Já falamos aqui da empresa líder de mercado em pastas de dentes que adora inventar problemas na sua boca. Agora, sua principal concorrente escalou nomes de peso para mostrar seus dados tolos e simplórios sobre saúde bucal. Vamos analisar friamente a nova campanha da marca de pastas de dente azulzinha.

A propaganda da pasta azul começa com Luciano Huck vomitando dados sobre gengivite no Brasil e os números passam bem grandes atrás dele. “Sabia que uma em cada duas pessoas tem gengivite no Brasil?” – ele pergunta. De cara, quem é leigo, faz uma conta de cabeça e se surpreende: “Poxa, metade da população tem esta tal de gengivite…”. ERRADO!

Quem está ligado nisso ou quem perde um tempinho conversando com o Google já descobre que a última pesquisa feita sobre os dentes dos brasileiros apontou que cerca de 20% de brasileiros são desdentados. Para ter gengivite, tem que ter dente! Quem é acadêmico de odontologia me responde aí – Chamamos o tecido conjuntivo queratinizado em volta do dente de gengiva e quando o dente está ausente o nome do tecido que recobre o rebordo ósseo é … (*resposta no final do Post)

Nos primeiros 3 segundos do reclame eles já mentiram para você. O que esperar do restante? Pasmem, Luciano Huck não sabia sobre estes dados e responde sua própria pergunta lançando mão de  uma piada que eu costumava fazer na 6ª série: “Não??? Nem eu!!!”. Aí ele introduz o novo lançamento da marca em questão – que em seu nome usa um sinônimo da palavra “bucal” e uma letra do alfabeto.

Ok. A outra marca lá quer salvar o mundo das cáries… hum… vamos focar na gengivite? Louvável, mas muito fake. Não quero criticar o pessoal do marketing, até porque, parece que eles sabem o que estão fazendo – as duas marcas mais fortes do mercado brincam com frases e números de benefícios que seu produto traz – mas dá à entender que as campanhas seguem a mesma linha tacanha. Sei lá. Voltemos à propaganda:

Na sequência, um dentista famoso entra em cena para falar de alguns benefícios da pasta e vemos a parte louvável da campanha – ao comprar a pasta ou ao compartilhar a página deles no Facebook, você estará contribuindo com a Turma do Bem. Ok. Interessante ver uma empresa grande entrando de cabeça em uma causa nobre. Mas eles não estão imitando a outra empresa, que fez uma campanha contra a fissura labial, inclusive com este mesmo apelo às redes sociais, né? Tá bom, tá bom. Isso não vem ao caso. Quanto mais gente ajudar projetos como esses, mais a sociedade e saúde bucal em geral têm a ganhar. Minha birra não é com isso.

O que me entristece é esse apelo singelo sobre saúde bucal. É muita propaganda para pouco produto. Fui ao site da nova pasta desta empresa e nem a composição completa da pasta eu encontrei. Sorte que eu tinha uma aqui em casa – não há nada de super novo. São quase os mesmos componentes, com pouca mudança. Nada que uma escova de dentes sem pasta nenhuma não pudesse remover dos dentes. O Flúor está lá, firme e forte. Ele é importante sim, mas nada específico contra a gengivite. Fio dental! Esse é bom para evitar a gengivite! Ou quem sabe as escovas interdentais? Ótimas também contra a gengivite.

Aí tem lá no site deles: O que é Periodontite – “Periodontite é uma forma mais grave de gengivite (cuma???). Nesse estágio, a inflamação também afeta o tecido que conecta o dente à sua cavidade e ainda o osso da mandíbula (e a maxila?) que contém as cavidades dos dentes…”. Gente… Acadêmico! Me ajuda aí! Simplificar a explicação não é mudar o conceito. 

Bem, fica aí meu desabafo com essas campanhas dos 7 benefícios, dos 12 problemas que depois viraram benefícios, da pasta que cura tudo e das informações erradas que elas passam para a população em rede nacional e em horário nobre. Vem falar que o efeito dura 12 horas? Mesmo se você comer alguma coisa? Ah, conta outra …

(*) Mucosa.

Veja outro post sobre POLÊMICO o assunto – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto