O nome é estranho e complicado de pronunciar. Pe-ri-co-ro-na-ri-te. Tem que falar devagar para não enrolar a língua. Esse tipo de abcesso é bem dolorido em alguns casos e quase sempre precisa da intervenção de um dentista. 

pericoronarite 2

Neste último final de semana, eu estava em uma festa de casamento quando fui abordado por um amigo: “Meu dente do siso está nascendo? Na minha idade, isso é possível?” Logo depois da pergunta ele abriu a boca e puxou sua bochecha com seu dedo indicador. Olhei, meio rindo, e vi que seu siso já estava lá, bonitinho e erupcionado, mas atrás dele, a gengiva estava um pouco inchada e avermelhada. Isso pode ser um início de pericoronarite ou apenas uma gengivite marginal na parte do fundo do dente. Pedi para ele marcar uma consulta para avaliarmos melhor. Que dentista que nunca passou por uma dessas? Fico imaginando se meu outro amigo, um médico ginecologista é abordado da mesma maneira. 

Brincadeiras à parte, existem vários tipos de abcessos dentais. Trocando em miúdos, um abcesso dental é uma formação com acúmulo de pus em alguma região da boca, muitas vezes em volta dos dentes. “Uma bolinha de pus” como alguns pacientes definem. O Abcesso Pericoronal ou a Pericoronarite se dá quando um dente não nasce por completo, geralmente por falta de espaço – caso de muitos dentes do siso. Todo tecido em volta do dente – gengiva, osso e etc, vai se formando e se remodelando junto com a erupção do dente. Se ele não nasce direito, por exemplo, fica só com “metade da cabeça” para fora, a gengiva não se forma corretamente, deixando um buraco ali, com propensão de acúmulo de alimentos e de bactérias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Essa condição pode ser indolor e não incomodar por algum tempo, porém, mais cedo ou mais tarde essa região vai inflamar e pode evoluir para uma pericoronarite – condição aguda bem dolorida e recorrente se o problema não for tratado. Em alguns casos, a “bolinha” cresce tanto que toda vez que você fecha a boca, você morde ela e machuca mais, gerando trauma local e muita dor. Nem com remédio passa. 

Escova de Tufo no dente do siso

A escova de tufo limpa bem a parte de trás do dente do siso

O que fazer? Tirar o dente do siso? Cortar o excedente de gengiva? Limpar a região direito? Cada caso é um caso. Vale a pena procurar um dentista para avaliar, diagnosticar e sugerir a melhor forma de tratar, para que isso não venha doer e te pegar de surpresa, tipo em uma festa de casamento do seu amigo. Algumas terapias com uso de escova de tufo e bochechos específicos podem melhorar o quadro agudo, mas para resolver de vez? Apenas o dentista! 

Saiba mais – PROFISSÃO DENTISTA 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto