Com a chegada do verão, a atenção com a pele e com os lábios fica redobrada. As temperaturas altas e a radiação solar danificam o lábio, favorecem o envelhecimento e são coadjuvantes importantes no aparecimento de câncer de lábio. 

Protetor labial CROSP

Dica da ação #AquitemSorriso do CROSP – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

A recomendação por Cirurgiões Dentistas e Médicos Dermatologistas é que o protetor labial seja usado diariamente, de duas a três vezes ao dia, durante todo o ano, independente da estação. O protetor labial preconizado é o com filtro solar, com fator 15 ou 30 fps. Mesmo no inverno, o protetor deve ser usado, deixando o lábio hidratado. No caso das mulheres, elas podem escolher batons que tenham filtro solar em sua composição.

O câncer de lábio geralmente entra nas estatísticas como câncer de boca. Porém, há uma subdivisão que mostra que o lábio inferior é afetado por cerca de 91 a 97% das lesões de câncer de lábio. O restante da porcentagem é dividida entre lábio superior e comissura labial (canto da boca, local da junção dos lábios). A incidência maior é em pessoas do sexo masculino com idade de 50 a 70 anos. Isso pode ser reflexo do cuidado maior que as mulheres têm com seus lábios e pele. Os homens acabam deixando esse tipo de recomendação de lado.

Lábios

Vale lembrar que álcool e tabagismo são os maiores fatores predisponentes de câncer bucal. Então se você imaginar aquele solzão na praia, tomando uma cerveja e fumando um cigarro, seu risco de câncer de lábio está muito aumentado.O protetor labial também vai retardar o envelhecimento e evitar rachaduras nas épocas de frio. 

Então nesse verão, não se esqueça de se besuntar de protetor solar e de usar um bom protetor solar labial. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto