As propagandas usam de artifícios mentirosos para chamar atenção de seus clientes. A vovó, a titia ou a amigo sabichão sempre tem um jeitinho de resolver problemas bucais sem recorrer ao dentista. Veja algumas mentiras que vemos por aí e não caia em roubadas, perdendo seu tempo e não resolvendo seus problemas. Na dúvida, sempre procure um dentista.

1) Plax tem efeito por 12 horas – a propaganda afirma sem pudor nenhum: Proteção efetiva e hálito fresco por 12 horas. Isso é uma bela de uma lorota. Faça o teste: Antes de dormir, após escovar seus dentes e passar o fio dental, faça um bochecho com o produto. Vá dormir. Depois de 8 horas de sono, acorde e dê uma baforada na cara de alguém. Você estará com mau hálito! Não o patológico, mas o fisiológico, aquele que todo mundo tem quando acorda (menos atores e atrizes de cinema e novelas). 

Proteção por 12 horas? Existe uma substância chamada Digluconato de Clorexidina (usado na boca na concentração de 0,12%). Essa sim tem uma substantividade (tempo de ação) de 12 horas, comprovado cientificamente. Produtos como o Periogard, Noplak e Cariax contém essa substância. O problema é que ela não é indicada para bochechos diários, por causa de seus efeitos colaterais – manchamento dos dentes e perda de paladar (todos reversíveis). O resto é marketing.

2) Plax Whitening Tartar Control – Previne o Tártaro – “isto é una mentira”, diria o padre Quevedo. Tenha certeza: se você usar este bochecho todo dia, como o comercial manda, você vai ter acúmulo de tártaro de qualquer maneira. O que previne o tártaro é a escovação e o fio dental. O biofilme dental (outro nome da placa bacteriana) só pode ser removido por métodos mecânicos. Então, tem que esfregar para sair. 

A propaganda mostra uma animação onde o produto lava o futuro sítio de formação de tártaro. Que roubado! Nenhuma dessas propagandas falam que esses produtos são COADJUVANTES na higiene bucal. Eles são pintados como essenciais e principais.

3) Passa já melhora a dor de dente – Este é o rei dos farmacêuticos anti-éticos. Leia mais clicando aqui.

4) Bochecho com vinagre e sal – Essa é uma velha receita, de uma época em que não haviam meios como temos hoje. Não tinha farmácia 24 horas, não existiam centenas de produtos especializados feitos exclusivamente para bochecho. Gostaria de lembrar àqueles que fugiram da escola e faltaram às aulas de química que vinagre tem Ácido Acético em sua composição! Ow, mano … você vai colocar um punhado de ácido na sua boca e ficar bochechando isso? E colocar sal ainda? 

5) Bochecho com Água Oxigenada – Esse é um clássico. Não existem estudos científicos que comprovem o efeito da água oxigenada contra a diminuição da placa bacteriana. Se fosse bom, faria parte de vários bochechos existentes no mercado, certo? Então, à não ser que você queira ficar “com a boca loira”, ela não tem um bom efeito. Não resolve nada. Se usada de forma indiscriminada pode gerar queimaduras na mucosa bucal. 

DICAS:

– Existem bochechos para uso diário e você pode usá-los, sem problema. Para pessoas mais novas, o problema bucal mais recorrente são as cáries, certo? Então procure bochechos com Flúor em sua composição. Estes vão ser COADJUVANTES na proteção contra as cáries e na melhora de casos de sensibilidade. Só não deixe as crianças pequenas engolirem este produto.

– Para os adultos, o problema bucal mais frequente é a doença periodontal, isto é, problema de gengiva. Não é bom usar produtos com clorexidina todos os dias, então use qualquer outro SEM ÁLCOOL. Caso tenha episódios agudos de gengivite ou periodontite, procure um dentista e vale à pena fazer uns 15 dias de bochecho com produtos que tenham clorexidina.

O mercado e a propaganda nos confundem com suas centenas de opções, mas não podemos mudar o foco das coisas. Hoje nós sabemos que placa se remove esfregando. Então, para que inventar? Vamos prestar atenção! Seus pais já ensinavam você, desde criança, que não é para colocar porcaria na boca, não é? Então …

Novidade – Novo Bochecho promete acabar com o principal micro-organismo causador da cárie – Leia mais aqui

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto