O que é Frenectomia?


Um procedimento de curta duração e corriqueiro nos consultórios dos Periodontistas ou que pode até ser realizado pelos clínicos gerais.

Na boca temos basicamente 3 tipos de freios – freio do lábio superior, freio do lábio inferior e o freio lingual. Ele é facilmente reconhecido quando você puxa seu lábio superior para cima ou o inferior para baixo -é aquela “pelezinha” fibrosa que liga o lábio com a gengiva na altura do meio dos dentes anteriores.

Em alguns casos esse freio atrapalha a junção dos dois incisivos centrais, criando um espaço entre eles chamado de diastema. A colocação de aparelho ortodôntico leva os dentes para o lugar correto, mas se o freio estiver no caminho e não for cortado, ele empurra os dentes de volta, abrindo o espaço novamente.

Em outros casos, o freio pode causar retrações gengivais se ele estiver inserido muito perto dos dentes, na gengiva livre. O exame para ver se a causa da retração é o freio é muito simples: basta puxar bem o lábio e ver se a gengiva retraída se torna esbranquiçada ou como os dentistas gostam de falar – ver se acontece uma “isquemia gengival” no local.

Na língua, se o freio for muito curto e fibroso pode causar a famosa “língua presa” e a operação pode ser feita com o paciente ainda criança. Veja este Post do Tio Dentista clicando AQUI.

A técnica da Frenectomia ou Frenotomia visa o corte do freio e a mudança da sua inserção. Veja bem, o freio não vai ser arrancado em sua totalidade. Nós apenas mudaremos o local de sua inserção para que ele não atrapalhe o fechamento de diastemas ou procedimentos de cirurgia gengival ou ainda para que não cause retrações gengivais.

Frenectomia Dicas Odonto 2014 1

Acharam aí o freio extremamente fibroso? Se não, vejam a marcação na foto abaixo:

Frenectomia Dicas Odonto 2014 2

Todo este tecido em excesso será removido. A anestesia é local e no caso deste freio, em particular, ele tinha sua inserção final no céu da boca, atrás dos incisivos. Uma incisão é feita na horizontal, na altura de onde planejamos que o freio fique inserido. A região é aberta e o tecido é “esvaziado” para que não haja recidiva.

Frenectomia Dicas Odonto 2014 3

Depois a região é suturada até o lábio para demarcarmos onde será o novo freio. Há técnicas que usam apenas cimento cirúrgico para a proteção da ferida. Em cerca de 15 dias o novo freio estará se formando. A cirurgia leva no máximo 40 minutos. Ela pode ser feita antes da colocação do aparelho ou depois do fechamento do diastema. Isso tudo vai depender do planejamento.

Agora quando seu dentista sugerir este procedimento não precisa ficar com medo. O pós-operatório pode ser um pouco incômodo e a alimentação deve ser mais pastosa e gelada. 

 

 

 

Post vencedor do prêmio Top Pérolas da semana. Obrigado à todos que votaram!

 

Um Abraço,

Equiep Dicas Odonto

190 respostas a O que é Frenectomia?

  1. talita oliveira disse:

    Com quantos anos já pode ser feita a frenectomia, minha filha de 11 meses tem, e os dentinhos estão nascendo muito separadinhos…
    Obrigada

    • dicasodonto disse:

      11 meses ainda é muito cedo para uma intervenção no freio. O melhor é aguardar todos os dentes nascerem direitinho e levar sua filha em um dentista Ortodontista para uma avaliação mais precisa. Dentes de leite separadinhos geralmente são um bom sinal, pois os permanentes são dentes bem maiores. Acredito que uma boa idade para ver o freio seria logo depois do nascimento total dos incisivos permanentes – que acontece por volta dos 7 anos de idade. Boa Sorte.

    • magna rodrigues disse:

      Gostaria de saber mais sobre a cirurgia de freio lingual pois vou fazer mas to na lista de espera do sus, ou se alguem me recomenda um bom cirurgiao

  2. Pingback: Frenectomia Labial Superior - Caso Clínico | DicasOdonto

  3. Suellen Dos Anjos Silva Santos disse:

    meu nome é Suellen tenho 26 anos e também tenho que fazer essa cirurgia de frenectomia labial superial e gostaria de saber se a anestesia doi??

    • dicasodonto disse:

      Suellen, sinceramente, a anestesia é dada através de uma agulha. Agulhas dão uma pinicadinha. Não posso mentir para você e dizer que não dói nada. Porém, existem artifícios como anestésico local tópico que pode ser usado para aliviar a dorzinha da picada. Quando você vai tirar sangue, dói um pouco, não é? E você aceita isso, não? Com anestesia é a mesma coisa! Boa Sorte!!!

      • Fernanda disse:

        Doi um pouco ?? A anestesia doi demais, ate escorreu algumas lagrimas dos meua olhos kk

        • Nivia disse:

          Fiz a minha a uma hora!! Oque dói é realmente a anestesia , parece que esta queimando, mas durante a cirurgia foi bem tranquilo. Depois da anestesia que vem a dor e dói!!! Mas tudo passa… só tomar direitinho a medicação.

      • suh Gonçalves disse:

        DOI demais, chorei e muito…mas tive que me controlar,parecia que a agulha estava varando pelo meu nariz,e estou aqui sem poder sorrir ou fazer “biquinho” prq estica o lábio(processo normal, já que fiz uma cirurgia).
        Acho que tudo é um conjunto para a melhoria dos dentes,senão doesse seria fácil demais,rsrsrsrsrs….mas doi a anestesia e muito,mas depois vc não sente mais nada,so apos é claro que passa o efeito anestésico vc sente um pouco de dorzinha e incômodo (mas super normal).
        Bjs boa sorte!

  4. Flavia disse:

    Dr. Luiz Rodolfo, boa tarde

    Tenho 31 aos, farei a frenectomia nesta segunda-feira, 07/05. Meu dentista já me disse que vai usar o cimento cirurgico, mas conversamos pouco sobre o pós-operatorio.
    Sabe em media quantos dias leva para tirar o cimento? Tenho uma consulta marcada para dois dias após a cirurgia, mas de outra especialidade medica. Há alguma contra-indicação?
    Aguardo resposta e agradeço.

    • dicasodonto disse:

      Acho melhor você perguntar para o seu dentista e seguir a recomendação dele. O cimento cirúrgico fica de 3 a 5 dias, apenas para haver uma proteção inicial na ferida cirúrgica. Boa Sorte.

  5. Lorrayne disse:

    Olá !
    Farei uma frenectomia amanhã 11/05/12
    Gostaria de saber se corro risco de ter uma complicação na cirurgia, ou uma hemorragia local excessiva. E se no pós operatório, ficarei com o lábio um pouco levantado, e se isso vai me atrapalhar a sair de casa e por quantos dias.

    Aguardo resposta, obrigada !

    • dicasodonto disse:

      Olá Lorrayne. Você precisa perguntar isso ao seu dentista e seguir as orientações passadas por ele. Geralmente, não há hemorragia excessiva e você vai precisar ter uma alimentação diferenciada, além de evitar falar muito durante alguns dias. Pode ir sossegada. Boa Sorte.

    • dicasodonto disse:

      A fala não fica modificada. O que se pede é que a pessoa fale pouco nas 48 horas que seguem o procedimento. A fala fica sempre normal. Boa sorte.

  6. Marcelo Rodrigo disse:

    Olá, gostaria de saber se realizada a frenectomia do labio superior corre o risco de meus labios ficarem mais flexives e meu sorriso ser modificado, ficando com a gengiva mais a mostra quando eu der um sorriso. É isso q temo. Nao queria q meu sorriso fosse modificado em nada.

    • dicasodonto disse:

      Olá Marcelo. Mexer no freio não interfere em nada no sorriso. O sorriso é arquitetado por uma musculatura especializada independente do freio. Se você tiver indicação para fazer a cirurgia, pode fazer tranquilo. Boa sorte.

  7. Zé Miguel disse:

    Boa Tarde!
    Eu estive a ler esse texto e gostei da explicação clara e concisa até porque eu também tenho freio. O que eu queria saber mesmo é se depois da operação usamos sempre obrigatoriamente aparelho e se usarmos quanto tempo é que ficamos com o aparelho?
    Agradecido, cumprimentos!

  8. JÚNIOR disse:

    Boa noite; irei fazer uma Frenectomia Labial dia 09/08(Quinta) com quantos dias eu consigo trabalhar, sou Professor a fala é meu instrumento de trabalho.Doe muito a cirurgia?

    Obrigado

    • dicasodonto disse:

      Não dói. O pós operatório pode ser meio chato, mas é suportável. Sobre o trabalho, depende. Melhor fazer numa quinta feira, por exemplo, tirar a sexta de folga e ficar o final de semana em repouso. Pergunte ao deu dentista sobre o tempo de repouso e boa sorte!

  9. Sabrina disse:

    Olá! Minha filha tem 4 anos e o otorrino percebeu o freio labial bem baixo? Indicou buscar o dentista, que me disse que ela terá que operar no futuro. Qual é a idade rcomendada para fazer a cirurgia e como se faz isso numa criança? Vi os vídeos e pensei como fazer com uma criança… Qual o tipo de anestesia usdo em crianças? Geral?

    • dicasodonto disse:

      Procure um dentista ortodontista para avaliar e ver o momento correto de fazer a cirurgia. Pode ser que dê para esperar sua filha crescer mais um pouco. O procedimento é feito com anestesia local mesmo. Boa sorte.

  10. Bruna disse:

    Olá, boa tarde !

    Esta semana estive no dentista e ele me disse que terei que fazer uma cirurgia, chamada Frenectomia, pois os meus dentes da frente são separados e exixte uma gengiva um pouco mais grossa entre eles. Gostaria de saber se essa cirurgia irá modificar o meu sorriso, tipo se eu sorrir vai aparecer mais a minha gengiva? em quanto tempo é feito a cirurgia? o pós operatorio é chato e dolorido? na hora de tirar os pontos irá doer? Estou com medo, pois nunca fiz uma cirurgia antes, tenho medo de dar alguma coisa errada, de pegar uma infecção ou até mesmo de modificar a minha boca.
    Ficarei no aguardo da sua resposta.
    Desde ja, muito obrigada.

    • dicasodonto disse:

      Geralmente não, Bruna. A frenectomia, se bem realizada, não modifica o sorriso. Converse com seu dentista sobre isso. A cirurgia é considerada simples. O pós operatório pode ser um pouco chato, porém é bem controlado com medicamentos. Boa sorte.

  11. Débora disse:

    Boa noite, minha filha tem 5 meses, tem o freio lingual curto, não atrapalha na sucção, quando devo fazer a frenectomia?

  12. Maria Aparecida disse:

    fiz a cirurgia hoje e estou morrendo de dor, poderia por favor me informar o q posso
    fazer para amenizar essa dor?? obrigada

    • dicasodonto disse:

      Seu dentista não passou nenhuma medicação pós operatória? A gente não tem como prescrever via Internet. Melhor coisa é ir até o consultório do seu dentista, ou ligar para ele ou ainda ir até um Pronto Socorro odontológico. Boa sorte.

  13. lidiene maria nunes disse:

    oi me chamo lidiene .a fonodiologa me disse que meu filho de quatro anos esta precisando fazer a frenectomia . mas ele esta evoluindo com os exercicios, ele e muito agitado, queria saber se isso pode atrapalhar na hora da cirurgia e se tem algum risco pra crianças pequenas.

    • dicasodonto disse:

      Nesse caso, é melhor que os profissionais trabalhem juntos – a fonoaudióloga e o (a) dentista. Se ele for muito agitado, pode ser que atrapalhe sim na hora da cirurgia, pois ele deverá ficar quietinho por um tempo. Veja as opções com um (uma) dentista e tente fazer com que os profissionais se comuniquem para chegar a melhor abordagem possível. Boa sorte.

  14. kezia disse:

    oi minha filha de 2 anos cortou o freio de cima acidentalmente eu queria saber oq isso pode causar.

  15. Angela disse:

    Olá! Boa noite,

    Estou com uma dúvida. Fiz a frenectomia a 2 dias devido a um diastema, e consultando vídeos na internet vi que a cirurgia é feita até o céu da boca; a minha não foi assim, foi somente na frente, no freio mesmo. Mesmo se eu colocar aparelho meu dentes podem vir a separar novamente devido ao tecido que se encontra no meio e não foi removido?

    • dicasodonto disse:

      Espere a cicatrização e consulte seu dentista sobre isso. Há vezes que não é necessário retirar todo o tecido até o céu da boca. Lembre-se que cada caso é um caso e há cirurgias que necessitam de ajustes às vezes. Boa sorte.

  16. Jaciara Rodrigues do Nascimento disse:

    Olá, gostei muito do texto, foi muito esclarecedor!
    Minha dúvida é: Fiz tratamento ortodôntico e usei aparelho por 2 anos, mas percebo que meus dentes estão querendo voltar. Tenho a tal separação dos dentes da frente (diastema, certo?!) Só com a cirurgia, o uso do aparelho teria resultado de 100%, ?! No caso teria que fazer a cirurgia e usar o parelho novamente para que não haja a movimentação dos dentes?!
    Grata, Jaciara.

    • dicasodonto disse:

      Olá Jaciara. Obrigado pelos elogios! É impossível responder sua pergunta sem fazer uma avaliação da boca com uma documentação ortodôntica em mãos. Acho que o primeiro passo é procurar um dentista ortodontista para poder esclarecer suas perguntas. Há casos em que o diastema pode ser corrigido com procedimentos estéticos, isto é, com resina, se o freio não estiver no caminho. Boa sorte.

  17. Matheus disse:

    Olá, retirei agora pouco os pontos da cirurgia de frenectomia e percebi que o meu sorriso não está como antes, ou seja, o lábio superior está um pouco abaixo do normal que era antes e isso tá afetando no meu sorriso normal que eu tinha antes. Gostaria de saber se isso passa ou se tem reversão para o meu sorriso voltar ao normal. Obrigado!

    • dicasodonto disse:

      Calma Matheus, se você retirou os pontos agora, a cicatrização ainda não está terminada. Precisa aguardar no mínimo 45 dias para poder falar sobre mudanças no sorriso. Imagino que a região ainda esteja inchada do procedimento. Vamos dar tempo ao corpo para ele poder cicatrizar. Boa sorte.

    • Marina disse:

      olá,
      meus dentes eram separados na frente usei aparelho e juntou, tirei o aparelho essa semana e fiz a cirurgia frenectomia hj (05/01/2013) gostaria de saber se corre algum risco dos meus dentes se separarem novamente?

      Att
      Marina Gonçalves

      Obrigada

      • dicasodonto disse:

        Não depende da cirurgia. Tudo depende do uso de contenções e do planejamento do aparelho. Depende da sua idade e do tipo da sua mordida. Não tem como eu responder para você. Quem poderá responder com mais clareza é a sua (seu) dentista ortodontista. Boa sorte.

  18. suelen disse:

    fiz frenectomia ontem (21/01), meu labio superior ta mt inchado
    li em algumas materias q nao inchava, mas o meu ta mt… isso é normal?

    • dicasodonto disse:

      Olá Suelen. Isso pode acontecer sim. Você passou por um procedimento cirúrgico que causa inflamação local. Assim como quando a gente tira o siso e incha. Acho interessante você avisar seu/sua dentista sobre o inchaço, mas faz apenas um dia da cirurgia. Boa sorte.

  19. Lindamir disse:

    Boa noite, minha filha tem 7 anos ,e terá que fazer essa cirurgia , gostaria de saber se ,é necessário fazer uma radiografia antes da frenectomia. Aguardo sua resposta, obrigada!

  20. loana disse:

    APOS ESSA CIRURGIA É PROIBIDO FUMAR? O VICIO PODE CAUSAR INFECÇÃO? quando tirei os dentes do “juizo” eu fumei normalmente, mas foram pouco pontos, a cirurgia que meu marido fez teve que cortar o ceu da boca tbm e teve varios pontos, isso modifica alguma coisa em relação ao cigarro?

    • dicasodonto disse:

      A gente sempre recomenda não fumar após procedimentos cirúrgicos porque o cigarro faz muito mal sobre feridas cirúrgicas em cicatrização. O cigarro faz com a cicatrização aconteça mais devagar , o que pode aumentar o risco de infecção no local. Se você fumou normalmente depois de extrair o dente do siso, você deu sorte. Eu não ficaria dando sorte para o azar. Para você ter uma ideia, os estudos mais recentes mostram que depois da colocação de um implante ele tem cerca de 95% de chance de sucesso em um paciente não fumante. Em um paciente fumante essa porcentagem cai para menos de 75 %. Boa sorte.

  21. Paulo disse:

    Boa noite, doutores, achei formidável todas as explicações muito bem colocadas. Estão de parabéns. Tenho um filho de 15 anos que apresenta excessiva dificuldade para pronunciar o ” r “. Isso seria ” lingua presa ” e em caso positivo a cirurgia de frenectomia lingua seria o procedimento mais indicado? Por favor, se possível, aguardo um contato ou uma resposta. Obrigado.

    • dicasodonto disse:

      Neste caso, primeiro ele deve ir ao Fonoaudiólogo para ver qual é a causa do problema ao falar a letra “erre”. Se houver indicação do Fonoaudiólogo para este procedimento aí você pode procurar um dentista. Boa sorte e obrigado pelos elogios!

  22. eliomar dos santos disse:

    OLÁ SOU O HÉLIO!!!
    EU FIZ ESSA CIRURGIA NA SEGUNDA-FEIRA
    NÃO DOI SÓ QUANDO ESTA DANDO A ANESTEZIA
    DEPOIS É CHATO SÓ O ENCOMODO
    QUE NÃO PODE FALAR E NEM COMER
    SÓ BEBER LIQUIDO,ASSIM MESMO FRIO
    MAIS DE BOA
    TUDO É VALIDO PRA SE TER UM SORRISO BONITO!!
    E TUDO QUE O DR. ESTÁ EXPLICANDO AI
    É MUITO BOM PORQUE AI TIRA TODAS DUVIDAS
    ABG…

  23. Juliana disse:

    Olá Bom dia !

    Ha 5 dias fiz essa cirurgia, hoje retirei o curativo mas ficou um buraco enorme no local, com quanto tempo esse buraco sera preenchido??? Estou desesperada pensando que vou ficar assim p/ sempre.

    • dicasodonto disse:

      Sim, pode ficar tranquila. Procure seu dentista para orientações, mas algumas técnicas prezam a cicatrização por segunda intenção e o buraco vai sendo preenchido de dentro para fora. Se tudo ocorrer como o esperado, sem infecção e sem intercorrências, o buraco fecha sim. Boa sorte.

  24. Lydia disse:

    Fiz essa cirurgia na terça-feira.Hoje é domingo e o meu lábio ainda não desinchou por completo.Minha dentista disse que ficaria inchado,mas por uns dois dias.Fora isso,dei uma olhada no espelho e o meu céu da boca está com uma coloração escura.Estou muito preocupada.Isso é normal?Vou ter que fazer a cirurgia de novo?A parte em que houve o procedimento inteira está roxa quase preta!Por favor,alguma ajuda

    • dicasodonto disse:

      Acalme-se. Procure sua dentista o mais rápido possível para avaliação da ferida cirúrgica. A ferida fica meio feia logo depois, mas se não houver infecção, ela melhora em cerca de 15 ou 20 dias. Boa sorte.

  25. carla disse:

    Fiz ontem uma cirurgia dessa e ficou um buraco, sera que com o tempo fecha? E ja marquei pra coloquar o aparelho na quarta-feira será que ja posso?
    Obrigada desde ja

  26. Bruna disse:

    Olá doutor!!! Fiz a cirurgia faz uns 4 dias atrás,e às vezes tenho uma ”agulhada” no local. É normal?

  27. karina disse:

    olá vou fazer essa cirugia na terça será que, posso trabalhar na sexta feira?
    vai ficar um buraco feio quando eu rir?
    estou com muito medo!
    eu uso aparelho vai ficar muito feio?por favor me responda obrigado karina

  28. Fabio disse:

    Oi Doutor meu nome é Fabio, fiz a cirurgia do freio fas 1 ano e meio e ja fechou, se eu tirar o aparelho fixo, ele vão voltar a abrir?
    Obrigado

  29. deise andrade disse:

    Olá eu fiz essa cirurgia ontem..só doeu um pouco a anestesia..Gostaria de saber depois de quanto tempo devo me alimenta normalmente?

    • dicasodonto disse:

      Siga sempre as orientações do seu dentista. É melhor comer apenas coisas pastosas e geladas nas primeiras 48 horas, como vitaminas, batidas de frutas, sucos, sorvete, frutas na tigela, pudim, gelatina e etc. Fique em repouso por no mínimo 24 horas e evite falar muito. Boa sorte.

  30. Josy disse:

    Fiz a cirurgia ontem (11/06). Não estou sentindo dor, só está um pouco inchado. Quanto tempo leva para tirar os pontos? Depois de quanto tempo posso voltar a me alimentar normalmente?

    • dicasodonto disse:

      Olá Josy. Geralmente os pontos são retirados em 7 ou 10 dias. Sobre a alimentação, seria melhor seguir a recomendação do seu dentista, pois apenas ele sabe como foi o transcorrer da cirurgia. Na maioria dos casos, pode-se comer normalmente em 3 dias, evitando usar a região próxima da cirurgia para mastigar. Boa sorte!

  31. Ruan carlos disse:

    Oi a Frenectomia dói muito,vou fazer sexta feira,tenho 11 anos ,já estou usando o aparelho,isso prejudica na hora do corte ou nao

  32. Claudia disse:

    Fiz a frenectomia 1 mês mais ou menos, e o buraco que fica no lugar do freio ainda não fechou isso é normal?

  33. Tamara disse:

    Olá li varios comentarios aqui e estou querendo marcar minha cirurgia,mas confesso q estou um pouco com medo,pois no meu caso seria a lingua presa,pois tenho dificuldades em pronunciar palavras com ch,pr,tr e é bem notável,apos a cirurgia tem algum risco de não dar certo? volto a falar normal ou teria que procurar um fonaudiologo tbm? Compensa realamnte fazer? Pois trabalho com público em comercio uso o telefone como minha principal ferramenta e tenho medo de não dar certo.Posso fazer tranquila esta cirurgia? Obrigada!

    • dicasodonto disse:

      Olá Tamara. Isso precisa ser avaliado com critério pelo dentista e pelo fonoaudiólogo. Não é só cortar o freio que vai garantir que você saia falando sem dificuldades. É preciso acostumar a língua em seu devido lugar com exercícios e com o fonoaudiólogo. Procure um profissional para avaliar seu caso e ver a viabilidade. Boa sorte.

  34. George disse:

    Dr…minha monografia da especialização é sobre este assunto, frenectomia, porém votado para a pratica Ortodontista, teria alguns artigos para me indicar? Grato!

  35. Lucas disse:

    Fiz essa cirurgia a 1 semana atrás, e já tirei os pontos, mais ta tipo um buraco na ferida, e estou com medo rs, e eu vou ter que fazer a documentação para instalaçao do aparelho, com quantos dias eu posso fazer ?

  36. Danielle Araujo disse:

    Olá,fiz a cirurgia ontem e depois que passou o efeito da anestesia tentei forçar um pouco a lingua,hoje quando mexo ela doi um pouco,queria saber por quanto tempo fica a dor e o que eu posso comer.a cicatrização demora ou é rapida?

  37. Guilherme Almeida disse:

    Olá, gostei bastante da matéria, só fiquei com uma dúvida, meus dentes são bem pouco separados, mas dá pra notar, eu olhei o meu freio e não achei que precisava fazer a frenectomia, mas a minha dentista disse que ia precisar sim, como que eu mesmo posso descobrir olhando o meu freio se vai precisar de cirurgia ou não?? eu tenho meio que uma fobia de cirurgias =/

    • dicasodonto disse:

      Então Guilherme, precisa da avaliação de um dentista. Se sua dentista disse que você precisa fazer, então precisa, né? Se você ficar em dúvida, pode procurar uma segunda opinião, mas o único jeito de você saber é com avaliação de um(a) dentista. Boa sorte e vai sem medo.

  38. vanessa bolduan disse:

    Ola tenho uma filha de 1 ano e 9 meses e a pediatra recomendou a ela fazer uma cirurgia para retirar o freio da boquinha pois os dentinhos estao crescendu separados o q devoo fzer nao sei se com a idade dela pode fazer tal cirurgia ou tenho q esperar ela fxar mais velha.vc pode me ajudar com sua opiniao?..muito obrigada

    • dicasodonto disse:

      Olá Vanessa. O Pediatra (médica) ou a Odontopediatra (dentista) ? Sugiro procurar um(a) dentista odontopediatra para avaliar. Geralmente é melhor fazer mais tarde. Eu particularmente nunca operei crianças tão jovens. Boa sorte.

  39. Paulo Cesar de Araujo disse:

    Ola doutor… ontem eu fiz essa cirurgia de frenectomia, estou fazendo o tratamento com um dentista mas fiz a cirurgia com outro! o meu dentista disse que meu frio vai ate o céu da boca! mas estou olhando percebi que ele não foi retirado ate o céu da boa sera que isso pode atrapalhar no meu tratamento? É obrigatório tirar ate o céu da boca?

  40. Yann Cavalcante disse:

    Bom dia.. Fiz a cirurgia de corte debaixo da lingua no sábado dia 19/10 e junto com a cirurgia foi extraído dois dentes tbm.. Fiquei um dia no hospital tomando soro e injeção e gostaria de saber em quanto tempo posso começar a falar um “sim” “não”, eu consigo, mas não quero forçar! Hoje dia 21/10 já tem mais de 48h do procedimento, estou tomando 3 remédios, todos pílulas de 6 em 6h, outro de 12 em 12h e o ultimo de 24h em 24h.. Alimentação a base de líquidos, bastante água de coco, sopa fria, compressa gelada na parte de fora do rosto e sorvete também.. Mas minhas perguntas são: (Pergunta 1) Em quanto tempo vou poder falar um “sim, não? ta onde, ok!” palavras pequenas sem me preocupar? (Perg. 2) voltar a falar fluentemente? (Pergunta 3) Atividades físicas moderadas depois de quanto tempo?
    OBS: ainda não falei com o médico depois da cirurgia.. Sei que isso é apenas uma consulta, e quem tem que me indicar e receitar coisas é o meu dentista

    • dicasodonto disse:

      Pois é Yann, você mesmo perguntou e deu a resposta. Eu não tenho como fazer recomendações sobre um procedimento que eu não realizei. Eu passo essas recomendações sempre antes aos pacientes numa consulta que chamo de “pré-operatório”. Em cirurgias de implantes, extração de dentes do siso e outros procedimentos cirúrgicos, faço a consulta para passar todas recomendações e medicamentos. Eu não sei o quanto foi cortado do seu freio e nem qual será o pós operatório, por isso apenas o seu dentista pode falar para você as recomendações corretas. Boa sorte.

  41. Beatriz disse:

    Preciso saber quanto tempo tenho q ficar de repouso depois da cirurgia labial e da língua e por quanto tempo n vou poder beijar ou conversar e comer normal???? Obrigada desde já.

    • dicasodonto disse:

      Olá Beatriz. Isso depende da extensão da cirurgia. O dentista que avaliar seu caso pode falar sobre o tempo de repouso melhor que qualquer pessoa. Geralmente, os pontos são tirados em 7 ou 10 dias e você vai retornando aos poucos a sua rotina normal. Boa sorte.

  42. Flavia disse:

    Oi,
    Fiz a frenectomia labial tem exatos 15 dias.
    A parte acima do lábio sup ainda tá inchada e dormente mas aparentemente não está inflamada(ferida). Gengiva tá ok.
    O dentista prescreveu o anti flamatório só até o 6º dia e no 7º dia ao retirar os pts disse que a recuperação está dentro da normalidade.
    Quanto ao sorriso, acho estranho, pois agora o lábio sup cobre parte do dente, bem diferente de como era antes. Está horrível.
    Meu sorriso voltará ao q era antes? Em qt tempo? O q fz p desinchar mais rápido?
    Obrigada.

    • dicasodonto disse:

      Olá Flavia, parece ser normal que o lábio superior cubra os dentes se ele está um pouco inchado. É preciso aguardar um pouco para que ele volte ao normal. A cirurgia ainda é muito recente, mas vale à pena fazer essas perguntas ao seu dentista para explicações mais precisas sobre o procedimento realizado. Boa sorte.

    • Carolina disse:

      Flavia , por favor me responda, agora que ja passou um tempo, sua boca esta normal? seu sorriso esta normal? igual antes? e se demorou p ficar normal?

  43. Dr. ,
    Boa Tarde!
    Hoje pela manhã fiz a frenectomia língual e estou com a língua e amígdalas muito inchadas. Estou tomando amoxilina e estou com dificuldades para falar e não consigo comer nada. É normal?

    • dicasodonto disse:

      Pode acontecer por causa da inflamação que ocorre depois da cirurgia. Melhor comer apenas coisas bem pastosas ou líquidas e entre em contato com seu dentista assim que possível para ele avaliar se isso é normal. Depende da extensão da cirurgia. Boa sorte.

  44. Raimundo disse:

    Fiz 4 cirurgias de enxerto gengival no mesmo local (sobre o canino do lado esquerdo) e em todas o enxerto retraiu e eu fiquei com a mesmo exposição da raiz, como estava antes da primeira cirurgia. Meu periodontista disse que vai analisar para descobrir porque o enxerto não fica no lugar. Lendo esse artigo sobre frenectomia, notei que sobre o meu dente que fiz a cirurgia que ele possui uma camada de pele parecido com freio que possuímos na parte da frente, só que um pouco mais larga. Pergunto: será que não é por isso que o enxerto não fica no lugar depois da recuperação. (quando tiro os pontos o enxerto retrai não aderindo, voltando a expor a raiz do dente) Do outro lado não tem essa camada. Se retirar, o sorriso fica do mesmo jeito?? .
    Obrigado e agradeço se responder.

    • dicasodonto disse:

      O enxerto pode não dar certo por vários motivos. Isso que você fala do “freio” nesta região, chama-se brida e é um tecido fibroso muito parecido com o freio. É preciso fazer alguns testes, puxando o lábio para cima e ver se essa brida estaria puxando o tecido da gengiva. É preciso avaliar também o tamanho da área de raiz do dente que está aprecendo e o formato. Para saber mais sobre isso veja este post – http://www.dicasodonto.com.br/2013/11/18/retracao-da-gengiva-tem-jeito/ – e converse com seu dentista sobre isso. Boa sorte.

  45. Alessandra disse:

    Boa tarde!
    Meu filho tem 11 anos e a dentista recomendou retirar o freio do lábio superior, o que me causa preocupação. A anestesia, apresenta algum risco para as crianças?
    Desde já agradeço, feliz ano novo à tds!

  46. kenio davy ferreira disse:

    olá DR.. boa tarde! tenho uma duvida que ta mim deichando preucupado, fiz uma cirugia de frenectomia lingua dia 04 .. hoje são 06 mas minha lingua e garganta estão muito enchados ao ponto de não conseguir tomar os remedios , acabei de chegar do medico, o memso mim endicou uma substancia por nome (decadron )isso sera grave DR ? pois estou muito aflito? posso ter algunha complicação ? desde ja agaradeço a resposta. abraço…

    • dicasodonto disse:

      Você precisa entrar em contato com o seu dentista, Kenio. O Decadron é um remédio anti-inflamatório. Seria interessante marcar uma consulta com seu dentista para ver o porquê desse inchaço incomum. Boa sorte.

  47. Rhander disse:

    Boa Tarde Dr, fiz a cirurgia de frenectomia labial superior na quinta feira 06/02. Quanto a cirurgia foi tudo tranquilo, bem simples, minha duvida é a seguinte, meu lábio superior esta um pouco enxado por ser um procedimento cirurgico, so que hoje que eu consegui levantar ele um pouco e percebi proximo aos pontos um pedaço esta branco parecendo pus, queria saber se é normal ? e a Dra que realizou o precedimento me mandou colocar gelo no labio para nao ficar muito enxado, e quanto a medicamento ela so me falou que se eu sentisse dor era pra tomar medicamento que uso no dia-a-dia para dor e nao passou nenhum anti-inflamatorio, estou procupado de ser pus esse branco proximo aos pontos, pois so conseguirei falar com ela na segunda feira. Desde ja agradeço.

    • dicasodonto disse:

      Com dois dias ainda é muito cedo para que o inchaço diminua. Tenha paciência, siga as recomendações da sua dentista. Talvez você esteja confundindo pus com placa bacteriana que às vezes se forma sobre os pontos. Em caso de dúvida, consulta sua dentista. Boa sorte.

  48. Alison disse:

    Dr , eu fiz a cirurgia a 4 dias {06/02/2014} , e os ultimos 3 dias a noite tive sangramento no local, no primeiro dia de sangramento , sangrou muito ai fiquei lavando com agua gelada parou , ai o segundo dia sangrou menos , e o terceiro que é hj praticamente sangrou só um pouco , e é do nada.. sem eu estar cutucando nem nada , queria saber se isso é normal ou devo procurar meu dentista urgente ? e ainda to sentindo dor , to botando gelo direto e tals , obrigado desde já Dr !

  49. Paulino Conte disse:

    Tenho um filho com 2 anos, e o Odontopediatra recomendou em fazer a cirurgia do frei labial superior pois o nenê tem os dentes superiores muito juntos, eu particularmente acho o nenê muito novo ainda pra fazer a cirurgia, será que realmente é necessário fazer? Não daria pra esperar ele ter uma idade maior?

    Agradecido.

    • dicasodonto disse:

      Olá Paulino. Cada profissional vai seguir uma linha e uma filosofia na hora de escolher por um tratamento. Eu, particularmente, esperaria mais alguns anos para cortar o freio. A não ser que seja um crescimento muito expressivo que esteja atrapalhando o nascimento correto dos dentes, ou algo do tipo. Sugiro procurar por uma segunda opinião em outra avaliação com outro(a) profissional. Boa sorte.

  50. Rondineli Rezende disse:

    hoje passei por esse procedimento, espero que tenha uma boa recuperação !!!!

  51. Mariane Lopes disse:

    Olá doutor, tenho 12 anos e uso aparelho a 1semana , minha dentista disse que eu tinha que fazer essEsa cirurgia (frenectomia). Gostaria de saber se o aparelho atrapalha na cirurgia ??

    Aguardo resposta, obga !!

  52. Felipe Pereira disse:

    Olá doutor…
    Eu fiz a cirurgia no freio labial superior fazv1 semana. Os pontos cairam em 3-4 diad. N sinto dor. Porem tem um buraco aonde costunava ficar o freio. (Eles acredito ru retiraram o freio )

    Esse buraco vai fechar doutor?

  53. Silvia Alban disse:

    Bom dia!
    Minha gengiva inchou muito e ficou bastante dolorida com inchaço até o céu da boca, meu ortodontista me encaminhou a um cirurgião que irá fazer uma frenectomia, gostaria de saber se é possível fazer esse procedimento com a gengiva inchada e dolorida?

  54. Rodrigo Mainart disse:

    Olá Doutor!

    Pretendo fazer a cirurgia no freio lingual na próxima semana, ela não me atrapalha muito para conversar, mas gostaria de saber se após a cirurgia (pelo menos, depois de tirar os pontos), terei alguma dificuldade na fala.
    Grato.

  55. Felipe disse:

    Olá,eu tenho 14 anos e irei fazer frenectomia e gostaria de saber se enquanto esta cortando o freio superior eu vou sentit alguma dorsinha na regiao?

    Grato, Felipe

    • dicasodonto disse:

      Fique tranquilo. Enquanto estiver cortando, você não sente por causa da anestesia. Depois, no pós operatório, seu dentista vai orientar sobre as medicações para que a dor e a inflamação sejam controladas. Boa sorte!

  56. Maria Eduarda disse:

    Boa Tarde ;
    Tenho 15 anos e ainda tenho receio para fazer este procedimento .. AS vezes pensamos na dor da própria anestesia e também depois da cirurgia .
    Para que tudo de certo quais são suas recomendações ? Sobre a cirurgia a Laser , seria melhor para a cicatrização ?
    ObG

    • dicasodonto disse:

      Olá Maria Eduarda, a cirurgia de frenectomia é considerada de baixa complexidade na maioria dos casos. A anestesia é um pouco incômoda por causa da região e o pós operatório pode ser muito bem controlado com remédios. Não conheço o uso de laser nesta cirurgia, a não ser que seja para haver um melhor pós operatório. Em alguns casos, o dentista aplica laser de baixa intensidade após uma cirurgia para diminuir os efeitos indesejáveis do pós operatório, como inchaço e dor. Há também a opção de fazer essa cirurgia com bisturi elétrico. Isso vai depender de cada dentista e da filosofia de trabalho de cada um. Em ambos os casos, o resultado é bem previsível e satisfatório. Boa sorte.

  57. Gustavo disse:

    Ola irei fazer a frenectomia mas so cortara a pelinha de cima queria saber se pega pontos.

  58. Carolina disse:

    Olá Dr.
    Gostaria de parabenizar otima materia, realmente tira a maioria das nossas duvidas,
    mas a minha é o seguinte, fiz a frenectomia labial há 14 dias, inchou muito, tirei os pontos depois de sete dias voltou a inchar muito, hj esta praticamente todo desinchado coisa minima pra desinchar, mas minha duvida é que eu nao consigo sorrir a boca esta tipo travada sem elasticidade e sinto os pelotes do ponto isso é normal?minha boca volta a ficar normal????? em quanto tempo???? me ajude pois estou quase enloquecendo..quero minha boca normal de volta…. desde ja agradeço!

  59. Mariana disse:

    Oi queria tirar uma duvida mimha bebe tem 1 ano e 4 meses, ontem ela caiu e bateu com a boquinha, e cortou aquela pelizinha de cima, to apavorada, depois que corta ele nao cicatriza mais???

  60. Eduardo de Souza Shakur disse:

    É possivel ficar com sorriso torto em uma frenectomia que nao é bem feita????

    • dicasodonto disse:

      Muito difícil. O sorriso é definido pelos músculos da face ao redor dos lábios. Pode haver alguma diferença (muito pouca) no levantamento labial em alguns casos. Não existe eliminação do freio nesta cirurgia e sim mudança de sua inserção. Boa sorte.

  61. Adriana disse:

    Meu filho de 03 anos caiu e cortou o freio superior. O que pode ser feito neste caso? Era preciso ter dado algum ponto? o que pode acarretar?

  62. Radassa disse:

    oi fiz essa cirurgia onte e de quebra arranquei dois dentes de leite, posso montar o aparelho amanha?

  63. Lola disse:

    OI, boa tarde, eu tenho 19 anos e queria saber se posso fazer a cirurgia na língua? eu não tenho problema na fala porem não consigo fazer muitos movimentos com a língua, nem coloca-la pra fora e isso me incomoda muito. Quanto custa em media a cirurgia e como é o pós operatório??

    • dicasodonto disse:

      Olá Lola. É preciso diagnosticar direito seu problema com a língua e isso envolve consultas com fonoaudiólogo e com dentista. Não adianta sair cortando o freio da língua para ela ficar com mais mobilidade. É preciso ver exatamente qual é o problema. Sugiro marcar um fonoaudiólogo antes e caso necessite de cirurgia, aí sim marcar o dentista. Boa sorte.

  64. Telma disse:

    Oi meu filho tem cinco anos vai fazer a cirurgia de lingua presa gostaria de saber se pode ser com anestesia local ?

  65. larissa disse:

    Bom dia

    Vou fazer uma frenectomia labial sexta dia 15,gostaria de saber se na hora da cirurgia doe?
    E tambem se uma semana e suficiente pra eu praticar atividades fisica(academia)
    Desde ja agradeço

  66. larissa disse:

    Bom dia
    Gostaria de saber se doi na hora da cirurgia de frenectomia labial superior?e se uma semana e o suficiente de repouso,pra eu voltar a treinar na academia?

  67. Isabella disse:

    Boa tarde

    Fiz uma frenectomia labial superior quinta ,dia 21/08/2014.A cirurgia foi rapida e estou conseguindo controlar a pos recuperação com medicamentos que o medico recomendou,porém dias após a cirurgia meus labios estão ainda inchados.
    Gostaria de saber em quanto tempo ele voltara ao normal ?em quantos dias ?

    Desde já Agradeço!

  68. sofia disse:

    Fiz frenectomia a 8 dias atras..
    Gostaria de saber em quanto tempo posso ver que deu resultado?

    Obs:fiz frenectomia pq minha gengiva tava muito grande..%

    Desde ja obrigada!

  69. VANUZA OLIVEIRA disse:

    OLA…
    VOU FAZER CIRURGIA NA SEGUNDA E GOSTARIA DE SABER COM QUANTO TEMPO POSSO VOLTAR A TRABALHAR SENDO QUE SOU TELEFONISTA? E A ESCOVAÇÃO COMO FICA?

    OBRIGADO

  70. Dennye disse:

    Fiz a cirurgia de Frenectomia lingual a 8 dias. Resolvi fazer pois me incomodava ter língua presa e não poder fazer alguns movimentos (o freio atrapalhava somente a pronúncia de fonemas dr e tr) porém, pelo muito que andei pesquisando, vi dezenas de relatos positivos, dizendo quem em menos de uma semana já estava tudo bem, vi muita gente dizendo que melhorou no tamanho e tals e hoje estou preocupada com a cirurgia, minha língua esta parecendo menor do que com o freio, não consigo estica-la, a ponta da língua parece não estar lá, já tomei anti-inflamatórios e não senti nenhuma melhora… No local da cirurgia, sobre os pontos parece que formou placa bacteriana…devo me preocupar?
    Preciso de uma ajuda, gostaria de saber se é normal esse processo. Desde já agradeço a atenção!

    • dicasodonto disse:

      Olá Dennye. Em alguns casos de “língua presa”, acredito que não seja simples assim. Primeiro que 8 dias é muito cedo para que qualquer cirurgia tenha uma resolução final. É preciso paciência. Em segundo lugar, talvez seja necessário consultas com um(a) fonoaudiólogo(a). Não adianta apenas cortar o freio. Existe todo um aprendizado e alongamento da musculatura para mudar a fala e isso não é da noite para o dia. Sobre a placa formada sobre os pontos, isso pode acontecer. Você pode pegar um cotonete com soro fisiológico e passar de leve sobre os pontos para limpar esta placa ou ir ao dentista para ele(a) tirar os pontos. Boa sorte.

  71. Olá Luiz,
    Fiz a cirurgia hoje agora pouco, e é normal a Dra. não ter retirado o meu aparelho? E o que eu posso fazer para acelerar o processo da cicatrização e o que posso comer?
    Obrigado.

    • dicasodonto disse:

      Olá Marlon. É muito comum sim fazer essa cirurgia com aparelho instalado. Não existe nada que possa “acelerar” a cicatrização. É preciso paciência apenas. Você pode seguir as recomendações do seu dentista de não mexer na ferida, não passar a escova em cima, comer alimentos pastosos e gelados nos primeiros dias, não ficar levantando o lábio para ver o local operado, tudo isso para não “atrasar” sua cicatrização. Boa sorte.

  72. Indiara disse:

    Olá doutor, fiz a cirurgia hoje e ocorreu tudo bem
    eu tenho apenas uma dúvida, porque as outras já tirei com a minha dentista
    eu queria saber, se tem algum problema em sorrir
    porque eu sou muito boba e tem meu sobrinho pequeno que sempre me faz rir.

  73. gisela disse:

    Ola. Fiz a frenectomia do labio superior, porem meu sorriso ficou um pouco torto. Lecanta um pouco a mais de um lado para o outro. Fiz para evitar retracao gengival, didiastema e para dininuir o sorriso gebgi al. Tem 20 dias. Sera que tem como corrigir?

  74. Poliane disse:

    Bom dia,

    Fiz a frenectomia labial superior (até o céu da boca) faz poucos dias, está bastante inchado mas vi que isso é normal. Porém, exatamente ao centro do lábio tem uma “bolinha” um pouco mais inchada que tudo, ela está localizada bem ao final dos pontos e acaba ficando um pouco para fora da boca, ela está roxa, parece uma bolha de água. Até então eu estava tranquila pois imaginei que fosse um edema (não posso afirmar, mas meu dentista disse que isso poderia acontecer), mas hoje fui olhar e na ponta dessa bolinha tem uma parte amarelada do tamanho de um grão de milho, não parece pus mas é meio líquido. Estou preocupada pois está doendo bastante. O que devo fazer?

  75. Maylaine disse:

    Meu namorado fez a cirurgia de frenectomia há 5 anos, retiraram demais o freio labial e o sorriso ficou muito exposto, aparecendo muito a gengiva, por conta disso ele sente vergonha de sorrir. Existe como reverter a cirurgia e aumentar o freio labial pra gengiva aparecer menos?

  76. Leo disse:

    Olá, fiz minha cirurgia labial superior na sexta feira, porém hoje fui olhar no espelho e tem um negocinho meio “cinza’ lembra um pouco pus.. porém não dói só as vezes dá umas ” agulhadas” isso é normal? to preocupado demais achando que pode estar inflamando.. seu site me ajudou demais quando fui fazer a cirurgia, enfim desde já agradeço a resposta

    • dicasodonto disse:

      Olá Leo, se tiver dúvida, veja se pode dar uma passada no seu dentista para ele ver como está. O pus quando se forma é branco e não cinza. Pode ser que seja o ponto ou algum resto de alimento. Boa sorte.

  77. Thaís Santos disse:

    Oi.. eu cortei o meu a um tempo acho que uns meses e não cresceu nadinha porque ??

  78. Gilvan L. disse:

    Boa noite Dr. Fiz a frenectomia, vi que no corte esta se formando um buraco, tbm já li que o senhor disse que ele é normal e com o tempo fecha, minha pergunta é a seguinte, vou tirar os pontos sexta, que da sete dias após o procedimento, a retirada dos pontos doe ?
    Obg!

  79. Regina Santos disse:

    Meu filho tem 3 anos e tem freio labial bem acentuado.,os dentintinhos dele são bem separados.Ele irá fazer uma cirurgia pr retirada das amidalas e da adenóide e a otorrinolaringologista quer tb fazer a cirurgia do freio,mas vi em alguns comentários q o indicado seria depois da troca dos dentes de leite.Se ele fizer agora terá algum problema?????

  80. Karla almeida disse:

    Olá gostaria de fazer uma pergunta,tenho uma indicação para a remoção do freio labial superior,mais estou com receio da anestesia, pois tenho pressão alta…tem algum problema???

    • dicasodonto disse:

      Olá Karla. Primeiro é preciso saber se sua Hipertensão está controlada com medicações ou exercícios e alimentação. Nestes casos, pode ser necessário que o dentista solicite uma carta de avaliação médica para uso de anestesia odontológica. Na maioria dos casos, pacientes com pressão alta controlados podem ser tratados com anestesia normalmente. Boa sorte.

  81. Valdete disse:

    Olá Doutor. Fiz uma frenectomia há quase um ano. Depois da cirurgia percebi uma diferença no levantamento do lábio ( ficou um pouco torto, como se desviasse mais para um lado). Achei que com o tempo melhoraria, mas a diferença continuou!. E agora é possível resolver? desde já, agradeço!.

  82. Hugo Moraes disse:

    Dr. boa tarde, tenho 26 anos e fui recomendado pelo Dentista em fazer está Cirurgia na parte superior, depois do pós-operatório, quanto tempo leva para fechar o espaçamento entre os dois dentes?

    • dicasodonto disse:

      Depende, Hugo, mas será necessário uso e aparelho ortodôntico, provavelmente. Com o exame clínico e os exames complementares em mãos, um ortodontista pode dar um tempo estimado mais fiel à realidade. Depende do tamanho do espaço também. Pode levar 3 meses, 6 meses ou até 1 ano. Boa sorte.

  83. maiara disse:

    Oi adoreei as explicações durou muitas dúvidas! Mas gostaria de saber se pode comer maionese ? E quais os alimentos q nao pode comer…
    Pois fiz a frenectomia faz 2 dias e comi maionese e me senti mal. Os pontos doeu…
    Gostaria de saber tbm como fazer higiene correto dos pontos to meia sem saber meu dentista n me explicou nada…

    Obrigada!

    • dicasodonto disse:

      Obrigado Maiara. Não vejo relação entre a cirurgia e maionese, especificamente. Melhor não mexer nos pontos. Se eles estiverem juntando sujeira, você pode pegar um cotonete e junto com soro fisiológico limpar a região operada, bem de leve, sem forçar. Evite alimentos muito quentes e apimentados ou ácidos. Boa sorte.

  84. serv.leo@hotmail.com disse:

    Entao fiz uma frenectomia no sabado dia 13 e hj dia 16 o cimento cirurgico parece q n quer mais ficar ele ta ( meio solto ) queria saber se teria algum problema em eu tirar esse cimento cirurgico ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>