A novidade vem daqui do Brasil mesmo, mais especificamente do Nordeste. O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), com coordenação do professor do departamento de Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), André Galembeck, desenvolveu uma nova tecnologia no combate às cáries. Porém, acredite, ainda estamos longe de aposentar o “motorzinho“. 

Túbulos dentinários

Túbulos dentinários por onde as nanopartículas viajam, matando as bactérias do tecido cariado


Já vou avisar logo de cara: esqueça essa história de aposentar o “motorzinho” do dentista. Pelo menos por enquanto. Os pesquisadores do Cetene trabalharam com uso de nanopartículas de prata que conseguem penetrar nos pequenos túbulos dos dentes e acabar com lesões de cárie sem o uso das brocas, de alta e baixa rotação. Serve para todos casos? Não. Ainda está em fase de testes e o resultado da pesquisa inicial foi muito satisfatório. 

O produto tem fácil aplicação, é indolor e, o melhor de tudo, é muito barato. Por serem partículas muito pequenas, com 600 vezes menos prata do que outros produtos disponíveis no mercado, ele não escurece os dentes, segundo os pesquisadores. Um prato cheio para uso em lesões de cárie pequenas em dentes de leite ou permanentes e ainda pode ser que logo vejamos um derivado desse produto ser incorporado às pastas de dente. Mais uma ferramenta para o combate às cáries, mas não há milagre. Cáries grandes vão precisar de “motorzinho“, preparos de prótese, osteotomias, odontossecções, ajustes oclusais e restaurações também. 

Cirurgiões dentistas devem conhecer um produto chamado como “Cariostático”. Ele segue a mesma filosofia de acabar com a cárie por meio de partículas de prata. O viés do cariostático é que ele deixa a região tratada toda escurecida pela alta concentração de prata. Por escurecer os dentes, o cariostático tem pouca aceitação pelos pacientes. Segundo os pesquisadores da UFPE, o dente tratado fica amarelado no início e volta a ficar branco em alguns dias.  

O Brasil é pioneiro em métodos alternativos de combate à cárie. Isso é muito especial e deixa a caixa de ferramentas do cirurgião dentista cada vez mais recheada. Você se lembra de uma substância chamada papaína? A imprensa leiga usou em suas manchetes exatamente o mesmo chamariz que está utilizando com as nanopartículas de prata – “O fim do motorzinho” para cá, “Chega do temido motorzinho” para lá. Hoje sabemos que o uso é limitado, em lesões de cárie mais profundas não é possível fugir de procedimentos com uso de anestesia e “motorzinho”.

Quer fugir do temido “motorzinho” ? Visite seu dentista pelo menos duas vezes ao ano e faça sua higiene bucal completa com escova, pasta e fio dental com frequência de 2 vezes ao dia. Pronto. Fuja do motorzinho, mas não fuja do dentista.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto