Novas pesquisas estão mostrando que o HPV (Vírus do Papiloma Humano) tem uma grande contribuição para o aumento dos casos de câncer de boca. E aí? Vai continuar fazendo sexo por aí sem preservativo?

HPV-câncer

Microscopicamente ele já parece uma couve-flor

O Vírus do Papiloma Humano tem cerca de 200 subtipos diferentes. Alguns deles estão relacionados a tumores malignos, outros não, sendo que alguns tipos “gostam” da pele e outros da mucosa.  A maioria das lesões têm crescimento limitado e regressão espontânea, podendo aparecer na boca, nos dedos da mão, na planta do pé, na região dos genitais ou ainda na região anal. Os nomes mais comuns dados para estas lesões são verruga, condiloma ou crista de galo.  Essas manifestações mais feiosas têm menor risco de virarem algo maligno. Caso você seja curioso e tenha estômago, digite as palavras em negrito no Google imagens. Por sua conta e risco. 

Todo mundo morre de medo da AIDS, não é? As campanhas para prevenção desta doença são bem mais frequentes (pelo menos eram) e ainda carregamos aquele estigma do estrago que o HIV fez na época próxima à sua descoberta, nos anos 80 (Leia este texto sobre os 25 anos da AIDS). Porém, ninguém da muita bola para o HPV, que é considerado a doença sexualmente transmissível mais prevalente do mundo (!!!). Talvez as mulheres tenham medo dele e com razão. Sua relação com o câncer de colo de útero é íntima – cerca de 90% dos casos têm relação com tipos de HPV, que se iniciam com pequenas lesões subclínicas. Por isso a importância do exame papanicolau.

Pesquisas recentes estão encontrando a relação de alguns tipos de HPV com o câncer de boca, de laringe, entre outros da região de cabeça e pescoço. Antes o câncer bucal era relacionado a fatores de risco como álcool e fumo, aos paciente com doenças imuno-comprometedoras, má higiene oral, ocupação e a idade,  somado a uma predisposição genética. Hoje, pesquisadores mostraram que cerca de 30% dos casos de câncer de boca e 15% dos de laringe têm origem em lesões do HPV. Isso é extremamente preocupante. É óbvio que isso não descarta os casos que são por culpa dos hábitos nocivos – cigarro e birita em excesso, tudo junto e misturado. 

Isso é mais um alerta para o dentista ficar de olho na hora do exame clínico de seus pacientes. Dentista bom não olha só para os dentes. Tem que procurar alterações em bochecha e língua também, doutor! Outro motivo para cobrar pela consulta inicial e tomar o tempo que for necessário para examinar a boca direito, como um todo. Pode ter certeza que seu paciente vai pagar o valor que você quiser, sorrindo, se você encontrar uma lesão dessas em estágio inicial e salvar a vida dele. A gente sabe que a câncer de boca diagnosticado precocemente tem uma chance enorme de cura completa, ou melhor, remissão. Quanto mais tarde diagnosticado, mais perigoso e mortal. 

Todo o cuidado do dentista não impede o paciente de realizar o auto exame bucal:

LEIA MAIS AQUI.

E como se proteger do HPV??? Se protegendo na hora da relação sexual, inclusive no sexo oral. Hã? Sério? Sério! Porém, fala-se de uma eficácia de 70% dos preservativos. Existem também 2 tipos de vacina contra o vírus, atualmente. Ela ajuda o sistema imunológico a combater alguns tipos de HPV e está indicada para crianças, à partir dos 9 anos de idade, preferencialmente mulheres. O ruim é que a vacina não é considerada tratamento, apenas serve como prevenção para quem ainda não contraiu o vírus. 

Outras recomendações:

– Uma vida sexual ativa com múltiplos parceiros aumentam os riscos, a não ser que você se previna ou mande todo mundo fazer exame antes!

– Se o seu exame de HPV for positivo, informe seu parceiro(a).

– Mulher não pode deixar de visitar o Ginecologista com frequência.

Para saber mais sobre câncer bucal, CLIQUE AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto