Nesta última quinta feira tive a honra de participar de uma palestra muito interessante, junto com o futuro dentista Neto Miná. Durante cerca de 2 horas, 2 professores – Dr. Michel Arsenian e Dr. Luiz Felipe Scabar – falaram sobre flúor, abordando o aspecto da saúde pública e 2 professoras – Dra. Sucena Long e Dra. Ana Maria – explanaram sobre o  uso racional de flúor no consultório particular. Depois das apresentações, o público pôde fazer perguntas e confrontar as duas formas de uso do flúor.


O QUE É FLÚOR – segundo a wikipedia.

Tema do evento: Tendências atuais em relação ao risco e uso racional de flúor. As palestras foram direto ao ponto. O brilhantismo dos professores prendeu tanto a atenção do auditório que nem vimos as horas passar. Todos assuntos vieram com referências bibliográficas extremamente atuais e com os dados do último censo de 2010.

Percebemos que ações como a fluoretação da água diminuíram muito os números de dentes cariados, perdidos e obturados, mas ainda estamos longe do ideal. Cerca de 40% dos brasileiros ainda não tem sequer água tratada, impossibilitando a ação de saúde pública de colocar flúor na água.

Os professores também atentaram para a séria questão da fluorose dental – doença causada pelo excesso de ingestão de flúor por crianças. A fluorose causa manchas brancas nos dentes, em sua forma leve. No debate, no final das palestras, a discussão caiu sobre o bom senso, quando falamos de flúor. A professora Ana Maria citou uma frase do médico Paracelso (século XVI) que se encaixa perfeitamente no diz respeito ao flúor: Dosis sola facit venenum”, isto é, “Só a dose faz o veneno” ou ainda “A dose correta é o que diferencia um veneno de um remédio”. O flúor deve ser encarado como um medicamento!

Um dos problemas sérios que enfrentamos é a quantidade correta que se deve usar de pasta de dentes. Hoje em dia, todas elas vem com flúor e se seguirmos o uso indicado pelas propagandas na TV, estaremos causando muita fluorose por aí.

Também ficamos sabendo que as regiões norte e nordeste precisam de melhores programas de saúde pública em odontologia. As regiões sul e sudeste abaixam a média brasileira do índice CPOD (Índice que marca dentes Cariados, Perdidos e Obturados em crianças de 12 anos), que foi de 2,1 em 2010. Em 1986, data do início da fluoretação da água no Brasil, o índice era de 6,7.

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL 2010 – BRASIL SORRIDENTE 

E no consultório, dentista? Você aplica flúor em todo mundo que passa pela sua cadeira? Indica bochechos com flúor? Pastas de dente sem flúor para crianças pequenas? Em que idade é recomendado entrar com o flúor? Quem foi no evento teve todas estas perguntas respondidas. A maioria delas se resolve através do risco de cárie do seu paciente. Iniciar o flúor tópico à partir do nascimento dos molares de leite e ficar de olho na época em que molares permanentes entrarão em erupção. A dieta também foi muito discutida na parte final das apresentações.

No mês que vem teremos outro evento desse tipo com a Semiologia como tema. As palestras são abertas ao público, mediante inscrições pelo e-mail: souodontounip@unip.br ou pelo telefone (11) 55864210. A programação completa você acompanha aqui no Blog. Além das aulas, existe uma ótima oportunidade de rever colegas e professores. Fiquei muito contente ao reencontrar alguns professores responsáveis pela minha formação. 

Nós, do Blog Dicas Odonto, gostaríamos de abrir o espaço dos comentários para discutir o assunto FLÚOR. Quais são as orientações corretas para cada faixa etária? Você tem visto muitas manchas de fluorose por aí, dentista? Como orientar os pais em relação ao uso racional do flúor? 

Assim, a somatória de comentários serve de orientação e educação para pessoas que procuram saber do assunto pela Internet. Educação em saúde coletiva é de extrema importância. Que comece o debate!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo