Por quê? Acredito que o medo de dentista hoje em dia existe por alguns motivos pontuais. A sociedade, infelizmente, ainda enxerga o ato de “ir ao dentista” como algo torturante, chato, complicado, caro, dolorido, etc. Porém, já está entendendo sua necessidade. Uma mistura de ansiedade, hábitos do passado e alguns traumas podem gerar a Odontofobia.

dentista desenho dicas

Como é ir ao dentista

Eu entendo completamente o medo de dentista. Dentista são “invasivos”. Chegamos muito perto. Mexemos na sua boca sem você poder ver o que está sendo feito. Nossos instrumentais e aparelhos não são muito bonitos – eles têm ponta, fazem barulhos metálicos ou são turbinas de alta ou baixa rotação que tremem, perfuram, desgastam, lixam. Para a grande maioria dos procedimentos precisamos dos pacientes acordados. Precisamos testar a mordida, a fala, precisamos de colaboração, de opinião sobre cor, formato e tamanho dos dentes. Não temos a “sorte” do médico cirurgião que opera seus pacientes sob anestesia geral. 

Porém, evoluímos muito. Muito mesmo. Desde o atendimento e acolhimento, passando pela parte biológica e da proteção profissional e do paciente até os recursos tecnológicos. Há algumas gerações não tão distantes, o dentista nem era dentista. Era um barbeiro que acumulava funções de arrancar dentes e fazer dentaduras. Esse distinto “profissional” não usava luvas – quiçá lavava as mãos – e não gastava tempo explicando o que ia fazer na sua boca. As dentaduras eram peças artesanais feitas com dentes de cadáveres. Existia muito mais motivos para se ter medo de dentista!

medo-de-dentista

Como quem tem medo se sente ao ir ao dentista

Atualmente, vivemos numa era mais limpa, com conhecimentos sólidos e a Odontologia aplicada no dia a dia é baseada em ciência. As cadeiras são confortáveis, podem fazer massagem, os consultórios são mais coloridos, com música e televisão. O cirurgião dentista conversa e explica sobre procedimentos – alguns ainda meio chatos e desconfortáveis, mas temos anestesia local. Todo ambiente da recepção ao consultório é planejado para deixar as pessoas à vontade, para tirar o peso e o desconforto emocional. Estamos melhores sim. E podemos melhorar mais ainda. Vamos ver algumas considerações:

COMO MELHORARMOS PARA EVITAR TRAUMAS E MEDO DE DENTISTA

 DENTISTAS:

1 – Escute seus pacientes. Aprenda sobre seus medos e receios.

2 – Marque consultas mais longas para aqueles que precisam. Muita gente já chega com algum trauma externo. 

3 – Explique. Explique. E explique. Use o tempo de consulta para destrinchar procedimentos. Ofereça mais de uma opção ao seu paciente quando houver. Use imagens, desenho, vídeos, a Internet (nosso Blog tem mais de 700 postagens sobre assuntos odontológicos, fora os outros blogs parceiros).

4 – Crianças precisam de tratamento especial e diferenciado. Se observar que a criança não está cooperando, indique ao Odontopediatra se aquela consulta não for uma urgência. 

5 – Recicle-se. Sempre. Existem centenas de recursos que podem diminuir a ansiedade e melhorar sua produtividade. Não fique preso às quatro paredes do consultório. Esteja aberto às novas formas de praticar sua profissão.

PACIENTES:

1 – Papais e Mamães: Evitem dizer esta frase aos seus filhos: “Fique quietinho, se não o doutor vai arrancar seu dente; ou pegar a agulha; ou qualquer ameaça do tipo. Lembrem-se que fazendo isso vocês estão implantando um medo na criança que mais para frente vai ser muito difícil ou impossível de tirar.

2 – Ainda aos Papais e Mamães:  Vamos combinar: As palavras “dor”, “agulha” e “sangue” não são pronunciadas na presença de crianças pequenas dentro do consultório. 

3 – Vá ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. Mesmo sem ter dor nenhuma ou sem sentir nada de errado. Vá ao dentista por prevenção. Leve seus filhos ao dentista para prevenção. Evita doenças graves e procedimentos mais chatos.

4 – Não deixe de ir ao dentista por vergonha do seu estado bucal. Percebo que algumas pessoas têm vergonha de mostrar a boca ao dentista. Estamos acostumados e não vamos julgar você por isso.

5 – Não deixe para depois o que você pode fazer hoje. Se perceber algo de errado na sua boca, marque logo o dentista. Às vezes, esperar muito pode fazer a diferença entre perder ou salvar um dente de uma doença.

6 – Se o medo persistir, procure formas de lidar com este medo. O que não pode é perder os dentes porque tem medo de dentista!

ÚLTIMA DICA: Acesse o Blog MEDO DE DENTISTA – lá você vai encontrar centenas de informações sobre Odontofobia e um lugar para tirar todas as suas dúvidas! Uma das maneiras de combater o medo de dentista: com informação!!!

Deixe suas dicas nos comentários também! 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto