Pesadelo da humanidade. Um barulho que faz aquele cara de 2 metros de altura ter vontade de chorar que nem uma criançinha. Se houve lá da recepção e aumenta a ansiedade dos pacientes que estão esperando pela sua vez de passar pelo tratamento. “Vai ter que usar a maquininha, doutor?”

Alta rotação

Segundo pesquisas feitas na Inglaterra, cerca de 30% dos pacientes evitam ou adiam a ida ao dentista por causa do barulho estridente da caneta de alta rotação. Alguns psicólogos explicam que existe uma associação do barulho com trauma de infância. Se você passou por algum trauma no dentista quando era pequeno, pode ter associado a dor ao barulho da broca e aí esse medo é carregado por toda a vida. Tanto que percebemos que muitos pacientes sofrem mais pela ansiedade antes da consulta do que durante o procedimento. 

Por outro lado, temos que aceitar que a evolução nos últimos 50 anos foi imensa. Não apenas na aparelhagem e nas técnicas mais conservadoras, mas na formação de profissionais mais capacitados e preparados para lidar com o psicológico dos pacientes. O dentista era um cara turrão, brabo, dono da razão e mal humorado, quase um torturador da Idade Média. Tudo isso mudou. As brocas giravam com uso de manivelas e hoje o”motorzinho” de dentista tem esse barulho porque ele faz a broca girar até 400 mil vezes por minuto, 20 vezes mais rápido do que um motor de carro de fórmula 1. Daí o barulho agudo e o nome popular “motorzinho”.

              old-dental-drill old-dental-drill

As brocas diamantadas diminuem o tempo de trabalho e o instrumento é ainda considerado o mais fiel e de melhor controle pelo cirurgião dentista. Se vocês fizerem uma rápida pesquisa pelo Google, vão reparar que existem várias notícias sobre “o fim do barulho da broca de dentista”, mas nada ainda veio para ficar em definitivo, seja pela falta de pesquisas, pelo preço, pelo manuseio ou pela segurança do paciente. 

Podem reparar. Muitas notícias na Internet “resolvem este problema” e nenhum deles consegue chegar definitivamente em nossos consultórios. Já foram utilizadas técnicas com instrumentos de ultrassom, jatos de plasma, uso de laser de alta potência a recentemente até um aparelho que da choque nos dentes. Para que um instrumento desses seja usado em larga escala pelos dentistas ele deve seguir requisitos como fácil manuseio, custo benefício, ter muitos estudos para mostrar a eficiência e precisa ser melhor ou igual o bom e não tão velho “motorzinho”.

PhotoGrid_1404165071497

Em 2011 e 2012 vimos alguns dispositivos sendo criados em universidades britânicas ou mesmo por um dentista da Indonésia para alterar a percepção do som emitido pelo motor, assim seria muito mais conveniente e não obrigaria os dentistas a trocarem algo que funciona tão bem. É negócio é ir sem medo. Hoje a anestesia consegue evitar a dor dos procedimentos do dia-a-dia do dentista. Vamos aguardar se alguma dessas novidades pega para podermos dar mais tranquilidade aos nossos pacientes.

E você? Tem medo de broca de dentista? Ou tem mais medo de agulha de anestesia? Basta passar no dentista antes do problema aparecer. Deixe seu comentário!

Post relacionados:

– O Motorzinho do Dentista – Blog Medo de Dentista

– Cárie? Tratamento de Choque – Odontodivas

– Cientistas Eliminam o Ruído da Broca do Dentista – Profissão Dentista

– Odontologia sem dor! O Barulho do motorzinho

– O Som da Broca do Dentista

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto