Uma especialidade bem próxima da medicina e que pode ser evocada por um dos três nomes citados no título da postagem, entre outros. Todos os dentistas sabem do que se trata, mas poucos entendem o assunto mais a fundo. A estomatologia muitas vezes trabalha junto com áreas da medicina como a oncologia e a dermatologia.

Câncer Bucal - Projeto Onco

Quebrando a palavra “estomatologia” segundo o significado grego temos “estudo da boca”. Ei, mas peraí… Todos os dentistas estudam a boca! O foco desta especialidade são as lesões internas ou externas da boca e do complexo maxilo-mandibular. Toda parte de linfonodos, vasos sanguíneos, enervação, musculatura oral, glândulas salivares e patologia bucal estão englobadas nesta especialidade vasta e muito rica.

A maioria da odontologia clínica do dia-a-dia é focada nos dentes, nas gengivas, na língua e na bochecha. A estomatologia vai mais além e sua principal luta está na prevenção do câncer de boca – um dos maiores bichos papões das doenças bucais. Segundo o Dr. Luciano Dib, meu professor dessa matéria na faculdade: “A Estomatologia é uma especialidade muito ampla, com um importante papel na sociedade, dedicando-se à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das inúmeras doenças que afetam a boca, desde a cárie ao câncer bucal”.

Diferenças entre leucoplasia e líquen plano. Aftas, quielites, lesões escurecidas, candidíase, herpes, úlceras, lesões traumáticas. Vejam só. Todo e qualquer tipo de lesão oral incluindo lábio, língua, bochecha e dentes. O especialista em semiologia é capaz de diagnosticar todas essas patologias que acometem nossa boca.

O que vocês vão perceber, queridos pacientes, é que esse profissional é lembrado sempre que um dentista não consegue diagnosticar algum problema. E não estou falando isso como uma vergonha – ninguém pode saber de tudo! Com a atual compartimentalização da Odontologia em especialidades, nada melhor do que indicar seu paciente ao profissional correto, se o caso estiver fora de sua alçada.

Precisando de um especialista nesta área, em São Paulo, clique aqui – Dr. Luciano Dib – Vejam lá no seu site como fazer auto-exame para o câncer de boca

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto