Agosto, também conhecido como “Mês do Cachorro Louco” começou com uma discussão acalorada na Internet e nas Redes Sociais que leva em conta a saúde bucal: afinal de contas o fio dental é ou não inútil? 

flossing 2

Você deve ter visto em sites de notícias brasileiros online que replicaram a matéria doThe New York Timescom a manchete: “Está se sentindo culpado por não passar fio dental? Talvez não haja necessidade”. Foi uma festa de notícias com manchetes sensacionalistas traduzindo a reportagem do NYT e jogando o uso do fio dental no lixo. Uma notícia que quase todo mundo gostaria de ouvir.

PERGUNTA: Você vai deixar de passar fio dental porque um guia norte americano sugeriu? Eu não.  

A mídia adora fazer esse tipo de simplificação banal. Café faz mal. Opa, café faz bem. Ovo mata. Ah não, ovo é bom. Leite e glúten são os vilões da vez, não é? O caso é que uma publicação norte americana – a Dietary Guideness for Americans -publicada pelo Departamento de Agricultura e Saúde dos Estados Unidos retirou o fio dental de suas recomendações, alegando que há falta de evidências científicas sobre a co-relação do uso do fio dental e prevenção de doenças bucais. Na replicação dos sites brasileiros fui obrigado a ler um parágrafo explicando que o fio dental pode fazer mal. Só se ele for usado para enforcar alguém.

DÚVIDA: Passo fio antes ou depois da escovação? Tanto faz, contanto que passe. Pare de ficar achando entraves para não usar. Muitos dentistas sugerem passar antes, mas realmente não importa. O fio dental deve ser passado em todos os espaços entre os dentes pelo menos uma vez ao dia.

ET fio dental

Em 2013 falamos sobre este assunto AQUI. Muita gente reclama da dificuldade de passar fio dental. Realmente, o ato precisa de treino e tem uma curva de aprendizado que pode ser completada com sua prática diária. Passar fio dental é tão complicado assim? Você não aprendeu a dirigir? Aprendeu sua profissão, realiza dezenas de tarefas complexas durante o dia. Você até aprendeu a mexer em um Smartphone, baixa apps, sair pela rua catando Pokémons e vem dizer que passar fio dental é difícil? É difícil ou você tem preguiça?

MITO: Passar fio dental faz a gengiva sangrar – A gengiva sangra porque está inflamada, justamente pela falta de uso de fio dental e limpeza profissional do dentista. Se sua gengiva está sangrando, ela está doente e precisa de cuidados de um dentista.    

Nós dentistas fazemos um trabalho árduo de formiguinha ao ensinar higiene bucal. Em cada paciente que conseguimos motivar a inserção de bons hábitos de higiene bucal, incluindo o uso diário do fio dental, vemos uma vitória. A percepção do paciente também muda. A gengiva muda e se torna rosada, firme, com papilas triangulares e aspecto de casca de laranja saudável, sem sangramento.

SAÚDE PÚBLICA: Apesar de ser um pouco difícil de usar, o fio dental é um método extremamente barato e acessível para toda população. O seu custo benefício é inestimável na prevenção de cáries interproximais (entre os dentes) e da gengivite.

May the floss be with you 2

A Folha de São Paulo foi a única que apresentou um texto mais elaborado, com opinião de cirurgiões dentistas. LEIA AQUI. É importante também lembrar que existem outros métodos de limpeza interdental complementares ao fio como as escovas interdentais e  escovas de tufo. Não podemos deixar de limpar o espaço entre os dentes. Infelizmente, a escova não alcança todas a faces dos dentes.

INTERESSE: Será que isso não seria uma abertura para interesses de grandes empresas para vender outros métodos de higiene interdental mais caros e menos eficazes? Não acredite em tudo que você lê. Sempre questione e pesquise fontes diferentes.

Não pense que somos conservadores ao extremo, cabeças fechadas para novas maneiras de limpar os dentes. Eu gostaria muito que existisse um líquido especial que limpasse a boca com apenas um bochecho. Seria tão fácil, não? Infelizmente, ele não existe e placa bacteriana só é removida por métodos mecânicos: escova de dentes e fio dental.

O Guia Norte Americano é uma SUGESTÃO de hábitos saudáveis envolvendo nutrição e saúde. Remover a recomendação de uso de fio dental é um verdadeiro erro que pode trazer sérios riscos para a saúde bucal da população e muito dinheiro para o bolso dos dentistas. Dentistas norte americanos poderiam aproveitar e estudar a própria população que vai deixar de usar fio dental. Essa é a hora. Por aqui continuamos recomendando e usando o fio dental diariamente. Caso você deixe de usar, em alguns meses estaremos aí para você marcar consulta.

Nota de esclarecimento do CROSP : CLIQUE AQUI

Artigos científicos que corroboram uso do fio dental (enviados pelo Prof. Dr. em Saúde Pública Luiz Felipe Scabar):

REVISTA SOBRAPE

SCIELO #1

SCIELO #2

REVODONTO

Um Abraço

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto