Um velho mito da Internet mais uma vez ganha força nas Redes Sociais com a publicação de uma notícia em um jornal. Gostaria muito que fosse verdade, mas infelizmente, o clareamento com banana é mais um mito. Duas meninas “desenvolveram” um produto (que vai açúcar) com ajuda de professores para uma feira de ciências do colégio. Não quero acabar com as esperanças das meninas, mas casca de banana não faz clareamento igual ao do dentista.

Está aí a matéria do jornal, bem sensacionalista e até irresponsável. Não há novidade nenhuma no uso de casca de banana na tentativa de clarear os dentes. Existem inúmeros vídeos no YouTube, postagens em blogs de beleza e várias fotos afirmando veementemente que casca de banana clareia os dentes. Ela dá a sensação de clareamento por dois motivos:

1) Se você esfregar qualquer coisa sobre os dentes, você remove a placa bacteriana, mostrando seu dente limpo. 

2) As substâncias abrasivas da casca de banana como o potássio, o magnésio e o manganês podem remover algumas manchas EXTERNAS dos dentes, fazendo eles parecerem mais claros. 

Isso não muda a cor dos dentes. A casca de banana não consegue clarear de dentro para fora como as substâncias que usamos nos tratamentos de clareamento como o Peróxido de Hidrogênio e o de Carbamida em diferentes concentrações. Se você escovar os dentes direito com pastas mais abrasivas ou clareadoras, você terá o mesmo efeito da casca de banana. 

Acho um despautério absurdo os professores levantarem as esperanças das alunas e o jornal dar tanta visibilidade para algo que já está mais do que espalhado pela Internet como mito. Não sou só eu que estou falando isso. Procure no Google postagens brasileiras e em inglês sobre o assunto. Veja os blogs sérios. 

banana

O que me preocupa mais ainda é que parece que vai açúcar na mistura. AÇÚCAR!!! Que ideia! Esfregar açúcar nos dentes pode causar cárie. Por favor, né gente. É preciso explicar que pesquisa científica não se faz desse modo. Para um feira de ciências é bem interessante e poderiam ter estudado um pouco mais e explicado a todos que a tal pasta à base de banana consegue mesmo remover manchas externas, mas que não consegue mudar a cor dos dentes.

Por acaso usaram alguma escala de cor para checar isso ou foi apenas visualmente? Por quanto tempo se esfrega a substância? Por que chegaram neste tempo? Quantas vezes por dia? Pode escovar os dentes depois? Escovam os dentes antes de esfregar a pasta? Por que fizeram tubos de 60 miligramas? Tudo isso deve ser pensado como protocolo e baseado em literatura científica para que o “produto” possa ter alguma validade. 

Deixo meu recado aqui: NÃO esfreguem produtos com açúcar nos seus dentes! Banana não tem capacidade de clarear os dentes, mudando sua cor de forma permanente! Ouçam a voz da razão e principalmente dos fatos baseados em pesquisa científica de verdade. Clareamento seguro e efetivo apenas com seu cirurgião dentista.

Acho bastante positivo a saúde bucal ser pauta de projetos de feira de ciências, mas sem desinteligências. 

Para saber mais:

Clareamento Dental

DentCast – Clareamento Dental

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto