A Odontologia aumentou sua área de atuação nos últimos meses. Um procedimento que há tempos estava meio esquecido voltou com tudo em um mundo em que “a moda” exige que as pessoas sejam magras, esbeltas e com os gominhos do abdômen saltados. Saiba curiosidades sobre padrões de beleza, culto ao corpo e a tão falada bichectomia.

jennifer-aniston-bichectomia-1

Atriz Jennifer Aniston – Google Imagens

Está em todo o lugar! Quase todas celebridades estão fazendo! A cirurgia mais falada do momento pode ser feita por um Médico Cirurgião Plástico ou por um Cirurgião Dentista. A técnica mais utilizada é realizada por dentro da boca. Uma tal “bola Bichat” – bolota de gordura anatômica do ser humano, responsável por grande parte do volume das nossas bochechas – é localizada após incisão, puxada para fora e cortada à gosto do freguês, ou do planejamento cirúrgico. São dados alguns pontos intra-orais para fechar a incisão. Um procedimento que pode ser feito em consultório, com duração média de 40 minutos a 1 hora e meia. Saiba mais detalhes técnicos sobre a cirurgia – AQUI

venus-de-milo-dicas-odonto

Muita gente está obcecada na busca pelo “padrão de beleza” atual. Padrão este que sofreu mudanças significativas durante o percurso desses macacos pelados que andam sobre duas pernas neste planeta. Antes da invenção da escrita, o padrão de beleza feminino estava totalmente ligado à reprodução – as mulheres mais concorridas eram as de ancas largas e seios fartos, isto é, visualmente as mais preparadas para gerarem e nutrirem seus descendentes. Mais adiante na linha do tempo, um marco no padrão de beleza grego, temos a estátua da Vênus de Milo, onde o que importava era a harmonia de proporções,   um ideal de maternidade e alguns gomos abdominais. 

mila-kunis-bichectomia-1

Atriz Mila Kunis – Google Imagens

No Renascimento tudo mudou. As mulheres mais robustas, digamos assim, estavam em destaque. Mulher tinha que estar bem alimentada, gorduchinha, mostrando riqueza e abundância corporal. Logo depois vieram os espartilhos e a cintura voltou a ser valorizada. No século XIX as fofinhas voltaram a ser o ideal procurado, aí veio o sutiã no século passado, depois veio a silhueta fina, a magreza absurda e doentia das Twiggys da vida e chegamos aos dias atuais com a valorização de um corpo esbelto e saudável. É a era da nutrição, de parar de beber leite, parar de comer glúten e de afinar as bochechas como um modo de “atingir harmonia facial”.

Porém, muito cuidado. Bichectomia não faz milagre. Não resolve papada, não resolve hipertrofia do músculo masséter (aparência de rosto largo, perfil esquelético Braquifacial) e não emagrece o resto do corpo. Lamento informar, mas se você é gordo e fizer bichectomia, você vai ser um gordo de rosto fino. Não vai ficar muito legal. Pense, pondere, converse com pessoas que já fizeram, com profissionais, veja fotos reais – cuidado com as fotos manipuladas. Se ficar muito aparente, desconfie. O resultado mais bacana é aquele que busca a naturalidade, que ameniza desarmonias faciais, que corta a bochecha em excesso, evitando que ela seja mordida por engano ou que emagreça o rosto de quem já perdeu peso e continua bochechudo.

Cuidado com as falsas promessas e imagens tratadas

Cuidado com as falsas promessas e imagens tratadas

Sabemos que a redução das bochechas pode ser feita por um Cirurgião Dentista treinado, com anestesia local. Ela deve ser tratada como qualquer procedimento cirúrgico, o que exige uma consulta inicial de avaliação minuciosa da face e diagnóstico correto, fotos, medições, pré operatório, muitas vezes com pedidos de exames laboratoriais para que o profissional possa tomar os cuidados necessários em casos de doenças sistêmicas crônicas, muita conversa entre profissional e paciente para tirar dúvidas, a cirurgia em si, os cuidados pós-operatórios e prescrição de medicamentos. Um inchaço na região é esperado e os resultados podem começar a aparecer à partir da terceira semana após o procedimento, sendo que o resultado final é percebido em cerca de 2 a 6 meses.

E a gente sabe como que as bochechas vão ficar daqui 30 ou 50 anos? Não. Não sabemos. A cirurgia começou a ser feita nos anos 80. A humanidade está vivendo cada vez mais. Portanto pense muito bem, leve em consideração sua idade atual, sua forma facial esquelética e o formato corporal. Não se deixe simplesmente ser levado(a) pela modinha ou fazer uma cirurgia dessas só porque a Madonna fez. Pode ser que daqui a 50, 60 anos o padrão seja outro. “Toca todo mundo preencher essa bochecha com ácido hialurônico porque tá muito funda!” E assim gira a roda da beleza … 

Principais Dúvidas Sobre Bichectomia – CLIQUE AQUI (em breve)

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto