Câncer Bucal – Entidades, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, patrocinadores e associações em parceria com dentistas voluntários realizaram evento em prol do câncer bucal na Avenida Paulista, junto ao prédio da FIESP. 

Quem andou pela região da Avenida Paulista nesta sexta feira, reparou uma grande boca inflável com língua e dentes logo em frente a uma das saídas do metrô Trianon-MASP, no prédio da FIESP. Duas unidades móveis deram suporte para dentistas fazerem exames não invasivos para detecção ou diagnóstico precoce do câncer de boca. 

[youtube]MYQ9gxIFZSo[/youtube]

O tema da campanha deste ano é “Sorria para Vida” e o foco foi a abordagem do câncer bucal. O Brasil é o país que tem a 3ª maior incidência de câncer bucal no mundo, sendo que o estado de São Paulo é o que mais apresenta casos da doença. O câncer bucal começa como uma pequena lesão que pode ser confundida com uma afta, geralmente indolor. A diferença para as aftas, muito comuns na boca é que a lesão não cicatriza em 14 dias e apresenta crescimento. A prevenção é a maior aliado no caso do câncer bucal, sendo que quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, maiores as chances de remissão e menor a chance de sequelas.  

O foco da ação foi chamar a atenção da população que transitava pela região para a importância da prevenção, do auto-exame e do cuidado com hábitos nocivos como a bebida alcoólica e o tabagismo. Esses dois são os maiores fatores predisponentes do câncer bucal que ataca bochecha, lábios e língua, principalmente. 

O evento teve início às 8:30h da manhã e foi até próximo das 17:00h. A Dental Cremer patrocinou o evento. A imprensa fez uma ótima cobertura e os casos suspeitos foram encaminhados para um serviço gratuito de diagnóstico e tratamento de câncer. Agradecemos muito a organização pelo convite e participação neste evento. Um abraço aos colegas da ABCD, APCD, CROSP e ao idealizador, Dr. Rodrigo Bueno de Moraes.  

Saiba mais sobre o câncer bucal nos links :

HPV e o Câncer Bucal

Auto Exame de Câncer Bucal

Diagnóstico de Câncer Bucal e Semiologia

Liga Acadêmica UNIVAG

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto