Parestesia – Quando a sensação da anestesia não passa

Parestesia??? Mas não seria “anestesia”? Não! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Entenda um pouco sobre essa complicação cirúrgica. Iremos falar exclusivamente sobre a parestesia que ocorre na boca, ok?

 Memórias acadêmico Nervo Trigêmio Dicas Odonto

Sabemos que acidentes e complicações em cirurgias orais giram em torno de 5%. Entre os problemas mais frequentes estão a alveolite, a formação de abcessos, a hemorragia e a palavra em destaque nesta postagem: a parestesia. A parestesia acontece quando há dano em algum nervo, geralmente no nervo chamado de alveolar inferior, que passa por dentro da nossa mandíbula, embaixo dos dentes. Os nervos Lingual e Facial podem ser afetados também. O paciente fica com uma sensação de anestesia que não passa depois do tempo esperado, além de sentir formigamentos, pontadas, sensação de frio, dormência e pressão. É importante frisar que parestesia é diferente de uma paralisia. Na paralisia há uma perda de funções motoras de alguma região, deixando parte do rosto paralisado.

wisdom-tooth-nerve

Proximidade do dente do siso e do nervo alveolar inferior

A parestesia pode ser considerada um risco ou um acidente de certas cirurgias que acontecem perto dos nervos. As causas mais comuns são: uma picada com agulha de anestesia direto sobre o nervo, uma compressão do nervo, uma fratura, colocação de implante muito próxima ao nervo ou ainda uma extração dentária.

O paciente deve ser sempre orientado previamente sobre os riscos de um procedimento cirúrgico. Na hora de extrair um dente do siso ou de colocar um implante dentário em região próxima à saída do nervo alveolar inferior, por exemplo, os riscos de parestesia são maiores.

E o que fazer quando a parestesia acontece?

Tratamento – Primeiro de tudo: manter a calma. É importante fazer um diagnóstico preciso e rápido para entender o que está causando a Parestesia. Se ela for causada por um edema cirúrgico (inchaço), por exemplo, assim que o edema diminuir e parar de comprimir o nervo, a sensação vai voltando aos poucos até ser totalmente restabelecida. A maioria dos casos volta ao normal sem tratamento. Nesses casos é preciso paciência apenas. Em casos mais graves onde foi observada uma lesão grave do nervo, é importante começar a tratar o mais rápido possível. Alguns tratamentos podem incluir medicamentos com vitaminas e Laserterapia. 

Quer saber mais? Leia também:

PARESTESIA É CULPA DO DENTISTA?

MONOGRAFIA QUE FALA SOBRE O ASSUNTO EM DETALHES

Um Abraço,

Dr. Luiz Rodolfo

379 Responses to Parestesia – Quando a sensação da anestesia não passa

  1. Juliana Pereira de Almeida says:

    Eu tenho parestesia na língua do lado esquerdo dela, devido à exodontia de um siso.
    O risco não me foi alertado pelo dentista.
    Na época não havia o recurso do laser. Mais de 10 anos. Tb não sei se adiantaria. Só avaliando.
    Usei medicação e masquei muito chiclete qdo detectado. Mas não voltou ao normal.
    A profilaxia no dentista tb mudou. Dependendo de onde passa o aparelhinho sinto umas fisgadas chatas.
    Hoje, de vez em qdo, ainda queimo a língua ou mordo ao mascar o chiclete. Outra dificuldade é tomar comprimidos. Se cair no lado da parestesia custo a sentir e achar.
    E uma curiosidade: depois disso a sensibilidade ao beijo tb mudou.
    Abraços,

    • Cleine says:

      Nossa que chato!!! O beijo ficou tipo? Como?

    • Douglas Rodrigues says:

      Olá eu também tenho parestesia à mais de 10 anos e por incrível que pareça com as mesmas condições do que a sua… não adianta mais nada, minha dentista me abandonou logo no começo… temos que nos acostumar com essa situação… porém não é fácil né… se alguém souber de alguma coisa que nos ajudem, favor nos avisar por gentileza, abraço.

    • Ana Paula says:

      Exatamente igual a mim…

    • danielle says:

      pior tive a dois messe, depois da extração de dois sisos inferiores,e ainda não melhorou, a minha é no queixo e numa parte do lábio inferior piora quando falo muito sinto inchar realmente é horrível só sinto a dormência, os dentistas todos dizem que com o tempo melhora mais só leio situações de pessoas que nunca melhoraram, realmente o bjo não fica mais o mesmo pq vc não sente uma parte do lábio que horror viu

    • dicasodonto says:

      Acontece sim e passa na maioria dos casos. Tive uma paciente que recentemente ficou cerca de 2 meses com a região meio anestesiada. A sensação vai voltando aos poucos. Para acelerar a volta da sensibilidade existem remédios, vitaminas e aplicação de Laser. Acompanhe sempre com seu dentista. Boa sorte.

  2. Alexandre font says:

    Estou com parestesia lingual do lado direito faz 3 anos…. É horrível e todo santo dia ela te lembra formigando…
    Espero um dia voltar ao normal..

    • Liliane Gomes de Araújo says:

      Alexandre,
      Voltou ao normal?

    • juliana says:

      Eu tb, já faz 3 anos que metade da minha língua não é normal. No começo parecia um lado morto, eu não sentia nada, mordia direto minha língua sem sentir dor. Hoje, depois de todo esse tempo, sinto essa parte da língua, mas ela é “formigada”. Sinto ela queimar, e todo dia me incomoda. Já pensei em procurar um cirurgião buco-maxilar. Alguém indica?

  3. Gilda says:

    Fiquei com parestesia no lábio inferior e parte do queixo depois de uma cirurgia de mento há 4 anos. O cirurgião disse que a sensibilidade voltaria com o tempo. Fiz tratamento com vitaminas e aplicação de laser. Nada mudou. Também não fui alertada que isso poderia acontecer.

    • dicasodonto says:

      Olá Gilda. Infelizmente, tudo vai depender da extensão do dano ao nervo. Os dentistas são instruídos a sempre orientar seus pacientes sobre os potenciais riscos de uma cirurgia. Você pode procurar por outras soluções em Centros de Laser em Universidades. Basta digitar no Google e ver se sua cidade possui. Seria uma tentativa. Boa sorte.

  4. No dia 02 de outubro fiz a primeira etapa de implante, um dos lados apresentou parestesia,
    preocupada, no dia 09 de outubro fiz acupultura, terapia auricular e aplicação de reiki(cura pelas mãos) Graças a Deus também já voltou 50% vou continuar a medicina alternativa e terapias.

    • dicasodonto says:

      Olá Maria Ducilene. Você poderia ter esperado um pouco e dado tempo para seu corpo reagir e se cicatrizar. Sete dias é muito pouco tempo para tudo volte ao normal em uma cirurgia de implantes que envolve osso, gengiva, nervos e etc. Se já começou a voltar, isso é uma boa notícia. Agora basta aguardar. Boa sorte.

  5. Eliane says:

    Fiquei com parestesia no lábio inferior direito, desde dezembro/13, após realizar uma cirurgia com periodontista. Depois fiz várias outras, recompondo a gengiva, e não tive problemas. Agora, tenho que fazer uma exodontia do elemento 42,, e vou colocar aparelho. Estou com muito medo de tomar anestesia, por ser do mesmo lado.

  6. BOA NOITE !! ESTOU COM OLA ESQUERDO DA MINHA BOCA E QUEIXO PARALISADO , FIZ UMA CIRURGIA DE IMPLANTE DE( TRES 3 ) DENTES DIA 3 DE NOVEMBRO JÁ TOMEI VITAMIA E AGORA ESTOU FAZENDO TRATAMENTO A LASER , MAIS NÃO ESTA ADIANTO NADA !!! OQ DEVO FAZER ? BJS

    • dicasodonto says:

      Olá Vânia. É preciso ter um pouco de paciência. Tive um caso recente de uma paciente que fez extração do siso e demorou cerca de 3 meses para voltar ao normal. Isso vai variar, dependendo do trauma sofrido pelo nervo. Converse com seu dentista e vá acompanhando. Na maioria dos casos, a sensibilidade vai voltando bem devagar. Boa sorte.

  7. Mari says:

    Boa noite,fiz extracao do siso inferior direito ontem,minha boca está mega inchada,tive febre de 39 na madruga,estou tomando nimesulida e amoxicilina de 8/8 hrs,além disso estou com uma parte do lábio até o queixo dormente e agora ta formigando muito,isso ta me deixando nervosa!
    Tem algo q eu possa passar pra anemizar esse incomodo???
    Me ajuda por favor

    • dicasodonto says:

      Olá Mari. Agora é momento de aguardar. Você está em fase de pós operatório ainda. A febre pode ocorrer e isso deve ser avisado ao cirurgião dentista que fez a cirurgia. Siga as orientações pós operatórias e não se desespere. Fale com seu dentista para ver se ele vai passar alguma oura medicação. Esse formigamento pode passar com o tempo. Boa sorte.

    • dicasodonto says:

      Realmente, essa região de pré molar inferior é crítica por causa da saída do nervo mentoniano. Primeiro, acredito que você possa aguardar em torno de 7 a 10 dias, esperar e dar o tempo inicial de cicatrização. Nesta primeira semana pode ser que você sinta que o formigamento está diminuindo. Isso é bom sinal. Converse com seu dentista sobre opções de tratamentos. Existem tratamentos com Laserterapia e medicamentos à base de vitaminas. Boa sorte.

  8. Laila says:

    Há 6 meses fiz uma cirurgia para extração de 2 sisos inferiores e estou com parestesia na metade da língua. Como saber se é permanente? Obrigada.

    • dicasodonto says:

      O diagnóstico de parestesia é feito pelo cirurgião dentista. Seria interessante você retornar ao dentista que realizou a cirurgia e conversar com ele sobre o assunto. Boa sorte.

  9. BOA NOITE! DIA 3 DE JANEIRO 2015 VAI FAZER 2 MESES Q COLOQUEI 3 PINOS P IMPLANTE DENTÁRIO E ESTOU COM LADO ESQUERDO DA QUEIXO E LABIOS PARALIDASO , JÁ FIZ 10 SESSÃO DE LASETERAPIA E TOMEI 2 TIPOS DE REMEDIO E ATÉ AGORA NADA DE MELHORAR,. ESTOU COM MEDO DE NUNCA MAIS VOLTAR AO NORMAL !! OQ FAZER DOUTOR? BJS

  10. Jessyca says:

    olá gostaria de saber como descubro o tipo da lesão.. Quero saber se estou com parestesia definitiva ou vai passar.. meus sintomas são de perda de sensibilidade na metada da lingua e quando toco no local onde foi arrancado meu cizo sinto uma pontada na ponta até o meio da lingua e minha gengiva está dormente e sinto dores quando um alimento trisca nela.. Esses sintomas significam que posso voltar ao normal ou é pra sempre?

    ATT, jessyca.

    • dicasodonto says:

      Difícil dizer assim pela descrição, Jessyca. É preciso saber como que foi a cirurgia de retirada do siso que acabou tendo como consequência a parestesia e se houve dano em algum nervo. Parece que seu nervo lingual foi afetado. Procure um dentista ou o dentista que realizou a cirurgia do siso para acompanhar a evolução e melhora com uso de Laser ou medicamentos e vitaminas. É preciso ter paciência porque demora um pouco para a sensibilidade voltar. Boa sorte.

  11. Érica says:

    Olá!!! A 3 dias fiz uma restauração do lado direito… desde então não voltou minha sensibilidade de labio inferior e queixo…falei com meu dentista e ele disse que logo voltará…Quero saber se é isso mesmo…

  12. Priscila says:

    arranquei o dente do siso já fez 10 meses e ate agora ,nada conversei com meu dentista e ele q é normal ficar ate um ano será q vai voltar ,pois preciso arrancar o siso do lado esquerdo e ele disse pra eu esperar o q faço já tomei vitaminas e nada ….

  13. Mayara Oliveira says:

    Oi,
    Arranquei o dente do siso a mais de uma semana e não tenho sensibilidade nenhuma no lado direito, meu queixo e língua estão duros e por conta do aparelho estou com a boca toda cortada. Fui na minha dentista e ela nem se quer me examinou, disse que parestesia é comum e pode levar de meses até anos para voltar ao normal. Quando questionei sobre tratamento ela disse que não tem muito o que se fazer e ir em qualquer farmácia e pedir algum medicamento que tenha vitamina do complexo B, quando solicitei marca disse que poderia ser qualquer um. Nas farmácias que consultei não sabem dizer que remédio seria este e detalhe minha boca esta torta, uma das coisas que mais amo em mim e meu sorriso e agora tenho vergonha por estar com a boca torta.

    Por favor, me ajude estou desesperada e só faço chorar tanto de raiva pelo o ocorrido e pelo o descaso comigo.

    • dicasodonto says:

      Vamos lá, Mayara. Melhor coisa que você pode fazer: procure um(a) dentista especialista Buco Maxilo Facial. Nessas horas, é importante que o dentista escute o sua queixa principal. Existem tratamentos com Laser e medicamentos certos que devem ser prescritos pelo(a) dentista. Uma semana ainda é muito cedo para qualquer tipo de conclusão – a sensibilidade pode ir voltando aos poucos. Recentemente, tive um caso que demorou 3 meses para que a sensibilidade voltasse, mas voltou por completo e acompanhei a paciente até que o caso se resolvesse. Talvez seja prudente você ir na sua ortodontista logo e considerar o que fazer com o aparelho, porque sem sensibilidade, você vai se machucar sem perceber mesmo. Boa sorte e vamos torcer para que tudo volte ao normal logo.

    • Adriano Dutra Jaconi says:

      minha querida no seu caso, seria melhor você arrebentar a cara dessa dentista, procurar justiça com as próprias mãos . eu fiz uma cirurgia do siso, ja faz 12 dias que estou com sensação de anestesia . caso eu volte nele e , e ele me trate com tal falta de respeito eu simplesmente quebro a cara dele.

    • Dihny Mascarenhas says:

      Minha dentista falou comigo sobre o risco de ter parestesia e eu estou com muito medo….no meu caso tem 95% de chance de acontecer…ela disse que pode ser tratado com Citoneurim injetável….meu marido toma essa vitamina e é uma injeção bem dolorida….estou quase desistindo da extração…

      • dicasodonto says:

        Olá Dihny. Neste momento é importante colocar os riscos na balança e sermos bastante racionais, deixando o medo um pouco de lado para a tomada de decisão. Se o dente não for extraído, quais seriam os riscos? Há riscos de dar cárie ou problemas no dente do lado? Este siso está semi-incluso, isto é, “metade para fora e metade para dentro” do osso e gengiva? Ele está incomodando com dor e inchaço? Qual a verdadeira indicação? Quais são os riscos de deixar o dente quieto aí? Se deixar, não seria prudente ir ao dentista com frequência para monitorar o dente? Todas essas perguntas precisam ser respondidas e assim você percebe e decide junto com sua dentista se você vai ou não passar pela cirurgia. Boa sorte.

    • Junior says:

      Minha língua está anestesiada quando tempo levou para voltar ao normal?

  14. Graziele Lopes says:

    Ola bom dia, fiz extração dos 4 dentes do siso ontem 20/01/15 e até agora estou com o lado direito do rosto, mais precisamente queixo e boca ( metade do queixo e da boca) anestesiados. Não sinto nada, mas não ha formigamento. Somente perda de sensibikidade. O que eu faço? Já estou desesperada depois que li os depoimentos aqui. E também una das bochechas esta bemais inchada que a outra. A esquerda desinchou rápido, enquanto a direita ainda não. Me ajude por favor. Obrigada

    • dicasodonto says:

      Olá Graziele. Como estamos orientando aqui, faz apenas um dia da sua cirurgia. A cicatrização e reparação tecidual e do suposto dano ao nervo leva tempo. Siga as recomendações do seu (sua) dentista à risca, tome as medicações prescritas e faça o repouso necessário. No dia da retirada dos pontos, converse com seu dentista se ainda houver perda de sensibilidade. O importante é manter a calma e esperar o corpo se recuperar. Preciso dar tempo ao seu corpo e aos processos de cicatrização. Boa sorte.

  15. Gustavo says:

    Tenho uma cirurgia marcada para semana que vem para a remoção dos 4 sisos. Porém a raiz dos dois inferiores estão quase que atravessando o nervo (o cirurgião não disse isso, falou apenas do risco dos 5% e que mesmo assim, é garantido voltar ao normal dentro de dois meses, mas olhando a radiografia aqui, essa a impressão que tenho, que a raiz esta atravessando). Depois de procurar um pouco, estou muito preocupado quanto isso, o fato de estar atravessando o nervo, ele não usou essas palavras, mas tenho medo dele não ter falado para que eu não desista da cirurgia. O risco da parestesia acontecer então é maior no meu caso? Talvez seria melhor desistir da cirurgia? Afinal, só senti dor uma vez nos sisos, durou uma semana e passou, os dois superiores estão em irrupção e os dois inferiores inferiores impactados. Se não puder afirmar nada, posso mandar a radiografia no seu email? Estou muito desesperado quanto a essa cirurgia, queria saber sua opinião!!

    • José says:

      E então Gustavo, comigo é parecido, porém é o dobro, são 8 kkk todos os dois ultimos. Com vc, o que aconteceu depois?.

  16. Gabriela says:

    Ola, fiz a extração de dois sisos superior e inferior do lado direito dia 14/01/15, e estou com o lábio do lado direto com a sensação de formigamento que não passa e também umas fisgadas , não moro na mesma cidade do meu dentista e ele me falou que pode ser parestesia, estou muito preocupada, pois durante o pós operatório não tive nenhuma complicação. O que eu posso fazer, pois está me incomodando bastante

  17. paula teixeira says:

    Ola, fiz uma cirurgia para retirar o siso do lado direito no dia 24/01/2015 depois da cirurgia não sinto meu lábio direito e nem meus dentes e gengivas estão todos dormentes e isso já está me preocupando muito, será que volta ao normal logo pois estou desesperada tbm sinto meus dentes da frente parecendo que estão pressionado tipo uma pressão e agora o que eu faço estou com muito medo de não voltar ao normal. Estou desesperada!

  18. Julia says:

    Fiz uma extração de isso incluso semana passada.. Estou com parestesia, sentindo uma pressão horrível perto do queixo e sinto uma dor muito forte quando falo que parece ser no osso. Estou preocupada.. Conversei com meu dentista e ele disse que voltará ao normal, mas não senti muita firmeza. Não sei o que faço.. Alguma dica? Obrigada.

  19. humberto says:

    Fiz una cirurgia de siso incluso na parte de baixo e ja se passaram 10:00h e o efeito da anestesia ainda não passou, isto e sintoma de paranestesia?

  20. fernanda says:

    ola fiz uma extração do siso do lado inferior direito já faz quase dois anoa e tive paraatesia da boca e queixo o medico n m disse do risco….n m receito nenhum medicamento…gostaria se saber se ainda posso fazer algum tratamento para melhorar??

  21. Kamilla Diaz says:

    Olá. Antes de ontem passei pelo procedimento de extração do siso. A recuperaçao tem sido boa, não tive nenhum sangramento ou dor, só um inchaço quase imperceptivel. Porem desde então sinto dormencia e formigamento na porçao esqueda do labio inferior e queixo e me falta sensibilidade nos dentes que ocupam esta regiao. Mas oque mais me preocupa é o fato de que consigo abrir muito pouco a boca, é como se minha mandibula estivesse travada. Durante a cirurgia houve um momento em que tive uma breve sensaçao semelhante a um choque eletrico. A dormencia, a mandibula travada e essa sensaçao podem ter alguma ligaçao? Se se trata de uma lesão no nervo como saber a gravidade da mesma? É possivel saber se é temporaria ou permanente? Em 3 dias tenho marcada uma consulta para a retirada dos pontos e gostaria de ja ter em conta estes esclarecimentospara argumentar com a doutora. Desde já, obrigada.

    • dicasodonto says:

      Ainda é muito cedo para ficar preocupada. Esse problema de dificuldade de abrir a boca depois de uma cirurgia de siso pode acontecer e chama-se trismo. O inchaço na região não deixa a mandíbula abrir corretamente. Assim que o local for cicatrizando isso geralmente vai melhorando. Sobre o formigamento, pode ocorrer e demorar um pouco para retornar. Converse com sua dentista para que ela possa acompanhar sua melhora. Boa sorte.

    • Junior says:

      Quando tempo levou sua recuperação da sensibilidade

  22. Danielle ane de oliveira says:

    ha alguns meses tive um abcesso e com um tempo endureceu procurei um dentista ele disse que teria que tira um pedaço para fazer uma biopcia ou seja um procedimento cirurgico fiz tudo isso no dia 6 de janeiro 2015 estou esperando o resultado da biopcia para retirada total ate ai tudo bem,oque esta me deixando agoniada é que depois de todo esse tempo parece que acabei de sair do dentista .é como se tivesse perdido um pedaço do meu beiço e não consigo fazer uma coisa bem simples como assoviar.isso é normal?

  23. Tephi says:

    Olá, fiz a extração dos dentes do siso no dia 26/01/15. Hoje completa 23 dias que sinto que ainda continuo sem sensibilidade no meio da língua, na metade do lado direito. Tenho sensibilidade aos diversos tipos de alimentos, sejam eles salgados, doces, entre outros. Porém, não sinto que recuperei 100%. talvez esteja em 90% de sensibilidade. qual a chance de ser permanente??? estou preocupada e as vezes sinto um formigamento na língua.

    • dicasodonto says:

      Quando há melhora do quadro, é bem provável que a sensibilidade volte 100%. Como você mesmo disse, está em 90%, então está caminhando para os 100%. Tenha um pouco mais de paciência. Recentemente tive um caso que demorou 3 meses para que a sensibilidade voltasse 100%. Boa sorte.

  24. Boa noite Doutor!! Fiz a colocação de 3 Pinos para Implante, dia 3 de novembro de 2014!! E estou com parestesia , melhorou um pouco mais ainda esta me incomodando ,. estou fazendo laseterapia 1 vez por semana !! Doutor ,vc acha q vai melhorar ? Ou eu vou ficar assim por resto da vida !!Estou muito arrependida de ter feito os implante com essa doutora!!E já paguei R$ 6.000 reias tá faltando R$1.500 ainda……. só vou pagar quando ela colocar os dente s .Mais se não melhorar vou enrolar a Dentista !! bjs

  25. Barbara says:

    Olá doutor.
    Meu dente 48 está no nervo. Meu buco maxilo disse que teremos que fazer essa cirurgia no hospital devido às complicações de um caso como este. Lendo esse artigo fico receosa… Enfim, espero que dê tudo certo. Boa sorte a todos!

  26. Isabela santos says:

    Olá
    fiz a cirurgia ortognatica em agosto do ano passado, já fazem 6 meses desde a cirurgia, porém ainda estou com meu lado direito sem sensibilidade nenhuma o dentista disse que é normal e pode demorar até dois anos para voltar. Porém queria saber sem tem algum tratamento para voltar mais rápido e se realmente volta ao normal.

    • dicasodonto says:

      Pode demorar sim para voltar e nem todos casos voltam ao normal. Depende do dano ao nervo. Se seu dentista acredita que vai a sensibilidade vai voltar é porque a cirurgia que você fez acabou por não lesionar tanto o nervo. É preciso ter paciência em muitos casos. Existem tratamentos À base de vitaminas e Laser de baixa potência. Converse com seu dentista. Boa sorte.

  27. ana says:

    Olá.
    Fiz a extração do siso inferior direito hoje e no momento em que o dentista estava anestesiando, senti um choquinho.. ele disse que tinha atingido um nervinho mas nem dei bola.
    Meu siso estava semi incluso.
    Há possibilidade de eu ter parestesia??

    • dicasodonto says:

      Não tenho como responder. Na verdade o “choquinho” da anestesia é comum quando a agulha passa próxima ao nervo. Isso acontece em anestesias em região inferior posterior. Boa sorte.

  28. christina says:

    Em maio de 2014 fiz uma biopsia labial para diagnosticar síndrome de sjogre e desde então estou com o lábio inferior dormente e queimando. O medico de Sp Dr Marcelo diz que é normal e não da muita atenção e tudo foi feito partícula imagina se fosse SUS ou convênio?Ele diz que a biopsia foi profunda ,só esqueceu de me avisar. Acho uma falta de ética.E ele é
    professor deveria não cometer estes erros

  29. Célio Campanhole says:

    Pessoal… Acabei de fazer a cirurgia e estava maluco com toda essa dormência no lado da boca. Meu siso estava muito feio, estava deitado e atrapalhando o nascimento de outro elemento. Tenho 28 anos e acredito que foi tarde a remoção do mesmo.
    Em síntese, só me resta aguardar o efeito da anestesia passar e acompanhar o sentimento de dormência passar.

    Daqui a uns dias eu retorno com mais informações.

    Sorte pra mim e para vocês.

    • Célio Campanhole says:

      Pessoal, até o momento está tudo bem comigo. Hoje fazem três dias que fiz a cirurgia e ainda no primeiro dia eu já estava sentindo totalmente o lado do maxilar onde foi extraído o dente.
      Tenho sorte de ter feito o procedimento com um cirurgião bucomaxilo. O cara é bom e creio que não tenta lesado nada o nervo.

      Sugestão: não entreguem nunca esse tipo de serviço nas mãos de qq profissional. Procurem pessoas com a devida experiência.

      Sorte a todos!

      Daqui a uns dias retorno com maiores informações.

  30. Jessica says:

    Realizei a extração de dois sisos à uma semana e ainda estou com o efeito na anestesia do lado direito da boca e muita pressão nos dentes. Retornei ao dentista e ele falou que é normal nesses casos e pode demorar de 3 meses a um ano a total melhora.
    É desesperador passar por isso e ler todos esses comentários nada animadores.

  31. Flavia Serrão says:

    fiz um canal a uma semana no dente do fundo ao lado do ciso, mas minha boca permanece anestesiada na parte inferior na frente, sinto formigamento e um pouco de dor, o que devo fazer. Conversei com um dentista clinico me disse ser normal, mas ainda não consegui falar com a dra que fez o canal. Estou desesperada!!!!!

    • dicasodonto says:

      Se é recente, pode ficar calma. É um problema que pode acontecer e ter relação com a anestesia. Aguarde para conversar com a dentista que realizou o procedimento. Boa sorte.

  32. Karen says:

    Há 7 dias fiz extração de um siso incluso no lado esquerdo inferior (o médico não me alertou do risco) e agora estou com parestesia na parte do lábio e no queixo. Queria saber o que faço, se tem algum medicamento pra passar essa insensibilidade ou só com o tempo mesmo? Grata.

  33. Gisele says:

    Boa tarde,
    estou com medo pois a sensação é horrível, mal consigo passar um baton e formiga muito, faz 6 dias que fiz a cirurgia da extração do Siso, alguém pode me orientar?

    • dicasodonto says:

      Melhor conversar com seu dentista. Ainda é muito cedo para determinar se houve algum problema mais sério, mas a sensação normal vai voltando aos poucos na maioria dos casos. Boa sorte

  34. Hj atarde meu labio de baixo comecou a cocar muito ficou vermelho e comecou a inchar agora o lado esquerdo do meu queixo tbm esta inchado eu rstou com as amígdalas inflamatas oq pod ser a causa desse inchaço nao e a primeira vez q incha

  35. jordana says:

    Bom dia… fiz uma cirurgia de extração de ciso inferior e superior do lado esquerdo… passei bem… qdo fui tirar os pontos falei pro dentista que não estava sentindo lado esquerdo da lingua e ele disse que aos poucos ia voltar ao normal… ja faz um mês e não voltou… ainda tem tratamento?

    • jordana says:

      Eu tambem tenho que fazer uma cirurgia de extração dos outros dois cisus do lado direito… pois não tenho espaço para eles na boca, então eles não nasceram totalmente o que me causa dor… mas estou com medo pode ocorrer o mesmo e eu ficar com parestesia em toda a lingua… quais as chances de isso acontecer…

    • dicasodonto says:

      Retorne ao seu dentista para que ele possa avaliar. Boa sorte.

  36. Jaqueline says:

    Olá! No dia 06/04/15 fiz uma obturação onde depois foi diagnosticada a parestesia lingual do lado direito. Fui orientada a beber levedo de cerveja em cápsula por ser um complexo vitaminico B que dizem ser bom para acelerar o processo de regeneração do nervo. Comecei a fazer fisioterapia na última segunda feira, uma semana depois do ocorrido e a noite no dia que fiz a primeira sessão, o sentido voltou ao normal por alguns minutos e depois voltou a ficar dormente de novo porém hj estou sentindo uma sensação diferente como se houvesse algo ‘apertando’ a língua do lado de dentro e por fora uma sensação de ‘ardencia’ como se estivesse acabado de escovar os dentes com uma pasta bem ardida! Isso é um bom sinal? Pode ser considerado um sinal de progresso? Ou são sinais próprios da parestesia mesmo? Poderia me responder via email também? Obg!!

  37. Francisca says:

    Olá fiz uma restoracao pequena e est com paranestesia do lado direito da minha língua.

  38. Delcio says:

    ola fiz coloquei dois implante inferiores, ja faz 06 meses, nos primeiros meses estava com lado esquerdo do queixo, anestesiado, agora só estou com labios formigando, tem dia que parece que esta melhorando, mas depois volta aquele formigamento chato.
    acabei de retirar os dois implantes.
    ja fiz 05 seções de lazer, mas ate agora não mudou nada.
    tem chance de acabar esta agonia?

  39. Thais says:

    Boa noite!
    Passei por uma cirurgia.
    fratura de mandíbula e fiz a cirurgia dia 26/02/2015. E sinto dormencia nos labios
    E queixo quando tempo mais ou menos a pessoa volta ao normal.??

  40. Ariane says:

    Tive parestesia quando retirei os dois primeiros sisos, mas o efeito passou depois de alguns meses. Pretendo retirar os outros dois. Isso pode acontecer novamente?

  41. Denise says:

    Olá, realizei uma mentoplastia com inserção de prótese há 1 ano atrás e fiquei com parestesia numa pequena porção do lábio inferior. Gostaria de saber se ainda há chances de reversão ou depois desse período já se torna mais difícil. Obrigada desde já.

    • dicasodonto says:

      A sensação normal pode demorar mesmo a voltar ou não voltar mais. Acompanhe sempre com seu dentista para saber se está havendo melhora ou se está estabilizado. Boa sorte.

  42. ANA REGINA CHAGAS ARAUJO says:

    Boa Tarde!
    Realizei a extração do siso, na quarta feira, dia 20, o dentista informou sobre a possibilidade de ficar dormente a gengiva, pois o dente estava passando por um nervo. Porém, meu lábio também está muito dormente, não sinto, parece que tudo que vou beber vai derramar, fora que ainda não consigo abrir a boca direito.
    Bom, isso pode levar muitos dias para normalizar?
    E quanto a extração, eu uso aparelho, mas já estou quase no final do tratamento, se retirar um, é necessário retirar todos os quatro? Pois os sisos da parte superior, estão retos, e um está quase do tamanho normal. servindo para a mastigação.

    • dicasodonto says:

      Olá Ana. A pequena parestesia que você está sentindo pode ser normal e ainda é muito cedo para se preocupar. Sobre a indicação de extrair sisos, não é possível ser feita via comentários de Blog. É preciso uma avaliação clínica e radiográfica e de um planejamento. Converse com seu dentista. Boa sorte.

  43. Tainá moura says:

    Fiz a cirurgia a dis meses, faço o laser a três sessões ja, também já posso sentir minha lingua, porém queima e me incomoda muito sito que incha também. Agora os lábios w a gengiva nada aina. Quero saber quando para de arde principalmente a lingua que já a sintnto

  44. Tainá moura says:

    Por Deus preciso de ajuda queima muito e lá no meu dentista tudo é normal estou enlouquecendo. Ajudem por favor

  45. Silvana Andrade says:

    Um dos meus dentes primeiro-molar começou a doer como se fosse um sinal de canal. No dia seguinte, parte do meu rosto, em especial próximo a região do queixo, começou a formigar e perder a sensibilidade desta região. O que poderia estar ocorrendo?
    Agradeço desde já pela atenção.

  46. sabrina says:

    Fiz uma extração do meu siso inferior esquerdo á 3 semanas, na cirurgia foi tudo muito bem, porêm a dormência e fisgadas de metade do meu lábio inferior e parte do queixo é muito incômodo. Meus dentes (desta mesma região) parecem que vão sair sozinhos da gengiva, tamanha pressão, tenho a impressão que eles se espremem e que vão saltar da gengiva, não consigo mastigar, minha lingua e parte de baixo da lingua também doem. Queria esclarecer que região(lábio, queixo, parte de baixo da lingua e dentes) são dormente, mas doem, como se pulsa-se um coração da dor, minha boca fica torta ao sorrir, não consigo abrir a boca para morder nada, ou escovar os dentes, se forçar doe. Meu cirurgião, me disse algo sobre este nervo porisso vim pesquisar, tomei Tilex para dor, mas não passa mesmo com medicamento, me assustei de saber que pode durar mais tempo. Bem se for assim fcarei maluca, pois doe mesmo, meu marido não acredita em mi. O que fazer??????

    • dicasodonto says:

      Converse novamente com seu dentista e é preciso que a região seja examinada, para ver se não há dentes com problemas que justifiquem esta dor. Se não houver, pode ser a sensibilidade voltando e isso não dura muito tempo. Boa sorte.

  47. Fernando Donizetti dos Santos says:

    Boa tarde, tenho parestesia lingual a quase 2 anos na ponta da lingua direita, sinto formigamento e queimação e não sinto paladar, mas sinto picadas, frio e quente mas bem menos avulsada, do lado normal. Estou fazendo laserterapia na UNESP pois lá que tive a lesão e vou uma vez por semana a 1 mes fazer o tratamento e estou tomando ETNA desde de outubro e benerva e baepentina desde maio onde passei na neuro ela receitou esses remédios. Houve uma pequena melhora, mas estou perdendo as esperanças de voltar ao normal, queria que ao menos parasse de formigar, segundo o dentista da UNESP com o tempo o organismo se acostuma com o nervo e para de formigar, mas não sinto muita confiança. Queria saber se a Doutora conhece algum caso que foi possível uma cirurgia neuro que repare o nervo danificado e volte ao normal a lingua?

    grato.

    • Fernando Donizetti dos Santos says:

      desculpe, vou uma vez por semana

    • dicasodonto says:

      Muito difícil haver cirurgia reparadora de nervo nesta área. Causaria mais parestesia ainda. O jeito é aguardar e tentar aprender a conviver com o problema. Boa sorte.

      • Fernando Donizetti dos Santos says:

        ok obrigado, mas você sabe de relato que com o tempo e quanto tempo pelo menos o formigamento para? mesmo que a lingua não volte a ter paladar ou ficar 100%. Pois o que me incomoda mais é o formigamento

        • dicasodonto says:

          Então, Fernando, cada caso de comporta diferente e fica difícil falar em algum padrão. O jeito é acompanhar, fazer as aplicações de laser e tomar as medicações e aguardar com paciência. Boa sorte.

        • Junior says:

          Voltou ao normal já o sua língua pois a minha está queimando e paralisa

  48. Lucas Souza says:

    Olá! Fiz uma simples restauração na última terça, fui anestesiado e até agora não sinto a metade esquerda da língua, sinto um formigamento, uma dor fraca bem no fundo da língua e uma sensação como se ela estivesse um pouco inchada, minha dentista usou uma tubete de anestesia, ela disse no dia seguinte que ia passar rápido (o que não aconteceu) e que é normal mas eu sei que não é, é a parestesia e eu estou meio preocupado. Não sei se influencia mas eu tenho 16 anos… Obrigado

  49. sueli says:

    Fiz um tratamento d canal o dentista aplicou nestezia duas vezes mas não pegou ele disse vou ter q aplicar no nervo eu quaze morri d dor ele disse q o canal ta perfeito mas eu não guento mais tanta dor dez desse dia agora ele pediu uma panorâmica eu não aguento mais tomar remedios me ajude.

  50. Tatyana says:

    olá fiz uma cirurgia do do segundo dente pré molar inferior no dia 6/7de 2015 faz 4 dias e sinto muito frio e dormencia isso è normal.

  51. andreia brito says:

    ME SINTO tao culpada meu marido nao queria tirar o siso e eu ensiste .. hoje a lingua dele e paralisada e senti muito formigamento já faz 1 ano. o denstista nao avisou e nada fez par isso voltar.

  52. Eduarda says:

    Olá, realizei a extração do siso no lado esquerdo da boca na terça feira(14/07), porém sinto minha língua amortecida e dolorida, meu rosto ainda está um pouco inchado! E após ler os comentários fiquei preocupada, já informei ao dentista e ele disse que é normal e me receitou vitaminas( B12), o que eu faço?!

  53. Mariana says:

    Ola , boa tarde . a cerca de 3 semanas tive um abececo do lado esquerdo , parti um dente ao comer e gerou infeção . o que acontece e que quando o mesmo crio infecção comecei a sentir o lábio e o queijo dormente como se tivesse “anestesiada” aquela sensacao de desconforto total . agora passado quase 2 semanas e pouco ( depois do fim de medicamentos , tratamentos) continuo a não sentir . as vezes sinto formigueiro e comichão mas la esta n consigo aliviar pois n sinto nada é normal ? Estou um pouco assustada pois já parei os tratamento , além de n se notar , isto não esta nem a melhorar nem a piorar , simplesmente permanece . qe devo fazer ?

  54. Raquel says:

    Fiz a extração do siso inferior e superior, hoje tem 15 dias. Andei pesquisando e vi que estou com trismo = incapacidade de abrir a boca completamente, para isso o médico mandou fazer compressa quente mais sobrepor palitos para ir voltando ao normal. Acredito que pelo que pesquisei… não há outra coisa pra se fazer. O que mais me incomoda e me preocupa é a parestesia, tendo em vista que algumas pessoas tiveram problemas irreversíveis. Eu estou com o lado que foi operado dormente como se fosse a sensação de anestesia, aos poucos eu tou notando que tá melhorando, estou tomando Etna de 12 em 12 horas… Mas o que mais me preocupa é o sabor dos alimentos, do lado que for feita a cirurgia não sinto gosto. Será que isso é passageiro? que eu vou ficar boa?

  55. dalcir berti says:

    Bom dia

    Acabei de realizar um tratamento de canal o qual o canal ja estava morto e não precisou de anestesia, so que depois a boca inchou e tive que tomar antibiotico desde entao o canto inferior direito da minha boca esta dormente ja faz quinze dias e nao passa o,que devo fazer.

  56. Raquel says:

    Nossa como existem parestesias.. Estranho é que continuam retirando sisos sem que nem porque. Eu fiz a retirada do siso e ninguém me avisou dos riscos agora estou com queixo e labios dormentes foi ontem vou esperar porque está formingando hj fiz laser e tomei citroneurim injetável

  57. Leonardo says:

    Doutor me ajude,do nada meu labio superior começou a perder a sensibilidade e estou ficando preocupado pois nao realizei nenhum procedimento no dentista que o afetasse.
    Simplesmente de uns dias pra ca ele começou aficar assim,nao tenho alergia nem nada
    Por favor me ajude !!!

  58. Pingback: Orientações aos pacientes após cirurgia de dente do siso - DicasOdontoDicasOdonto

  59. Dalva Maria says:

    Estou com uma cirurgia de implante dentário de pré molar e molar na arcada inferior marcada para o dia 04/11/2015, meu dentista me orientou sobre o risco de parestesia pois meu nervo está com 9 mm de profundidade e os pinos são de no mínimo 9,9mm. estou com muito medo de ficar com parestesia definitiva. o que devo fazer ?

  60. Raquel says:

    https://m.facebook.com/profile.php?id=1518959904983329 acessem o face vamos trocar experiências sobre parestesia em extração de siso

  61. Bom, fiz quatro implantes inferiores em 21 de setembro 2015, sendo 2 do lado direito e dois do lado esquerdo. Os dos lado direito, tudo bem; mas, do lado esquerdo fiquei com parestesia, tem hora que diminui e tem hora que está como tivesse tudo anestesiado novamente. O ruim é que estou mordendo os lábios quando vou me alimentar, embora policio mas não tem jeito, a gente se morde mesmo. Tenho a sensação que um dos pinos está tocando o nervo ou está bem próximo. Se diminuir o pino (trocar) por um mais curto resolveria? Sei que foi utilizado nesta cirurgia um aparelho (não me lembro o nome) que, quando ele está furando o osso, ao tocar numa parte mole era pára automaticamente. Segundo o profissional, seria para evitar a dilaceração do nervo alveolar ou seu arrebentamento. Sei lá, se isso é fato mesmo! Fui também informado antes do procedimento que poderia ocorrer a sinestesia, mas que seria tempóraria, isto está correto?

    • dicasodonto says:

      Olá Roberto. Se a sensação está voltando, sugiro esperar. É possível que a sensação volte ao normal. É preciso acompanhar com seu dentista. Acredito que pode ser mais problemático mexer novamente na região já que a sensação está voltando aos poucos. Mexer de novo no implante implicaria em uma possível mexida perto do nervo novamente, causando nova parestesia. Converse com eu dentista sobre o acompanhamento dessa possível parestesia reversível e tente se policiar na mastigação por mais algum tempo. Boa sorte.

  62. Almir José Silveira Miranzi says:

    Apliquei anestesia mandibular em uma paciente há 45 dias. Depois do terceiro dia ela me relatou falta de sensibilidade na lingua e garganta. Prescrevi um complexo B.

  63. Adriano Dutra Jaconi says:

    Minha vontade e pegar esse cirurgião maldito, e arrancar o dente sem anestesia com alicate, esse malditos sabem do risco de quebrar uma raiz e mesmo assim faz de qualquer jeito, já estou com minha boca dormente já faz 3 dias, juro que dá vontade arrebentar a cara dele só assim ele vai ter mais cuidado com os seus próximos pacientes, estou com medo de ir até tirar os pontos com ele,

  64. Michele says:

    Olá … Tive uma parestesia há quase 2 anos, o dentista disse que ia voltar … Fiz tratamento com vitamina, e outros .. Nada feito. Existe alguma chance de voltar??

  65. claudia says:

    boa noite, estou muito nervosa porque fiz quatro cirurgia dentária a três dias e estou com parte dos lábios e do queixo anestesiado, estou perdendo a paciência ,queria saber se tem cura por favor, obrigada

    • dicasodonto says:

      Boa noite. Você precisa comunicar isso ao seu dentista. Três dias ainda é cedo para dizer, porque é muito recente. Como falamos na postagem, a recuperação vai depender do que aconteceu no momento da cirurgia, da posição do dente e de outros fatores. Boa sorte.

  66. Everlânia Lopes says:

    Bom dia. Fiz a extração de dois sisos ontem. O inferior estava deitado e próximo de um nervo. Durante o procedimento, quando o médico “serrava” o dente com aquele bendito motorzinho tive dois momentos de choques fortes, me tremi toda na cadeira. Depois disso o médico disse q eu poderei ficar com parestesia temporária. Minha dúvida é : Geralmente o problema ocorre no momento da aplicação da nestesia, no meu caso não foi assim. Será q lesionou muito? Estou com o lado esquerdo da minha língua totalmente dormente, não sinto formigamento e é como se ela estivesse bem pesada do lado esquerdo.
    Desde já agradeço a atenção.

    • dicasodonto says:

      Olá Everlânia. Com dois dias ainda é muito cedo para dizer se a parestesia vai ser demorada. Aguarde a cicatrização do local e converse com seu dentista sobre acompanhamento da volta da sensibilidade na região. Boa sorte.

  67. Rodolpho says:

    Estou com muito medo de fazer a cirurgia , fiz o panorâmico e o siso está deitado encostado no canal …não consigo mais relaxar , muito preocupado com isso .

    • dicasodonto says:

      Converse com seu dentista Rodolpho. Se o dente precisa mesmo ser extraído para não comprometer o vizinho ou para parar de doer, ou mesmo que seja para colocar aparelho, é preciso enfrentar o problema. Boa sorte.

  68. Frederico says:

    Boa noite. Arranjei um dente faz 7 dias hoje e tenho a língua atrás do lado esquerdo um pouco dormente. Será que vai voltar ao normal? Amanhã tenho mais uma sessão para arranjar esse dente e não me sinto confiante para levar mais anestesias.

  69. Rosália dos Santos says:

    Boa noite
    Fiz uma cirurgia de implante faz 4 meses e tive parestesia em parte do lábio infeiror e queixo, depois de 3 meses voltou 100% da sensibilidade, no entanto ainda tem a sensação de que tem um algodão dentro da boca. Essa sensação vai passar?? Outra questão o dentista ainda não colocou um dos implantes da parte inferior, quando ele colocar correrei o risco de ter parestesia novamente?
    Obrigada

    • dicasodonto says:

      Que bom que a sensibilidade voltou. Ela deve ter voltado quase 100% porque você ainda sente estranho. Continue acompanhando com seu dentista. Sobre sua segunda pergunta, Depende da região do outro implante a ser colocado. Boa sorte!

  70. Junia says:

    Arranquei o siso do lado esquerdo e foi uma cirurgia bem complicada, durou 5 horas. Foi dia 10/08. A raiz do molar do lado teve uma fratura, com isso tive que fazer canal. Também estou com parestesia desde então. Já tomei vitamina, mas não voltou totalmente. Formiga muito.

    • dicasodonto says:

      Realmente, cirurgias complicadas podem levar a lesão no nervo e causar parestesia. Se está voltando aos poucos, tenha paciência que possivelmente vai voltar com o tempo. Boa sorte.

  71. Anonimo says:

    Oi , fiz ortognatica no início dezembro , meu caso era retrognatismo , ocorreu tudo bem , somente adquirir uma parestesia, no lábio inferior e queixo , segundo meu dentista o nervo alveolar não foi atingido . hoje quando aperto muito meu queixo sinto sensibilidade e no lábio inferior sinto uma sensibilidade diferente , será um bom sinal ? Porque isso me deixa muito baixo astral . será que essas reações são pontos positivos ?

  72. Sulzbach says:

    Se alguma coisa assim acontecesse comigo eu não sei do que seria capaz de fazer com o dentista, isso é imperdoável, em pleno século XXI com toda a tecnologia e ainda estamos sujeito a riscos em casos de extração de dentes, eu não acho que isso seja normal coisa nenhuma, só sendo muito incompetente. E é ainda mais apavorante saber que existem casos de óbito após extração dos dentes, como ficar tranquilo assim?

    • dicasodonto says:

      Olá Douglas. Em pleno século XXI toda cirurgia apresenta riscos, seja na medicina ou na odontologia. Por mais que sejam planejados, procedimentos cirúrgicos podem apresentar acidentes e isso é comum. Isso é lidar com saúde e aí que está a grande responsabilidade que um profissional de saúde carrega nas costas todos os dias. A anatomia não é igual em todo ser humano, assim como a resposta do corpo de cada um. Além de tudo isso, o ser humano é imperfeito, podendo cometer erros. A orientação antes dos procedimentos é muito importante para que o paciente esteja ciente dos riscos. Boa sorte.

  73. Monise de oliveira says:

    Olá fiz uma cirurgia para extrair o siso do lado direito a dois dias estou sentindo muita dormência nos labios e no queixo sem contar o formigamento e os ferimentos causados por ficar mordendo os labios o meu dentista disse q é normal mas o incômodo e terrível não existe nada q possa melhorar como massagens por gelo sei lá algo assim por favor me ajude estou ficando desesperada já obrigada

    • dicasodonto says:

      Olá Monise. Com dois dias a região ainda fica muito machucada mesmo e a dormência ainda pode ser comum. Precisa comer com cuidado para não se morder, alimentos gelados, líquidos e pastosos. Açaí, sorvete, batida de frutas coada, milk shake, purê morninho e etc. Precisa ter um pouco de paciência. Aguarde os 7 ou 10 dias de retorno que em muitos casos a sensibilidade vai voltando aos poucos. Boa sorte.

  74. Monise de oliveira says:

    Olá olha eu de novo aqui rsrs já se fez 7 dias que extrai o siso ea anestesia não passou nem o formigamento ea região onde está dormente está toda machucada por dentro devido eu morder quando mastigo e é inevitável não morder pq está dormente parece q está pesado e eu não posso ficar só tomando líquido até essa anestesia passar pq é muito incerto quando vai passar meu dentista constatou que é mesmo parestesia é muito desconfortável eu acho que com tanta tecnologia com tantas coisas avançadas deveriam estudar mas sobre isso para reverter pelo q parece não tem nada que reverta o problema de imediato eu sei q isso pode acontecer com qualquer pessoa mas não tiro a culpa do dentista pq afinal é tbm um erro dele apesar de não ser inevitável mas ele tem sua parcela de culpa quando a gente procura um profissional para fazer uma cirurgia é pq a gente confia e precisa desse profissional eu acho q talvez falta um pouco de dedicação para não acontecer isso com nenhum ou com menos pacientes possíveis sem contar que o medo de voltar ao dentista é enorme ea confiança não é mais a mesma preciso extrai outro dente de siso e não mais querer extrai prefiro ficar com a dor de dente do que sem a sensação dele rsrs mas enfim profissionais da área poderiam estudar com carinho esse problema com mais atenção pq é um problema que atinge muita gente e quem sabe não se acha a solução do problema obrigada pela atenção e boa sorte para mim e para outros que assim como eu passa pelo problema fiquem com deus e na paz do senhor !

  75. MRMorais says:

    Fiz a extração ontem de um siso inferior esquerdo. O dente estava praticamente deitado e foi necessário quebra-lo em quatro partes para poder sair, e mesmo assim deu muito trabalho. Meu rosto esta inchado, mas a dormência da lingua e lábio passou. Mas sinto dormente por dentro da boca no lado esquerdo. Seria o caso de soltar? No dentosta ou esperar mais um pouco?

  76. José Vitor says:

    Ola, fiz a extracao dos dois sisos de baixo quinta feira, hoje ja é domingo, estou fazendo todos procedimentos que o dentista recomendou, mas ainda dói e esta muito inchado, o que eu faco?

    • dicasodonto says:

      Olá José Vitor. Melhor retornar ao dentista nesta segunda feira para avaliar o que está havendo. Existem algumas complicações que podem ocorrer após uma cirurgia de extração do siso. Boa sorte.

  77. Roberto says:

    Nai parestesia.
    10 meses com parestesia após implamtes , o demtista calculou mal pois 1 pino maior que o espaço que ele tinha, pegou o nervo.
    Vou esperar 1 ano se nao voltar vou processar.
    Arde, lingua, queixo e metade do labio esquerdo fora a dormencia.

  78. Marcos Gabriel says:

    Olá, Fiz cirurgia de extração dos sisos em setembro de 2014 sendo os 2 inferiores inclusos horizontal, fiquei com parestesia nos 2 lados inferiores da boca e bochecha. A sensação é de dormência e pressão e as vezes leves fisgadas, do lado esquerdo melhorou em 6 meses, mas do lado direito melhorou uns 40%, estou terminando o tratamento com Complexo B e bochecho com água morna e melhorou mais uns 5%. A sensação as vezes muda para o lado esquerdo e some do lado direito as vezes. Será que vai voltar ao normal? já apos 17 meses. Fico muito triste com esse problema, só não posso perder a esperança… Deus faz o impossível acontecer…

    Desde já agradeço!

    • dicasodonto says:

      Olá Marcos. Existem abordagens diferentes como outros medicamentos e aplicações de Laser. De repente valeria a pena tentar. Procure por um cirurgião dentista especialista em cirurgia buco maxilo facial para se consultar. Boa sorte.

  79. Liliane says:

    Doutor meu caso é desesperador, não sei mais o que fazer, espero q o senhor me ajude, vamos lá. Fiz extração d ciso a 8 anos atrás e deu parestesia. Metade da língua inteira formigando, dormência e ardência como se fosse queimadura, isso constante. A dentista falou q era normal e a sensibilidade voltaria aos poucos, e n me indicou nenhum tratamento. No decorrer do tempo fui me informando e descobri o laser, fiz por muito tempo e nada adiantou. Até q entre os milhares d dentistas q fui me indicou neurologista por ser neurológico. Enfim… Tomei vários remédios e nenhum fez efeito. A falta de sensibilidade após 4 anos foi pra ponta da língua, e já está nela a 4 anos. Afetou um pouco do paladar, e a ardência é 24 hs. Um clínico eu reclamando d outra coisa acabei comentando e me indicou otorrinolaringologista, me encaminhou pro hospital de patologia oral, q ainda não fui pq tem q ter encaminhamento do sus e eu ainda não consegui. Andei pesquisando e vi q alguns casos tem intervenção cirúrgica mas, não consigo achar mais nada detalhado e por dentro uma angústia enorme, medo da sensação n ter passado até agora ser algo além de constante, irreversível. Me disseram q n tinha nenhum exame para eu ver o nível da lesão já q os nervos n ficam parados, o que eu quero do senhor é saber se mesmo após 8 anos e 2 meses de trauma se vitamina ainda pode dar algum jeito? E o nome dessa cirurgia q dizem q da pra reverter esse tipo d caso? E pra esse meu caso q tipo de exame fazer pra saber mais detalhadamente? O que me foi passado foi que meu dente ciso direito, o da parte d baixo estava muito fundo, por isso na hs da extração ocorreu a parestesia. Espero q o senhor possa me dá uma luz.

    • dicasodonto says:

      Olá Liliane. Conversando com um colega Buco Maxilo Facial, as chances de retorno após tanto tempo são pequenas, ainda mais no nervo lingual. Porém, sugiro consultar um dentista Buco Maxilo Facial para ver se realmente não há alguma medicação nova ou cirurgia para o seu caso. Boa sorte.

      • Liliane says:

        Eu fui, e foi me dito o seguinte: Se de dormência passou para ardência era um sinal bom de que estava regenerando mas que, é lento e não poderia precisar um mês ou um ano exato para acontecer mas, que provavelmente aconteceria. Ele me passou uma pomada anestésica para aliviar a queimação mas, só da um problema a mais, por que além da queimação sinto ela pesada pela dormência do anestésico mas, a dor continua mesmo passando a tal pomada. Continuo o tratamento com o neuro, já passou das fases da vitamina e, ando lendo as bulas dos medicamentos receitados e são todos antidepressivos, talvez pela ansiedade atrapalhar bem nesses casos. Eu queria um tipo de exame especifico para saber as verdadeiras chances que eu tenho, radiografia, tomografia mas, o que me dizem é que não da pra ver o tipo da lesão pelo nervo lingual ser um dos mais difíceis por estar constantemente em movimento. Tenho esperança, por que começou com o lado direito todo dormente, depois foi regenerando sozinho com o tempo junto com a queimação, que odiei ate me dizerem que dor nesses casos era um fato positivo, foi descendo ate chegar na ponta da lingua, o que me da esperança que o tempo, mesmo que lento melhore. As vezes penso que já melhorei mas, que foi tanto tempo de sofrimento que se tornou dor crônica e psicológica. Dr,gostaria de saber se existe algo pra passar na lingua que diminua essa sensação de queimação? Pra aliviar o sofrimento.

        • dicasodonto says:

          Olá Liliane. A aplicação de Laser tem sido uma alternativa para alívio de desconfortos e aceleração da recuperação em casos de parestesia. Converse com seu dentista e boa sorte.

  80. Janaina machado says:

    Boa noite fiz extracao de dois sisos inferior ha uma semana, estou com parentesia na lingua no lado direito e estou com o lugar onde levei os pontos dolorido, pesquisei bastante sobre a parentesia e estou esperando voltar ao normal mais o que me encomoda é a sensacao de dor onde estava os pontos. Isso é normal doer mesmo se estar inflamado ou doi justamente porque esta com alguma inflamacao interna?

    • dicasodonto says:

      Olá Janaína. Melhor voltar no dentista que realizou a extração para avaliar e já começar a tratar e acompanhar a parestesia o quanto antes. Uma semana ainda é muito cedo porque a cicatrização total da região demora no mínimo 3 meses (contando com reparação óssea). Boa sorte.

  81. Vinicius Pereira Quintanilha says:

    Bom Dia Prezado Dr. sua ajuda e opiniao é muito importante p/ sber e solucionar esse problema q ja Levo á 5 meses pulsação diltatando nervo do babio superior, pois o nervo está saliente e após qual quer refeição começa a pulsar que nem batimento cardio rapido.
    Estou falando c/ nervo pressionando meu labio superior interno.
    E ando muito assutado isso depois quando levei um soco.
    Ja fui ao dentisa fiz raio x do dentes nda , esperando exame panaromica da face, tbm fui ao buco facial e nda agora estou na fila do SUS p/ consultar neuro para analisar se temque fazer alguma ressonância ou receitar algum remedio tipo antibiotico p/ nervo n ficar mais saliente, dilatando e pressionando minha boca pois está uma agonia e incomodando muito meu dia a dia até com dificuldade de dormir. MtoObrigado sua atenção.Fique c/ Deus

    Gostaria de sabe se vc conhece algum antibiotico p/ nervo do labio superior?

    • dicasodonto says:

      Olá Vinicius. Melhor esperar o Neurologista mesmo ou consultar um dentista Buco Maxilo Facial para ver. Antibiótico não serve para este fim. Antibiótico apenas serve para combater ou prevenir infecções e é impossível fazer prescrição por meio da Internet. Precisa investigar se é nervo mesmo ou uma artéria ou outra coisa. Boa sorte.

  82. suzy says:

    Estou com um lado torto dá boca,ñ consigo fale direito,após sair do dentista.

    • dicasodonto says:

      Olá Suzy. Entre em contato com seu dentista. Logo após a consulta pode ser comum sair coma sensação de “boca torta” por causa da anestesia. Se não passar em cerca de 3 ou 4 horas converse com seu dentista. Boa sorte.

  83. Silvana says:

    Comecei um tratamento de canal, e após a anestesia e a aplicação das agulhas para o tratamento do canal ,meu dente não parou mas de doer e a boca onde foi aplicada a anestesia continua dormente até a metade do queixo. Gostaria de saber o q e isso?5

  84. Wanderley Nogueira - CD says:

    Estou com um caso com 15 dias de evolução. A função motora está completamente restabelecida e a sensibilidade voltando ao normal. Mas é uma situação altamente estressante, com relato da paciente chorando por dias, mesmo orientada da possibilidade e do prognóstico do caso. Recomendei complexo B, exercícios e paciência.

  85. ROSE KELLY DOS SANTOS BARBOSA says:

    Boa tarde!!! Tem dois mêses que o dentista fes aplicação da anestesia pra retirada de uma carne até hoje meu lábio e queixo está dormentes, demora a passa essa dormência?

  86. Carolina says:

    Olá!! Extrai o siso inferior direito em janeiro de 2015 e tive parestesia. Meu dentista receitou o uso de vitamina b12 e disse que não podia me garantir que voltaria a ter sensibilidade na língua. Decidi procurar uma neurologista e ela me receitou etna e disse que essa era a única opção para tentar ajudar a a reverter a situação. Fiz o tratamento e, de fato, melhorou, mas nao completamente. Minha sensibilidade em metade da língua é diferente. Não sei explicar direito, mas eu sinto quando eu mordo, mas se eu colocar algo pequeno na boca, como um grão de arroz, um comprimido, eu não sinto exatamente o que está na língua. Gostaria de saber se ainda posso ter esperança de minha sensibilidade irá voltar, ou se, depois de 1 ano e 4 meses, não tem mais jeito mesmo. Isso me deixa muito mal.
    Muito obrigada!!

    • dicasodonto says:

      Olá Carolina. Seria preciso avaliar como foi sua cirurgia e como que houve trauma no nervo que da a sensibilidade para metade da língua. O que sabemos é que esse ramo lingual é bem delicado e depois de alguns meses o retorno da sensibilidade vai ficando mais difícil. Procure um dentista para avaliar e acompanhar seu caso. Boa sorte.

  87. sander says:

    como faço p saber de o nervo foi cortado… pois tenho psrestesia língua a 2 anos mas ainda sinto algo… nao como o outro lado mas sinto… obrigado..

    • dicasodonto says:

      Muito difícil cortar o nervo. Ele pode sofrer alguma lesão durante algum procedimento cirúrgico ao mesmo anestesia. Procure um cirurgião dentista especialista Buco-maxilo facial. Boa sorte.

  88. Daisy says:

    Extrai o siso inferior e superior do lado esquerdo há 6 dias, no quarto dia a dor piorou muito e eu comecei a sentir um dos dentes inferiores da frente e até agora não passou. A dor no local da cirurgia está bem pouca, mas o do dente da frente continua a doer, pode ter atingido o nervo?

    • dicasodonto says:

      Olá Daisy. Difícil da gente diagnosticar sem avaliar presencialmente. Sugiro que quando for tirar os pontos no seu dentista, que informe seus sintomas a ele. Ele poderá avaliar com clareza o que pode estar acontecendo. A lesão do nervo pode dar sensações estranhas como calor, sensação de gelado, pontadas ou dor mesmo, mas o sintoma mais comum é a sensação de dormência constante. Boa sorte.

  89. Jana says:

    Bom dia. Tenho 3 cisos, porém o dentista analisou é disse que como não tenho o de cima para igualar com o de baixo, será necessário retirar, pois ele cresceu demais, porém este dente está próximo ao nervo e corre o risco de parestesia. O ciso que ele quer retirar não me incomoda em nada, estar no lugar certinho. Preciso mesmo retirar e correr esse risco?

    • dicasodonto says:

      Olá Jana. Cabe a você analisar este risco junto ao dentista. Se o dente está sem cáries e não está trazendo nenhum tipo de problema, acredito que ele possa ficar aí quieto. Agora se houver problemas de higienização ou inflamações na gengiva ou outros, aí ele precisa ser retirado para evitar problemas. Boa sorte.

  90. Sonia says:

    Boa noite.

    Tenho uma parestesia do lado esquerdo do labio e queixo ha 1 ano.Devido a uma anestesia de canal .
    Neste meio tempo houve melhora nos sintomas que antes eram horriveis hoje sao mais brandos,tipo sentir as temperaturas ,nao mais tenho dor no labio apesar de senti-lo meio adormecido ainda;e o queixo o sinto meio adormecido tbem.
    Gostaria de saber se 1 ano nao é tempo demais para ainda estar assim , e se existe algum exame que detecte o grau de traumatismo no nervo alveolar
    grata

    • dicasodonto says:

      Olá Sonia. Infelizmente esse tipo de parestesia pode durar bastante tempo. Sugiro que procure um dentista especialista Bucomaxilo facial para exames na região e possíveis pedidos de tomografia digital para avaliação da lesão. Boa sorte.

  91. andreia says:

    Bom dia em agosto do ano passado arranquei dois siso do mesmo lado e ate hoje sinto
    uma sensação de como se ainda estivesse anestesiado só que é na bochecha bem perto de onde foi a extração. por ser na bochecha se enquadra em parestesia? existe algum exame para fazer que se descubra o que é isso que estou sentindo ?

  92. simone says:

    Fiz um tratamento de canal na 1 sessao a dentista so questionou valores depois me tratou muito vcs imaginam muita dor estou com o queijo paralisaso e a gengiva dos dententes da frente .parece que vai estourar o que faco por favor.

    • dicasodonto says:

      Simone, sugiro retornar na dentista ou procurar um serviço de urgência odontológico 24 horas. Algumas vezes o canal infecciona e precisa mexer novamente antes da consulta agendada. Boa sorte.

  93. Sheila says:

    Formigamento e coceira é sinal de que a parestesia vai acabar?

  94. Mateus says:

    Olá pessoal, fiz cirurgia de extração do siso no dia de 1 setembro e estou com parestesia na língua, lado direito. Extrai apenas o siso inferior direito. Quando estava no processo de cirurgia, senti um choque que percorreu á area da cirurgia até a língua. Neste momento senti dor e avisei ao dentista, que não disse nada. Hoje, 06/09/16, 5 dias após a cirurgia, minha parestesia continua e a minha recuperação está lenta.
    Tomei amoxilina por 5 dias, de 8 em 8 horas, buprofeno por 5 dias, de 6 em 6 horas e nimesulida por 3 dias, de 12 em 12 horas. Estou tomando vitaminas do complexo B por 2 dias e não vi melhora.
    Os sintomas, além da falta de sensibilidade e do paladar da area parestesiada, é dor na area da cirurgia, creio que eu esteja no processo de recuperação e dor da parte inferior da lingua no lado direito, provavelmente por estar em atrito a todo o momento com os dentes e a area estar machucada após a cirurgia.
    Esta situação é MUITO complicada. Existem experts, novatos e qualquer tipo de pessoa com informações e dados sobre este problema, os quais são incertos. Existem casos em que a pessoa não trata e volta, casos que a pessoa faz de tudo e não volta, casos que volta por remedio A, remedio B ou C, sendo que um remédio fez efeito em uma pessoa e não fez na outra. Ou seja, por mais que eu esteja com parestesia há 5 dias, creio que a única forma de tratamento é esperar. Tratamentos podem ajudar e também podem ser placebo, considero que se fosse uma coisa que existe um tratamento certo, poderiamos confiar e melhorar, mas não é o caso da parestesia, é algo muito incerto até os dias atuais. Espero que todos recuperem ou melhorem dos sintomas de dor. Um abraço!

    • Dicas Odonto says:

      Olá Mateus. Ainda é muito cedo, mas acredito que valha a pena tomar as vitaminas e o uso do Laser terapêutico. Quando o tratamento – sim, as medicações com vitaminas e laser são considerados tratamentos – começa logo, maiores são as chances de retorno. Na verdade tudo depende do dano no nervo. Continue acompanhando com seu dentista e tenha paciência. Melhor tomar vitaminas, fazer os exercícios ou laser do que não fazer nada. Boa sorte.

  95. LENICE says:

    Boa tarde!
    Há três anos fiz uma restauração no dente ao lado da presa e a anestesia nunca passou até hoje, sinto o lado direito inferior adormecido, principalmente quando estou nervosa, já falei com a dentista e ela me disse que não foi uma parestesia e sim coisa do meu organismo. Vc pode me orientar?

  96. junimario cavalcante says:

    Ola,a três dias,eu iniciei um tratamento de um canal,e após terminar,a parte superior dos labios ficou tipo dormente mas inflamado,tambem o lado direito do nariz,e nao consigo tocar o nariz pois sinto bastate dor,e nao sei o que fazer,ate pra se to com dificuldade…alguem me diz o que fazer..

  97. maria says:

    Ola gostaria de saber q fiz uma cirurgia de implante e senti muita dor apos o implante fiquei 5 dias com dor muito forte e ardia minha boca igual pimenta , voltei no dentisda ele tocou o pino colocou um pino menor, melhorou a dor mas estou com a boca ainda dormente e dando uns choques sera q vai voltar o normal?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Maria. Depende da região em que o implante foi colocado. A boca dormente pode acontecer e é um sinal do que falamos no artigo. Sentir alguns choques pode significar que a sensibilidade está voltando. A única coisa é que muitas vezes a volta demora alguns dias ou até meses. O interessante é comunicar seu dentista e acompanhar. Vale também pedir ao seu dentista que receite medicamentos que ajudam a volta da sensibilidade e se possível aplicação de Laser terapêutico. Boa sorte.

  98. maria says:

    Fiz uma cirurgia de um implante e fiquei com muita dor voltei na dendista ela trocou o pino colocou um menor mas mesmo assim não passa a dormença e tb choques estou tomando vitamina e esta a mesma coisa. Será q vai voltar so normal?

  99. Victor Miguel says:

    Fiz uma cirurgia na mandíbula pois quebrei devido a um trauma, foram colocado duas placas e oito parafusos. A cirurgia foi feita no dia 30/09/2016, mas ainda apresenta inchaço e a falta de sensibilidade onde foi feito a cirurgia é grande.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Victor. Você está sendo acompanhado pelos dentistas que realizaram a cirurgia? Ainda não fez um mês, muito pouco tempo para termos a cicatrização total da região. Só a cicatrização óssea demora pelo menos 3 meses. Aguarde e acompanhe com um dentista, Boa sorte.

  100. Carolina says:

    To vendo que ninguem é alertado ne…
    Tbm não fui alertada e tenho isso ha mais de um ano, foi o ciso de baixo. Tive até medo de voltar ao meu antigo dentista para tratamento e preciso retirar outrso 2 cisos… Eu senti uma melhora mas dps de um certo ponto parece q nao melhorou mais.. sei la.. Tem chance de ser a placa de calcio mal colocada que eles poe dps que arrancam o dente? o meu (foi no inferior isso tudo) tava beem proximo da raiz do dente de tras.
    Obrigada

    • Dicas Odonto says:

      Olá Carolina. Não acho legal generalizar. Eu sempre aviso meus pacientes dos riscos das cirurgias e conheço muitos colegas que o fazem. Nunca ouvi falar dessa “placa de cálcio” aí que você está falando. A parestesia sempre tem a ver com problemas e lesões no nervo. Converse com seu dentista. Boa sorte.

      • Maria Lopes says:

        Fiz implantes dentários na parte superior dos dentes que ficam abaixo do nariz, e sinto dormência na gengiva isso é normal? O dentista receitou Etna e lazer. Obrigada

        • Dicas Odonto says:

          Olá Maria Lopes. Isso pode ser um sinal de parestesia na região. A Parestesia é essa “sensação de anestesia que não passa”. Ela pode demorar alguns meses para passar. Continue tomando as medicações indicadas pelo seu dentista e acompanhando a volta da sensibilidade. Boa sorte.

  101. Alana says:

    Oi, boa noite. Fiz uma cirurgia de extração do siso do lado direito, vai fazer 2 semanas que extrai os dentes. E até agora minha língua não voltou ao normal. Sinto como se estivesse anestesiada ainda, tenho que tomar muito cuidado ao mastigar pra não machuca – lá. Meu dentista recomendou o remédio Etna. Queria saber se aind pode voltar ao normal, estou muito preocupada :/

    • Dicas Odonto says:

      Olá Alana. Depende muito se o dano ao nervo foi apenas na anestesia ou na hora da extração. Seu dentista pode te falar melhor e geralmente essa sensação melhora com o tempo. Continue acompanhando e boa sorte.

  102. Keilah says:

    oa tarde Dr. É desesperador o que estou sentindo, não desejo isso a ninguém! Há 4 dias extraí os dois sisos inferiores, que não haviam nascido ainda, só a pontinha pra fora. Precisei extrair pra colocar aparelho. Enfim, o dentista não me informou de risco algum, até então eu nem sabia da existência da parestesia. Agora estou com o queixo, lábio inferior, gengiva e dentes inferiores na parte da frente anestesiados, dormentes e doendo muito. É tanta pressão na gengiva e nos dentes que parecem que vão explodir .. notei também que essa parte dormente da gengiva está um pouco amarela, como se estivesse inflamada . Não consigo parar de chorar, a parestesia está doendo e incomodando MUITO mais que a extração dos sisos (que também doem muito e está sendo uma recuperação complicada) mas nada comparado a parestesia. PS: sinto muitas “fisgadas” no queixo e o lábio coçando .. Será que é um sinal de melhora e minha sensibilidade está voltando? Hoje é domingo e estou aguardando amanhã para voltar no dentista e pedir que ele me receite alguma vitamina B.. também irei num neurologista e iniciarei tratamento a laser porque viver assim não dá!

    • Dicas Odonto says:

      Olá Keilah, ainda é cedo para se desesperar, porque você extraiu os dente há apenas 4 dias. Tenha calma e sugiro que procure seu dentista o mais rápido possível porque o pós operatório desse tipo de cirurgia pode ser muito ruim. Quem sabe seu dentista pode receitar outra medicação mais forte para controle desse pós operatório complicado que você está tendo. Boa sorte.

  103. Eva Gomes da costa says:

    Tô com esse problema de parestesia tenho medo de não voltar ao normal alguém aí que já passou por isso e voltou normal?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Eva. Tive alguns casos de parestesia na minha prática clínica e todos voltaram ao normal. Alguns mais demorados e outros não demoraram tanto. O importante e identificar, tratar e acompanhar. Boa sorte.

  104. Renata vidigal says:

    Eu estou com isso a 1 ano e 2 meses nao aguento mais parece que a parte de minha boca esta morta , isso faz co. Que minha boca fica com mau cheiro por estar paralisado eu nao sei mais o que fazer tb .isso ė raro ou acontece sempre ? E se tem cura ???

    • Dicas Odonto says:

      Olá Renata. É preciso saber o que ocasionou o trauma do nervo e conversar com um dentista. Como escrevemos no artigo, existem medicamentos e terapias para ajudar a volta da sensibilidade no local. Boa sorte.

  105. Ana Lúcia Rodrigues Fonseca says:

    Iniciei os procedimentos para implante em 29/04/2016, em dois dentes inferiores um do lado esquerdo e o outro do lado direito, o do lado esquerdo já até finalizei o implante. Quanto ao lado direito, percebi já nos 3 primeiros dias que a sensação de anestesia não passava porém achei que era normal e só informei ao dentista depois de uns 15 dias, a qual me receitou vitamina B dizendo que logo essa sensação ia passar, com um mês percebi que o meu organismo estava expulsando o pino, fui a dentista e ela terminou de retirá-lo. A mesma me indicou a laserterapia, a qual fiz por algum tempo mas como não vi nenhum efeito abandonei a terapia. Procurei outro dentista na área pra ter uma segunda opinião sobre o caso e o mesmo foi bem didático e me informou que essa sensação poderia durar uns 6 meses mas depois passava e que somente após passar a parestesia a dentista deveria iniciar novamente o implante. Vai fazer 9 meses agora em Janeiro e continuo sentindo a região do meu queixo do lado direito anestesiado e a dentista quer iniciar o implante novamente mas fico adiando com medo de piorar a situação ou até mesmo acontecer uma parilisia. Preciso de orientações de qual profissional procurar para fazer exames mais abrangentes para de fato ver o que está ocorrendo e saber se realmente posso confiar em iniciar o implante antes da parestesia passar. Também perdi a confiança na dentista.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Ana Lúcia. Realmente, a sensação de parestesia é muito desconfortável e pode demorar muito tempo para melhorar, como pode não melhorar, dependendo do que houve no nervo. Sobre paralisia, isso é muito difícil de acontecer com implante porque a inervação é diferente no caso motor e sensitivo. Eu aguardaria mais um pouco e continuaria com as terapias como Laser e medicações a base de vitamina. Tive casos de parestesia que voltaram depois de 12 meses. Talvez seja interessante procurar um cirurgião bucomaxilo facial ou um especialista em dor oro-facial. Boa sorte.

  106. Roberto Carlos Eloi says:

    Tenho 40 anos e estou usando aparelho ortodôntico devido a um prognatismo e a mordida cruzada. Tenho hipoestesia leve no corpo todo há uns 20 anos cuja causa ainda não foi descoberta. A minha cirurgia ortognática está prevista para aproximadamente daqui um ano e meio. Verificando os casos de parestesias em vários sites e algumas informações, estou numa terrível dúvida se faço ou não a tal cirurgia considerando minha idade e a minha hipoestesia, e talvez uma dificuldade dificuldade maior de recuperação do nervo nessa situação. Não sei a técnica usada pelo cirurgião, se ele usa ultra-som piezelétrico no corte etc. Sei que ele mostra foto de resultados e depoimentos em seu site, mas, pelo que percebi, evita mencionar essa situação da parestesia.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Roberto. As cirurgias ortognáticas tem grandes chances de parestesia. Sugiro você conversar diretamente com o dentista que será responsável pela sua cirurgia para tirar essas dúvidas. Na maioria das vezes, não havendo dano aos nervos a sensação volta com o tempo. Boa sorte.

  107. JAQUELINE VITORIA ROCHA DA SILVA says:

    Estou com parestesia na lingua e gengiva do lado direito após extração do siso inferior, a falta de sensibilidade ja é horrivel e agora estou sentindo minha lingua repuxando ao abrir a boca ou esticar a lingua, o que pode ser esse repuxamento? Por favor me ajude, relatei isso ao meu dentista e ele nem deu ouvidos.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Jaqueline. Quanto tempo faz que o dente foi extraído? Ás vezes a sensibilidade demora um pouco para voltar, mas volta. Sugiro voltar no seu dentista e explicar mais enfaticamente que isso está incomodando e que você está preocupada. Se ele mesmo assim não der ouvidos, procure outro dentista para acompanhar seu caso. Boa sorte.

  108. Lillyan says:

    Olá, fiz extração dos sisos do lado esquerdo (superior e inferior) dia 29/11/2017 e desde então perdi o tato da minha a língua na porção esquerda, tive uma parestesia. A dentista-cirurgia não me falou sobre o risco no pré-operatório mas assim que fui diagnosticada ela me prestou assistência, receitou citoneurin e aplica o laser 1 vez por semana até hoje. Já vai fazer 2 meses e eu não consigo sentir de volta a minha língua, é uma sensação muito incomoda. As vezes arde, queima e atualmente tenho sentido dores e quando abro muito a boca ou estico a língua sinto ela repuxar. Saberia me dizer se isso pode ser algum sinal positivo que ao poucos está voltando? Ou é uma sensação comum da parestesia?
    Desde já agradeço.

  109. Diná says:

    Bom dia Dr. Fiz cirurgia de siso inferior há 10 dias, no 8 dia minha língua começou a doer muito, é uma dor insuportável, no 9 dia eu já nao consegui nem tomar água quando a água encosta na língua parece que queima, parece que está rasgando, é uma dor insuportável, já ouviu falar sobre isso? Minha dentista receitou b12 já estou fazendo uso.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Diná. Pode ser algo relacionado ao nervo lingual, inclusive pela medicação que sua dentista passou. Continue acompanhando com ela para aguardar a resolução do problema. Boa sorte.

  110. Marco Antonio Cabrao says:

    Ola, fiz um canal em pre molar lado esquerdo hj tem 8 dias. Na hora da anestesia senti um choque muito forte, que estremeceu meu queixo todo, relatei a dentista mas ela proseguiu com o procedimento. Hoje ja faz 8 dias que estou com parestesia no queixo, labios e canino inferior esquerdo. Estou fazendo laser todos os dias, pois trabalho em uma clinica de fisio, eletro estimulação também, mimica, gelo, pirulitos, vaso dilatadores, ja usei um profenid retard que um dentista me indicou mas nao adiantou muito. As vezes acho que ta melhorando…mas é muito pouco…quase insignificante…quando fico sem fazer fisio minha boca da uma leve entortada. Li que o tempo de recuperação sao 2 meses. Mas ja deveria ter diminuido bastante nao??? A…faco acumputura tbm, e parece que as agulhadas tem doido mais do que no inicio…uma pressao nos dentes enorme….horrível isso…será que vai passar???

    • Dicas Odonto says:

      Olá Marco. Infelizmente, 8 dias é muito pouco ainda. Tenha calma, que você está no caminho certo. Acredito que vai passar sim e o nervo precisa de tempo para se recuperar. Nessa região, geralmente melhora e levando em consideração que foi apenas a agulha da anestesia, tem maiores chances de melhorar sim. Continue acompanhando e isso acontece, é um risco anestésico. Continue com o Laser e tente não fazer tudo ao mesmo tempo. Selecione 2 ou 3 tipos de tratamento e converse com sua dentista sobre isso. Veja se ela pode receitar vitaminas, como você pode ter visto em alguns comentários acima, há medicamentos para estimular a reparação do nervo. Boa sorte.

      • Marco Antonio Cabrao says:

        OLá, estou com 22 dias de parestesia, as vezes acho que ta melhorando a rigidez dos labios mas a dormencia do queixo parece estar a mesma coisa. Continuo com laser, e acumpultura. Gostaria de saber se ja devo procurar as injecoes de vitamina b ou como vi em alguns comentarios o centonorim ??? Como devo proceder? o dentista receita e ele mesmo aplica ?
        No local da gengiva abaixo do canino inferior, quando pressiono percebe irradiar para a parte anestesiada…como se fosse uma transmissao pela ponta do aoveolar ou nervo mental….isso é bom? devo estimular massageando???

        • Dicas Odonto says:

          Olá Marco. Começar a sentir, mesmo com pontadas é um bom sinal sim. Como já mencionei anteriormente, continue acompanhando com seu dentista. Sobre as injeções, acredito que possam ser receitadas pelo dentista sim, com avaliação do caso. Laser e acupuntura são ótimos tratamentos e pelo jeito estão funcionando. Continue com o que está dando certo e tenha paciência. Boa sorte.

          • Marco Antônio Campos cabral says:

            Olá! Já está completando 2 meses. E a sensação diminuiu bem pouco…cerca de uns 35por cento , as vezes piora, as melhora …Mas tem se mantido …O pior que alterou a simetria do meu sorriso. Estou bem chateado. Ainda tomo o complexo b , sinto que melhora a sensação de dormência…Será que existe uma droga mais forte ?
            Estou morando em um lugar maior e gostaria que visitar um profissional seria um NEURO ?
            A fisio tem que continuar né? Cansei de tanta careta, mímica , gelo, …Que chato isso..

            • Dicas Odonto says:

              Realmente, continue com o tratamento. Tive pacientes que melhoraram 100% após 6 meses da extração do dente do siso. Acho que o profissional correto seria um dentista mesmo, especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial ou especialista em Dor Oro Facial. Boa sorte.

  111. Fábio says:

    Olá, boa noite !

    Na data 22/03/2017 fiz a cirurgia de extração dos 4 dentes siso. Porém, agora estou conversando embolado e sentindo dormência e um pouco de formigamento na língua no lado direito. Entrei em contato com meu dentista no qual informou que é para aguardar pois isto irá passar em uma, duas ou três semanas… Em momento algum ele me informou dos riscos que o procedimento poderia acarretar e eu como operador de telemarketing que uso justamente a voz para trabalhar vou continuar exercendo minha função de que forma ? É revoltante passar por isso, não desejo está situação a ninguém … Gostaria de saber se posso fazer algo pra tentar reverter esse quadro, tomando vitaminas, tratamento a laser ou é melhor esperar mesmo ? E a você que estiver lendo este comentário e pretende passar por alguma cirurgia pense duas vezes e questione sempre o seu profissional dos riscos que pode haver pois se eu pudesse voltar atrás não teria me submetido a isto de forma alguma .

    Obrigado.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Fabio. Você tem razão. Toda cirurgia tem riscos. Mesmo uma extração dentária que não seja a do siso tem riscos. É que muitas vezes o dente do siso está cariado, ou em posição que irá impossibilitar outros tratamentos e ele precisa ser extraído. Primeiro então, um diagnóstico correto. Eu sugiro que você entre em contato com seu dentista e acompanhe essa parestesia usando tudo que for possível (vitaminas, laser, outras terapias prescritas pelo seu dentista) e precisa aguardar. O tempo faz parte da equação e às vezes demora. Dias, semanas ou até meses. Na maioria dos casos, a sensibilidade retorna sim. Boa sorte.

  112. KATIA CILENE MELO says:

    Comecei a sentir uma dor em um dente na parte inferior desde do dia 15/04/2017 , mas só que no dia 17 comecei a sentir dormecia na metade do queijo e lábios indo para o lado esquerdo, a dentista marcou um canal,gostaria de saber sobre esta dormencia ?

  113. edivan says:

    Re tirei o dente de siso 9 .7 .17 hj faz 2 dias e tenho o rosto todo inchado e sinto minha língua anestesiada sendo que o canto da minha boca tá toda ferida e a cirurgia durou 3 horas sendo que uma semana antes o mesmo siso a dentista tentou tirar e depois de 3 horas ela suspendeu a cirurgia. É normal a extração de um siso demorar tanto e a minha língua dormente será que vai passar? O que eu devo fazer?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Edivan. EM alguns casos a cirurgia de siso pode demorar ou apresentar alguns problemas. Ainda é muito cedo para saber se a língua vai continuar anestesiada. Sugiro conversar com sua dentista e se for o caso já começar tratamentos para evitar a parestesia. Boa sorte.

  114. Keyla Marques says:

    Ola. Fiz a cirurgia de extracao do siso inferior direito ontem (14/07) e toda a anestesia passou exceto ma lingua. Sei que é cedo para uma melhora melhor e estou com o lado direito com um leve inchaço e por causa dos pontos nao consigo abrir muito a boca. Mas gostaria de saber se ha alguma te tativa caseira (exercicio ou aplicacao de algo) que possa acelerar o processo de melhora. Meu dentista falou para esperarmos uma semana antes de tratamento formal com laser/medicacao. Alguma dica? Sofro de ansiedade e isso ta me mantendo acordada, exausta e com crises de choro longas. Me ajude, por favor.

    • Dicas Odonto says:

      Oi Keyla. Algo que melhora muito é aplicação de Laser e prescrição de vitaminas pelo seu dentista. Acho interessante comunicar seu dentista sobre esta sensação de anestesia que não passa e ver se ele sugere alguma conduta. Boa sorte.

  115. Kesley says:

    Olá, há 2 semanas fiz a extração dos 4 sisos, porém hoje acordei com parestesia no lado inferior direito, atingindo meu queixo lábio inf direito. Meu dentista disse pra fazer limpeza do orifício com soro usando a pressão da seringa, disse que talvez seria compressão do nervo pelos restos alimentares. Fiz e notei que tem um buraco onde era o siso inf direito, os outros já fecharam com exceção deste, todos cicatrizados já pois não há mais sangramento. Nesse caso, o buraco vai fechar ainda? Quais medidas devo tomar? Em quanto tempo leva pra essa parestesia sair? Tô muito preocupado, me ajuda. Desde já, agradeço.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Kesley. Pela sua descrição me parece algum problema na cicatrização dessa ferida cirúrgica específica. Para ter certeza, sugiro marcar consulta presencial com seu dentista para uma avaliação de uma possível alveolite – infecção que pode acontecer após uma extração dental. Boa sorte.

  116. Alda says:

    Bom dia,
    Fiz 3 implante no lado direito há 11 anos e devido a radioterapia (segundo o dentista) que fiz a 3 anos por conta deu um tumor de parótida, esses implantes veio a inflamar . Tive que retirar 2 a cerca ade 2 meses. Estou com o queixo do lado esquerdo dormente e alguns dentes com sensação de pressão e lateja, sinto que o local onde foi retirado o implnate ainda não está bem cicatrizado, mimha pergunta é, será que cicatrizando esse local ,já começo a sentir melhora com relação a deormençia? hoje estou tomando complexo B.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Alda. Tudo depende de quão perto os implantes chegaram do nervo e se houve dano na região. Continue acompanhando, tomando as vitaminas e se conseguir faça também aplicações de Laser no local. Boa sorte.

      • Alda says:

        Tem algum tipo de exercício que possa ser feito com a boca para acelerar a melhora?
        Já estou desanimada com esa situação.
        Li alguns dos comentários acima e não vi nenhuma situação parecida com a minha, que depois de tanto tempo acontecer uma coisa dessas…

        Agradeço desde já a sua atenção.

        • Dicas Odonto says:

          Existe um tipo de fisioterapia que em alguns casos pode ajudar mas as vitaminas e o laser são bastante eficazes quando o dano não é muito grande. Precisa ter paciência. Já vi casos que demoraram 6 meses para voltar, mas voltaram. Boa sorte.

  117. Cesar says:

    Parestesia pode causar algum dano com tempo? Faz um ano que tirei o siso, a parte inferior continua com formigamento, quando passo fio dental sinto, fraco porem não esta igual. Pode causar algum dano? Aguardo resposta

    • Dicas Odonto says:

      Olá Cesar. Pode causar dano se você não cuidar da região e se morder ou se machucar sem querer. Se você está sentindo a sensação voltando aos poucos, isso é um bom sinal. Boa sorte.

  118. Rafael says:

    eu tive uma parestesia extremamente forte após a operação, chorei muito porque estava terrivel, mas o tempo foi passando e foi melhorando, com 6 meses eu ja nao sentia mais a parestesia,estava curado. orei muito e Deus me abençou tenham fé que passa.

  119. Vanessa says:

    Fiz

    Bichectomia agora parece que minha. Tá. avada

  120. Carlos Oliveira says:

    Boa tarde, coloquei dois implantes em 18 Dez e há cerca de 2 semanas, após cirurgia a “dedo d gatilho” fiquei com a zona acima do sobrolho e couro cabeludo dormente, quase anestesiado. Haverá relação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*