A manchete da notícia do Portal R7 (vale à pena ler os comentários da reportagem também) diz o seguinte: “Lançamento de Livro pode abalar a Odontologia: Fio dental simplesmente não funciona.” Nossa, que meda! “Abalou bangú”! Na verdade o clipping (recortar e colar) traduzido do Daily Mail fala sobre um livro que será lançado por uma dentista inglesa. Ela afirma que fio dental é perda de tempo. Será?

Do mesmo jeito que textos constitucionais possuem cláusulas pétreas, disposições que não podem ser mudadas de jeito nenhum por emendas, a odontologia atual se baseia no preceito de que escova e fio dental são os pilares de uma boa higiene oral. Milhares de estudos mostraram a eficácia destes dois instrumentos. O biofilme dental (antiga placa bacteriana) só pode ser removido por meios mecânicos, isto é, esfregando. Os meios químicos existentes hoje no mercado – pastas de dentes e bochechos – são meros coadjuvantes na busca da higiene oral perfeita. Uma dentista inglesa parece discordar do que se fala sobre o fio dental. Sabe por quê? Porque ela acha que nós todos somos macacos, incapazes de aprender a usar o fio dental direito.

O livro se chama “Kiss your dentist goodbye” (Dê adeus ao seu dentista). A doutora pegou pesado. Acho que morderam muito os dedos dela, ou devem ter vomitado em cima dela mais do que ela pôde suportar. Ela afirma que seu livro tem base científica. Provavelmente de várias pesquisas que mostram que as pessoas não conseguiram obter resultados satisfatórios com o uso do fio dental. Ei, pera aí … Se eu não vou passar fio dental, o que devo usar para limpar minha boca, Dra. Ellie ?

A resposta é simples: Xilitol. Substância conhecida de muitos chicletes e balinhas de menta. Ele é um adoçante natural que contém 40% menos calorias que o açúcar comum. Ela afirma que apenas usando o Xilitol e outras substâncias como pastas e enxaguatórios, você não precisa mais comparecer às “horripilantes” consultas do seu dentista (sarcasmo MODE ON). E todos aqueles estudos que provam que se remove biofilme apenas por métodos mecânicos e não químicos? Joga tudo no lixo?

Não há dúvidas. Várias pesquisas estão corroborando o uso do Xilitol contra as cáries. Acredito que esta substância estará presente no mercado odontológico com mais força ainda num futuro próximo e poderá até fazer par com o flúor em pastas de dentes e bochechos (algumas pastas e bochechos já existem). Pesquisas recentes mostraram ainda que o Xilitol inibe a formação da Porfiromona gingivalis, bactéria muito atuante nas doenças periodontais, além de aumentar naturalmente o fluxo salivar, não causando danos às mucosas e ao tecido de suporte dos dentes. 

Quem fala contra o Xilitol, diz que se o produto for consumido em excesso (mais de 5g ao dia), ele pode soltar o intestino. Bom, essa parte é fácil de resolver – se ele estiver nas pastas e bochechos, basta cuspir o produto. É preciso estudar a sua substantividade – o quanto tempo ele dura na boca, agindo. A clorexidina, presente em alguns bochechos para uso de pacientes com problemas de gengiva, tem uma substantividade de 12 horas.

O livro da Dra. Ellie é polêmico, mas ciência é isso. É importante gerar discussão sempre. O que me intriga um pouco é que a doutora é dona de uma marca de balinhas de menta chamada Zellies, com 100% de Xilitol em sua composição. UEPA!!! Não precisava atacar o fio dental, né? Pode ser que um dia o fio dental se torne obsoleto, mas acredito que o Xilitol venha para somar e não para tomar o lugar de um método provado e comprovado de limpeza dos sulcos gengivais. Não é porque é difícil de usar que você vai jogar o método fora! Eles podem até ser amigos, não? Já existe fio dental com Xilitol. Olha aí, que bonitinhos que eles ficam juntos:

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto