Cuidados com anestesia odontológica

Uma ação corriqueira na clínica odontológica: a anestesia é usada para quase todos os procedimentos que o dentista realiza. Recentemente, uma triste notícia do falecimento de uma jovem por causa de anestesia odontológica, mostra mais uma vez que todo cuidado é necessário.

anestesia odontológica

Sites de notícias contam (AQUI) que a jovem de 23 anos começou  a passar mal logo depois de ser anestesiada em um consultório odontológico para resolução de um problema em um dente quebrado. A própria dentista levou a paciente para casa,  suspendendo o procedimento. Logo, familiares levaram a moça ao hospital, onde ela ficou por quase 24 horas internada. Depois foi transferida para uma UTI em outro hospital, onde não resistiu. A reportagem do link acima é incisiva em afirmar que a jovem sofreu uma reação alérgica após ser anestesiada. 

Dentistas administram anestesia inúmeras vezes, quase todos os dias. A anestesia local para procedimentos na boca é extremamente segura. Com alguns cuidados básicos, pode-se evitar o pior, como ocorreu no caso relatado acima. De maneira alguma estou julgando o ocorrido. Sabemos que, com certeza, a polícia vai investigar todo o caso, pois a moça foi a óbito quase um dia depois de tomar a anestesia. 

– Anamnese é indispensável: Aquela ficha inicial que o paciente preenche é a base de todo o nosso tratamento. Ali devem constar a identificação do paciente, as doenças sistêmicas que a pessoa possui, histórico médico familiar, as alergias e os dados sobre a saúde da boca. Existem casos que nem o paciente sabe que tem alergia a certos medicamentos, mas isso precisa ser perguntado para resguardo do dentista em um caso como o que houve com a moça em Santa Maria, no Distrito Federal. 

– Observar o paciente: Sempre observar como o paciente reage enquanto a anestesia é aplicada. Perguntar se o paciente está bem é de praxe. Perceber se há taquicardia ou mudança na respiração do paciente também é essencial. Se logo no primeiro tubete houver algum sintoma preocupante. Por isso que anestesia se aplica devagar, com critério e cuidado. Uma outra boa dica é usar tubetes de vidro que permitem um melhor controle da injeção do anestésico.

– Usar carpule com refluxo: Outro ponto chave para uma boa anestesia. O profissional para de injetar o líquido por um momento e observa se há sangue dentro do tubete. Quando isso acontece, pode ser indicativo de que a agulha está dentro de um vaso sanguíneo, onde ela não deveria estar. Nesta hora, a agulha pode ser deslocada para que o líquido anestésico não seja injetado por inteiro pela via endovenosa. Se houver uma injeção acidental no vaso, o paciente pode perceber uma taquicardia leve que pode durar até 10 minutos. Isso acontece de vez em quando e é comum. 

– Saber qual anestésico usar: o mercado nos disponibiliza vários tipos de sais anestésicos e vaso constritores combinados. De acordo com a anamnese, escolher o melhor anestésico para cada caso. Sempre moderar na quantidade, sem pecar pelo excesso ou pela falta. Mais uma vez, é bom frisar que é mais interessante esperar alguns minutos após a injeção do primeiro tubete, para detectar algo de errado que possa estar ocorrendo. Caso esteja tudo em ordem, aí sim continuar com os tubetes adicionais. Geralmente, Lidocaína com Epinefrina 1:100.000 é o anestésico de eleição pelos dentistas brasileiros para a  maioria dos procedimentos.  

– Usar a técnica anestésica correta, que corresponda ao procedimento que será feito. Às vezes é melhor entrar direto com uma técnica pterigomandibular do que anestesiar o mentoniano, por exemplo. Outras vezes, pode optar por um bloqueio de uma área menor. Cada caso deve ser estudado antes, individualmente.

Você pode nos ajudar nos comentários caso você tenha alguma outra dica relacionada às anestesias odontológicas.

Para saber mais – CARTILHA DE ANESTESIA – Prof. Stanley F. Malamed

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

402 Responses to Cuidados com anestesia odontológica

  1. Vi esta matéria ontem. Triste.
    Vou compartilhar no Odontologia na Rede.

    • claudelice says:

      fui ao dentista fazer um tratamento de canal e poucos minutos apos anestesia comecei a tremer a dentista disse que era normal que minha pressao poderia ter baixado. entao nao finalizou o procedimento ela fez um curativo e remarcou o canal é normal tremedeira té nas pernas apos anestesia??

      • dicasodonto says:

        Pode acontecer. É preciso avaliar com precisão o que pode ter causado a tremedeira e isso é muito difícil. Pode ser do medo ou ansiedade do tratamento ou pode ter relação com a anestesia. Converse com seu dentista para saber o que pode ter acontecido. Boa sorte.

        • welton says:

          Eu tomei 3 injeções com anestesia , foi o correto ? Só que mesmo com anestesia eu sentia dor no dente , quando ele tivesse tentando extrai ..disse q estou com dente inflamado e me passou remédio !!

          • dicasodonto says:

            Um dente inflamado ou com infecção pode ser mais difícil de anestesiar mesmo. Há casos, não tão raros, que a anestesia não pega direito. Aí o melhor é medicar o paciente e remarcar a extração. Boa sorte.

            • cris says:

              fui ao dentista extrair um dente mais senti tontura mau estar passei 2 dias me sentindo mau com dor no estomogo isso e normal ??? to com medo

              • dicasodonto says:

                É preciso avaliar o que pode ter acontecido. Converse com seu dentista sobre a quantidade de anestesias. Pode ser que todos os sintomas sejam causados pelo nervosismo e ansiedade. Se precisa fazer mais tratamentos, não tenha medo e não deixe para depois. Boa sorte.

      • Alete says:

        Boa noite, vim pesquisar problemas com anestesia porque tive o mesmo problema…uma tremedeira tão intensa que tive vergonha de sair na eua…foi aplicado apenas 4 a 5 ml…aos poucos…como o doutor falou que deve ser…comecei a sentir um formigamento no braço esquecer…depois uma dormência…achei estranho, mas como a mão não estava dormente achei que era coisas da minha cabeça, logo em seguida começou a tremedeira…consegui controlar um pouco e a dentista continuou o processo…achei que era frio…ai na extração..doeu tanto m pouco e ela aplicou um pouco mais de anestesia…diretamente senti falta de ar…levantei a mão dando sinal pra parar…sentei na cadeira e disse que estava com dificuldades p respirar…depois a tremedeira voltou muito forte e não consegui controlar…pedi água com açúcar…bebi…e pedi agua e bebi o quanto pude…acho que uns 4 copos pq eu tremia tanto que as vezes o copo não conseguia ficar na posição de encontro com a minha boca…triste situação…como um paciente com parkison estando super nervoso…uffa…tentei pensar em outras coisas pra controlar a situação…a doutora segurou minha mão e tentava conversar e eu só queria controlar aquilo. Mas acho que não tinha nada que tivesse ao meu alcance…depois de uns 15 minutos foi passando. Então a doutora remarcou para outra semana e fui ao centro de saúde.
        Fui atendida por uma enfermeira e expliquei a situação, ela verificou minha pressão e estava muito alta e normalmente minha pressão é muito baixa…ela pensa que o problema foi porque eu não tinha me alimentado direito, eram 16 horas e eu só tinha ingerido duas farias de pão com queijo o dia todo e iria almoçar após o a extração do dente. Mas lembro que vinte anos atrás…fiz uma cesariana e tive pre eclâmpsia após a anestesia…isso não é um tipo de reação alergica? A dentista falou que segunda vai aplicar uma outra anestesia que geralmente é usada para gestantes ..portanto eu não deveria temer…pois falei que se ela não completasse a extração eu não queria mais voltar por causa da anestesia. Pois passei minutos muito difíceis…os 15 minutos mais longos da minha vida!

        • dicasodonto says:

          Olá Alete. Não acho que seja alergia, porém pode-se investigar. Parece uma reação de uma substância que está presente na anestesia, que pode ser injetada por acidente em alguma artéria ou veia. Isso não é incomum, por diferenças anatômicas que temos. Ficar sem comer antes de uma cirurgia bucal também não é recomendado. Até porque depois você só vai ingerir alimentos líquidos e pastosos nas 24 horas seguintes. Converse com sua dentista e boa sorte.

        • Adriana says:

          Aconteceu o mesmo comigo, só que demorou um pouco menos uns 5 minutos. Pensei que iria morrer.

  2. hugo says:

    Orientação mais importante: sempre que o paciente apresentar sintomas clinicos fora do padrão, levar ao hospital o mais rápido possível para evitar fatalidade como essa. A conduta da dentista, como profissional da saúde era levar ao hospital e não para casa.

  3. Marcondes says:

    Olá, já tive problemas com anestesia numa Clínica Odontológica (desmaio) depois disso sempre alerto os Dentistas da minha possível alergia. Gostaria de saber se tem um tipo de anestesia que não provoque reação alérgica? Qual?

    • dicasodonto says:

      Isso depende. Muito. Precisaria saber porque você desmaiou. Você teve edema de glote – fechou sua garganta? Ou foi apenas um desmaio por queda de pressão, ou falta de oxigenação? Não é tão simples assim. Você precisa procurar um médico e investigar se algum dos compostos da anestesia mexeu com você naquele momento ou se você tem alergia mesmo a algum composto das anestesias odontológicas. Procure um médico. Boa sorte.

    • dicasodonto says:

      Olá Nivaldo. Isso deve ser investigado junto com o médico, pois é muito sério. Pode ter vários motivos. Melhor fazer exames e passar em um médico antes de tomar anestesia novamente. Sempre comunique isso para outros dentistas que venham a fazer atendimentos em você. Boa sorte. Se lembrar e se quiser, pode nos contar o que foi que causou seu desmaio quando você descobrir. Um abraço.

  4. Wagner says:

    Eu percebi que vocês frisaram o uso de tubete de vidro ou seja (DFL ou SEPTODONT). Qual a importância na escolha do tubete a ser utilizado?
    seria o conservante metilparabeno utilizado nos tubetes de plástico?

    • dicasodonto says:

      Olá Wagner. Eu prefiro muito mais o tubete de vidro para poder fazer uma melhor técnica anestésica, aplicando o anestésico bem devagar, pois a borrachinha que é empurrada pelo embolo da carpule desliza muito melhor no tubete de vidro do que no de plástico. Essa é minha percepção clínica, tornando a aplicação da anestesia menos dolorida para o paciente. Não sei dizer sobre os conservantes dos tubetes de plástico. Boa sorte.

  5. ana gracinda f p a guimaraes says:

    Olá!!!!!!!!

    Em fevereiro deste ano fui até um consultório dentário que funciona dentro de uma UPA. Ia fazer a extração de um dente quebrado. Primeiro a odontóloga aplicou uma dose de CITOCAÍNA e retirou a parte externa do dente com facilidade. Em seguida ela aplicou mais anestésico para que fosse extraida a raiz do dente. Foi aí que os sintomas chegaram de imediato. Senti que não conseguia engolir direito. Minha sorte foi estar dentro da UPA. A profissional comunicou o caso ao plantonista que prescreveu de imediato FENERGAM E HIDROCORTISONA NA VEIA. Fiz um EDEMA DE GLOTE e o plantonista me disse que tomar CITOCAINA nunca mais!!!!!!!!! Estou cheia de procedimentos para fazer em meus dentes, mas estou morrendo de medo!!!!!!!! O que fazer???????????

    • dicasodonto says:

      Acredito que o melhor a fazer seria procurar um médico Alergologista e fazer testes para ver que tipo de anestesia odontológica você pode tomar com segurança. Boa sorte.

    • dicasodonto says:

      Obrigado pelo seu comentário, Nelson. Apenas lembrando que anestésicos sem vasoconstritores duram muito menos tempo e não oferecem conforto em grandes procedimentos cirúrgicos.

  6. LUCIANO says:

    BOA TARDE ! NUNCA TIVE PROBLEMAS COM ANESTESIA MESMO ASSIM POSSO VIR A TER ALGUM DIA .

  7. telma sarmento says:

    Fiquei com a face inchada, lado direito, após aplicação da anestesia para uma restauração. no outro dia está completamente deformada, pois o inchaço na bochecha não havia passado. Além disso, uma mancha roxa (hematoma) apareceu. Desesperada, voltei a dentista com 6 dias para pedir esclarecimentos e ela me falou que nada tinha a ver com a restauração e mais, poderia ser sinusite…. sinceramente….SINUSITE….Não possu quadro nenhum de sinusite, não apresentava nenhum sintoma… O que deverá ter acontecido? Por favor… me ajudem!

    • dicasodonto says:

      Olá Telma, sem examinar, fica difícil dizer o que pode ter acontecido, mas esse tipo de reação não é normal. Sugiro que procure outro dentista para poder esclarecer o que pode ter acontecido. Boa sorte.

  8. Aline says:

    Olá, boa tarde! Eu tive recentemente uma alergia a anestesia. Por volta de 2 horas após o procedimento de restauração, quando o efeito da anestesia parecia estar acabando, senti uma dor muito forte na cabeça e fiquei bastante inchada. No dia seguinte, a dentista foi até minha casa para ver se era no dente, mas o dente não doía, apenas a bochecha, que inclusive, permanecia inchada. Isso é comum? Eu fiz restaurações em mais dentes no mesmo dia, mas só senti esse incômodo de um lado. Pq será?

    • dicasodonto says:

      Olá Aline. Difícil da gente dar uma opinião, sem ter visto ou realizado o procedimento. Você não mordeu sua bochecha enquanto estava anestesiada e não percebeu, causando um trauma na região? Você comeu algo com a boca anestesiada? Mastigou? Só consigo pensar nessas hipóteses já que o dente não dói. O seu dentista deve ter pensado em alguma coisa, não? Boa sorte.

  9. Claudia Scatola Lira de Oliveira says:

    fui ha um dentista e ele me anestesiou 2 vezes para colocar um curativo no dente. Depois de uma hora comecei a soar frio, tremer e ficar tonta. Isso me aconteceu uma vez a muitos anos quando extrai um dente, so que desmaiei,
    Preciso extrair o terceiro molar(pois ta doendo demais), e tambem fazer um canal. Mas como se passo mal com anestesia….ESTOU DESESPERADA!

    • dicasodonto says:

      Seria interessante ver porque isso aconteceu. Você tem algum problema de saúde relacionado à pressão? Pode ter sido algo momentâneo apenas. Você foi em jejum para o procedimento? Existem muitos fatores que podem causar esses sintomas depois de uma anestesia. Seria interessante procurar um médico para uma avaliação logo, antes de ir ao dentista, porque você PRECISA resolver esse dente do canal antes que ele quebre e seja tarde demais. Depois, se ele fraturar vai ter que tomar anestesia de qualquer jeito para arrancar. Boa sorte.

  10. Jonatas says:

    Bom dia, sou Dentista e estou com um dilema … realizei uma exodontia de 3º molar superior( extração simples e sem complicações) e a paciente não sentiu nenhum desconforto…isso era às 16 horas e às 3 horas da madrugada ( 11 horas depois) ela acordou sem dor, porém vomitando e desmaiou várias vezes, se sentiu muito fraca… inclusive até hoje, +ou- 12 dias após ela ainda não está bem ,… quem puder ajudar agradeço..
    Anestésico usado: Lidocaína + epinefrina

    • dicasodonto says:

      Olá Jonatas. A paciente deve ser encaminhada para um médico. Acredito que a anestesia não tenha nada a ver com os sintomas de vômitos e desmaios, ainda mais se foi todo este tempo depois da cirurgia que ocorreu sem complicações. Pode não ser algo relacionado ao seu procedimento. Sabemos que cada tubete de anestesia demora de uma a três horas para ser eliminado do nosso corpo. Solicite investigação médica de outro transtorno que provavelmente não tem nenhuma relação com o procedimento de exodontia. Boa sorte e nos conte se a paciente está melhor.

      • Jonatas says:

        boa noite, a paciente ficou internada em ambiente hospitalar por uns 15 dias , teve alta porém ainda se sente fraca… os médicos fizeram um exame para verificar a causa , mas o resultado sai esta semana… estão suspeitando da lidocaína… quando sair o resultado passo mais informações… um abraço

  11. Eliane says:

    No dia 09 de novembro fui anestesiada no lado direito da boca para uma cirurgia na gengiva. Até hoje continuo anestesiada, quando retirei os pontos – dia 21- meu dentista explicou que é comum, pois o cimento estava comprimindo o nervo. Acontece que agora além de um pouco anestesiada, surgiram irritações no meu pescoço, e no couro cabeludo, somente do lado direito. Apesar de tanto tempo, será possível ser alergia à anestesia ou a linha dos pontos? Estou com medo, pois tenho que realizar outras cirurgias.

    • dicasodonto says:

      Olá Eliane, as irritações no pescoço e no couro cabeludo são condizentes com alergias, mas não podemos dizer com certeza que foi da anestesia odontológica. Me parece mais uma alergia aos remédios que você tomou depois da cirurgia, como anti-inflamatório, por exemplo. Talvez mudando o remédio, isso não aconteça. Uma boa ideia seria consultar um médico alergologista e fazer testes de alergia para termos certeza. Sobre a região estar anestesiada, isso se chama Parestesia e pode acontecer um procedimentos grandes extração ou colocação de implantes, ou ainda em traumas que envolvam este nervo que passa dentro do osso da mandíbula. Na maioria dos casos, a parestesia é reversível. Quando a sensação de anestesia vai diminuindo com o tempo, é provável que o nervo esteja voltando ao normal. O dentista deve acompanhar a evolução. Existem tratamentos com Laser e medicamentos para aumentar as chances de retorno da sensibilidade no local. Boa sorte e nos conte o desfecho, se possível.

  12. Sheila Duarte4Mwb says:

    Boa Noite! Estava realizando tratamento, e minha urgência era um canal no dente da frente. Depois de alguns procedimentos, o dentista optou por realizar a extração de um dente no lado direito no fundo. No caminho de casa, comecei sentir que não estava conseguindo engolir sem ter a terrível sensação de que tinha alguma coisa presa na minha garganta. Cheguei em casa e pude ver no espelho que os “sininhos” da minha garganta estavam inchados, e muito vermelhos. O dentista me disse que “era impressão minha” numa segunda e ULTIMA visita. Conclusão: 4 meses com o canal aberto, as vezes meu rosto incha, ai tomo antiflamatório. Não consigo voltar a nenhum dentista, tenho medo! O que tive? Uma alergia? O que faço? Porque os dentistas olham pra mim como se eu fosse louca? Eu sei o que senti! Me ajudem!!!!!!

    • dicasodonto says:

      Olá Sheila Duarte. Fica muito difícil para a gente tentar descobrir o que houve com você, mas você precisa de um tratamento odontológico urgente e não pode deixar que esse medo acabe com seus dentes. Eu posso presumir apenas que se você tirou um dente lá do fundo, só a aplicação da anestesia no local perto do “sininho” pode inchar a região. O anestésico, dependendo onde foi injetado, incha os tecidos, como se fosse um líquido colocado dentro de um balão de festa de aniversário. Além disso, uma cirurgia (extração de dentes) causa inflamação no local por causa do trauma. Pode até ser uma somatória das coisas ou pode ser que você teve uma reação alérgica no local, porém, é menos provável. Minha sugestão: procure um alergologista e faça testes de alergia para tirar esse medo da frente e poder tratar dos seus dentes sem problemas. Boa sorte! Depois conte para nós se tudo foi resolvido. Abraços!

      • Sheila Duarte says:

        Olá Boa tarde! Voltei pra contar o resultado…encontrei uma clínica maravilhosa, onde os dentistas me ouviram e chegaram a conclusão de que eu deveria tomar um antialérgico (injeção de diprospan) um dia antes de fazer o canal; e a anestesia aplicada foi sem vasoconstritor; indicada para gestantes . Fiquei meio receosa mas correu tudo bem. Por incrível que pareça, o dente não apresentou pus, porém onde estava inchado ainda continua inchado e meio dolorido. A dentista receitou amoxicilina e nimesulida. Mas hoje já é o 4 dia de remédios e ainda tá inchado.Cheguei a conclusão que melhor que um bom profissional…é o profissional que AMA…o que faz!! Obrigada gente!!!!

  13. Vanderlei says:

    bom dia! fui ao dentista para concertar um dente quebrado, foi feita a anestesia como muitas outras vezes, após uma hora mais ou menos comecei a sentir calor, falta de ar e o coração bater mais rápido inclusive uma tremedeira nas pernas e tive que ir para o hospital, minha pressão estava alta. O que pode ter ocasionado isso? Sera que foi a anestesia? Estou com medo de fazer novas anestesias?

    • dicasodonto says:

      Olá Vanderlei. Geralmente, essa taquicardia (aumento brusco dos batimentos cardíacos) acontece logo depois da aplicação anestesia por causa de um dos componentes do tubete anestésico. É preciso investigar se você não possui hipertensão arterial ou arritmia. Seria interessante passar em consulta com um médico cardiologista para um check up antes de se submeter a procedimentos com anestésico local. Conte esse episódio ao médico. Boa sorte.

  14. simone says:

    bom dia! fui ao dentista para fazer uma restauração que quebrou o dente era canal, ai o medico me anestesiou dizendo que ia fazer um curativo, logo que ele aplicou a anestesia minha bochecha ficou bastante inchada, ele disse q depois de uma hora voltaria ao normal, hoje ja é segunda feira e minha bochecha continua inchada e meu dente nao doi, ele deveria ter dado anestesia na bochecha mesmo ou ele errou na aplicação? é o penultimo dente do lado direito..

  15. raquel says:

    Tomei anestesia odontológica e fiquei com o pescoço e a boca travados,senti muita dor no ouvido , na cabeça,e embaixo da orelha,ela receitou anti-inflamatório,parece que atingiu algum nervo ou o ouvido.O que será que aconteceu?

  16. Sandra R amos Ayres says:

    Boa noite! estou fazendo tratamento de canal já faz meses são tres dentes hoje terminou o primeioro dente, a anestecia me deixa com dor de cabeça e após o procedimento durmo por mais de duas horas, sinto dor na nuca, cada fez que vejo aquela a anestecia pergunto sera que ainda não inventaram uma outr anestecia local. Fora os raios x que tenho que fazer a cada dois procedimento e eu pergunto até quantos raio x podemos ser expostos?

  17. Simone Bs says:

    Olá, meu nome e’ Simone. Sempre fico tensa ao sentar na cadeira do dentista. Hoje a anestesia nao pegou e minhas msos comecaram a suar frio, eu nao quis continuar com o procedimento. Apos 9 horas estou com muita dor no local que foi aplicada a anestesia. O que realmente aconteceu? Sempre vai acontecer isso de a anestesia nao pegar?

    • dicasodonto says:

      Existem algumas situações que podem contribuir para a anestesia não “pegue”. Para tentar descobrir o que realmente aconteceu, é necessário conversar com o (a) dentista que fez o atendimento. Se você não tem histórico de alergia aos compostos da anestesia do dentista, não deveria haver preocupação. Avise o (a) dentista na próxima vez que for fazer tratamento. Boa sorte.

  18. Tatiana Amorim says:

    Sempre tive problemas odontológicos e não tenho alergia à remédio e à anestésico algum (já tomei anestesia geral, peridural, etc) mas existe algo que sempre tenho receio ao tomar anestesia: fico surda momentaneamente e isso já ocorreu com anestésicos dentários. Quando isso ocorre, fico respirando fundo até se normalizar. Essa reação é normal?

    • dicasodonto says:

      Na verdade isso não é um sintoma esperado. Aconteceu apenas uma vez? Ou você teve essa surdez momentânea em mais de uma ocasião? Se isso vem acontecendo com frequência é bom investigar. Boa sorte.

  19. Simone Pinto says:

    Boa noite!
    Hoje fiz um procedimento para extração da raiz do 26 dente. Ha uma semana fiz o diagnóstico, me foi pedido rx e hoje me digiri à profissional.
    Na aplicação do primeiro tubete comecei a sentir um peso na cabeça, suar frio em abundância, senti a garganta fechar um pouco, enjoo e dor no peito.
    Sou hipertensa tomo medicação e tomo antidepressivo. Infomei isso na ficha, mas não me foi perguntado qual eram os medicamento. Só tive a orientação de toma-los normalmente. A anestesia foi com base lidocaína 2% com fineletrina.
    Houve a aplicação em três ponto diferentes e comecei a passar mal ainda no primeiro. Fiz o procedimento fui para casa e ainda sentia um peso na cabeça e uma sonolência tamanha.
    Sinceramente, estou com medo de tomar até o remédio da dor. Esta chegando na hora do remédio da pressão noturno, o ansiolítico que já tomo normalmente e estou apavorada de me sentir mal novamente.
    Quanto tempo demora para esta anestesia sair definitivamente de meu corpo?
    Estou com medo….

    • dicasodonto says:

      Olá Simone. As reações adversas da anestesia costumam acontecer na hora da aplicação mesmo. Seus sintomas não são comuns e seria interessante conversar com o (a) dentista que realizou a cirurgia. Cada tubete de anestesia demora em média uma hora para ser excretado, às vezes um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do metabolismo de cada pessoa. Sobre dúvidas sobre a medicação prescrita, melhor falar direto com seu dentista ou seu médico. Estimo melhoras! Boa sorte.

  20. Adriana Souza says:

    Boa Tarde Já é a segunda vez que acontece comigo….A primeira Fui Arrancar 2 cisos,assim q

  21. Adriana Souza says:

    Boa Tarde Já é a segunda vez que acontece comigo….A primeira Fui Arrancar 2 cisos,assim que sai da sala do Dentista fui sentar para aguardar meu marido vir me buscar…Comecei a sentir enjoo,suar frio,fiquei com as extremidades dos dedos da mão roxas,Vomitei e Desmaiei senti falta de Ar…uma sensação Horrível …..Troquei de Dentista e após alguns meses tive que arrancar outro dente ….Avisei ao Dentista o que tinha acontecido na primeira vez que arranquei…assim que sai do consultório passei mal novamente desmaio enjoo …..fui parar novamente na Emergência de um Hospital…Gostaria de saber o que pode ter Acontecido ….fiquei com Muito medo de Morrer….pois a sensação é estranha demais…fico muito suada,pálida e Desmáio

  22. Marilda says:

    Olá boa noite.
    Eu fui ao dentista na quarta feira, onde aplicou anestesia e a reação foi rápida, meu corpo começou a treme muito, e o coração parecia que ia pular pela boca, demoro a passar.
    Ja tomei outras anestesia inclusive no dentista e nunca passei por isso.
    O que pode ser?

    • dicasodonto says:

      Olá Marilda, é preciso analisar junto com seu dentista a respeito do ocorrido. Uma das complicações anestésicas que podem acontecer é a injeção intravascular acidental. Isso poderia explicar o aumento dos seus batimentos cardíacos durante algum tempo. Isso é apenas uma sugestão do que pode ter acontecido e acontece com certa frequência, por acidente mesmo. Um pouco de anestésico atinge a corrente sanguínea e o nosso corpo reage com o aumento dos batimentos por causa das substâncias contidas nos anestésicos. Converse com seu dentista. Boa sorte.

  23. Bruna says:

    Fui fazer um procedimento onde levei anestesia ontem, agora minha bochecha esta inchada,roxa do lado de fora e estou com dor
    O que devo fazer?

    • dicasodonto says:

      Isso pode acontecer após procedimento anestésico. Precisa ver que tipo de procedimento você fez. Procure o seu dentista assim que possível para ele poder avaliar e medicar você corretamente. Boa sorte.

  24. Francinete Santos says:

    Ola, gostaria de saber DR, tenho 39 anos, ha 3 anos descobri que tenho AR e faço tratamento e tomo PREDNISONA DE5MG, HIDROCLOROQINA 400MG,LEFLUNOMIDA20MG,OMEPRAZOL20MG,IBUPROFENO300MG,ACIDO FOLICO5MG,CARBONATO DE CALCIO+VITAMINA D (600+400UI) DIARIAMENTE PRECISO URGETE DE DENTISTA PARA FAZER EXTRAÇAO E RESTAURAÇAO E ENTAO GOSTARIA DE SABER SE HA ALGUMA RESTRIÇAO EM RELAÇAO A ANESTESIA? POR FAVOR ME RESPONDAM, AGUARDO ANCIOSA . UM ABRAÇO.

    • dicasodonto says:

      Olá Francinete. Melhor você marcar uma consulta com um dentista, levar uma anotação com todas as medicações que você toma. Se ele achar prudente, ele vai entrar em contato com o seu médico, através de carta ou telefone para ver se há alguma restrição na anestesia. Boa sorte.

  25. Francinete Santos says:

    OBRIGADA

  26. wagner says:

    Ola Gostaria De Fazer Duas Perguntas! Um Dente Feito Canal Pode Doer Depois De alguns Anos? é Normal Sentir Dores Absurdas Onde A Agulha Da Anestesia Furou (Depois De passado O Efeito Da anestesia).

    • dicasodonto says:

      Olá. Sobre a primeira pergunta – Sim, pode acontecer. Se houver recontaminação do dente ou fratura dentária, por exemplo, um dente que já sofreu tratamento de canal pode voltar a doer. Segunda pergunta – Dores absurdas pós anestésicas são raras. Pode haver uma leve dor no local da picada da anestesia. Se uma das duas coisas estiver acontecendo com você, procure um dentista imediatamente para avaliar os casos em consultório. Boa sorte.

  27. Alexia says:

    Olá, gostaria de saber se as anestesias odontológicas podem trazer algum dano à saúde quando utilizada varias vezes na semana. Agradeço desde já

    • dicasodonto says:

      Depende da quantidade. Geralmente não há problemas para a saúde, se forem respeitadas as doses máximas de cada produto por procedimento ou por dia. Boa sorte.

  28. VANESSA SCAUNICHI GOMES says:

    BOA TARDE ! Levei minha irmã ao dentista e após o procedimento de extração houve uma vermelhidão na bochecha dela. a dentista me disse que não era nada sério me receitou um medicamento para que comprasse para minha irmã tomar, ela tomou o remédio durante tempo determinado e ficou bem. Mas ficou a dúvida será que ela tem alergia ou não??
    o procedimento adequado a ser tomado é fazer exames para saber se ela é alérgica?? se for qual anestesia ela deve tomar??? Ela precisa urgente dar continuidade ao tratamento. Por favor se possível me responda! Agradeço!!

    • dicasodonto says:

      Olá Vanessa. Precisa investigar de onde veio a vermelhidão e se ela desapareceu sem deixar vestígios logo depois do tratamento. Se houver dúvidas, melhor procurar um médico para ver sobre alergias. Boa sorte.

  29. VANESSA SCAUNICHI GOMES says:

    Existe alguma anestesia especial para que é alérgico??

    • dicasodonto says:

      As anestesias tem compostos diferentes. Pode ser que você seja alérgico a um composto e não a outros. Dessa maneira bastaria mudar a anestesia. Se você é alérgico, é preciso saber com certeza a qual composto. Assim fica mais fácil escolher a anestesia correta para que você não tenha alergia. Boa sorte.

  30. Annie says:

    Dia 11 tenho uma cirurgia marcada para retirar um siso incluso, e estou morrendo de medo de ter alguma reação alérgica…nunca tomei anestesia antes.

    • dicasodonto says:

      Pode ir tranquila. Converse com seu dentista, mas poucas pessoas tem alergia a anestesia. Na hora da injeção e anestesia é tudo bem controlado. Caso tenha alguma reação, ela será percebida logo no primeiro tubete, com tempo para abortar o procedimento e não ter reações alérgicas fortes. Boa sorte.

  31. Júnior de Souza says:

    Ola,fui ao dentista extrair 2 dentes,a dentista injetou anestesia nove veses,na décima quando ja estava estraindo o ultimo,comecei a ficar muito tonto,a ponto de desmaio,sentia minha lingua querer enrrolar,perdi em imediato a cor do corpo, foi uma sensação horrível começava desfalecer a todo momento. Oque pode ter ocorrido?

    • dicasodonto says:

      Fica difícil da gente saber o que houve apenas com a sua descrição, Júnior. Tenho certeza que o dentista que fez o tratamento em você pode responder melhor sua pergunta. Tanto poderia ser uma alergia, ou alguma reação diferente, mas não temos como saber sem saber sobre o dose utilizada e sobre como é seu histórico de saúde geral. Converse com seu dentista para tirar essa dúvida. Boa sorte.

      • Henry says:

        Nossa, apontar esses sintomas como possível alergia é difícil, hein? A quantidade de medicamento que ele tomou e os sintomas não tem nada a ver com alergia.

  32. Romerita Alves says:

    Meu pai tem 50 anos e as ultimas 3 vezes que prescisou ir ao dentista teve complicações,em uma delas teve que sair da sala do dentista e ser levado para o hospital da cidade mais proxima,já na ultima ele foi fazer um procedimento que prescisou da anestesia e antes de terminar ele não conseguiu se mexer e nem sair do lugar,e disse que si mexesse com a cabeça parece que ela ia explodir,foi nescessário o deslocamento do médico do posto de saude ir até o local, ( DENTISTA LOCAL DISSE QUE NÃO FARA MAIS ATENDIMENTO A ELE DEVIDO AS COMPLICAÇÕES)e algum tempo atras ele foi realizar uma colonoscopia e foi nescessário o proscedimento de adrenalina,agora ele prescisa urgente de extrair dois dentes mas estamos com muito medo,o que devemos fazer? qual o melhor proscedimento e o que pode ser isso ?Será algum tipo de parada cardíaca ?me ajudem ! Obrigada.(OBSS: Ele tem pressão alta )

    • dicasodonto says:

      Bom, Romerita, em primeiro lugar ele precisa tratar e controlar essa pressão alta. Isso com acompanhamento médico. A pressão precisa abaixar e chegar perto da normal para fazermos um procedimento odontológico com anestesia com segurança. Se o caso for muito urgente e grave de dor, procure um serviço odontológico dentro de um hospital para realizar as extrações com mais segurança ainda. Pode ser que as reações adversas que seu pai está tendo com a anestesia do dentista tenha a ver com pressão alta não controlada. Boa sorte.

  33. Sabrina Oliveira says:

    Boa tarde, tenho algumas dúvidas, ficaria grata se puderem me responder.
    Meu dentista é novo na área, recém formado mas passa segurança já é um fator bom…duas semanas atrás ele tentou extrair o segundo molar superior, só que a anestesia não pegou,aplicou outra e não houve resultados, senti enorme dor e o dente nem se mexeu, ou seja machucou minha gengiva, e o dente não foi extraído, continuou com o dente está dando choque e sensível ao toque, não consigo mais comer do lado esquerdo, e vejo o dente todo sem a gengiva cobrindo o dente, isso é normal ? Ele teria que usar uma outra técnica pra extrai-lo ? Não foi feita nenhuma radiografia nem antes nem depois, semana passada foi feita uma obturação aplicou anestesia e novamente, não funcionou senti dores no tratamento.Gostaria de saber se isso é normal, antes a anestesia pegava, extrair os siso e um dente no qual tive um abscesso dentário, nesse caso mais grave a anestesia funcionou, e nesses mais simples teoricamente digamos assim, a anestesia não quer mais funcionar, gostaria de uma informação do que pode estar ocorrendo…Grata pela atenção…(Obs: Tenho cálculo renal, isso interfere na anestesia ? )Obrigada

    • dicasodonto says:

      Olá Sabrina. Não acho que a AR e o cálculo renal tenham algo a ver com a anestesia. O que o dentista poderia tentar era trocar o anestésico usando outra base anestésica para ver se o efeito melhora. Fica impossível para a gente julgar aqui via Internet sobre a conduta do profissional. De repente, se seus dentes estão com raízes muito grandes e curvas, uma solução seria cortar o dente para extraí-lo. Mas antes, é preciso fazer com que a anestesia pegue direito para poder realizar os procedimentos sem dor. Caso o problema persista, veja se seu dentista pode indicá-la para um especialista em cirurgia oral menor ou bucomaxilo facial. Boa sorte!

  34. Sabrina Oliveira says:

    Esqueci de citar que tenho AR mas não tomo nenhum medicamento especifico, somente voltarem quando sinto dores, tenho 32 anos e pedi uma radiografia panorâmica , no qual ele me deu o papel pra fazer, pois ele disse que as minhas raízes são bem grandes e fortes, disse que foi por isso que não conseguiu extrair o dente.Tenho que fazer uma outra extração do canino esquerdo, pois quebrou a parte interna, quando ele extraiu o dente do lado, no qual tive o obscesso, estou com medo de extrair esse dente agora e novamente a anestesia não funcionar.

  35. Tairine correa says:

    Bom dia!
    a alguns meses eu fiz uma restauração no penultimo dente de cima do lado esquerdo, faz alguns dias eu senti que estava solto a parte que foi feita a restauração, na vdd era um possivel canal mais quando foi tirado raio x o dentista me disse que no momento não precisava de canal mais era pra observar se eu sentisse dor talves eu fosse precisar,no começo eu até senti mais depois não, porem a restauração caiu, sera q vo ter q fazer canal?
    eu tenho muito medo, usei muito tempo aparelho ranquei 4 dentes pra colocar, na época devido a rotina foi tranquilo, mais agora estou a ponto querer tirar meu dente se for preciso fazer canal!:(
    o problema na vdd é a anestesia(agulha)!

    • dicasodonto says:

      Olá Tairine. Se você optar por arrancar o dente – o que não aconselho caso seja possível fazer canal – vai precisar de anestesia com agulha também e no fim você fica sem dente. Melhor correr no dentista e tentar salvar esse dente fazendo canal se ainda for possível. Boa sorte!

  36. Darlen says:

    OI, eu estive recentemente em uma clínica odontológica Universitária, onde realizaria um procedimento de canal, que eu já havia começado e abandonado o tratamento, porém, quando íamos começar, foi aplicado um gel anestésico para que em seguida aplicasse a anestesia injetável, aplicaram dois tubetes de lidocaína e não fez efeito significativo e então foi feito o terceiro tubete, na hora começei a ter a sensação de que minha pressão despencou e meu coração acelerou muito a ponto de me dar tremores fortes e minha garganta foi fechando de uma forma que eu mal conseguia pedir socorro, minha voz ficou finíssima, achei que iria morrer ali mesmo, mas o professor veio imediatamente e fez aquela manobra na cabeça pra eu forçar pra cima e aos poucos minha pressão foi normalizando e os tremores e coração tb, mas a voz e sensação de garganta fechada demoraram uma meia hora pra passar… na hora não tinha medicação nenhuma pra fazerem em mim… o professor na hora disse que seria um caso de anafilaxia mas depois os demais professores negaram… o que pode ter sido isso então ? tenho rinite alérgica e uso esporadicamente polaramine e tenho tb enxaqueca e uso dipirona, porem no dia não tinha usado medicação nenhuma e tinha me alimentado…

    • dicasodonto says:

      Olá Darlen. Não tenho como opinar sobre o que pode ter sido. Porém, seria bacana você fazer um teste de alergia e avisar sempre, qualquer dentista sobre este episódio com a Lidocaína. Lidocaína é uma das anestesias mais usadas pelos dentistas aqui no Brasil. Boa sorte.

  37. Rubiane says:

    Minha mae foi ao dentista terminar um canal que já havia sido começado. Quando estava acabando o procedimento ela começou a sentir uma terrível dor no rosto, e logo inchou. A dentista disse que er normal receitou um antialérgico e um remédio para dor que não resolveu nada. Levamos ela para o hospital o medico fez uma medicação mais forte para parar de doer. Hoje já faz 5 dias que isso aconteceu, porém o rosto ainda esta um pouco inchado e ela perdeu a sensibilidade de um lado do rosto. A dentista disse que quando deu a anestesia pegou o nervo. Que o rosto vai voltar ao normal mais que isso demora muito. O que devo fazer?

  38. Fernanda says:

    Fui ao dentista semana passada e tenho muito medo. Sou bastante ansiosa e tensa. Logo depois da anestesia senti forte dor na cabeça na nuca, pulsava, minha cabeça parecia que ia explodir. Não deu pra fazer nada pois minha pressão subiu. Passei a semana com uma dor de cabeça horrível. Voltei ao dentista e o mesmo ocorreu. Antes do tratamento me deram um calmante que não teve muito efeito. Fui parar no hospital com a pressão alta. Tenho 35 anos e não tenho pressão alta. Sou muito alérgica e tomo antidepressivo. Será que foi efeito da anestesia?

    • dicasodonto says:

      Difícil saber exatamente o que foi sendo que você relata alguns problemas como ansiedade, medo e muitas alergias. Seria interessante fazer uma consulta com médico alergologista para tentar descartar a possibilidade de alergia. Pode ser que o medo do dentista esteja potencializando sintomas e levando a esse aumento de pressão. Se o que você precisa fazer é urgente e envolve dor, veja a possibilidade de fazer o procedimento com sedação. Boa sorte.

      • Boa noite comigo tbm foi assim fui pra extrair o Sisu e a anestesia Não pegava e ela deu várias anestesias e agulhada,comecei a sentir muita dor na nuca e na lateral da cabeça dores horrível fui direto pra emergência e la minha pressão estáva 18 por 12. Sendo que minha pressao é baixa ,eu tenho 42 dias de Cesária, e minha pressao baixou mais a dor de cabeça voltou menos intensa mais persistente. .

        • Dicas Odonto says:

          Anestesias podem causar um aumento nos batimentos cardíacos e o medo dos procedimentos e estresse pode aumentar a pressão arterial. A dor de cabeça retornando dificilmente é por causa da anestesia. Acompanhe sua pressão arterial se está aumentando novamente. Sugiro procurar um médico para fazer este acompanhamento. Boa sorte.

    • Danielle Alves Borgiani says:

      Fernanda,
      Minha mãe tem o mesmo problema, idêntico ao seu. Não sei como devo proceder, estou com muito medo e ela precisa extrair o dente.

      Se quiser entrar em contato comigo, talvez uma ajude a outra.

      borgiani.dani@gmail.com

  39. wilma says:

    boa tarde fui ao dentista para fazer um tratamento de canal e recebi a anestesia no dente e em poucas horas passou o efeito da anestesia logo peguei no sono e ao acordar percebi minha boca anestesia novamente e ja faz cinco dias e não passa a anestesia da boca e queicho mas o dente doe,voltei ao dentista e ele disse q isso vai passar as x demora alguns dias,por favor me ajude isso é normal? eu não aguento mais a boca anestesiada

  40. valeria souza says:

    Olá. Gostaria de saber sobre tratamento de canal. Fiz a 2 anos e sofri muito ..mas muito mesmo…a Dra aplicava a anestesia e durante a aplicação doía. Durante o procedimento doía muito mas ela sempre me dizia: aguenta pois nas próximas sessões a raiz vai morrendo então não irá sentir mais dor…Interessante QUE DOEU ATE NA ÚLTIMA SESSAO QUE FORAM MAIS DE 3 ..POIS BEM. AGORA DESCUBRO QUE PRECISO fazer OUTRO Tratamento de Canal e estou apavorada. Procurei outra dentista para encontrar uma profissional mais calma e delicada já avisei que parece que em mim a anestesia não pega..ou melhor, pega porém não 100%. Esperava uma resposta do tipo farei COM QUE VC NÃO TENHO DORES . .MAS não tive essa resposta. ENTÃO QUER DIZER QUE NÃO EXISTE UMA SOUZA O PRO MEU CASO? terei que sofrer do início ao fim? NÃO EXISTE ANESTESIA GERAL PARA ESSES CASO? MEU SONHO É NÃO SENTIR DOR!
    PRECISO DE AJUDA.

    • dicasodonto says:

      Olá Valeria. Procure um especialista em endodontia para fazer este novo canal. Existem profissionais que dependendo da dificuldade do dente realizam o tratamento de canal em sessão única. Boa sorte.

  41. Olá ontem eu fui ao dentista e estava com canal, ela me deu anestesia e
    Abriu meu dente e pois um curativo, a hora q levantei da cadeira eu
    Tremia muito e senti um pouco de tontura! Ela falou q era normal pq eu estava muito nervosa! Queria saber se isso é normal? Pois tenho q voltar de novo
    P finalizar o dente e estou c medo? Me ajude, eu não tenho pressão
    Alta e nem problemas de coração! Mas tenho pressão baixa! Será q ela
    Caiu na hora do procedimento?

    • dicasodonto says:

      Isso pode acontecer dependendo do seu nervosismo na hora do procedimento. O grau de estresse de um procedimento desses é grande e nosso corpo acaba reagindo com tremedeiras e suor em certos casos. Fique tranquila se você não tem problemas de saúde. A anestesia é muito segura. Boa sorte.

  42. Marcia Martinelli says:

    Fui ao dentista hj fazer canal do dente 47 tomei umas 4 a nestesia porém anestesiou td menos o dente e ela começou a bloquear o dente eeu gritando de dor ela não conseguiu abrir o dente e me deu mais nestesia uma quebrou a agulha no buraco do meu dente eela tirando a Gulha e eu gritando de dor e vi q tinha sangue dentro do tubo de vidro de nestesia depois ela foi me dar outr nestesia e eu comece i a sengirsentir no ouvido pedi para ela parar aí eu já tava com formigamento nas virilhas e não respirava não engolia a saliva meu pescoço não senti mais nem minhas pernss fui para no hospital. …tô com medo que o dente tá aberto doendo e não pega nestesia e eu sempre tomei anestesia e nunca me deu nada. Ahhhh ela disse q eu tenho q fazer o canal ou extrair com anestesia geral. ..que meu canal tá inflamado e que nenhum remédio vai curar para eu poder tomar anestesia e anestesiar o dente. o q faço por favor.

    • dicasodonto says:

      Precisa tratar este dente ou extraí-lo. Não tem como deixar do jeito que está. Sugiro que procure um especialista em canal, se possível, para avaliar o dente e ver a viabilidade de um tratamento de canal. Boa sorte.

  43. Fui ai dentista e todas as vezes que tomo anestesia sinto falta de ar,sudorese nas mãos e pés e o coração dispara,o dentista suspendeu o procedimento e pediu que tomasse lorazepan uma hora do procedimento.Você acha que devo procurar um cardiologista?Tenho medo de ter uma parada cardíaca,não tenho problemas de pressão arterial.Aguaedo respostas,voltarei para dazer o canal dia 05/11

  44. Felipe says:

    Boa noite, recentemente fui ao dentista para tratamento de canal e no momento da aplicação senti que a anestesia não ficou no local e subiu para a cabeça. Passei mal na hora. E desde então sinto fortes dores na cabeça. Gostaria de saber se isso é normal e se é muito perigoso que a anestesia tenha ido para a cabeça. Obrigado.

    • dicasodonto says:

      Olá Felipe. A anestesia é eliminada do seu corpo em cerca de uma ou uma hora e meia. Pode ser que você tenha tido alguma reação adversa a anestesia na hora da aplicação. Procure um médico para investigar. Boa sorte.

  45. Virginia says:

    Boa tarde
    Gostaria de saber,quanto tempo é necessário para fazer o efeito da anestesia? Depois da primeira aplicação e segunda logo depois??

    Fui ao consultório de emergência do atendimento público,levar minha filha,a dentista aplicou as anestesias e já começou o procedimento,e isso causou grande dor,pq aquele motorzinho (perdoe-me por desconhecer o nome) acertou a gengiva e minha filha se recusou terminar o serviço naquele local,e nos dirigimos a um outro profissional da área.. lá não perguntaram se ela tinha alergia,não fizeram nenhum procedimento como vcs indicam nos comentários acima,ou seja,um risco! Obrigada

    • dicasodonto says:

      Pode ser que seu metabolismo é mais rápido. Assim processa e elimina a anestesia maus rápido. Também precisa ver que tipo de anestesia estão utilizando em você. Boa sorte.

  46. Stefani da costa sousa says:

    Retirei meu dente ontem . Depois que terminou começei a vomitar dar fraqueza desmaei minha presao e meus batimentos cairao muito. Sendo que eu sou inpertassa e tenho arritmia . De alguns meses pra ca eu to dando a lergia de muios medicamentos

    • dicasodonto says:

      Procure um médico e seu dentista para avaliar sua situação. Às vezes, no caso de extrações a gente não se alimenta muito bem e não se hidrata adequadamente. Pode ser que isso tenha levado à esses sintomas. Melhor investigar e fazer uma consulta médica de rotina. Boa sorte.

  47. Ana Paula says:

    extrai os dente siso inferior e superior o dia 17 e ainda estou sentindo minha boca e queixo dormente já se passou dois dias. É normal? Na hora que o dentista estava anestesiando eu senti um choque e ele disse que tinha pegado no nervo.

  48. Sr Lopes says:

    Boa noite!
    Meu eh o seguinte caso: Fiz um tratamento de canal na segunda feira, senti encomodo na terça, mas entendi qe era do procedimento, porem, a partir de quarta o encomodo prosseguiu e ateh hoje (quinta), 3 dias apos o procedimento ao engolir saliva (ato simples e normal) sinto dor qe vai do ponto onde foi anestesiado e essa dor se extende para o ombro toda vez com o simples fato de engolir saliva (tomar agua faz o mesmo movimento desses musculos e o encomodo eh o mesmo), o qe pode estar causando esse encomodo?
    Agradeco.

  49. Elaine says:

    Pude ler muitas pessoas reclamando de não poder engolir após a aplicação da anestesia , garganta fechada , anestesiada , eu já passei por isso , não sou alérgica a nada , já fui várias vezes ao dentista já fiz muitos procedimentos e nunca aconteceu , mas numa das dentistas que fui ela aplicou a anestesia e começou a dificultar engolir a saliva e dar falta de ar uma terrível agonia , com meu irmão ocorreu o mesmo com a mesma dentista ?
    Pode ser inteligência do profissional ? Aplicando em local errado , isso e muito sério , meu irmão falou que qse morreu sem ar não conseguia nem falar . Nunca mais voltei lá .

    • dicasodonto says:

      Fiquei aqui pensando sobre seu comentário. Será que não é o anestésico tópico que escorre um pouco pela garganta e da esta sensação por alguns instantes? Respirar pelo nariz e ter calma pode ajudar nesses casos. Se for isso não é nada demais. Boa sorte.

  50. Elaine says:

    Consertando a cima , não quis dizer (inteligência )do profissional e sim
    Negligencia

    Obrigada

  51. adriana says:

    Olá, fiz curativo no dente 37. Agora terei que fazer tratamento de canal. Desde o dia que tomei anestesia sinto dor de cabeça. É normal? Parece que estou de ressaca.

  52. olá ,, hj eu tive q fazer uma restauração no meu dente ,, mais logo após sair do consultório eu estou me sentindo com muito sono , mais acho que não tenho alergia a anestesia porque so dessa vez que isso veio a me acontecer ,, o que sera que pode ter acontecido ??

    • dicasodonto says:

      Acredito que não tenha relação do sono com anestesia local para restauração. Os sinais de alergia são diferentes. Pode ser porque você ficou muito tempo deitada? Boa sorte.

  53. Jarde says:

    Em mim o efeito da anestesia dentária passa muito rápido, é preciso aplicar várias vezes durante os procedimentos, o por que disso?

  54. Jarde says:

    Obrigada pela resposta anterior.
    Agora, faltam-me os dentes 7 e 6 quadrante 4 inferior e 6 e 5 quadrante 3 inferior, pode-se colocar em cada lado um pino só e dois dentes? ou para cada dente tem que ser um pino?
    No aguardo.
    Abraço,

    • dicasodonto says:

      Olá Jarde. Para saber quantos implantes (“pinos”) vão ser colocados, é preciso fazer um planejamento do seu caso com exame clínico, radiografia e se necessário tomografia. Assim, o dentista vai saber como está a qualidade e a quantidade do osso para colocar implantes. Existem casos em que se colocam dois implantes para quatro dentes, por exemplo. Não precisa necessariamente ser um implante para cada dente. Procure um dentista. Boa sorte.

  55. Amanda Larissa says:

    Ola , ja fiz tratamento para tirar caries dos meus dentes e tomei anestesia …Porem amanha vou fazer um canal no dente e estou com muito medo da anestesia dar reacao..o q eu faço ??? Bjj

  56. Amanda Larissa says:

    Nunca tive reacao a anestesia odontologica …que eu me lembre ! E amanha vou fazer um canal e estou com medo da anestesia dar reacao. O que fazer ? Posso ficar tranquila ? Bjss

  57. Bruna Moreira says:

    Boa tarde,

    Eu fui começar ontem o meu tratamento, tenho várias restaurações para fazer.. Ae eu ia começar pela minha maior restauração, que fica do lado direito na parte inferior, no fundo, inclusive eu estava um pouco ansiosa por fazer esse dente,,, por medo mesmo…

    Nesse momento a dentista aplicou uma anestesia com vasoconstritor, e em questão de menos de 1 minuto, foi instantânea a dor de cabeça fortíssima que senti na parte de trás de cabeça! Deu a impressão que a anestesia subiu pra cabeça, parecia sentir a pulsação dentro da cabeça, entrei em pânico na hora pois não sabia o que fazer ou esperar… E o efeito da anestesia mesmo nem sequer pegou onde deveria… Fiquei sem saber se a dentista errou o local onde aplicou e entrou de forma rápida na circulação.

    Foi ae que eu lembrei: quando vou em algum médico, eu tenho aquela famosa “síndrome da pressão subir” em hospitais… toda vez que medem minha pressão em hospitais, ela costuma estar 14×9.. por ae.. e me passou isso pela cabeça ontem..

    Será que o fato da pressão poder estar alta no momento da aplicação pode ter esse tipo de reação? Por natureza eu costumo ter a pressão normalizada. Ela apenas sobe em casos de medo de médicos e hospitais ou coisas do tipo… E eu tinha me alimentado normalmente antes de ir ao consultório na parte da manhã.

    Um dia após, estou sentindo ainda algumas pequenas dores de cabeça,, como se fosse um tipo de ressaca,, e as vezes agora está me dando algumas crises de ansiedade,,, ae tento controlar com a respiração e passa.. Tenho tendência à ansiedade, porém fazia muito tempo que eu não passava por isso…

    Preciso continuar o tratamento e estou com muito medo agora… a dentista disse que na próxima vez ela iria aplicar uma anestesia sem o vasoconstritor, parece ser uma anestesia própria para hipertensos … algo do tipo.

    Antigamente, à uns 12 anos atrás, fiz várias obturações, sempre tomei anestesias e nunca tive problema algum.. só uma vez q minha pressão caiu um pouquinho na hora que aplicou,, mas absolutamente normal…

    Enfim, estarei no aguardo de um retorno para pelo menos me tranquilizar!

    E caso necessite, por uma prevenção de coisas parecidas, qual médico preciso procurar? Neurologista, Alergologista ou Clínico Geral?

    Muito Obrigada pela Ajuda!!

    • dicasodonto says:

      Olá Bruna. Se você tem aumento de pressão por ansiedade, seria interessante procurar um médico. A especialidade pode variar entre Cardiologista, Psiquiatra ou Neurologista, porque talvez você precise controlar estas crises com medicação. Boa sorte e não deixe de continuar seu tratamento odontológico.

  58. Sana says:

    Oi Dr.
    Ontem fui fazer uma restauração e a dentista aplicou 1 tubete de Lidocaína com Vasoconstrictor proximo à articulação da mandíbula. Achei que ela aplicou muito rápido. Assim que ela terminou a injeção, fiquei pálida, a cabeça tonta o corpo pesado, perdi o jogo dos 4 membros, tive tremores e alguns espasmos musculares. Fiquei meio ausente, não conseguia responder às perguntas que me faziam, mas estava consciente. Minha pressão subiu de 140×80 para 160×90 em minutos, sendo que normalmente tenho pressão de 100×70.
    Fui levada ao hospital e fiquei meio lerda, depois dei uma recuperada, desci um lance de escadas com meu marido, sentei e logo veio de novo o mesmo mal estar, tiveram que me carregar até uma cadeira de rodas e me colocar na cama, toda mole. Fiz ECG, glicemia capilar normais e a pressão estava normal.
    Me disseram que era ansiedade, mas eu estava super tranquila. Tinha comido bem, acabado de tomar banho, ou seja, apesar do calor estava fresquinha.
    O que terá sido isso?

    • dicasodonto says:

      Olá Sana. Difícil da gente saber o que pode ter ocorrido. Talvez o dentista que aplicou a anestesia possa ter uma ideia melhor. Há alguns acidentes que podem acontecer em algumas anestesias com injeção de anestésico dentro de algum vaso sanguíneo que podem dar um aumento na pressão arterial. Veja que não estou dizendo que o profissional cometeu um erro, mas é uma acidente de anestesia que tem chance de ocorrer. Boa sorte.

  59. MIGUEL DAMACENO says:

    Ola, fui ao dentista extrair um dente e foi aplicado a anestesia, a extração ocorreu sem dor alguma, nem senti a aplicação do anestésico. Porem pouco depois comecei a sentir forte dores no estomago e passei a ter diarreia constante que duraram 24 horas, perdi 1,5 kg por desidratação..

  60. Nilza says:

    Fui fazer um procedimento odontologico é assim que foi aplicado o anestesico fiquei passando mal isso ja por 2 vezes ,simtomas que senti foram arritimia cardiaca ,soando frio e com pressao arterial elevada .Entao minha medica logo suspendeu o procedimento e procurou fazer todo possivel para que eu ficasse bem e me emcaminhou para um alergista fiz isso e ele passou ums exames laboratoriais mas nao deu reaçao alergica com 4 tipos de anestesico .Mas estar com uns 8 meses que estou so fazendo troca de curativo e sem saber o que devo fazer tenho 45 anos e isto numca havia acontecido antes por favor me ajudem.

    • dicasodonto says:

      Talvez isso não seja uma alergia, mas uma ansiedade causada pelo tratamento odontológico. Também seria legal se consultar com um cardiologista para ver essa arritmia que não é comum. Boa sorte.

  61. Narciso Carnevalle says:

    Boa Noite…
    Na Quinta feira passada estive no Dentista com o objetivo de fazer um tratamento de canal, porém no exato momento da aplicação da anestesia me acometi de um ataque de pânico absurdo, o que me elevou a pressão de 12/7 para 16/10. Fiquei com medo de infartar, de ter um choque alérgico, de um possível erro da profissional na aplicação, injetando o tubete num vaso sanguíneo, etc. Detalhes: Nunca tive nenhuma alergia a nenhum tipo de medicamento. Já tomei umas duas ou três vezes anestesia odontológica e uns outros tantos em outras partes do corpo que não fosse a boca. Meu medo maior seria de uma possível aplicação num vaso sanguíneo. Gostaria de que fosse comentado as possíveis complicações, caso ocorra um erro e todo o tubete seja aplicado diretamente na corrente sanguínea. Obrigado.

    • dicasodonto says:

      Acontece, com pouca frequência, Narciso e não é o fim do mundo. A técnica anestésica, a seringa carpule com refluxo e injeção vagarosa de anestésico evitam ao máximo esse tipo de acidente. Se houver injeção acidental, pacientes podem sentir uma reação ao vasoconstritor. O paciente pode ter aumento do batimento cardíaco e pressão sanguínea sistólica, palidez perioral, palpitação e inquietação. Esses sintomas são transitórios e assim que percebidos, o dentista interrompe a injeção e decide junto com o paciente se vai remarcar o procedimento ou esperar os sintomas passarem. Essa sua sensação ruim antes da consulta pode ser ansiedade ou até algum trauma antigo de dentista. Converse com seu dentista para que seja possível continuar com o tratamento. Boa sorte.

  62. Tatiane says:

    Boa noite eu fui ao dentista extrair um dente na hora que o dentista começou a aplicar a anestesia escorreu um pouco na minha boca e eu engoli só que agora estou tentando dor no estômago frequentemente. Pode ser anEstesia?

  63. Daniel says:

    Olá, estive lendo as perguntas anteriores para ver se alguma respondia as minhas dúvidas, mas não encontrei… a 40 hras atrás eu fui fazer um canal e no momento da anestesia cheguei a comentar com o dentista que não gosto de ser anestesiado na boca porque geralmente dura em media 12 horas para o efeito passar… Ele só sorriu e foi simpático dizendo que no geral o efeito passa em até 3 horas. imaginei que fosse de organismo para organismo, durante a anestesia em dois momentos senti um choque na minha lingua como se fosse algum nervo que passasse pelo local, ao termino do procedimento ele informou que seria necessário eu voltar dentro de 5 dias para terminar o procedimento pois a raiz estava muito inflamada e sangrou muito.. quando sai do consultório, até a região em volta da minha orelha estava meio dormente. Chegando em casa ainda pela manhã senti muito sono, dormir a tarde toda, acordei a noite e apenas o lábio inferior formigando e abaixo do lábio até o queixo dormente, dormi a madrugada, a manhã inteira e acordei na metade da tarde com sono e ainda dormente essa mesma região.. liguei para o consultório, mas o medico está viajando e só volta no Domingo.. Não sei o que fazer para passar a dormência, estou com medo de ser algo mais serio! Sendo que o mesmo não passou nenhum medicamento para dor, e o dente de cima quando eu mordo ele encosta no curativo do dente do canal e dói um pouco.
    Até lá devo procurar uma emergência odontológica ou não é nada fora do normal?

    Grato pela atenção!

  64. Robert w S says:

    Boa noite, fui ao dentista extrair os 2 sisos do lado esquerdo,a cirurgia foi normal sem dor, 1hr para a extração, mas quando sai de lá parei em uma farmácia e passei muito mal me deu uma suadera, e a pressão foi lá em baixo,fui direto para o hospital chegando lá a médica falou que era normal que eu não deveria ter me alimentado bem e isso é verdade pois fui sem almoço.
    Agora o que vem ao caso é que já tirei os pontos faz uma semana e estou sentindo fortes pontadas na cabeça, mas só quando eu levanto quando eu deito passa, você acha que tem haver pós anestesia isso? Pois eu vi bastante caso na Internet e queria tirar a dúvida obrigado.

    • dicasodonto says:

      Não sei se é possível ter ligação direta com anestesia, já que passaram-se 7 dias. A anestesia é eliminada do corpo em questão de horas. Pode ser que a dor esteja relacionada com a cirurgia e a com a cicatrização da região que ainda não foi completada. Procure seu dentista para avaliar e dar maiores esclarecimentos. Esses episódios de passar mal após uma cirurgia na boca acontecem muito justamente porque as pessoas ficam sem comer. Não pode ir em jejum para uma cirurgia. Ainda mais porque depois você vai ter restrições alimentares. Boa sorte!

  65. pedro luiz feliciani says:

    tomei uma anestesia para tratar um dente no dia 06 de janeiro de 2015,hoje dia 09 de fevereiro de 2015,minha lingua está anestesiada,pois mordo ela dez vezes por dia,o que tenho que fazer?

  66. Gabriela de ancelmo lourenço says:

    Doutor, estou fazendo varias restauraçoes nos meus dentes e em 1 eu precisei de anestesia pois era uma carie um pouquinho mais profunda. Enfim.. Passou um tempao depois disso e la na bochecha onde foi aplicada a anestesia doi um pouquinho e o nervo onde ele aplicou tbm doi.. Sendo q faz um mes mais ou menos q fiz esse procedimento e somente agora isso acontece. O que fazer?

  67. Bruna says:

    Olá! Fui ao dentista para extrair um dente, eu estava muito nervosa!!! Ele começou a aplicar nestesia…mas nao ficava dormente…ai ele aplicou mais e mais ate adormecer…ai ele foi extrair e na hora mim deu uma enorme dor do lado esquerdo da minha cabeça que eu quase desmaiei…vim pra casa e ja se passaram 7 dias e ainda continuo com a cabeça doendo e fico meia tonta…a cabeça fica como se estivesse com uma enorme pressão dentro sendo so do lado esquerdo!!! Gostaria de saber o que pode ter acontecido comigo?

  68. Jaqueline Abreu says:

    Boa noite. Fui ao dentista para extrair o siso inferior e superior, o siso superior foi extraido sem dificuldades, porém o siso inferior teve que ser cortado em 3 partes sendo só retirado 2 partes na primeira cirurgia, na segunda cirurgia para retirar a ultima parte o cirurgião bucomaxilo aplicou anestesia e mesmo assim eu ainda estava sentido dor então ele aplicou mais anestesia e na mesma hora tive uma forte dor de cabeça não conseguindo continuar a cirurgia, fui para casa e dois dias depois senti fortes dores pelo cabeça, pescoço e região do tronco. Gostaria de saber o que pode ter acontecido?

    • dicasodonto says:

      Difícil de saber assim, sem estar presente. Pode ser desde nervosismo pelo procedimento até uma reação da anestesia. Converse com seu dentista. Ele poderá explicar melhor o que houve. Boa sorte.

  69. Gostaria que informassem, quais as causas que deixariam um dente com mancha roxa, ou lilás. No dente em que a mancha apareceu, notei uma retração em toda a volta do mesmo, na parte da gengiva, dificultando para escovação. Seria esta a razão? Se puderem responder, desde já agradeceria.

    • dicasodonto says:

      Olá Sheila. Seria mais prudente você procurar um(a) dentista para uma avaliação na cadeira. Com certeza vai ser possível determinar de onde vem esta mancha roxa. Boa sorte.

  70. edileide says:

    Fui fazer uma extração do pré molar que já estava bem cariado depois que o doutor aplicou a neatesia logo inchou a minha bochecha já tem 3 dias e normal?

    • dicasodonto says:

      O inchaço que acontece após uma extração pode acontecer. Procure seu dentista para entender o que pode ter acontecido e se seria necessário alguma medicação. Boa sorte.

  71. Juliana says:

    olá, há 6 dias atrás realizei a extração de 4 sisos, tomei anestesia, inclusive só em um dente tive que tomar 8 tubinhos pois a anestesia não pegava! Minha recuperação tem sido tranquila em se tratando dos dentes. Porém, faço uso de PAROXETINA 20mg há muito tempo, e desde que realizei essa cirurgia tenho passado muito mal, como se estivesse sem
    minha medição, com abstinência dela…gostaria de saber se a anestesia pode ter cortado o efeito da minha medicação, e quanto tempo a anestesia demora para sair por completo do nosso organismo ?
    Obrigada.

    • dicasodonto says:

      Existem alguns poucos estudos sobre a interação entre antidepressivos e anestésicos. Melhor você conversar com seu dentista sobre isso, pois ele que vai saber qual anestésico foi usado. Boa sorte.

  72. Cássio says:

    Olá, precisei já por duas vezes retirar um tumor benigno no palato, o problema foi que nas duas vezes a anestesia não pegou como deveria apesar dos dentistas trocarem de tubos várias vezes. Tem como um dentista usar algo mais forte que garanta que eu não vá sentir dor, estou precisando retirarvo mesmo tumor mais uma vez e não quero ser torturada de novo. Realmente não aguento mais esse procedimento super dolorido e minha lesão já está grande.

    • dicasodonto says:

      Olá Cássio. Procure por um especialista em Semiologia ou Diagnóstico Bucal. As anestesias que dentistas usam são bem fortes. O palato é um lugar que dói um pouco para anestesiar. Boa sorte.

  73. Aline says:

    Não sou dentista, mas achei excelente sua matéria.
    Uma forma de lembrar a estes profissionais a ter muito cuidado, sempre.
    Apesar de ser apenas a boca, eles também tem a vida de uma pessoa nas mãos.
    Abraços!

  74. Daiane Freitas says:

    Olá,
    Tenho váriosprocedimentos ddentários para fazer. Mais estou com muito medo
    A 5 anos fui ao dentista fazer uma eextração e ele aplicou 3 anestesias na terceira ele atingiu um vaso e a ssensação era que minha cabeça fosse explodir. Fiquei internada uns 15 dias.
    Com isso demorei uns 4 anos sem conseguir ir ao dentista novamente. Só que o dente doía muito então mudei de dentista e fui extrair. Nossa ele extraiu e quebrou a pparte oóssea do meu maxilar. Vivi quase 3 meses de morfina e com o rosto extremamente inchado. Mal conseguia falar e beber líquido. Agora o medo me toma e nnão consigo ir ao dentista. Isso tudo que houve comigo eé normal?

  75. Cleber Lucas vieira rosa says:

    Olá, Fui ao Dentista dia 24 de abril, e quando ele colocou anestesia perto do centro da minha boca, Na Mesma hora fiquei “SURDO” (Não Completamente), Quero saber se isto é normal e aos poucos veio a minha audição.

  76. Samara Filardo says:

    Ola, sou muito alérgica a medicamentos. Tenho alergia a todos os antiflamatorios, a paracetamol, dipirona, e vários antibióticos. Necessito extrair os 4 terceiro molar, pois estão inclusos e vêm infeccionando com frequência, como não posso tomar antiflamatorios e analgésicos várias vezes tenho que partir direto para antibióticos como a cefalexina e o azitromicina que são os que não faço reação alérgica. A minha pergunta é qual a chance que eu tenho de fazer uma reação à anestesia odontológica? A melhor opção para mim seria a sedação em ambiente hospitalar e extrair os 4 de uma vez? Qual seria a melhor solução?

    • dicasodonto says:

      Difícil mesmo responder sua pergunta. Acredito que seria interessante procurar um médico alergologista e tentar descobrir se há problemas com a anestesia de dentista. Boa sorte.

  77. Márcia says:

    Bom dia!
    Tomei anestesia no lado esquerdo superior, por 2 dias consecutivos. No segundo minha bochecha inchou. No terceiro dia, ainda com a mesma inchada, tomei outra anestesia no mesmo lado, porém inferior. Poderia ter tomado esta terceira? E me receitaram o medicamento NIMESULIDA 100mg. É comum isto acontecer, ou tem algum “perigo”?
    OBS: Têm 4 dias que está inchada e um pouco dolorida.

    • dicasodonto says:

      Procure seu dentista para maiores esclarecimentos. A quantidade de remédio que vai dentro do dente não poderia causar mal ao estômago. Converse com seu dentista para ver o que pode ter havido. Boa sorte.

  78. marli alves says:

    fui faser um canal e quand estava finalisand comecei a sentir um dor insuportavel e parecia que estava correndo agua sobre minh buchecha e o inchaço foi instataneo hoj esta com oito dias e continua inchado o pod ter acontecid.

  79. Maely says:

    Olá , estou fazendo um tratamento de canal , e a um mês aplicaram a anestesia , mas hoje notei que no local onde ela foi aplicada quando eu toco , dói fortemente fazendo doer todos os meus dentes abaixo de onde ela foi aplicada. O que será que pode ter acontecido?

  80. luana says:

    Fui ao dentista tive q tomar 3 anestesia pra fazer uma restauração simples e ainda sentia um pouco de dor… Hj apos quase 20 horas o procedimento estou cm o rosto inchado dor ao abrir a boca e sinto pouco o lado q recebeu a anestesia! Normal???

    • dicasodonto says:

      Não pode ser considerado normal, mas pode ser uma reação a anestesia, como pode ser tempo de boca aberta. Procure seu dentista para esclarecimentos. Boa sorte.

  81. luana almeida says:

    Ola eu sempre tomei anestesia só que ontem fui faze uma restauração ela aplico suas injeção na hora nasceu umas mancha vermelha no local do peito e uma dor no peito como se tivesse apertando mais depois de 10 minuto passou e as mancha sumiu? O que sera q aconteceu eu nunca fiquei .. Só que semana q vem tenho 2 siso pra retira estou com medo de toma anestesia novamente .

  82. Ricardo Montanha says:

    Olá colega. Nao seria mais seguro afirmar que o anestesico de eleição pelos dentistas brasileiros é a Lidocaina com Epinefrina 1:100 000, ao invéz de 1:10 000 como citado acima?

  83. Tatiana says:

    Boa noite! Minha dentista fez 2 extrações dos pré molares para dar espaço do aparelho, acontece, que na primeira anestesia não senti nada, mas quando ela aplicou a segunda anestesia para extrair o outro dente senti na hora meu corpo estranho e uma pressão no ouvido, ela percebeu isso e perguntou se eu nao ia desmaiar, eu disse que não , então fez o procedimento e não deu ponto . Hoje faz 3 dias e desde então sinto totonturas ao levantar, seja sentada ou deitada, se me levanto sinto uma forte tontura e as vezes me sinto enjoada, isso é grave? Ah uma das extrações inflamou e ela receitou anti inflamatório. Fico preocupada..

  84. raquel says:

    ja fiz uma extação e um tratamento de canal e nos dois procedimentos sentir dor mesmo depois da aplicação da anestesia. No caso do tratamento do canal tomava três anestesia, mas mesmo assim sentir dor.

  85. guilherme says:

    quem já tomou e nunca teve reação alérgica, pode ser surpreendido por esse mal?

  86. Ludmilla de andrade says:

    Olá.fiz a extração do ciso inferior e superior do lado direito na quinat feira a tarde.no sábado de manhã tive princípio de febre.quando a febre passou continuei com o rosto e o colo bem quentes e vermelho.pode ser reação alérgica? Obrigada.

    • dicasodonto says:

      Dificilmente. Pode ser reação a uma infecção local ou uma febre sem relação nenhuma com a extração do siso. Procure seu dentista para melhores explicações. Boa sorte.

  87. vanda lucia says:

    NA QUINTA DESTE MES DE JULHO FUI AO DENTISTA PARA CONTINUAÇAO DE UM CANAL,SÓ QUANDO A DENTISTA APLICOU A ANESTESIA SENTIR E FALEI QUE ESTAVA SENTINDO MAIS POR LADO DE FORA DA BOCA .dEPOIS DE TODO O PROCEDIMENTO QUANDO LEVANTEI VI QUE MEU ROSTO ESTAVA INCHADO ,FALEI E ELA DISSE QUE PEGOU UMA VEIA. ISSO É NORMAL! AINDA CONTUNUO COM O ROSTO INCHADO E UM POUCO ROXO.EU FAÇO USO DE AMOXILIANA ANTES DE QUALQUER PROCEDIMENTO DENTARIO.

  88. Paula says:

    Boa tarde! Na semana passada iniciei um tratamento de canal. Tomei várias injeções para o processo “matar o nervo”. Foi colocado um curativo no meu dente pois o tratamento de canal ainda não foi concluido. O curativo me deixa com a boca amarga e já faz uma semana que sinto muitos enjoos. Será que é por conta do curativo ou das injeções que tomei? É normal sentir enjoo? Obrigada.

    • dicasodonto says:

      Olá Paula. Normalmente não é assim. Pode ser que a medicação intra canal esteja escapando do dente pelo curativo e dependendo do que foi usado, é um remédio amargo e forte mesmo. É apenas um palpite. Volte no seu (sua) dentista e veja o que está havendo. Isso não é normal. Boa sorte.

  89. Luciana says:

    Boa tarde

    Sempre fiz procedimentos odontológicos com uso de anestésicos, porém da ultima vez para terminar um canal, senti um queimação como se tivesse um liquido quente descendo no meu pescoço após a primeira aplicação fiquei com o rosto e o pescoço quentes e vermelhos, agora tenho que terminar esse canal dentre outros procedimentos mas estou com medo.

    • dicasodonto says:

      Olá Luciana. Converse com seu dentista para fazer a troca do anestésico. Pode ter sido algo pontual, daquele dia. Não quer dizer que vai acontecer novamente. O fato é que você precisa terminar o tratamento de canal. Boa sorte.

  90. Jack says:

    Fui no dentista hoje,tive que fazer uma restauração no cizo,da parte de baixo do lado direito,a doutora na hora de me fazer a anestesia senti vários choques perguntei pra ela o pq ela disse que era normal,a anestesia anestesiou ate o meu ouvido do lado direito depois que passou o efeito da anestesia estou sentindo uma forte dor de cabeça.isto é normal?

    • dicasodonto says:

      Olá Jack. Os pequenos choques que você sentiu são comuns pela proximidade que a agulha anestésica chega do nervo na hora da anestesia. A dor de cabeça pode não estar relacionada com a anestesia. Você ficou muito tempo com a boca aberta? Pode ser uma dor muscular que irradia para a cabeça, por exemplo. Se a dor de cabeça persistir, procure um médico. Boa sorte.

  91. Tatiana says:

    Olá, estou fazendo tratamento dentário e em um momento que foi administrado a anestesia não pegou então foi feito novamente o pros sedimento porém não pegou esperado alguns minutos ainda não tinha pegado então ele fez mais um procedimento com anestesia e nesta ele pediu que esperasse na recepção e nesta hora fiquei com dificuldade de respirar e engolir como me sufocando . Será que sou alérgica ? Como faço para saber se sou alérgica a anestesia ?

  92. Rosi says:

    Boa tarde,

    Há um mês fiz uma obturação no primeiro pré molar do lado esquerdo, e na anestesia sentir todo o meu lado esquerdo do rosto paralisado , inclusive parte do nariz e têmporas, alguns dias antes tinha retirado um siso e neste caso anestesiou só o local. E, desde então estão sentindo dor de cabeça só do lado esquerdo e dores na região superior da gengiva que pega próximo ao lado esquerdo do nariz. O que será?

  93. Marcia Barros says:

    Fiz cirurgia para implante dentário, tomei várias anestesias e uma injeção antesda cirurgia antinflamatório, mas estou com mta alergia na cabeça, na boca, são umas coceiras ardidas, formando caroços. Nunca tive alergia qdo tomava anestesia local como essa.Estou preocupada pq o inchaço e a coceira estão demais, o que devo fzr

  94. Boa tarde!!! fui no dentista para verificar um dente que no qual estava com dor a dentista me aconselhou a extrair ela me deu duas anestesias na primeira tudo ok na segunda eu tive um desmaio sair e ela relatou que levantei a cadeira e que eu agredi uns rapazes que estavam me segurando enquanto estava fora de mim fui para o hospital me pediram pra investigar se era stress da semana, se faltou oxigenação no cérebro ou se tenho alergia em alguma composição da anestesia isso que eu passei é normal? qual médico devo procurar?

  95. Alan says:

    Se eu tomar um remedio pra do dente e no dia seguinte for toma anestesia tem algum problema??

  96. Miriam says:

    Estou realizando um canal no dente da frente (superior), uma primeira vez já havia tomado anestesia, sem problemas e agora na segunda vez que precisou anestesiar, ela deve ter aplicado uns 3 ou 4 tubetes. Quando terminou de aplicar após uns 3 minutos começou me dar uma dor terrível no lado esquerdo, insuportável, era como se ramificasse aquela dor pelo rosto, nunca senti um grau de dor desse. Ela perguntou se eu tinha sinusite, não tenho, fez uma outra chapa do dente, disse que estava normal, e a dor era incontrolável. Ela fechou rapidamente, e o lado do rosto já apresentava um grande inchaço, me fez uma carta para eu dar ao médico. Fui para o pronto socorro e inchou mais no caminho. O médico disse que foi devido mesmo a anestesia, e a primeira vez que tomei não deu nada. Recentemente descobri que estou com intolerância a lactose, e estou fazendo um tratamento com antibiótico para folicolite(inflamação dos folículos da pele); na primeira vez que eu tomei a mesma anestesia já tinha foliculite; o que será que pode ter acontecido? Agora estou com muito medo de voltar, o que o Sr. me aconselha?

  97. Ana Alice says:

    Olá. boa tarde ,estou muito preocupada pois tomei anestesia para fazer implante e já passou duas semanas e ainda estou com a boca anestesiada,o médico disse que é assim mesmo,que deve ser o nervo e que vai passar mas eu acho que está demorando muito e de outras vezes não foi assim. Uma conhecida minha ficou com a boca torta em tratamento de dente, será que isso pode vir acontecer comigo? obrg

  98. Marta says:

    Olá boa noite, sempre que vou ao dentista e ele aplica a anestesia eu tenho sonolência..as vezes até durmo rs Me pergunto se isso é normal? pois com a maioria das pessoas tem pânico e ficam agitadas….desde já agradeço..????

    • dicasodonto says:

      Não conheço nenhuma relação. O que acontece às vezes é que os pacientes chegam cansados do trabalho, do trânsito e da correria e quando deitam na cadeira do dentista e relaxam, simplesmente dormem, independente da anestesia ou do procedimento. Boa sorte.

  99. Marcelo Barros says:

    Irie realizar um implante dentária daqui a 20 dias. Estou fazendo uso de antidepressivo e gostaria de saber se existe alguma interação com esse procedimento?
    Desde já, agradeço.

  100. senti uma forte pressão na cabeça após anestesia no dente isso pode causar um aneurisma???

  101. Vanda says:

    Olá!
    Dr Eu gostaria de saber nos acadêmicos da odontologia, devemos receber toda semana anestesia pelo professor, eu acho que a minha falta de respiração e a asma atacou depois disso, não sou a mesma, esse procedimento. Do professor e seguro a nossa saúde?

  102. Franciele Vieira says:

    Boa noite,
    Eu fiz um preocedimento de retirada do dois sisos do lado esquerdo e quando o dentista aplicou a anestesia o meu peito
    ficou cheio de manchas vermelhas mas não senti mais nenhuma reação. O dentista disse que é normal. Mas estou com receio de fazer a extração dos outros dois sisos.Isso realmente é normal? (depois de uns dias da cirurgia essa vermelidão sirgiu de novo, mas passa rapidamente)

  103. Katia Diana says:

    Olá, fui no dentista na segunda 8 hrs da manha fazer uma restauração. Tomei anestesia, ficou dormente minha bochecha ate a noite e a tarde minha bochecha começou a doer, hoje quarta, eu ainda estou com dor na bochecha e ta inchado. É normal ?

    • dicasodonto says:

      Olá Katia. Pode ser uma dor pós anestésica. Isso pode acontecer de vez em quando. O local da picada fica meio dolorido por alguns dias, mas deve passar logo. Qualquer dúvida, converse com seu dentista. Boa Sorte.

  104. cleber says:

    fui ao dentista que aplicou anestesia e mandou eu espera na recepção (esperei 40 mim) e foi atender outro paciente isso é correto?

    clebercsmfilho@gmail.com

  105. Flávia says:

    Eu fui no denstista e ela começou a fazer um canal, colocou um provisorio no meu dente, dai entao comecou a doer, ento voltei na clinic e ela aplicou um medicamento no meu dente para parar a dor, como não parou ela aplicou o anestesico e me passou remedios para tomar em casa! So que a Anestesia acabou e o meu rosto esta muito inchado, Isso é normal? Ja tem umas 18 horas que ela aplicou a anestesia e ate agora esta inchado, e cada vez esta inchando mais! É Normal?

    • dicasodonto says:

      Não é normal e aparentemente o inchaço é culpa de uma reação do corpo a uma infecção no canal. Volte correndo ao dentista para que ele(a) possa tratar essa urgência. Boa sorte.

  106. Dircilea Gomes says:

    Eu fui hoje fazer um canal e assim que a Dentista aplicou a anestesia minha nuca começou a doer muito e minha cabeça também isso é normal? ela me deu um pouco de água eu suportei a dor na nuca e ela fez o canal saí de lá com muita dor de cabeça mais precisamente na nuca, tomei dipirona e dormi agora estou melhor a dor está leve quase passando já.
    Gostaria de saber se isso acontece ou eu devo procurar um médico porque agora estou morrendo de medo de sentir isso toda vez que eu tomar anestesia. Obrigada

  107. Paulo Antônio de Almeida Bastos says:

    Boa noite.
    Há 1,5 ano tomei uma anestesia e logo após a minha bochecha ficou inchada. Ela desinchou um pouco, mas até hoje há um calombo do lado do rosto. Há algo que se possa fazer para tirar esse inchaço, mesmo depois de tantos meses? Agradeço-lhe. Paulo bastos – paulobastos2@gmail.com

  108. Natália Ribeiro says:

    Olá, queria perguntar se é normal ficar por 7 horas ainda com a boca sobre efeito da anestesia, bom eu fui anestesiada às 11horas da manhã pra extrair 1 siso e agora são 18:42 e sinto minha boca ainda anestesiada, eu fiquei com o gelo na bochecha a tarde toda e não fez efeito nenhum, e meu lábio inferior ta bastante inchando também, eu tentei comer mas eu não consigo movimentar a boca pq no local da cirurgia dói um pouquinho quando abro a boca ou engulo mas por enquanto é uma dor suportável, alguém pode me informar se isso é normal se eu devo procurar meu dentista ou se irá passar naturalmente?

    • dicasodonto says:

      Olá Natália. O pós operatório de extração do dente do siso é um dos mais incômodos mesmo. A anestesia pode demorar um pouco para passar e você deve tomar todos os medicamentos prescritos pelo seu dentista para evitar a dor e diminuir o inchaço. Algum inchaço é esperado, mesmo com remédios e gelo. Se a dor se tornar insuportável, sugiro procurar seu dentista. Se não, fique em repouso absoluto e seguindo as orientações pós operatórias. Ainda é muito cedo e a região precisa de tempo para cicatrizar. Boa sorte.

  109. Maria says:

    Hoje pela manhã fui ao dentista fazer um canal, a anestesia demorou um pouco para passar e depois que passou eu percebi que tinha ficado mordendo o interior do meu labio sem perceber. agora minha boca está extremamente inchada, parece que levei um murro, isso é normal?

    • dicasodonto says:

      Pode ser uma reação às mordidas no interior do lábio. É preciso tomar cuidado com regiões anestesiadas. Se ficar mordendo o lábio enquanto ele estiver anestesiado ele não dói, mas machuca. Se estiver muito ruim melhor procurar seu dentista o mais rápido possível para que seja possível avaliar o que houve. Ainda pode ser que esse inchaço seja do dente do canal. Boa sorte.

  110. Maria says:

    se for normal, como faço pra diminuir o inchaço? esta tão absurdo que não tem condição nem de sair de casa assim

  111. Tatiana says:

    Boa noite
    Fui ao dentista ontem tarde, ele tinha que abrir meu dente, pq estava com o dente inflamado segundo o RX, e teria que fazer canal, recebi várias anestesias, até aí td bem. A noite fui levar minha filha no hospital e começou a me dar muita coceira, meu corpo todo ficou vermelho e empelotado, tive uma reação alérgica, durante todo o dia não comi e nem passei nada diferente do que estou acostumada. Foi uma reação da anestesia?

    • dicasodonto says:

      Olá Tatiana. Difícil da gente saber. Reação alérgica a anestesia é muito incomum. Você não tomou nenhum medicamento? Melhor falar com seu dentista sobre isso e procurar um médico para investigar essa reação. Boa sorte.

  112. Agath says:

    Boa tarde, fui ao dentista ontem, fazer uma obturação, a dentista me deu a anestesia, porem hoje estou sentindo os efeitos dela ainda, minha boca esta dormente, e formigando muito, oque sera que pode ter acontecido ? Posso tomar um anti-alérgico ?

    • dicasodonto says:

      Não me parece alergia e sim uma possível parestesia – anestesia dura mais tempo do que deveria. Procure seu dentista para avaliar o que pode estar acontecendo. Boa sorte.

  113. janaina says:

    hj fui ao dentista ele aplicou 3 anestesia pra fazer uma restaracao então meus olhos começarão a feixa e o outro a lagrimejar estou com dor no maquilhar como se tivesi com uma landra no lado do pescoço estou muito preoculpada. ..

  114. Talita says:

    Ola Boa Noite…
    queria saber.. fui hoje ao dentista .. fzr um canal e extrair um dente..
    logo quando tomei a nestesia pra fzr o canal ficou tudo bem ..
    mais logo depois ela deu anestisa no local para retira o outro..
    logo ao aplicar, sentir forte dor ..
    e uma do no meio do peito , muito forte , tipo um aperto forte..
    e uma pressao forte na cabeca ..
    uma dor no meio da cabeca ..
    o que pode ter acontecido??
    ela nao completou o procedimento e pediu pra eu voltar amanha , mais estou com medo

  115. Josica Almeida says:

    Boa tarde,
    estou por fazer um procedimento de canal, mas em razão da reação que tive na última vez que fui ao dentista, fico com medo de retornar. Estava indo a uma dentista e depois fui a outro, por recomendação. Ocorre que quando ele aplicou a anestesia, senti taquicardia, e comecei a ficar agitada, nervosa. tenho hipertensão e quando ele verificou minha pressão estava 18 x 12. Agora, nao quero mais voltar lá. Eu acho que foi o tipo de anestesia pois com a outra médica, tomei anestesia varias vezes no mesmo dente e nao senti nada.

  116. Daiana says:

    Olá dia 26/08/16 fiz uma restauração isso numa terça feira com anestesia no dia seguinte senti minha garganta fechando parecendo que havia um “bolo”na garganta esse semana que está melhorando mas foi uma semana horrível sensação de sufocamento será que tem algo haver com a anestesia lembrando que uma semana e meia antes fiz uma cirurgia de retirada do ciso inferior esquerdo e não tive problemas nenhum!

  117. Mikaely says:

    Só um esclarecimento acerca dos anestésicos locais utilizados em Odontologia. A quantidade de adrenalina (epinefrina) contida em 1 tubete anestésico é mínima. Hoje em dia é comprovado cientificamente que anestésicos locais com vasoconstritor (epinefrina, por exemplo), são muito mais seguros e confortáveis se comparado a anestésicos sem vasoconstritor, isso porque diminui o sangramento do procedimento, além de necessitar de uma menor quantidade de anestésico, consequentemente menor risco de intoxicação. Em pacientes de risco (hipertensos, gestantes, etc.) não há problema em se utilizar o anestésico com adrenalina, desde que respeitada a dose segura e técnica correta. A adrenalina nada mais é que um hormônio que o próprio corpo produz, em uma situação de estresse do organismo. Em uma situação de dor ou um susto, por exemplo, o corpo produz muito, mas muito mais adrenalina do que a quantidade contida em um tubete anestésico. Normalmente, as reações alérgicas decorrentes de anestésicos locais são devido aos conservantes utilizados para conservar a epinefrina (forma sintética da adrenalina),e por isso, muitas vezes, em pacientes com histórico de alergia a produtos industrializados, deve-se optar pelo anestésico sem vasoconstritor.

  118. FRANCISCA ROSARIO says:

    olá alguém pode me responder, fui ao dentista faze um canal, sai de lá com aboca ainda anestesiada,depois de dois dias meu queixo ainda estar dormente quando pego sinto,o que pode ter acontecido? procurei o dentista ele me mandou tomar antiflamatorio nimesulida ,estou preocupada o que será que aconteceu

  119. Fabricia says:

    Eu fui fazer um canal de emergência estava com muita dor e bastante nervosa o dentista me perguntou se eu tomava alguma medicação eu respondi sim tomo clonazepam e amitril e logo ele iniciou os procedimento deu a primeira anestesia mais quando ele veio com outra eu me assustei e perguntei se era necessário ele disse que sim mais ocorreu que meu peito começou a doe e meu corpo ficou gelado e roxo ele abaixou a cadeira e a sensação é que dessa forma só dificultava ainda mais minha respiração então me esforcei várias vezes tentando me levantar e o resultado é que estou com forte dores no pescoço que mal poço mexer mais me esqueci de informar eu dentista que sempre arrumei meus dentes sem anestesia porque minha pressão sobe então eu gostaria de saber se isso aconteceu só por causa da anestesia ou eu já posso ter algum problema a mais

    • Dicas Odonto says:

      Olá Fabrícia. Realmente, dois tubetes de anestesia são uma dose muito comum em casos de dor em urgência odontológica. Aumento dos batimentos cardíacos podem ser causados por alguns dos componentes presentes nas anestesias ou por injeção anestésica dentro de vasos sanguíneos, algo que pode acontecer. A anestesia é super segura quando aplicada pelo dentista. Ela pode causar alguns efeitos indesejados momentâneos em alguns casos, como o seu. Seria impossível resolver sua dor de dente sem aplicação de anestesia. Uma junção de fatores como ansiedade e estresse podem aumentar a sensação ruim dos sintomas. Converse com seu dentista sobre o assunto e as interações que a anestesia pode ter com os remédios que você toma. Boa sorte.

  120. Julina says:

    Olá, no começo do ano eu realizei a cirurgia do siso e não senti dor no momento da aplicação da anestesia. Porém, hoje fui fazer uma carie com outro dentista e no momento que aplicou a anestesia, eu senti uma dor (queimando) e subindo perto do nariz. Após sair do procedimento percebi que chegou a anestesiar até o meu olho. É comum sentir essa dor e ter o inchaço na bochecha ? Agradeço!

    • Dicas Odonto says:

      Olá Juliana. Em alguns casos há vazamento de líquido anestésico ara cavidade nasal, por exemplo. Anestesiar as pálpebras também pode acontecer pela saída de um nervo próximo a região logo abaixo dos olhos. A sensação deve passar junto com a anestesia. Boa sorte.

      • Grasiela says:

        Olá, boa noite! gostaria que alguém Me achudasse. Na segunda-feira comecei a fazer um tratamento de canal, a médica falou que seria 4 seções, comecei a primeira no mesmo dia, só estranhei uma coisa ela não tinha pedido para me tirar um raio x, então eu comecei a fazer uma pesquisa de como é feito um tratamento de canal, em todos que eu assistia no YouTube ou os depoimentos dos dentistas eles falavam que era essência fazer o insolamento absoluto do dente e tirar um raio x antes de começar o processo. Então no outro dia quando voltei ao consultório eu questionei a médica porque ela não tinha tirado um raio x do meu dente, senao seria necessário até para ela visualiza melhor a profundidade do canal, e perguntei tb porque ela não fez um isolamento do absoluto do dente, então ela disse: ” que o raio x fazia parte do tratamento e ela tinha deixado para tirar no dia seguinte, e quanto ao isolamento ela fez o isolamento parcial do dente” mas notei que ela ficou um pouco sem Jeito pelas perguntas que eu fiz. Ela me anestesiou 2 vezes, e agente começou continuou o tramento, durante o processo ela pediu para mim levantar pra tirarmos um raio x do dente, eu notei que estava com algo na boa quando encostava a minha língua, mas não sabia o que era. Tirei o raio x, e minha boca ficou cheia de saliva, depois deitei novamente na cadeira e ela continuou os procedimentos.
        A questão é, que depois que eu cheguei em casa que foi passando a anestesia comecei a me sentir mal, com náusea, um queimor no peito, eu fiquei muito agoniada, enfim, tomei os remédios que ela pediu para continuar tomando, amoxilina e nimezulida, só um detalhe ” eu antes tinha falado a ela que tinha ido em outro dentista e antes de vim pra ela e a outra me receitou estes medicamentos, mas eu estava tendo reações ao nimezulida, não estava me sentindo bem quando tomava ele. Mesmo assim ela disse que continuasse tomando esse remédio porque senão iria sentir dor. Só tomei três comprimidos e parei porque fiquei com medo das coisas que estava sentindo, no outro dia no caso na quarta-feira, eu senti novamente as agonias só que mais interessas meus batimentos cardíacos batiam tão fortes e meu peito queimava muito, então eu disse vou voltar ao consultório e contar a médica o que estava acontecendo, se fosse o caso atracasse meu dente porque não estava aguentando aquela agonia. Na quarta-feira meu marido pediu para esperar mas um pouco pois podia ser algum efeito da anestesia, foi afinque caio a ficha e comecei a fazer pesquisa sobre à anestesia, porque já avia lido a bula dos médicos que tomei e nenhum aparecia esses tipos de reações nas descrições, então vi vários relatos sobre aplicações de anestesia não aplicada que poderia atingir o nervo, e causar problemas parecido com os que sentir.

        Ainda faltam duas sessões, e eu não tenho mas confiança em continuar o processo com ela. Gostaria que vcs me ajudassem. Os procedimentos de não fazer o isolamento absoluto do dente, e não ter tirado um raio x no primeiro dia, poderia prejudicar meu canal?

        • Dicas Odonto says:

          Olá Grasiela, vamos por partes porque são várias dúvidas. Sobre isolamento absoluto: ele é totalmente indicado em tratamentos de canal. Em todos os casos, porém há exceções que cada dentista vai saber avaliar, mas ele é primordial para uma desinfecção eficaz dos condutos do dente e para evitar contaminação de saliva e para proteção do paciente contra os produtos químicos que usamos durante todo tratamento de canal. Sobre radiografia no tratamento de canal: ela é fundamental. Porém, hoje em dia existem aparelhos como o localizador apical que faz a medida do comprimento do canal e “dispensa” a radiografia. Em casos de urgência ou de primeira consulta para alívio da dor, às vezes pode ser feito sem a radiografia, mas ela é primordial para sabermos sobre curvatura e formato dos canais e até para ajudar no diagnóstico. Sobre a anestesia: os efeitos de aumento de batimentos cardíacos com anestesia podem acontecer, mas são momentâneos e logo depois da aplicação. O nosso corpo elimina um tubete de anestesia rapidamente e não acho que seu mal estar tenha sido causado pela anestesia. Pode ser que a Nimesulida não esteja te fazendo bem mesmo, como você sugeriu e avisou sua dentista. Nesse caso, peça para ela trocar a medicação, já que temos várias opções no mercado. Tem procedimentos que dependem muito da experiência do dentista. Eu sempre sugiro fazer tratamento de canal com dentistas especialistas em endodontia, pois, na minha opinião, são os mais preparados e mais experientes para completar esses tipos de tratamento. Sugiro que você converse com sua dentista numa próxima sessão e coloque essas suas dúvidas para ela. Caso não sinta mais confiança, aí procure um outro profissional. Boa sorte.

  121. Grasiela says:

    Desculpem os erros ortográficos , pois estou fiz pelo celular

  122. Priscila says:

    Vi , essas dicas e tenho uma duvida preciso arrancar um dente do siso , pois eles estao me incomodando e doendo , porem as unicas vezes na vida que tomei anestesia que foi para ter meus filhos , tive nas duas vezes paralisia facial , nao foi comprovado mais as unicas vezes que tive foi depois dos partos , gostaria de saber como posso proceder uma vez que tenho medo de tomar anestesia e ter novamente ? e sem anestesia não dá para arrancar um dente , nao sei o que faço agora ja que tem sido bem dolorido continua com eles e sempre acabo adiando , so que a dor sempre volta .

    • Dicas Odonto says:

      Olá Priscila. Precisa checar esse dado da paralisia facial ter relação com suas anestesias. A anestesia de dentista não causa paralisia e você não vai conseguir ter qualidade de vida sentindo dor de dente. Sugiro que procure um dentista de confiança e faça com urgência os procedimentos necessários para que a dor dos seus dentes melhore. Boa sorte.

  123. Anderson Pereira says:

    Após um procedimento de restauração, comecei a ter muito choque no dente restaurado, e uma descarga elétrica imensa, parece que estou tomando um choque elétrico. Isso, poderia estar acontecendo por ter lesionado o nervo com a agulha do anestésico?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Anderson. Meio difícil de dizer. Volte no seu dentista para ver se a restauração não ficou “alta”. Pode ser que tenha excesso de material restaurador causando esta sensação de choque. Boa sorte.

  124. Dr. Tomo medicamento para hipertensão e AAS. Suspendi normalmente o AAS por 1 semana para extrair 2 dentes. Tomo também Rivotril 0,25 sub lingual. Será que é necessário suspender também o Rivotril no dia da extração dentária? Posso ter alguma intercorrência na anestesia em razão de usar o Rivotril? Agradeço. Esclareço que sou uma pessoa que não tem medo de dentista. Sempre extrai dente sem nenhum tipo de problema.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Roberto. Melhor esclarecer isso com o seu dentista. Depende muito da dose tomada, mas em casos de ansiedade e medo de dentista, um remédio no estilo do Rivotril pode ser utilizado antes da consulta, sempre com receita do seu dentista. Boa sorte.

  125. renata says:

    fui ao dentista arrancar um dente, tenho espondilite anquilosante e tomo remédio biológico, quando o dentista aplicou varias vezes anestesia em pouco tempo começou a me dar uma falta de ar e a doer a nuca a dor foi aumentando foi bem rápido como uma pancada na nuca uma dor insuportável que fiquei agarrada coma nuca chorei sem querer, demorou uns instantes e foi gradativamente diminuindo mas hoje já faz cinco dias e ainda estou com dor de cabeça, não intensa mas, uma leve dor insistente. nos primeiros três dias fiquei tomando remédio,mas, a dor continua. o que pode ter acontecido?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Renata. Realmente já deveria ter passado. Acredito que não tenha relação com sua condição sistêmica. De repente conversar mais com seu dentista ou procurar um médico para que ele posa pedir alguns exames relacionados à sua dor de cabeça. Se está diminuindo, menos mal. Boa sorte.

  126. ZULEICA LOTURCO says:

    BOM DIA

    UMA DUVIDA ,MEU FILHO TEM ALERGIA A SULFA E VAI PASSAR POR UM PROCESSO NO DENTISTA PELA PRIMEIRA VEZ COM ANESTESIA. ( CANAL E JAQUETA EM PORCELANA OU RESINA )

    QUAL SERIA A MELHOR OPÇÃO . DE ANESTESIA? O NOME?

    COM VASO DILATADOR OU NÃO?

    ESTOU MUITO NERVOSA, PORQUE ELE INCHA E TEM QUE LEVAR AO HOSPITAL.

    AGUARDO.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Zuleica. Informe o dentista sobre alergia a Silfa, mas essa substância caiu em desuso e não tem a ver com a anestesia que usamos hoje em dia. Se você for em um profissional qualificado ele vai saber certinho o nome e tipo de anestésico a ser usado e cabe a ele e somente ele escolher. Se seu filho não tiver nenhum problema de saúde, a anestesia aplicada corretamente não vai fazer mal. Se ele “incha” e tem que levar no hospital, sugiro uma investigação de anamnese feita pelo próprio dentista para saber se ele tem alergia a outra substância. Boa sorte.

  127. MICHELLE ADRIANA REIS says:

    EU FUI AO DENTISTA E APOS ANESTESIA E TERMINO DO PROCEDIMENTO FIQUEI COM A VOZ FANHA POR UMAS 2 HORAS

  128. Andresa says:

    Olá, meu dente quebrou preciso ir ao dentista, mas estou com medo sempre fui nunca aconteceu nada, fiz varias restauração, três canais mas estou com medo, tenho refluxo e de vez enquando sinto meu coração acelerar, fiz eco e eletro não deu nada de anormal, estou com o colesterol alto e tenho sofrido de ansiedade será que isso pode fazer mal na hora da anestesia?

  129. Daniel says:

    Boa noite doutor. Durante a anestesia sempre sinto uma onda calor seguido de forte taquicardia e falta de ar. O sintoma passa depois de 1 ou 2 minutos . Isso é perigoso? Tenho medo desse sintoma. Grato !

  130. Bom dia. Fiz ontem um procedimento cirúrgico no dente 47, eles estava partido e com a raiz grosso e difícil de ser retirada. Durante o procedimento foi realizado 4 aplicação de anestésico, no momentor me perguntaram se meus lábios estavam dormentes e não estava tudo durou 1 hr e pouco. Depois de meia hora do fim sente fraqueza no corpo, coração batendo rápido, tremor no corpo e suor frio e passou. Depois de 17 horas meus lábios estão dormentes e um pouco enchado E sinto algumas dores, algumas vezes sinto o sabor de sangue na boca e fico preocupada. Isso é normal? Desde já agradeço a resposta

    • Dicas Odonto says:

      Olá Nubia. Sugiro relatar esses sintomas ao seu dentista. Sobre o gosto de sangue após uma extração, ele é normal nas primeiras 24 ou 48 horas. Sobre a fraqueza e batimentos rápidos, acho interessante conversar com seu dentista, mas pode ser devido a ansiedade e dificuldade do procedimento e pouca alimentação no dia da cirurgia. Boa sorte.

  131. Pingback: Mundo estranho e os 5 segredos dos dentistas - Dicas OdontoDicas Odonto

  132. Karla says:

    Boa tarde. Há 5 dias precisei fazer um procedimento com anestesia, foram duas, uma na gengiva e outra no céu da boca (que doeu muito, muito mesmo) Desde então sinto dor na parte da gengiva onde foi aplicada a anestesia….está dolorido até mesmo ao toque do rosto…. pode ter machucado um nervo? O ar devo fazer?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Karla. Se a anestesia foi na gengiva como você descreveu, foi superficial e tem muito pouca chance de atingir o nervo. Avise seu dentista para ele acompanhar e às vezes uma dor pós anestésica pode durar um pouco mais. A tendência é melhorar. Boa sorte.

  133. Rose Lima says:

    Tenho arritmia e fui ao dentista fazer uma extração de siso,após a terceira agulhada e ele tentou fazer a extração e ainda assim eu sentia dor. Logo eu senti uma pressão forte no peito,coração foi a 120 bpm e muita tremedeira.
    Minha visão ficou confusa e ele no final os outros o processo.
    O que eu tive?
    Devo voltar pra finalizar esse processo.
    Ele sabe de toodo o meu problema de arritmia.

    • Dicas Odonto says:

      Olá Rose. Deve sim voltar para finalizar e conversar com seu dentista sobre o ocorrido. Pode ser alguma reação ao vasoconstritor da anestesia ou estresse mesmo na hora da cirurgia. Precisa finalizar a extração sim. Boa sorte.

  134. Tomei uma anestesia para canal no céu da boca dente da frente ,na mesma.hora fiquei com um pigarro horrível , depois de meia hora que consegui fazer o procedimento mas o pigarro persistiu um incomodo horrível isso é normal

    • Dicas Odonto says:

      Olá Marcio. Tem certeza que isso tem relação com a anestesia? Pensei aqui que até poderia ser que o anestésico tenha vazado um pouco e descido para a garganta, podendo ter havido leve aspiração o que causaria tosse. Fora isso, não imagino o que poderia ser. Boa sorte.

  135. Adelia says:

    Fui ao dentista 02/10/17 para fazer um canal, ao tomar anestesia minha buchecha inchou e continua, inclusive está um pouco roxo. Já tomei anestesia antes é isso nunca aconteceu. Isso é normal?

    • Dicas Odonto says:

      Oi Adelia. Isso não é normal, mas pode acontecer. Não tenho como avaliar o que houve, mas aparenta ser um acidente anestésico ou um abcesso dental. Sugiro procurar seu dentista o quanto antes. Boa sorte.

  136. carolina says:

    Fui fazer uma extraçao no dente e na hora que tomei anestesia minha cabeça começou a formigar e normal

  137. Olá,fiz um procedimento de canal e estou com Parestesia ,a médica fez três aplicação de laser terapia e disse que era para mim esperar ,por essa semana passa com o tempo e aí doutor?

    • Dicas Odonto says:

      Olá Maria Aparecida. É bom sempre acompanhar com seu/sua dentista para ver se é necessário mais aplicações ou uso de algumas medicações. Depende muito do trauma envolvido na região, mas geralmente melhora. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*