A estética gengival é tão importante quanto a estética dental, quando falamos da harmonia do sorriso. Em muitos casos em que a linha do sorriso é alta, os pacientes se sentem incomodados com a exposição gengival ao sorrirem. Para corrigir essa reclamação de alguns pacientes, em alguns casos, lançamos mão de procedimentos chamados de Gengivectomia e Gengivoplastia.

GengivectomiaA gengiva excedente é cortada para que as coroas dos dentes apareçam por inteiro, antes escondidas e cobertas por essa gengiva.

GengivoplastiaA gengiva que fica é remodelada, afinada, para dar as características estéticas necessárias.

O paciente precisa apenas estar a fim de realizar o procedimento e apresentar uma saúde geral satisfatória. A anestesia é local e o pós-operatório é bastante controlado, sendo que, o paciente passa cerca de 48h evitando alimentos sólidos, quentes e muito temperados (picantes ou cítricos). Depois de finalizado o procedimento, um cimento cirúrgico pode ser colocado na região para proteger a gengiva exposta, dependendo da técnica cirúrgica utilizada. 

Vejam as fotos do caso clínico realizado em junho deste ano, na região superior:

Pré-Operatório, Correção de Sorriso Gengival

Reparem que a paciente não pode apresentar retrações com a raiz do dente aparecendo. O caso deve ser muito bem avaliado. O paciente também deve estar com a gengiva muito saudável, sem problemas como gengivite ou periodontite. Estes devem ser resolvidos antes da cirurgia.

Vejam como parece que o dente aumenta de tamanho. Na verdade, a gengiva só estava escondendo a extensão cervical do dente. A harmonia do sorriso vem quando respeitamos as alturas da margem gengival – o incisivo central e o canino ficam, praticamente, na mesma altura e o incisivo lateral fica logo abaixo. Deixar os dois lados iguais também é muito importante. Avaliar lábios e fazer o checklist estético é de suma importância para melhorar o sorriso ainda mais com a parte restauradora ou protética. Neste caso não foi necessário. 

A gengivoplastia serve para afinar a gengiva dando um formato mais harmônico e natural.

Em 2 semanas os resultados são muito animadores para todos os casos. Lembrem de trabalhar muito bem a expectativa dos pacientes antes da cirurgia. Não dá para tirar toda aquela gengiva com esse procedimento. Há um limite tênue. Se tirarmos gengiva demais, iremos causar retrações gengivais.

A paciente ficou bastante contente com o resultado, neste caso.

Quer saber mais? Veja o que o Blog Ortodontia Para Todos fala do assunto AQUI

Equipe Dicas Odonto