Existe um protocolo clínico para o dentista seguir quando um dente saiu inteiro da boca. O nome técnico é Avulsão Dental. O paciente e seus familiares devem tomar certos cuidados com o dente e procurar um dentista o mais rápido possível. Veja os passos à seguir:

Queda trauma dental

Meu dente saiu inteiro da cavidade depois de um trauma qualquer. Observar:

1) É preciso observar se o dente é de leite ou permanente. Se houver dúvida, procure um dentista seguindo os cuidados abaixo, tratando o dente como se ele fosse permanente. Se o dente for de leite, ele não será reimplantado de jeito nenhum. Mesmo assim, procure um dentista no mesmo dia para que ele possa avaliar se houve outros danos na região traumatizada.

Formato dos dentes de leite e permanentes Dicas Odonto

2) O trauma ocorreu e foi constatado que o dente saiu por completo do seu alvéolo. A primeira coisa a fazer é procurar o dente nos arredores.  

3) Ao achar o dente, acalme-se. Preste atenção. Pegue-o pela coroa (parte do dente que aparece na boca) e não pela raiz (parte mais amarelada, que poderá estar avermelhada por causa do sangue). Ver foto:

Coroa e Raiz do dente Dicas odonto

4) IMPORTANTENão esfregue e nem encoste nada na raiz do dente. Não o lave em torneira com água corrente. Você pode colocá-lo em um recipiente limpo, com tampa, com soro fisiológico ou leite gelado ou à temperatura ambiente. Se o dente não estiver muito sujo, pode colocá-lo embaixo da língua da pessoa que sofreu o trauma ou junto a bochecha. 

5) CORRER para o dentista. O sucesso do reimplante dental depende do tempo que o dente fica fora da boca. Melhores taxas de sucesso: 15 minutos. Em 30 minutos também temos estudos que mostram altas taxas de sucesso. Quanto mais demorar, menor as chances do reimplante dar certo. 

Se estiver procurando por uma clínica odontológica 24 horas em São Paulo,

CLIQUE AQUI

Os dentistas podem seguir o Protocolo Clínico para Enfrentamento das Avulsões Dentárias Traumáticas, desenvolvido pela IATD (International Association of Dental Traumatology)

1) Anamnese direcionada, exame clínico e radiográfico da região traumatizada

2) Limpeza do local com soro fisiológico e solução de clorexidina a 0,12%

3) Anestesia local, sutura das lacerações gengivais, se necessário

4) Reimplante dental, nova avaliação radiográfica do local. É imperativo tomar cuidado caso haja mais de um dente avulsionado, por exemplo, se os dois incisivos centrais forem traumatizados. Cuidado para não trocar a posição dos dentes.

5) Fazer uma contenção semi-rígida na região, que ficará por duas semanas. Orientar a escovação com escova macia ou extra macia sobre a região. 

6) Administrar antibióticos por 07 dias. Encaminhar o paciente ao médico para avaliação da necessidade de reforço da vacina contra o tétano.

7) Encaminhar o paciente para o tratamento de canal em no máximo 10 dias após o reimplante dental.

Fonte – http://www.iadt-dentaltrauma.org/

Veja uma Revisão de Literatura de 2009, sobre Trauma Dental – CLIQUE AQUI

Veja o post do ORTOBLOG sobre o assunto!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto