Bichectomia – Cirurgia para reduzir as bochechas

Muito se fala em Bichectomia nos dias de hoje. Principalmente para fins estéticos faciais nesta sociedade que cultua a magreza e o “fitness”. Como a retirada de uma parte de uma bolinha de gordura da bochecha pode melhorar a estética facial? Como que a cirurgia é realizada? O procedimento que virou febre entre celebridades vai ser destrinchado nos parágrafos abaixo pelo colaborador Dr. Jairo Souza, cirurgião dentista, especialista em traumatologia e cirurgia buco-maxilo facial. 

Bichectomia Megan Fox

Megan Fox – muitas celebridades não assumem publicamente a realização de cirurgias estéticas; Esta foto serve apenas como exemplo de como o rosto pode mudar com uma diferença nas bochechas

O que e a Bichectomia ?

É a retirada do corpo adiposo bucal, conhecido como “Bola de Bichat”, recebendo este nome devido ao anatomista e fisiologista francês Marie Fracois Xavier Bichat, quem primeiro a descreveu em 1802, considerado a pai da histologia e da patologia dos tecidos.

O corpo adiposo bucal consiste de um corpo principal, repousando sobre o periósteo maxilar e fibras superiores do bucinador, do qual se estendem quatro processos: pterigopalatino, temporal, pterigoide e bucal. O corpo adiposo encontra-se encapsulado na bochecha por um envelope fascial derivado da fascia parotideo-masseterica. Pela localização a bola de Bichat apresenta intima relação com elementos muito importantes da face, como: ramos terminais do nervo facial, ducto parotideo e vasos sanguíneos. O entendimento e estudo destes elementos e de fundamental importância para prevenir algum tipo de lesão durante a cirurgia.

Interesse atual pela Bichectomia

A Bichectomia não é uma novidade, sendo bem descrita na literatura, e muito realizada em países da America do Norte e America Latina. Consiste em uma cirurgia rápida, com período de recuperação curto e com resultados muito satisfatórios.

O processo de recuperação é muito semelhante à cirurgia de um terceiro molar (extração do dente siso). O edema (inchaço) é variável entre indivíduos, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos três primeiros dias. Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol. Não é preciso afastamento da atividades laborais ou acadêmicas/escolares por mais de dois ou três dias, desde que não seja um fator limitador ou comprometedor para execução das mesmas.

Independente da manutenção ou remoção da Bola de Bichat por questões estéticas, a flacidez facial é inerente com a idade. De qualquer forma o cirurgião deverá ter sempre a preocupação em não exagerar na ressecção do corpo adiposo. A causa do rosto mais largo também pode ser resultante da hipertrofia do músculo masseter, que é acompanhada de um crescimento ósseo que se estende posteriormente ao ângulo mandibular, uni ou bilateral, proporcionando aos pacientes um aspecto de rosto quadrangular.

Clinicamente podemos diagnosticar tal alteração pedindo ao paciente que aperte os dentes e, dessa forma, à palpação sentir a hipertonicidade do músculo, além de verificar irregularidades no ângulo da mandíbula. O tratamento para hipertrofia do masseter, caso seja diagnosticada, pode ser realizado com Toxina Botulínica (botox). Um acúmulo de gordura abaixo do mento (queixo), conhecida popularmente como “papada”, também pode dar um aspecto arredondado à face, cujo tratamento é a lipoaspiração dessa região. Se também houver flacidez de pele, o lifiting facial pode ser considerado em conjunto com a Bichectomia ou outros procedimentos estéticos, se necessário.

Técnica Cirúrgica

BichectomiaBichectomia 2

O procedimento é realizado sob anestesia local, com ou sem sedação consciente (opióides ou oxido nitroso). Uma incisão intra-oral de um a dois centimetros é realizada na mucosa sobre o corpo adiposo, em cada lado da face, após sua localização, por diérese, é isolada e retirada, caso necessário, faz-se eletrocauterização. É realizada sutura simples (pontos separados) com fio de nylon ou reabsorvível, ficando à critério ou experiência do cirurgião.

Bichectomia 3Bichectomia 4

O procedimento dura, em média, quarenta minutos. Exames laboratoriais de rotina, hemograma, coagulograma, glicemia em jejum, poderão ser solicitados, após detalhada anamnese (histórico médico). Os cuidados pós-operatórios são semelhantes aos da cirurgia de terceiros molares: evitar esforço físico, alimentação fria ou gelada, compressa gelada a cada hora nos dois primeiros dias após o procedimento, além de seguir a prescrição realizada pelo cirurgião responsável (antibiótico, anti-inflamatório e analgésico). A face fica edemaciada (inchada) por até quatro dias e os resultados serão inicialmente visíveis em três semanas do pós-cirúrgico.

Um Abraço,

Dr. Jairo S. Souza é cirurgião dentista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo facial no Serviço de Cirurgia BMF – Regional Ibiapaba.

Veja aqui outra opinião sobre o assuntoBLOG VIDA DE DENTISTA

Equipe Dicas Odonto

16 Responses to Bichectomia – Cirurgia para reduzir as bochechas

  1. Tatiana Filgueiras says:

    Interessante como dentistas querem fazer procedimentos estéticos fora de suas áreas, já que querem isso deveriam ter feito medicina e se tornado cirurgiões plásticos.

    Cheque antes da consulta

    • O médico que você irá consultar deve ter registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível fazer essa checagem no site da instituição;
    • O profissional deve, obrigatoriamente, ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é possível fazer essa checagem no site da instituição;
    • A cirurgia deve ser feita em hospital que tenha acreditação para realizar cirurgias de médio porte. Entre em contato com o hospital para checar;

    • Patricia Macieira says:

      Discordo Tatiana. O Cirurgião Dentista é formado para atuar na região e inclusive faz uso da bichectomia para realizar outros procedimentos. Não ha argumento tecnico para contestar a competencia tecnica do CD, principalmente pq esta assim como a do medico depende de sua formacao e especialização. Isso é simplismente um reflexo do arcaico Ato médico e tentativa de reserva de mercado.

      • Heven says:

        Patrícia, seu discordar não vale de nada. DENTISTAS NÃO PODEM REALIZAR BICHECTOMIA, NEM NENHUM PROCEDIMENTO COM FINALIDADE MERAMENTE ESTÉTICA DA FACE, NEM APLICAÇÃO DE BOTOX FÁCIL ESTÉTICO. O próprio CFO é quem proíbe. Portanto, estarei denunciando TODOS dentistas que fazem esta cirurgia por exercício ilegal da medicina, ao CFM e ao CFO, bem como ao ministério público.

        • Robson says:

          “Art 43. É vedado ao cirurgião-dentista o uso da via cervical infra-hióidea, por fugir ao domínio de sua área de atuação, bem como a prática de cirurgia estética, ressalvadas as estético-funcionais
          do aparelho mastigatório.” A Bichectomia também possui indicações funcionais (como prevenir traumas na mucosa durante a mastigação), logo se enquadra na resolução.

          • Marcos says:

            Vcs tem que estudar mais, acabou de sair uma resolução CRO, liberando os CD, a praticarem as técnicas de Botox por exemplo, é mais, no caso da bichectomia, suas indicações são corretivas estético funcionais na odontologia, segundo a Resolução 100/2010 do CFO, que compreende as normas de cirurgias buco-maxilo-faciais.
            .
            -Algumas indicações são:
            – Harmonização dos contornos da face (ex.Rosto redondo)
            – face curta
            – assimetrias de face
            – pacientes com lesões traumáticas
            – pacientes desdentados
            – complemento de cirurgias em outras áreas
            – Braquicefálico ( rosto quadrado) – perda de altura de mordida.
            – pacientes pós AVC localizado
            – presença de linha alba (mordeduras de bochecha).

            • Marcelo says:

              BICHECTOMIA é proibido para o Cirurgião-dentista e ponto final. A maioria desses cursos são de 8 horas entre teoria e prática, ridículo! Dentistas, leiam: RESOLUÇÃO CFM nº 1950/2010 e PARECER Nº2520/2016 CRM-PR

              Estudem Medicina e depois comece com cirurgias estéticas e não ao contrário.

              Pacientes, consultem o CRM e CRO e verifique quem é habilitado a Bichectomia.

  2. Jessyca says:

    Médico não tem conhecimento bucal, mas mesmo assim realiza esse procedimento, o que deveria ser proibido por lei cirurgiões plásticos “realizarem esses procedimentos.”

    E CD pode sim aplicar BOTOX, afinal estudamos a FACE, cabeça e pescoço temos total conhecimento da FACE.

    • Marcelo says:

      Leiam Dentistas:

      RESOLUÇÃO CFM nº 1950/2010
      (Publicada no D.O.U., de 07 de julho de 2010, seção I, p.132)
      O Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Odontologia estabelecem, conjuntamente, critérios para a realização de cirurgias das áreas de buco-maxilo-facial e crânio-maxilo-facial….

      e PARECER Nº2520/2016 CRM-PR

      O CFO e CRM proibem o procedimento de Bichectomia pelo CD (liguem para o CFO), assim como o Lifting, que muitos já estão fazendo. Estudem Medicina, não venham com desculpa que a face é de competência exclusiva do Dentista. Alías, “Cirurgião-dentista”, ou seja, cirurgias FUNCIONAIS na cavidade bucal relacionada aos DENTES. Vocês não são “Cirurgiões-Plásticos”.

      • Dicas Odonto says:

        Olá Marcelo. Essas resoluções são antigas e já foram revogadas pela nova resolução do CFO – Resolução 176 de 06 de setembro de 2016. O cirurgião dentista pode sim atuar realizando Bichectomia, aplicação de toxina botulínica e substância de preenchimento para harmonização facial. Lifting é área de atuação de cirurgião plástico mesmo. Veja esta nossa postagem mais recente que fala da resolução do CFO que define e área de atuação do Cirurgião Dentista. Leia aqui – http://www.dicasodonto.com.br/2016/09/30/novas-areas-atuacao-do-cirurgiao-dentista-novas-responsabilidades/ . A realização de Bichectomia tem relação com os dentes. Uma das indicações é quando a pessoa apresenta uma bochecha muito proeminente na cavidade bucal que acaba “se mordendo”, inclusive quando há erupção dos terceiros molares. Um abraço.

      • PAULO says:

        Marcelo, pelo visto a crise chegou forte pra você, hein camarada! Médico bem sucedido não se presta a um papel desses. É exatamente o que o Dicas Odonto citou: A Resolução 176 de 06 de setembro de 2016 revoga todas as anteriores citadas por você.
        Há algumas semanas atrás eu assisti a entrevista da cantora Ludmila com o apresentador Danilo Gentilli. Na ocasião, ela estava com vergonha de sorrir, porque continuava com a boca “torta” semanas após ter realizado uma Bichectomia mesmo?
        Ah, sim. A bichectomia foi feita por uma médica.

  3. Pingback: Bichectomia: a cirurgia que reduz as bochechas | Medo de Dentista

  4. Pingback: Novas áreas de atuação do Cirurgião Dentista e novas responsabilidades - DicasOdontoDicasOdonto

  5. Eu gostaria de fazer bichectomia em Porto Alegre

  6. Pingback: Bichectomia - Cuidados ao procurar pelo procedimentoDicas Odonto

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*