A harmonização facial é uma realidade para os dentistas. O ano de 2016 trouxe novas áreas de atuação para o cirurgião dentista, aumentando a gama de procedimentos que esses profissionais realizam na face, fora do ambiente bucal. Recentemente, vimos que conselhos, associações e sociedades de médicos e de dentistas estão conversando para entrar em acordo sobre essas novas resoluções.

Fonte: Pinterest www.mackmd.com

Parece que alguns médicos ficaram “mordidos” com os cirurgiões dentistas porque nosso conselho federal (CFO) nos deu permissão para utilizar toxina botulínica e materiais de preenchimento, entre outras técnicas, fora da região da boca. A área de atuação do cirurgião dentista aumentou de tamanho, sendo expandida para o terço superior e inferior da face, com ressalvas. 

A linha que divide a cirurgia plástica, os médicos dermatologistas e a atuação do cirurgião dentista é tênue. Qualquer ação realizada com toxina botulínica e materiais de preenchimento como ácido hialurônico na face estão liberadas ao cirurgião dentista, do osso hióide (localizado no pescoço) até a linha do cabelo. Pés de galinha, rugas na testa, olheiras, rugas em volta dos lábios, linhas de expressão, sorriso gengival, nariz, queixo, bochecha. Tudo usando as substâncias citadas, sem aliar procedimentos cirúrgicos. Por exemplo, dentista não pode fazer plástica de nariz eletiva com fratura óssea ou implante de cabelo, atribuições exclusivas dos médicos.

Rinoplastia com cirurgia aberta é área de atuação médica. Rinomodelação é realizada com materiais de preenchimento, portanto, podem ser feitas por dentistas dentro de suas limitações e indicações. 

Isso abre um leque grande de possibilidades e quem vai escolher com qual profissional passar é o paciente.  A faculdade dá aos dentistas toda base anatômica para realização de tais procedimentos, mas acredito que um curso como uma especialização seja mais apropriado e interessante para o cirurgião dentista sair realizando esses procedimentos de harmonização facial com segurança total. Cursos de final de semana não são suficientes, na minha singela opinião.

Aproveito este post para fazer um apelo aos colegas dentistas: cuidado com a maneira que vocês estão divulgando tudo isso. Tem dentista andando com seringa de botox em riste, tipo o “Mr. M da seringa”, transmitindo cirurgias ao vivo no Instagram, fazendo promoções sorteando procedimentos, postando milhares de fotos antes e depois, algumas inclusive com efeitos de photoshop e posições diferentes da cabeça do paciente. Parem com isso. Existem melhores maneiras de propagandear esses procedimentos e aí os médicos têm toda razão de ficarem nervosos com esse tipo de abordagem. Parem de “perder a mão” nas redes sociais. Prestem mais atenção nessa exposição abusiva de procedimentos que acabamos de conquistar.

Atualização – 23/03/2017 – Na verdade, o engodo está apenas começando. Em nota, a Sociedade Brasileira de Dermatologia declara que irá propôr nova ação contra o CFO em favor do Ato Médico – Leia AQUI

O que você acha? Deixe sua opinião abaixo!

Opinião das Odontodivas – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto