Há algum tempo que percebo um crescente de informações na Internet falando contra o uso do flúor. O que é fato e evidência científica: o flúor salvou o Brasil de muitas lesões de cáries nos últimos anos, desde os anos 60. As políticas de saúde bucal do Brasil continuam preconizando a adição de flúor na água. E isso é seguro? E as manchas brancas? Flúor em excesso causa câncer?

Proibido flúor

Tudo que é consumido em demasia faz mal. “A diferença entre o medicamento e o veneno é a dose”. O flúor na água de abastecimento sozinho não foi o único responsável pela diminuição dos índices de cárie no Brasil e em vários países do mundo. As pastas de dente se tornaram fluoretadas e o acesso da população a elas melhorou muito nos últimos anos. Os dentistas mesmo podem dizer que temos uma geração com muito menos cárie do que a dos nossos pais. Para saber mais sobre os benefícios do flúor leia O USO RACIONAL DO FLÚOR.

O que preocupa muita gente é esse aparecimento de sites, blogs e postagens na Internet, algumas até em outras línguas, em que se demoniza o uso do flúor. Alguns relacionam o flúor ao nazismo (eles usavam Ácido Fluorídrico nas câmaras de gás e não Flúor – são compostos diferentes), à morte, ao câncer e a outros males da sociedade atual. Existe até uma teoria da conspiração maluca que fala que o flúor é o lixo tóxico de grandes empresas e ao ser adicionado na água ajuda a controlar as massas. Somos como bois indo para o abate porque nossa glândula pineal está sendo “calcificada” pelo flúor, impedindo o despertar da humanidade. Como assim??? Pelo menos é o que este site AQUI prega.

Você realmente acha que existe um plano maléfico e diabólico para controlar a mente das pessoas colocando flúor na água? Quem é o mandante desse plano? Algum vilão do 007? Nós dentistas aprendemos muito sobre as ações do flúor sempre baseado em evidências científicas de anos de pesquisas, não de charlatanismo. O ruim é que essas informações erradas se espalham com facilidade pela Internet. A quantidade de vídeos sobre isso no You Tube é assustadora e os documentários são bem convincentes. 

Hoje em dia, muita gente pesquisa e lê na Internet. Se você pesquisar sobre “flúor” no Google, você vai achar de cara muitos sites que disseminam essas informações erradas. E sabemos que o Google mostra para a gente as páginas mais acessadas, baseado na relevância e não na VERACIDADE das informações. O mesmo acontece no Google Acadêmico. Então, se muita gente ACESSA esses sites por curiosidade e para leitura, as páginas terão destaque nas pesquisas futuras. Muita gente toma isso como VERDADE irrefutável e não aceita argumentar. 

Isso está fazendo com que mais e mais pessoas comecem a usar pastas sem flúor e isso significa um retrocesso na saúde coletiva. Como dentista eu poderia pensar que isso é bom, pois as pessoas voltarão a ter mais cáries e podem encher minha agenda de consultas, mas é claro que esse pensamento é obtuso, chegando a beirar o ridículo. Nós queremos o melhor para o nosso paciente sempre. Saúde bucal deve ter uma abordagem preventiva maior do que curativa e restauradora. 

No meio do ano passado um blog de um cirurgião plástico (???) de Porto Alegre postou um artigo extremamente longo que parece um grande compêndio de “recorta e cola” de muitas dessas (des)informações disponíveis sobre este assunto que fala contra o uso do flúor. Se alguém quiser ler o texto todo basta procurar por “Água Fluoretada: aparentemente inocente, esta medida é um veneno para seu corpo!” no Google. Ele também demoniza o leite de vaca e fala que a sociedade toda está errada, inclusive o que se ensina na faculdade. Seria ele o dono da verdade?

Existe até um site – Fluoride Alert – que é contra o uso de flúor sistêmico. Em ciência não devemos ser céticos para as novas descobertas e se um dia isso se comprovar, serei o primeiro a parar de usar o flúor, mas a coisa toda parece uma causa com muito barulho e pouca evidência. Você acha que se houvesse forte evidência de toxicidade do flúor (nas quantidades utilizadas para fluoretação sistêmica) a ANVISA não teria feito alguma coisa à respeito? Ou nosso coordenador de saúde bucal? Você acha que o governo deseja envenenar as pessoas? Você realmente acha que todos os dentistas especialistas em Saúde Pública que estudam isso há anos são mal intencionados? 

Quem quiser saber o histórico e as quantidades de flúor adotadas para o Brasil – LEIA AQUI

Deixe sem comentário sobre este assunto polêmico

Veja uma outra opinião, divergente – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto