Clareamento está moda há algum tempo. Hoje, todo mundo quer ter dentes branquinhos e bem alinhados, para ter um sorriso considerado perfeito ou ideal. Alguns alimentos, hábitos nocivos e o tempo contribuem para o amarelamento dos dentes naturalmente. Vamos falar um pouco sobre como o clareamento funciona e quais as formas mais eficazes de clarear seus dentes.

As grandes empresas do mercado odontológico já enxergaram este nicho. Percebemos que vários produtos novos vêm aparecendo e prometem os tão sonhados e milagrosos dentes brancos em poucos dias. “Dentes visivelmente mais brancos em 3 dias”; “Mesmo ingrediente utilizado por dentistas”; “Dentes um tom mais brancos em uma semana”; “Aceleradores de branqueamento”. Você ouve estas frases da boca de formadores de opinião ou mega modelos que já tinham dentes brancos e lindos antes desses produtos aparecerem no mercado.

Mais um vez, quero deixar bem claro: Não sou contra estes produtos. Acho que eles vêm para enriquecer o mercado de pastas de dentes e bochechos. Isso é positivo. Eu apenas não aprecio a maneira agressiva e errada com que são anunciados, fazendo com que os pacientes desistam de fazer o clareamento no dentista para usar seus produtos que não vão apresentar os mesmos resultados. O que resta para nós, dentistas, é apenas informar e falar sobre o que a ciência sabe hoje sobre o clareamento dental.

Como funciona o clareamento dental feito no dentista?

Atualmente, podemos utilizar 2 substâncias: Peróxido de Carbamida ou Peróxido de Hidrogênio. A substância escolhida é aplicada sobre o esmalte dental. As gengivas e os tecidos moles são protegidos por causa da alta concentração das substâncias usadas nos consultórios. Elas liberam moléculas de oxigênio. Essas moléculas de oxigênio conseguem penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com pigmentos que deixam os dentes mais escuros. Esses pigmentos são enviados para fora da estrutura dental por difusão, deixando-os mais brancos. 

Qual a diferença entre o clareamento feito no consultório e o caseiro com moldeiras, supervisionado pelo dentista?

A principal diferença é a concentração das substâncias clareadoras. As bisnagas que os pacientes levam para casa tem concentração menor, por isso demandam mais aplicações ou mais tempo. Funcionam igual, porém demoram mais para agir. No consultório usamos substâncias mais concentradas que necessitam do manuseio de um profissional, isto é, o cirurgião dentista. Alguns dentistas aliam as duas técnicas. Fazem uma ou duas sessões no consultório e depois aplicam o clareamento caseiro com moldeira por mais algum tempo. Tudo isso vai depender de cada caso.

Para que serve o tal do Laser, então?

Alguns aparelhos nos auxiliam no clareamento. Aquela luz azul que você vê saindo do aparelho de clareamento a laser é apenas luz de LED. Esta luz age como catalisador, acelerando a reação química dos peróxidos (lembram das aulas de química do colégio?). E para quê acelerar a reação química? Eu acho que fica óbvio. Isso diminui o tempo de trabalho fazendo com que o dentista possa oferecer o clareamento em uma sessão apenas, sem deixar você horas com a boca aberta. Já existem produtos no mercado que funcionam bem sem precisar da luz para acelerar a reação. Aparelhos mais completos tem laser de baixa potência embutidos, junto com a luz azul do LED. Esse Laser é invisível ao olho nu e ajuda na diminuição da sensibilidade dentinária às substâncias clareadoras.

Todo clareamento vai dar sensibilidade?

Não. Substitua o “vai” pelo “pode“. Sempre existe chance de sensibilidade. Se você tiver alguns dentes com retrações de gengiva, por exemplo, é bom que a substância clareadora não encoste naquela sua dentina exposta. Dá para você, paciente, ter controle disso? Mais um motivo para sempre procurar um dentista para fazer o seu clareamento e não ficar se aventurando com pastas, produtos e bochechos ditos milagrosos.

Clareamento tem garantia? Tem validade?

Depende. Como que o seu dentista vai dar garantia se ele não tem controle sobre o que você coloca na boca? Se você é fumante, seu clareamento não vai durar muito tempo. Você pode evitar alimentos com corantes, refrigerantes, chá preto, consumo excessivo de café e etc. Evitar não significa deixar de consumir. Fazendo uma boa higiene oral, você aumenta o tempo do seu clareamento.

Qualquer dente pode ser clareado? E se eu tiver próteses ou restaurações?

Geralmente, qualquer dente pode ser clareado da maneira que estamos falando. Há exceções. Dentes amarelados por trauma, por problemas na formação dental ou por manchas causadas por antibióticos na infância ficam mais difíceis de resolver. Aí podemos lançar mão de técnicas de clareamento interno. Restaurações e próteses não mudam de cor com clareamento. Nesses casos, é de bom tom (tum, dum, tissss) avaliar a necessidade de troca de restaurações ou próteses.

Meus dentes vão ficar todos brancos como a parede?

Você realmente acha isso natural? Vamos focar no dente canino, por exemplo – sabe aquele que chamam de “presa”? Ele é o mais gordinho e bojudo dos dentes da frente, certo? Reparem que ele é naturalmente um pouquinho mais amarelo que os outros dentes. Principalmente nas mulheres. Ele tem um esmalte mais fino, que transparece a dentina (tecido interno do dente), que tem cor amarelada. Ele é naturalmente de cor diferente. Os dentistas devem buscar o natural. Tudo branco igual, como se você tivesse passado “branquinho” nos dentes é feio. É estranho. Então, cada caso no seu limite de brancura, né?

Afinal, para que servem essas pastas e bochechos que prometem clarear seus dentes?

Eles podem servir como manutenção de clareamentos feitos no dentista. Eles podem fazer o clareamento durar mais tempo. Podem remover manchas externas dos dentes. Nunca vão substituir o clareamento feito pelo dentista. O Blog Medo de Dentista fala mais sobre isso AQUI.

Você tem mais dúvidas? Pode ficar à vontade para perguntar nos comentários!

Outras opiniões de colegas blogueiros:

Blog da Dra. Juliana Poppi

Odontodivas

Blog Medo de Dentista

Blog Vida de Dentista

Ortodontia Para Todos

Ortoblog

Atualização – Setembro 2012 – Nesta postagem AQUI você pode ver algumas “dicas” caseiras que as pessoas dão por aí na Internet e colocam em risco a saúde da sua boca.  Nenhum dentista em sã consciência indicaria coisas como estas ( anão ser comer morangos … tipo, sem problemas). Leiam os comentários da postagem que gerou uma discussão bem legal.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto