI e saber mais. Esta postagem será bem prática e simples para ajudar o paciente a entender os porquês e decidir pela manutenção ou extração dos seus dentes do siso. 

Geralmente, o ortodontista (dentista especialista que visa o perfeito alinhamento e encaixe dos dentes) é o melhor profissional capaz de decidir pela manutenção ou extração dos dentes do siso, junto com o paciente, é claro. Os exames que ele solicita, chamados de documentação ortodôntica, podem determinar se sua boca vai ter espaço para abrigar esses dentes que nascem na época da adolescência. Porém, dependendo da posição dos dentes do siso, qualquer dentista, depois de uma avaliação clínica e em posse de uma radiografia panorâmica pode decidir pela extração deles.

1) Quando não extrair?

– Quando eles nascem corretamente, por inteiro e quando há espaço na arcada. Se você é um felizardo ou felizarda com muito espaço na boca e seus sisos vieram retinhos e nasceram sem problemas, você pode ficar com eles na boca. Neste caso, é preciso CUIDAR muito bem deles, porque são dentes bem do fundo com uma maior chance de cárie por falta de escovação e cuidado. Se você tem seus dentes do siso na boca, não bobeie com eles. Consulte sempre seu(sua) dentista para fazer raspagens/limpezas de manutenção e prevenção, porque se a cárie atingir o canal desses dentes, na maioria das vezes, a indicação é a extração.

Dente do Siso LG 1

Vejam que os dentes de baixo estão semi-inclusos e parecem não ter espaço para nascer

2) Quando Extrair?

– Quando ele estiver incluso ou semi-incluso. Esse diagnóstico pode ser feito por qualquer dentista com avaliação clínica e uma radiografia panorâmica ou radiografias periapicais. A expressão “incluso” quer dizer, à grosso modo, que o dente está “preso no osso” da mandíbula. Quando ele está incluso, ele está preso por completo e quando está semi-incluso, uma parte dele está retida no osso. Nesses casos o dente não esfolia na boca ou nasce “pela metade”, deixando a área no fundo da boca irritada. Esse “vai ou não vai” do dente do siso semi-incluso não deixa o tecido em volta do dente se formar corretamente, podendo causar abcessos (chamados de pericoronarite ou abcessos pericoronários) que são muito doloridos e recorrentes.

Siso - Pericoronarite

Fonte – Blog da Dra. Ju

 – Quando ele estiver em posições erradas. O dente do siso é meio maluco. Às vezes ele está de lado, na diagonal, deitado ou ainda de cabeça para baixo. Se ele se formar mal posicionado, ele pode atrapalhar o dente vizinho, causando acúmulo de alimento e cáries, por exemplo. Algumas teorias ortodônticas falam que o dente do siso pode mexer com a arcada, sendo responsável pela desorganização dos dentes, depois que você já usou aparelho. Nesses casos, é melhor se livrar logo do futuro problema.

Dente do siso LG Odontologia Dicas Odonto (2)

Este está deitado e já pode estar causando problemas no dente vizinho.

– Quando ele estiver com cáries muito grandes que estiverem chegando ao canal e não há possibilidade de tratamento e restauração. Como o siso é um dente maluco, seus canais podem ser doidos também, tornando o tratamento de canal impossível. Além disso, é um dente muito fundo na boca, o que dificulta ainda mais o espaço para os instrumentais do dentista. Se ele estiver tomado por grande destruição é melhor extrair. Porém, cada caso é um caso e deve ser avaliado com cuidado pelo dentista.

Dente do siso LG Odontologia Dicas Odonto (5)

Esses estão totalmente fora de posição

– Quando ele não tem dente antagonista. Pô, Dicas Odonto, você falou que ia falar a linguagem dos pacientes! Ok, ok … Quando ele não tiver dente para “morder com ele”. Caso você tenha o siso direito em cima bonitinho, mas precisar tirar o de baixo porque ele está mal posicionado, é indicado tirar esse de cima também, mesmo que ele esteja bom. Se não, ele vai ficar sem função na boca. Ele não vai ter com quem mastigar! 

Dente do Siso LG 2

Existem casos que são duvidosos. Nestes momentos acho importante recorrer ao ortodontista. Também existem momentos certos para a extração quando há tratamento com o ortodontista. Por isso é bacana fazer os exames direito, seguir as orientações do seu dentista e realizar sempre consultas de prevenção. Não espere o dente doer para ir ao dentista. Sai mais barato, você garante sua saúde e não dói nada! Veja aqui os Sisos Malditos – paródia da antiga propaganda dos Pôneis Malditos.

Dente do siso fora de posição Dra Fabiana Dicas Odonto

Saiba mais – Blog da Dra. Ju 

Se tiver dúvidas sobre exodontia de sisos e quiser marcar uma consulta:

 –  RM Odontologia – Dr. Luiz Guilherme

Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário!

Leia Mais – Blog Ortodontia Para Todos

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

135 Responses to Devo extrair meu dente do siso? Por quê?

  1. Heduardo says:

    Ai Luiz Rodolfo, não consigo comentar nos seus posts de Breaking Bad no guia de seriados.
    E valeu pelas dicas do dente do siso. rsrs
    até mais.

  2. Pingback: Pericoronarite - Abcesso Pericoronal - O que é isso? | DicasOdontoDicasOdonto

  3. cassia says:

    Lembrando que “Dente do siso” NÃO “empurra” outros dentes, ele não tem força para isso. Após a remoção do aparelho, é normal ter um LEVE apinhamento, com a presença ou não do siso na arcada.

    • Tamires says:

      Tirei uma radiografia panorâmica e os meus sisos inferiores estão claramente ‘empurrando’ os dentes vizinhos, fazendo com que os dentes vizinhos fiquem completamente amontoados. Um dia em senti um inchaço muito grande no maxilar (na área onde está o dente siso), e era bem provável que o mesmo estava sem espaço para nascer. Como eu não fiz nenhum tratamente ortodôntico, os danados nasceram deitados e a situação está tensa. Bem provável que eu precise de uma cirurgia para que o dentista consiga extrai-los.

  4. Renato Martinez says:

    DR. Luiz eu tirei o siso inferio equerdo, gostaria de saber se terei que tirar os outro, pq minha dentista falou que o siso inferior direito ia empurrar os dentes, e os sisos de cima tenho mesmo que tirar? e se eu não tirar oque pode aver?

    • dicasodonto says:

      Olá Renato, fica difícil da gente avaliar assim via comentários de blog. Geralmente quando a gente tira os inferiores, é indicado extrair os superiores também. Os dentes de cima ficam sem antagonista, isto é, não acontece mordida naquele lugar. O dente de cima fica inútil, apenas acumulando alimento. Sobre os dentes do siso empurrarem os outros, isso é uma teoria apenas. Pode acontecer se você tiver falta de outros dentes na boca. Se foi indicado pela sua dentista, acredito que seja realmente necessário tirar! Boa sorte.

  5. tabata cristina says:

    Tenho que arrancar o dente do siso é muito caro a panoramica?

  6. tabata cristina says:

    Muito obrigada pela resposta =*,*= gostei muito desse site parabens tudo que precisamos entender sobre o dente do siso esta ai parabens mesmo =*,*=

  7. Vinicio Ramalho says:

    Estou sentindo meus dois dentes da frente se afastarem um pouco. Sera que tem a ver com o siso?

    • dicasodonto says:

      Isso é apenas uma teoria pouco aceita hoje em dia. Pode ser que sua mordida esteja instável e que esse afastamento nada tenha a ver com sisos. É preciso uma avaliação de um(a) ortodontista para saber o que está acontecendo. Boa sorte.

  8. Wesley Silva says:

    Boa tarde, meu siso inferior esta semi-incluso, verifiquei com minha dentista e a mesma comentou em fazer canal em vez de extrair, procede esse tipo de informação, pois a maioria que consultei diz em extração, agora estou na dúvida, pois canal pode vir a dar futuros problemas, obrigado pela ajuda

    • dicasodonto says:

      Olá Wesley. Fica difícil a gente avaliar assim pela descrição. O que temos que prestar atenção é se este dente vai ficar na boca, mastigando, estando totalmente erupcionado. Se houve diagnóstico “semi-incluso”, este dente está “metade para dentro e metade para fora” da gengiva, não tendo completado sua erupção. Procure um dentista ortodontista para ver a viabilidade deste dente ficar na boca. Se houver, aconselho seguir o tratamento que deixe ele na sua boca. Se não houver, aí sim melhor extrair. Boa sorte.

  9. Franciele Cirino says:

    Olá Doutor,
    Retirei meus dois sisos inferiores há quase um mês, porém, ficaram dois grandes buracos na minha boca, onde entra a comida e é de difícil escovação, comprei aquelas escovinhas pequenas de aparelho, mas mesmo assim ainda fica um pouco de comida lá, isso está me trazendo mal hálito e estou com medo que isso faça com que meus dentes fiquem com cáries. Esses buracos são normais? Quanto tempo levam para fechar? Tem alguma sugestão de como fazer a limpeza deles?

    Muito obrigada, seu site é muito bom!

    • dicasodonto says:

      Olá Franciele. Isso não é comum. Retorne ao seu dentista para ver se houve infecção ou problemas de cicatrização da ferida. Não deixe passar muito tempo. Retorne ao seu dentista! Boa sorte.

    • dicasodonto says:

      Obrigado Franciele. Melhor procurar seu dentista e ver o que está havendo. Em um mês o buraco já deveria ter fechado. Talvez por causa do acúmulo de alimento na região, ele não consegue fechar. Boa sorte.

  10. Élida says:

    Meu dentista colocou um aparelho ligado no dente de cima e a outra ponta no dente de baixo, para distalizar e fechar o buraco de um dente extraído, mas não consigo mastigar direito, estou sofrendo muito para comer

  11. Letícia says:

    Tirei meu dente do siso inferior esquerdo faz duas semanas, senti muita dor, mas a minha dentista falou que não precisava tomar nenhum medicamento, depois de uns dias tomando dipirona a cada seis horas consultei um médico e me falou para tomar anti-inflamatório, tomei durante seis dias, só que continuo sentindo muita dor, e agora esta doendo meu ouvido e meu maxilar. Será que estou com infeção por isso não passa a dor?Esta um pouquinho inchado no trago da minha orelha, e se encostar doe.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada

  12. Pingback: 5 curiosidades que você não deve saber - Chains

  13. Luciene Novaes says:

    Há meses Venho sentindo dores de cabeça, no queixo e nos dentes, retratei um canal acho que segundo molar no final mesmo da arcada dentária, por sentir dor de dente, mas depois disso continuei a sentir muita dor, então meu dentista e eu percebemos que a dor poderia ser no siso (eu nem sabia que tinha ainda esse siso), no entanto ele resolveu fazer canal desse siso, so percebi que o siso também é o mesmo dente queiro, aquele que todo dentista retira por ser “inútil”, enfim, ele me enganou ou acertou ao fazer um canal, paguei 880,00 reais e lendo sua matéria percebi que ele deveria ter retirado esse dente, não ter me deixado com esse futuro problema na boca, enfim, me oriente, que devo fazer??

    Grata

    Luciene Novaes

    • dicasodonto says:

      Não tenho como responder sua pergunta. É possível tratar o canal do dente do siso sim, sem problemas. Tudo vai depender da posição que ele se encontra na boca. Geralmente ele é retirado por estar fora de posição ou se ele teve problemas na erupção. Nem todo siso deve ser retirado. Cada dentista é soberano para fazer junto com o paciente a escolha de tirar ou manter o dente. Boa sorte.

  14. Marina says:

    Ola! Parabéns pelo texto dentre tantos o seu foi o que melhor me ajudou, porém continuo com uma duvida.
    Eu tenho apenas os dois sisos superiores que estão perfeitamente posicionados e nunca me trouxeram problemas a par o de escovação (sempre dou atenção especial), e o acumulo de alimentos.
    Fui ao dentista para um orçamento e o mesmo se pronunciou espontaneamente dizendo que eu deveria extrair os dois sisos por questões de higienização.
    Tenho 29 anos, e tenho a impressão de que “não devo mexer em time que esta ganhando”. O que o Sr pensa do meu caso? Devo extrai-lo para evitar problemas futuros? Apos essa extração, pode trazer modificação no meu rosto ou “deitar” os meus outros dentes?
    Desde ja agradeço pela atenção.

    • dicasodonto says:

      Olá Marina. Eu penso exatamente como você. Se o siso está erupcionado certinho, não está torto causando problemas, não está cariado e não está acumulando tártaro e atrapalhando o dente ao lado, acredito que ele funciona como um dente normal na sua boca e pode ficar, sendo sempre acompanhado pelo dentista. è preciso avaliar direitinho se o siso não está causando nenhum problema dos listados acima ou outro. Boa sorte.

  15. sara says:

    Tenho um grande problema com sisos. Todos os meus sisos estão inclusos. Marquei para extraí-los um por vez. Começei com o inferior esquerdo. Daí o problema começou. Meu pós em relação à dor e a inchaço foi ÓTIMO. Mas minha língua nada de voltar ao normal. Foi quando soube q ganhei de brinde uma parestesia na metade da língua no lado da cirurgia. Ja vão fazer dois meses no começo de fevereiro , desde os 8 dias pós cirurgia tomo ETNA ate agora NADA! O pior é que o outro inferior está numa posição pior, mais ainda próximo do nervo. Não quero arriscar extraí-lo e ficar com TODA a língua sem sentir gosto e sem sentir nada! Não sei o que faço!!! E tenho medo de não tirar e gerar problemas a longo prazo. 🙁

  16. Clarissa says:

    Fui num ortodentista hoje por indicação da minha dentista pra extrair o siso superior direito, que segundo ela estava com princípio de cárie. Já fui morrendo de medo por 2 motivos: comentários da net falando o quanto o pós-operatório é dolorido e o medo da 1a vez com um orto que eu nunca fui. Mas chegando lá ele me tratou muito bem, me passou confiança, e pra minha surpresa não precisei arrancar dente nenhum! Os meus 2 sisos superiores nasceram mas não inteiros, e tortos. O direito quase totalmente lateral, virado pra bochecha, e o esquerdo um pouco mais certinho. Os inferiores nem aparecem, não tem espaço pra eles nascerem. Sem raio X esse orto disse que talvez meus inferiores poderiam sim entortar meus dentes de baixo, mas que os superiores por já terem nascido não iam causar mais nada. No meu caso ele só tratou a cárie, aplicou selante e me disse pra ir acompanhando se o dente não atrapalhar, pois ele não afeta a minha mastigação, nem a escovação. Ainda quero fazer o raio X panorâmico e levar pra ouvir a opinião do dentista, mas ele mesmo me disse que tem os 4 sisos… queria uma segunda opinião. Se não atrapalha, não precisa extrair?

  17. Livia says:

    Olá, ótima explicação sobre a extração dos sisos!

    Passei por uma situação horrível quando extraí os 4 sisos de uma vez, a anestesia parecia água, pq o dentista aplicou umas 3 vezes e o efeito passava rápido e eu sentia ele cutucando o osso pq estava muito enraizado e na diagonal. O lado direito até que ficou normal, não senti nada, mas o esquerdo foi uma dor imensa, ficou mais inchado que o lado direito, mas segui todas as recomendações e depois de 1 semana quando fui retirar os pontos o dentista falou que estava infeccionado e tive que passar por outra sessão tortura, começar da estaca zero, levei outros pontos. A ortodontista falou que preciso fazer um canal antes de colocar o aparelho fixo, só que já estou muito traumatizada com a anestesia local. Será que tem problema em fazer o canal seguido de uma extração do siso?

    • dicasodonto says:

      Geralmente não há problema. O procedimento do canal é bem seguro e tranquilo quando realizado por um dentista com experiência. O siso realmente tem esse grande problema de pós operatório ruim em alguns casos por causa das manobras cirúrgicas necessárias na região. Não deixe o canal doer para procurar o dentista, marque com certa urgência para não sentir a dor que pode vir do dente que necessita taramento. Muito obrigado pelos elogios, Lívia. Boa sorte.

  18. greisson says:

    Vou tirar meu siso inferior doe muito na hr da extracao

  19. André says:

    Olá Dicas Odonto,
    Gostaria de saber o tempo em média que leva para a recuperação total depois da extração do siso. Sou atleta e treino todos os dias, por quanto tempo, em média, deverei ficar sem fazer esforços físicos para não haver risco de problemas?

    Obrigado!!

    • dicasodonto says:

      Olá André, vai depender da complexidade da cirurgia do seu siso. Em extrações simples, o indicado é ficar em torno de 48 a 72h sem fazer nenhum esforço físico e depois ir voltando gradativamente às atividades. Em uma cirurgia de siso que pode ser mais invasiva, pode ser que seja preciso descansar mais dias. Seu dentista poderá orientar sobre isso em consulta pré operatória, com radiografia em mãos e com exame na boca realizado. Boa sorte.

  20. laisa says:

    Olá. Extrai três sisos (sendo um supranumerário) no dia 5/02/15. Falta extrair mais três do lado esquerdo( dois sisos e um supranumerário) gostaria de saber em quanto tempo posso fazer essa cirurgia, porque só quero fazer no final de abril desse ano, mas tenho receio disso afetar o posicionamento dos outros dentes, pois os dentes de cima já são afastados mais do que o normal (diastema).

    • dicasodonto says:

      Para responder sua pergunta com certeza seria preciso ver exames seus e conhecer sua mordida. Melhor perguntar para um ortodontista. Porém, esperar dois meses não deve haver muito problema de posicionamento. Boa sorte.

  21. carla says:

    Olá, meu sido está saindo e estou com muita dor na mandíbula ao mastiga doi muito também durante a madrugada, essa dor e por causa do sido? Será que terei que extrailo? Essa dor pode piorar? Já tenho 3 dentes do sido e nenhum deu problema só esse o 4 quarto que está doendo muito me ajudem não sei o que fasso.

  22. Suzy says:

    Boa noite. Retirei dois sisos o inferior e superior, hoje faz 7 dias então fui na clínica retirar os pontos, só que a noite quando estava em casa, observei minha mandíbula pois estava doendo, e vi que tem uma bola e se apertar doi, queria saber se isso é normal da recuperação??? E quanto tempo dura??

  23. Karyne says:

    Olá, doutor!
    Eu uso aparelho e meu dentista disse Que terei que arrancar meus 4 cisos, só que amaioria das pessoas tiram o ciso antes dele nasce e o meu dentista disse pra mim que só vai tirar os meus cisos quando ele nascer pra eu não me submeter à cirurgia de retirar os cisos.
    Só que eu pensando aqui, ele me disse que eu não tenho espaço pro ciso, se ele esperar o ciso nascer vai entortar meu dentes. Estar correto esse procedimento? Devo questionar?
    Obrigada pela atenção.

    Att. Karyne

    • dicasodonto says:

      Não se preocupe. Você está fazendo acompanhamento com o dentista ortodontista e esse tipo de ação acontece com frequência. Se existe um melhor momento para extrair os seus sisos, vale a pena esperar. Se você está usando aparelho, seus dentes não vão entortar, correto? E outra coisa, a história de que os sisos entortam as dentes é uma teoria que não é muto aceita mais pelos dentistas. Boa sorte.

  24. Rudolpho Soares says:

    Olá, extrai os 4 dentes sisos e gostaria de saber após quanto tempo posso colocar aparelho? Obrigado…

    • dicasodonto says:

      Impossível de responder sem analisar seu caso. Procure seu (sua) ortodontista para que ele (ou ela) possa avaliar sua boca, pedir uma documentação ortodôntica e poder precisar quando você pode colocar o aparelho e qual o tipo. Boa sorte.

  25. Olá dicas odonto, fui ao dentista e após o odontologista avaliar minha boca ele falou q tenho q retirar os quatro sizos,um estavam nascendo quando fui,na época sentia um pouco de dor,hoje ele já nasceu mas não esta alinhado,os outro não nasceram ainda e preciso colocar aparelho,porém perdi um dente permanente do lado superior direito no mesmo lado q o sizo nasceu,o que eu faço ? Será q ainda tenho q retirar os sizos ainda ou eles tem espaço pra nascer ? Desde já obrigada!

    • dicasodonto says:

      Olá Denise. Impossível saber se você tem que tirar os sisos assim via comentários. É preciso avaliação clínica, de radiografias e planejamento. Se o dentista avaliou sua boca e decidiu por este tratamento, acreditamos que isso seja o correto a fazer. Se tiver dúvidas, procure um outro(a) dentista para uma segunda opinião. Boa sorte.

  26. vanessa says:

    Boa tarde… Troquei de dentista e levei minha pasta com a documentação e os raios-x da dos meus dentes e o dentista atual falou que no futuro eu teria que fazer canal pelo fato da abturação estar encima do nervo do dente isso procede?
    grata

  27. Gabi says:

    Texto muito esclarecedor, mas eu ainda tenho muito medo. Tenho dois dentes semi inclusos. Estou com quase 30 anos e eles começaram a nascer nos últimos dois anos. Um deles doeu demais. Antes do dente romper a gengiva, sentia uma dor insuportável e depois que rompeu saia sangue e pus. Nenhum remédio tirava a dor. Por fim o médico do ps receitou codeína e ainda assim a dor não passava, apenas ameninava. Fiquei cerca de três semanas nesse processo. Não tive coragem de extrair, até porque tinha só um pedaço aparecendo. O tempo passou e ele apareceu todo, mas torto e o outro começou a nascer, inclinado. Notei um pequeno carocinho assintomático no pescoço logo abaixo do dente do siso que infeccionou. Conversei com a dentista e ela disse que deve ser ser um glânglio inchado e que ela tem um há anos por causa de uma inflamação que teve na garganta e que era normal. Também disse que não apareceu nenhum cisto ou anormalidade na panorâmica. Estava tentando me convencer da cirurgia até que vi a notícia de uma jovem de 18 anos que morreu de parada cardíaca após cirurgia de extração de siso. Morri de medo! Há dez anos um médico disse que eu tinha insuficiência mitral, mais conhecido como “batedeira” e que não precisava me preocupar, pois é normal em milhões de pessoas. Depois da notícia to muito apreensiva. Quais são os riscos de uma cirurgia dessa? Será que eu posso fazer?

    • dicasodonto says:

      Olá Gabi. Em primeiro lugar: procure um médico cardiologista para diagnosticar se você tem algum problema cardíaco, independente de tirar ou não seu dente do siso. Sobre a notícia da jovem que morreu por culpa do dente do siso: foi uma fatalidade. Ela morreria em qualquer lugar. No trânsito, na escola, no avião, ou em uma montanha russa. Casualmente, foi na cadeira do dentista. Os médicos disseram que a menina tinha um problema cardíaco prévio, desconhecido. Não foi culpa da cirurgia do siso, como muitas reportagens sensacionalistas deram a entender em suas manchetes. Depois de verificar se você está bem de saúde, procure um dentista e faça a extração do siso. Perceba quantos problemas ele já te causou. Você mesma relatou no seu comentário o tanto de dor e infecção que ele já causou. Boa sorte.

  28. siso incluso says:

    ciso, sizo… o siso aparece de tudo que é jeito aqui! Pior os dentista que erram

  29. Fabio says:

    Ola.extrai meus dois sisos inferiores.Mas nao queria extrair os superiores,pois uso aparelho movel e sao moldados nos sisos superiores.Aí eu pergunto:preciso mesmo extrair os de cima?Tem possibilidades deles se moverem pelo fato fe ter extraido os inferiores?Preciso de uma soluçao….

    • dicasodonto says:

      Olá Fabio. Muitas vezes quando você tira os sisos de baixo, acaba tendo que tirar os de cima, simplesmente porque os dentes não tem mais seu antagonista, isto é, eles não tem mais mastigação. Porém, tudo vai depender da sua mordida e do planejamento que seu dentista fez. O melhor jeito de saber como lidar com isso é falando com seu dentista e pedindo para ele explicar se você precisa tirar os sisos de cima ou não. Boa sorte.

      • Fabio says:

        Tenho os superiores a mais de dez anos,bem antes dos inferiores que começaram a nascer a dois anos e extrai agora como tinha dito…E eles nunca se moveram ou me encomodaram.Falei com minha dentista e ela disse que mesmo usando o movel(que uso ja a quatro anos)eles podem ir pro lado..procede?Obrigsdo pela ajuda…

  30. Júnior says:

    Olá, tenho 21 anos e estava bem feliz achando que meu siso nasceria sem nem ao menos eu notar, engano meu. Estou com um leve incomodo no lado direito, a gengiva super sensível e inchada. O dente ainda não rasgou a gengiva, mas está “apontando” um relativamente distante do dente vizinho. Isso é sinal de vou ter espaço e não vai ser preciso extrair?

  31. Pingback: Orientações aos pacientes após cirurgia de dente do siso - DicasOdontoDicasOdonto

  32. Bruna rocha says:

    Olá Cristina. Tirei os dois dentes do disos superiores faz três dias. Não está inchado nem doendo. Mais sinto que do lado direito fico mordendo a bochecha sem querer. O dentista sugeriu que tirasse pois estou usando aparelho pra ele ter mais espaço pra arrumar minha mordida. É normal morder a bochecha mesmo depois de ter extraído o siso? Será que é porque ainda não tirei os sisos inferiores?

  33. Giovana Chagas says:

    Olá, tenho 21 anos e meus dentes sempre foram bem separados desde criança. Usei aparelho dos 15 aos 17 anos e consertei. depois nasceram 3 dos 4 sisos e não senti dor nem nada. agora tenho que voltar a usar aparelho e o dentista me disse que tenho que retirar os sisos. achei meio estranho pois eles estão todos expostos, não sinto dor, até consigo passar fio dental. Como a extração é muito cara, gostaria de saber se realmente preciso retirar o siso, ou se é golpe do dentista para ganhar dinheiro sendo que eles nao me incomodam em nada?

  34. Carol says:

    Ola, eu arranquei 4 dentes do siso , para justamente por aparelho porq nao tinha espaço na boca para que eles nascecem, quando arranquei marquei com a minha dentista para ela por o aparelho fixo, ai ela me disse que teria que arrancar mais dentes porq o dente do siso nao abre espaço ( minha arcada dentária de cima é para frente mas nao tenho nenhum dente encavalado) … Isso é verdade? O dente do siso nao abre espaço para que os outros destes fiqyeum no seu lugar? Devo arrancar ou nao

    • dicasodonto says:

      Depende de cada caso, Carol. Infelizmente, não é possível opinar sobre um caso clínico apenas por comentários de Internet. Consulte outro dentista para uma segunda opinião, se esse for o caso. Boa sorte.

  35. Tacyane silva says:

    Olá coloquei aparelho fixo e meu dentista, disse que preciso extrair dois dentes do siso na parte inferior. Queria saber se tem problema se eu não extrair, vai atrapalha no tratamento da minha manutenção!!!

  36. kennedy says:

    ola meus dente do siso de baixo estão deitados e eu preciso de aparelho sera que posso por sem ter que tirar grato

    • dicasodonto says:

      Olá Kennedy. Procure um ortodontista, dentista especialista em aparelhos para que seja possível avaliar a necessidade de extração ou não do seu siso e planejar o seu aparelho. Boa sorte.

  37. Adriano says:

    Olá doutor(a), sabe me informar alguma estatística da porcentagem de pessoas que tem siso e que precisam extrai-los?.

  38. Pingback: “Pessoas que não tem o dente do siso são mais evoluídas do que aquelas que tem”. Mas, será que isso é verdade? | Diário de Biologia

  39. ana says:

    Tenho sentido dores de cabeça, cabeça pesada e nauseas diariamente desde ha 1 ano e meio ja passei por todo o tipo de especialidades e fiz imensos exames…continuo igual…ate medicinas alternativas tentei…fiz um exame á boca tenho 2 sisos superiores e 1 siso inferior a nascer..será que estes sintomas podem vir do siso?é normal durarem tanto tempo e doer todos os dias?os dentes nao me doem…mas tambem tenho aumento dos ganglios linfaticos estará relacionado? obrigada a quem responder

  40. Bia says:

    Olá
    Ontem fui para arrancar os dois de cima mais o Dr. Conseguiu tirar só parte do dente direito e não quis nem tentar o esquerdo. Tem algum problema arrancar só um pouco? E os dois de baixo ele disse que temos que esperar pq a raiz esta ligada no canal….isso é possível? Me da uma dica do que fazer…tipo será que devo ir em outro dentista?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Bia. Não é comum, mas pode acontecer do dente não sair por completo. Sobre os inferiores, sugiro procurar um especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial para avaliar. Boa sorte.

  41. Kimberly says:

    Retirei os dois Sisos do lado esquerdo, meus dentes correm o risco de ficarem separados?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Kimberly. Os dentes sempre correm risco de se mexerem se a mordida estiver instável e isso nem sempre é culpa dos sisos. Existe uma teoria de que os sisos teriam força para entortar os dentes, mas isso não é mais aceito. No caso, melhor procurar um ortodontista e ver qual o estado da sua mordida para saber se os dentes vão se mexer ou não, independente da extração dos sisos. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*