Retração da gengiva tem jeito?

A retração ou recessão gengival é um problema comum, visto em muitas bocas por aí. A gengiva vai se afastando do seu local original por fatores que vamos discutir à seguir, deixando a raiz do dente aparecer podendo causar sensibilidade e outros problemas de ordem estética.

 Retração Gengival

A sensação que o paciente tem é que seu dente está mais longo, ou dente aumentado. Em muitos dos casos, o problema é em apenas um lado, em região estética dos dentes da frente, acabando com a harmonia do sorriso e ainda trazendo a sensibilidade dentinária junto, por causa da exposição da raiz do dente. Veja quais são os principais fatores que podem causar a retração da gengiva:

Trauma de escovação – É muito importante frisarmos o uso correto das escovas de dente. Em primeiro lugar, as cerdas devem ser macias ou extra macias. É preciso tomar cuidado na hora de escovar os dentes para não colocar muita força sobre eles. Às vezes descarregamos todo o estresse do dia ali no momento da escovação. Pare, respire, preste atenção no que você está fazendo e deixe de ser “mão pesada”. O uso de cerdas mais duras e muita força na escovação pode contribuir para retrações de gengiva.

Doença Periodontal – Se você percebe que sua gengiva sangra ao se alimentar ou ao escovar os dentes ou passar fio dental, corra para o dentista. A gengivite pode evoluir para uma doença bem pior se não for tratada – a periodontite (Nada a ver com a Técnico do Corinthians, hein?). Na periodontite acontece a perda óssea e a gengiva sempre segue o osso. Casos mais graves levam a retração gengival severa, com poucas chances de recobrimento.

Piercings ou outras intervenções do tipo – Qualquer metal fincado em freio ou em língua pode causar danos irreversíveis na sua boca. É só ver a foto abaixo para entender o que acontece que sua gengiva, de tanto “tomar porrada” de um corpo estranho que não deveria estar ali.

Piercing e outros metais na boca

Percebam que a raiz dos dois incisivos estão “de fora”

Idade – Infelizmente, temos uma pequena retração “fisiológica” com o tempo. Por isso é sempre bom estar em contato com seu dentista regularmente. A gengiva retraída não volta mais para os eu lugar sozinha, mas pode estabilizar. O uso correto do fio dental é muito importante para esse processo, por toda a vida.

Presença de freios ou bridas – Essa pequena estrutura é comum em nossas bocas. São inserções fibrosas que podem juntos com os fatores citados acima piorar um caso de retração da gengiva. Para isso, é necessário um dentista para o correto diagnóstico e tratamento desses casos.

Retração gengival Dicas Odonto

Trauma oclusal – O mau posicionamento dos dentes pode causar retração de gengiva. Quando o dente recebe muita força mastigatória, os tecidos em volta sofrem também. Se a gengiva for fina ou tiver inflamada, por exemplo, a retração pode ocorrer.

Movimentação por aparelhos ortodônticos – Isso deve ser avaliado pelo especialista em ortodontia na hora de indicar um aparelho. As forças para colocar os dentes no lugar devem ser leves e controladas, por isso alguns tratamentos demoram mais. Para que deixar o tecido gengival intacto.

Próteses ou restaurações com excesso – É muito importante tomar o maior cuidado com os términos das próteses fixas sobre os dentes. Não pode haver excesso ou degrau em restaurações para que aconteça acúmulo de placa e possíveis retrações da gengiva. 

Retração gengival

E qual é o tratamento????

Na grande maioria dos casos, cirúrgico. Por isso a prevenção é muito importante. A cirurgia consiste em tirar um pedaço de gengiva de algum outro lugar, geralmente, do céu da boca, para cobrir a retração. Porém, o cirurgia tem indicação restrita, não podendo haver doença existente no local e muita perda óssea. A previsibilidade e o sucesso vão depender da extensão do defeito e das condições gerais da região. Os dentistas usam da avaliação clínica e de exames complementares para poderem decidir pelo tratamento cirúrgico. Uma das ferramentas é a Classificação de Miller:

Classificação de Miller Retração de Gengiva Dicas Odonto

Os casos classificados como Classe I ou Classe II tem melhor prognóstico, com ótimas chances de sucesso. Os casos Classe III tem prognóstico duvidoso. Já os casos de Classe IV não têm boa previsibilidade. Procure sempre um dentista para poder avaliar, diagnosticar e tratar esses problemas com segurança.

Quer saber mais? Leia este estudo científico sobre o assunto:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ETIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E RECOBRIMENTO
DAS RECESSÕES GENGIVAIS

Outros Blogs falam do assunto:

VIDA DE DENTISTA

MEDO DE DENTISTA

PROFISSÃO DENTISTA

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

62 Responses to Retração da gengiva tem jeito?

  1. Sandra says:

    Olá! Só gostaria de ressaltar que nem toda gengivite evolui para uma periodontite, a gengivite PODE levar a uma periodontite, se não for tratada e se o hospedeiro for susceptível a doença.

  2. Viviane says:

    Oi,

    muito interessante. Acho que estou começando a ter este problema.

    Usei aparelho por muito tempo, mas acho que o tratamento não foi eficiente,
    Meus dentes estão movendo novamente, um está indo pra frente e fazendo o dente ao lado girar. Isso pode ser a causa, certo?

    Se eu procurar tratamento ortodôntico novamente, resolveria esse problema?
    Olhando a figura, parece que o nível ainda está em 1.

    • dicasodonto says:

      Oi Viviane. Realmente seria legal você procurar um ortodontista para ver o que está acontecendo. Não deixe o estado piorar, que fica mais difícil de arrumar. Veja se sua escova de dentes tem cerdas macias e se você não está escovando com muita força sobre o local. Boa sorte!

  3. Marcia says:

    Doutor teria como fazer a extração e já colocar um provisório no mesmo dia?

    Grata,

    Marcia.

    • dicasodonto says:

      Olá Marcia. Depende. Nos casos que o dente extraído estiver em região estética – seja um dente da frente que apareça no sorriso, os dentistas têm várias formas de fazer um provisório imediato. Ele poder ser fixo apoiado nos dentes vizinhos, pode ser móvel ou ainda pode ser um provisório imediato sobre um implante. Converse com seu dentista para combinar tudo isso antes da extração para ter o caso bem planejado. Boa sorte!

  4. André says:

    Queria saber como é a cirurgia/tratamento para retração gengival.

    • dicasodonto says:

      Existem várias abordagens para a retração gengival. Em alguns casos cabe cirurgia de enxerto para recobrimento, ou em outros cabe apenas acompanhamento e orientações para que a retração não aumente. EM outros casos, ainda, se o dente estiver formando um “buraco” na região próxima a gengiva, pode-se fazer uma restauração ou uso de técnicas que reduzam a sensibilidade dentinária na região de raiz exposta. Procure um dentista para ver qual seria o seu caso. Boa sorte.

  5. Renato brailko says:

    Estou com retracao em vários dentes da boca, porém dois dentes estão com retracao avançada, fui ao dentista e diagnósticou escavação excessiva, troquei a escova e mudei a escovacao porém percebi que deu cárie em uma dessas retraçao avançada,
    O que eu faço para ter as gengivas normais de volta meu dente pode cair?

  6. Miriam Ramos says:

    Eu tenho só um dente com retração, pq sempre usei escova dura, não é um dente da frente, mas é o quarto dente, aparece e fica um degrauzinho que dá um incômodo e com certeza parece que o dente está careado. O certo é procurar um cirurgião dentista, ou existe uma especialidade para esse caso?

  7. Ana says:

    Olá. Nos casos de periodontite que leva tanto a uma retração da gengiva quanto à perda de um dente, é possível realizar implante definitivo para substituir o dente extraído? ou os danos à gengiva impedem que o implante se fixe? Grata!

    • dicasodonto says:

      Depende. Aí que está a chave de um grande problema. Se você deixar a doença periodontal avançar até que o osso do dente se reabsorva quase por completo, pode acontecer de sobrar pouco osso para dar suporte para um implante. Existem opções de enxerto ósseo dependendo da região, mas há casos que impossibilitam a colocação do implante. Por isso é de suma importância fazer prevenção com seu dentista ou controlar doença periodontal. Boa sorte.

  8. Camila says:

    eu tenho retração em um dente da frente.. quero saber se eu preciso fazer enxerto gengival ou posso conviver com a retração?

  9. Gabriela Machado says:

    Olá, gostaria de saber se, ao chegar ao estágio III e procurando ajuda médica e recebendo o tratamento adequado, é possível recuperar a gengiva até que fique em um ponto considerado normal.
    Obrigada pela atenção!

    • dicasodonto says:

      Depende muito, Gabriela. Se houver perda óssea na região, fica muito difícil restabelecer a gengiva. Em muitos casos classe III recomenda-se controle e higienização com instrumentos específicos como escova interdental. Procure um(a) dentista periodontista. Boa sorte.

  10. Marcos Freitas says:

    Ola, parabens pelo blog! Tenho uma duvida por gentileza, tenho quatro dentes laterais que ja possuem uma retracao gengival, porem nao tenho sensibilidade neles. Foi sugerido a colocacao de uma resina nessa parte da raiz exposta…porem me questiono se ja seria o momento para mexer com isto visto que se trata de uma classe III de Muller e ainda nao possuo sensibilidade. O que vc sugereria? Este tratamento ajudaria numa possivel reconstrucao da gengiva ou preveniria mais a retracao dela, considerando que os cuidados com escovacao serao tomados?

    Muito grato,
    Marcos

    • dicasodonto says:

      Olá Marcos, são abordagens distintas. Procure um dentista periodontista para avaliar a retração da sua gengiva e ver a viabilidade de fazer uma cirurgia de recobrimento. Neste caso não coloria resina sobre a raiz exposta. Tudo depende de alguns fatores como espessura da gengiva, tipo de gengiva e quantidade. Para isso, um dentista precisa avaliar as possibilidades. Boa sorte.

  11. Tiago says:

    Boa tarde,

    Li em alguns lugares que a gengiva após retraída não retorna. Gostaria de saber se mesmo no estado inicial, onde a retração não é tão grande, ela não retorna, realizando os devidos cuidados na escovação, tais como: utilização de escova macia, escovação correta e com menos força.

    Obrigado, aguardo respostas

    • dicasodonto says:

      Depende Tiago. Seria interessante um dentista avaliar sua retração de gengiva, porque “estado inicial” é muito relativo. Ás vezes, retrações melhoram apenas com higienização ou com uso de aparelho para colocar dentes no seu devido lugar, mas procure um dentista para saber qual o estado da sua. Boa sorte.

  12. Ricardo says:

    Olá! Muito bom o site, meus parabéns!
    Já realizei cirurgia com enxerto para corrigir algumas reações gengivais, porém ainda tenho em outros locais raiz exposta. Meu dentista sugeriu cobrir essas áreas com resina.
    Gostaria de saber quais seriam as indicações clínicas de cobrir a raiz exposta com resina. E quais seriam as possíveis desvantagens ou consequências dessa técnica.
    Desde já, muito obrigado pela oportunidade!

    • dicasodonto says:

      Olá Ricardo. Muito obrigado pelos elogios! Existem muitos casos que podem ser protegidos ou cobertos por resina composta. Casos que apresentam desgaste ou formação de cavidade são indicações de restauração. É possível cobrir os desgastes com resina e depois fazer um procedimento de cobrir com a gengiva se a região apresentar características ideias (classe I e II de Miller segundo a figura da postagem). O que é preciso tomar muito cuidado é que se você tem muitas retrações, você precisa escolher uma escova bem macia e colocar pouca força na escovação. Elimine o hábito de escovar com força para que você não tenha mais retrações e que as presentes estabilizem. Boa sorte.

  13. Nauã says:

    bom dia

    gostaria de tirar uma dúvida, tenho retração da gengiva em muitos dentes, porém apenas um deles ficou com raiz exposta e fiz cirurgia de enxerto, os demais não estão tão graves, na verdade são dois apenas com uma retração maior mas sem chegar a raiz e os outros com início de retração, a pergunta é, posso preencher essas retrações com resina ou tem algum outro método? e quanto vou ter que desembolsar para esse tratamento?

    grato

  14. Pingback: Retração Gengival: Top Dúvidas! - Ortodontia para todos

  15. Isis says:

    Olá.

    Meu caso é um tanto semelhante ao de Tiago acima. Comecei a ter gengivite e minha gengiva se retraiu um pouco. Gostaria de saber se no caso de gengivite e em estado bastante inicial de retração é possível que a gengiva volte ao normal após a limpeza correta e cura dessa gengivite.

    • dicasodonto says:

      Olá Isis. Em certos casos sim. Procure um dentista Periodontista. Antes de qualquer procedimento cirúrgico, sempre deve ser realizado a raspagem, limpeza profissional. Em alguns casos e locais a gengiva apenas desincha e volta para sua posição normal. Boa sorte.

  16. Julia Aparecida says:

    Boa tarde, estou com uma duvida que esta tirando meu sono, esta semana tive que extrair uma raiz de dente da frente que segundo a dentista não daria mais para fazer nada com ela pois ela estava pequena demais será necessário um implante, porém a gengiva ficou muito alta neste local acho que por causa dos pontos, e o dente provisório que ela colocou ficou muito estranho parece grande demais, daí a minha dúvida essa gengiva volta ao normal quando ela retirar os pontos ou mesmo com o implante sera necessário uma cirugia gengival.
    Desde já agradeço

    • dicasodonto says:

      Olá Julia. Isso acontece muito na região estética, nos dentes da frente. Ao extrair um dente, presenciamos perda de tecido ósseo e consequentemente uma perda de gengiva também. Isso não volta por si só. É importante daqui para frente o planejamento do sorriso para consertar esse perda óssea causada pela perda do dente. Existem cirurgias reconstrutivas e outros procedimentos para a correção desse problema. Converse com seu dentista. Boa sorte.

  17. Monalisa says:

    Olá!
    Tenho recessão gengival em dois dentes, e sentia apenas um pouco de sensibilidade. No entanto, o dentista resolveu colocar resina para cobrir a raiz exposta e após o procedimento, alguns dias depois sinto mt sensibilidade, em alguns momentos dor aguda e sinto a gengiva dolorida se pressionada. O que devo fazer?
    Desde já, agradeço!

  18. Neusa Santos says:

    Doutor, gostaria que, se possível, me elucidasse em meu caso: tenho dois dentes lado direito, parte de baixo e lado esquerdo, parte de cima, ambos nos fundos (aqueles dentes de apoio da mastigação), que sempre que como algo como carne, por ex. preciso correr e passar o fio dental imediatamente, pois começa a incomodar, e muito. E, ao passar o fio dental existe um certo incômodo, não é dor, mas uma sensibilidade incomodativa. Depois de um tempinho tudo volta ao normal, mas se voltar a comer ocorre novamente. Se não comer algo mais resistente que se aloje entre dentes ai tudo bem. Muito obrigada e parabéns!!

  19. ezequiel says:

    olá fiz um procedimento de gengivectomia em um dente para o dentista refazer a coroa do meu dente mais ta muito dolorido e coçando. ele disse que a gengiva vai voltar ao normal mas será que tá certo?

    • dicasodonto says:

      A ferida cirúrgica de um gengivectomia pode ser incômoda nos primeiros dias após o procedimento. Converse com seu dentista e acompanhe de perto a cicatrização. Boa sorte.

  20. João says:

    Usei aparelho ortodôntico por 4 anos (dos 19 aos 23 anos), logo quando retirei o aparelho já percebi um pouco de retração na gengiva mas não tomei nenhuma providência. Hoje estou com 29 anos e a retração está muito avançada, acredito que seja classe III. Fui hoje ao periodontista ver a situação e ele disse que eu tinha a arcada dentária fechada e ao abrir ela quando usei aparelho, eu tive perda óssea e portanto não é possível fazer o enxerto. Fiquei bem triste porque eu esperava que fosse possível fazer a cirurgia. Será que devo procurar outro profissional ou desisto mesmo?

    • dicasodonto says:

      Olá João. É muito comum encontrar diferentes tipos de diagnóstico com diferentes profissionais, sendo que existem muitas filosofias diferentes. Muitas pessoas procuram mais de um médico para obter uma segunda opinião. Não vejo porque não procurar uma segunda opinião com um dentista. Porém, também há o lado complicado disso. Se o próximo dentista der um diagnóstico totalmente diverso do primeiro, você vai ter que procurar um terceiro dentista? Boa sorte!

  21. Luana says:

    Ola eu tenho uma dúvida, meu filho de 5 anos machucou a boca na gangorra causando um corte na gengiva deixando a raiz exposta do dente de leite dele quero saber se a gengiva cicrariza normalmente? Ou nao

  22. laisa santos sousa paino says:

    Oi doutor tenho problemas de erosão dental , em 5 dentes , indo ao dentista , me deu conselhos de passar sensodyne depois de um ano os dentes piorou e ele na hora fez raspagem para esconder a parte que estava aparecendo. Pela estética foi ótima e a dor sensível não sinto mais o trabalho em todo será aproximadamente de 880 reais , gostaria de saber … não é pelo preço sendo pouco ou alto , eu irei fazer isso na Itália com um dentista francês , no Brasil é Normal fazer uma raspagem ? Ou teria outros métodos ? Seria economicamente e eficiente fazer no Brasil ! Obrigada !

    • dicasodonto says:

      Olá Laisa. Bom, erosão dental e retração de gengiva podem estar associados, mas são problemas distintos. Para cobrir retrações de gengiva é preciso fazer a raspagem da região sim, porque a raiz deve estar totalmente limpa e livre de tártaro, se não a gengiva usada para cobrir esta retração não vai se adaptar e vai haver inflamação, alterando o resultado final do procedimento. Sobre o preço, fica muito difícil tentar comparar preços porque há muita variação, mesmo dentro de um país tão grande que nem o Brasil. O que sabemos é que muitos europeus buscam tratamentos de saúde (médicos e odontológicos) aqui no Brasil pela grande valorização atual do Euro em relação ao Real e pela ótima competência dos nossos profissionais, não desmerecendo os profissionais do restante do mundo. Boa sorte.

  23. Sônia says:

    Olá! Desde já obrigada por sanar “nossas” dúvidas. Eu tenho retração gengival em 2 dentes inferiores já alguns anos e coloquei resina para aliviar a sensibilidade. Porém percebi que a gengiva está mais retraída, inchada e vermelha. Qual o melhor tratamento? Visto que esse problema se apresenta antes da correção ortodôntica. Obrigada

    • dicasodonto says:

      Olá Sônia. Nesse caso é melhor avaliar presencialmente com um dentista periodontista para ver o estado da gengiva e do osso, para classificar usando a figura acima e ver as reais chances de recobrir. Às vezes ao colocar resina na parte da raiz, a gengiva pode retrair mais dificultando o recobrimento futuro. Boa sorte.

  24. Gabriela Trebin Lopes says:

    Olá gostaria de saber quanto tempo leva pra retração evoluir porque eu tenho dois dentes do lado direito inferior com uma retração bem leve também uso um aparelho móvel na parte de cima e também eu sempre noto que tem um machucado leve ao redor dessa parte da gengiva rente aos dentes

    • Dicas Odonto says:

      Olá Gabriela. Depende muito. Veja com seu dentista se o aparelho móvel está machucando esta região da gengiva. A retração não é algo comum e não devemos esperar ela evoluir. Não escove os dentes com muita força, utilizando sempre escova de cerdas macias. Boa sorte.

  25. Denise Lourenzoni says:

    Olá! Tenho 20 anos, tenho um total de 24 dentes: 12 superiores, 12 inferiores.
    Não tenho o segundo molar, nem terei os dentes do siso kkkk
    Além disso (sempre tem como piorar kkkkk), tenho quatro dentes de leite, que não terão permanentes, ou seja, tenho que cuidar bem, porque se caírem só prótese resolve kkkk.
    Agora sim, vem o caso referente ao artigo kkkkk para piorar, tenho retração em uns quatro dentes, do fundo.
    Um dentista me disse que é natural, ou seja, nasci com esse problema e me disse que não tem como parar de retrair, nunca.
    Não me incomoda, as vezes dá uma pequena sensibilidade, mas momentânea. Mas tenho uma dúvida, estou fazendo clareamento, em casa, fiz plaquinha com dentista e aplico o gel que ele Deu ,que pelo que fiquei sabendo é único p todos pacientes, é um forte que dá resultado, ele disse p ficar uma hora por dia, durante 15 dias. Será que isso aumenta muito a sensibilidade ou amolece o dente de leite, algo do tipo. ? Vc sabe algo sobre dente de leite não poder fazer clareamento?
    Grata, desde já!

    • Dicas Odonto says:

      Olá Denise. Olha, clareamento não amolece dentes não, tá? O que ele pode causar é uma sensibilidade. Sobre o tempo de uso e substância, se você está fazendo com seu dentista, sem problemas, basta seguir as suas recomendações. Você pode colocar pouca substância clareadora na plaquinha para ela não extravase e encoste nas suas retrações nos dentes de trás, ok? De repente você pode procurar um Periodontista para ver se essas retrações podem ser recobertas. Boa sorte.

  26. Juliana Cardoso says:

    Olá sou a Juliana, estou com três dentes da frente que de três em três meses vou ao dentista pois sempre com tártaro, fiz raspagem eles sangravam muito e minha gengiva desceu e espos muito a raiz, então me sinto desconfortável com isso. Posso fazer alguma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*