As redes sociais são implacáveis. O enxame tem pressa e essa pressa de dar uma opinião, de compartilhar, de curtir, de reclamar, de mimimi ou de desaprovar pode despertar o que existe de pior nas pessoas. Há uma impressão falsa de proteção quando estamos opinando na comunidade virtual de dentro das nossas casas, teclando em nossos notebooks pessoais ou smartphones. É preciso tomar cuidado com a emoção do momento e o comportamento de manada. Aconteceu. Alguns dentistas “pegaram pilha” com uma charge de um médico e o assunto tomou proporções homéricas.

doutora-sabe-tudo-dicas-odonto

Fica aí minha resposta em formato de Charge despretensiosa

VEJA A CHARGE POLÊMICA AQUI

Em uma sociedade em que  terroristas invadem a sede de uma revista e metralham 12 pessoas por causa de um desenho, nossa capacidade cognitiva deveria estar um pouco mais evoluída. Gente, é só um desenho. Uma piada de gosto duvidoso que não representa toda a classe médica. O autor do Blog “Meus Nervos”, um blog despretensioso de desenhos sobre o dia a dia da medicina, publicou uma charge direcionada às novas práticas de uso de toxina botulínica e cirurgias que envolvem a harmonização facial pela Odontologia.

print-meus-nervos-2

Print da resposta do autor às reações em sua página. Odontólogos? Aff

Não está escrito lá na charge com todas as letras, mas o recado foi direto para os cirurgiões dentistas. É muito óbvio, apesar da negativa do autor em postagem na sua própria página no Facebook. Não vamos ofender a inteligência de ninguém por aqui. O Conselho Federal de Odontologia publicou resolução no diário oficial em setembro de 2016 viabilizando o uso de toxina botulínica pelo cirurgião dentista com abrangência maior, inclusive com aumento de área de atuação, por exemplo. 

Pare. Pense. Pense. Pense. Repense. Poste

É normal alguns médicos ficarem com dorzinha de cotovelo mesmo. Procedimentos que eram há anos exclusivos da área médica agora podem ser praticados por cirurgiões dentistas também. Sem contar a tentativa frustrada de votação do texto de um Ato Médico que aumentava “os poderes” dos médicos, também foi pauta nesse ano de 2016 – VEJA AQUI.

O que me deixou um pouco preocupado foi uma reação desproporcional por parte de muitos dentistas que fizeram um “linchamento virtual” de uma médica que repostou a tal charge em sua página do Facebook. Muitos comentários negativos, xingamentos, textões e lições de ética. O próprio autor sofreu com comentários negativos, algo provavelmente esperado, além de ganhar uma pequena fama por causa dos desdobramentos. Vou ser justo e dizer que também é normal dentistas ficarem com dorzinha de cotovelo ao verem a carapuça da charge servindo neles.  

Eu sinto estar me tornando repetitivo aqui no blog quando falo desses novos procedimentos e novas tendências da Odontologia. Está havendo um certo exagero e proliferação viral de cursos rápidos, muita propaganda e até uma banalização de cirurgias como a famosa Bichectomia – LEIA MAIS AQUI. A impressão que dá é que tem dentista que não quer mais mexer em dente.

Cuidado com a emoção na hora de postar nas redes sociais

Acho essa briga “Médicos versus Dentistas” idiota e sem sentido, com grandes perdas para os dois lados e para os nossos pacientes. Somos todos profissionais de saúde. Tem mercado para todo mundo que trabalha direito e maus profissionais a gente encontra em qualquer profissão. São áreas que se completam no atendimento ao paciente e que agora compartilham mais alguns procedimentos. Os pacientes têm todo direito de escolher. Vamos trabalhar juntos, sem banalizar, sem linchamentos, com ética e com muito, mas muito estudo, preparo, cuidado e aprendizado antes de realizar qualquer intervenção em nossos pacientes. 

– Atualização Dia 08/12/2016 – O autor da charge que causou ódio em alguns dentistas se retratou ontem em seu Instagram e modificou a charge. Vejam AQUI . E hoje o CROSP soltou uma nota sobre o ocorrido, que na minha opinião foi totalmente desnecessária, já que o próprio autor voltou atrás ontem e o furdúncio estava resolvido. Vejam a nota do CROSP AQUI.

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto