Recentemente presenciei uma grande desinteligência no Facebook. Há alguns anos, recebíamos esses tipos de corrente por e-mail, com informações falsas escritas por um anônimo metido a sabichão. Seja porque as pessoas concordam ou por discordarem veementemente, a postagem é muito compartilhada e atinge muita gente desavisada.

ÁGUA OXIGENADA

Mentiras sobre Água Oxigenada no Facebook

O texto já começa bem (#NOT). “Os dentistas queriam esconder isso das pessoas para lucrarem com clareamentos dentários, mais* (não seria MAS, analfabeto?) os cientistas não ficaram com medo de falar…” Como é que alguém compartilha um texto com este primeiro parágrafo? Mais uma teoria da conspiração que desmerece o trabalho dos dentistas. Vocês realmente acham que conseguiríamos esconder um segredo como este da população? MUAHAHAHAHAHAHAHA! E os cientistas salvaram o dia, mais uma vez. 

Como cirurgião dentista, especialista em Periodontia e como profissional da saúde devo agir baseado nos conceitos científicos mais avançados que temos até hoje para dar recomendações aos meus pacientes. Fiz uma extensiva pesquisa e posso assegurar que não há estudos sérios na literatura que comprovem a eficácia da água oxigenada como bochecho. Ela possui efeitos adversos grandes na cavidade oral, se for realizado diariamente e ainda mais se for feito em proporção errada. O Peróxido de Hidrogênio é uma substância utilizada em clareamento dental (há liberação de oxigênio que viaja pelos túbulos dentinários levando a sujeira para fora deles, clareando os dentes). Porém, é diferente da água oxigenada vendida em farmácia que é muito pouco eficiente para clarear os dentes.

Na Odontologia, a água oxigenada tem seus usos restritos ao profissional de saúde, como por exemplo, na limpeza de lesões causadas pela GUN (Gengivite Ulcerativa Necrosante), quadro agudo com proliferação de Espiroquetas, visando a remoção da pseudomembrana formada sobre a necrose gengival. Em alguns casos de Pericoronarite, ela também pode ser usada para limpeza da região, pelo profissional, na fase aguda.

” A  Água oxigenada NÃO É um bom antisséptico, apesar do uso comum para tal fim. Há muitos anos a Água oxigenada foi banida dos Hospitais. A única indicação ( ainda assim de forma pouco eficiente) seria diminuir a proliferação de bactérias anaeróbicas. Na boca usa-se, ainda, para tratar a associação Fuso-espirilar (Uma associação do bacilo fusiforme e o espirilo) na tentativa de diminuir a halitose causada por essa associação anaeróbica, mas ainda assim o tratamento é feito com antibióticos. E quanto a produzir radicais livres? Sim eles são produzidos, mas a absorção é baixíssima ou nenhuma pois a H2O2 é degradada por uma enzima dos Neutrófilos (a Peroxidase) e os dois oxigênio atômicos produzidos se juntam e são eliminados como Oxigênio molecular (O2). – Fonte – http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/quimica/

Abaixo a opinião de uma cirurgiã plástica sobre o uso de água oxigenada sobre machucados (fonte – Revista Super Interessante):

A água oxigenada prejudica a cicatrização de um corte?

Sim. No geral, o melhor é deixar o corpo cuidar sozinho do fechamento do talho. Basta limpar bem o local com água ou soro fisiológico, receita a cirurgiã plástica Lydia Massako Ferreira, uma das diretoras da CAPES e uma das sumidades em Medicina e cirurgia plástica da Unifesp. A ideia, muito difundida, de que substâncias que fazem a pele arder são boas para a cicatrização é errada. Elas agridem quimicamente a ferida e só devem ser usadas se há risco de infecção, aconselha Lydia. A água oxigenada rouba elétrons da proteína que recupera a pele.”

Em outros tempos, eu já havia recebido uma postagem mais extensa por e-mail sobre os ditos “benefícios” da água oxigenada, mas os conspiradores da vez eram as gigantes empresas farmacêuticas que queriam esconder as bem feitorias deste “elixir” mágico que além de ser fácil de encontrar é muito barato. O e-mail falava em escovar os dentes com água oxigenada para dissolver o tártaro e ainda mandava beber uma dose diariamente. Essas pessoas estão totalmente fora da casinha…

Fica também um alerta aos meus colegas dentistas. Existem substâncias muito mais eficazes no mercado do que água oxigenada, quando se trata de bochecho. Nenhum produto de bochecho no mercado possui água oxigenada como componente antimicrobiano. Vamos evoluir. O uso contínuo e prolongado desse tipo de bochecho pode fazer muito mal aos pacientes.

água oxigenada Dicas Odonto 2013

Pouca gente se importa com a fonte das postagens que lê ou compartilha no Facebook. Fui checar a fonte da postagem acima sobre a água oxigenada e é de um cara que posta fotos de privadas com cocô dentro e gente pobre em piscinas improvisadas. Pode ser que ele seja uma ótima fonte de humor bizarro estilo Internet, mas ele não sabe nada sobre saúde bucal. Nada.

Então, cuidado com as mandingas da Internet, porque as pessoas vão se auto-medicando, tomando antibiótico quando estão com dor, passando alho e folha de batata em feridas até quando a situação fica preta e insustentável. Aí decidem ir atrás do médico ou do dentista. Nessa altura do campeonato, o que era um probleminha, vira um problemão.

Consulte sempre um especialista de sua confiança, quando tiver uma dúvida em relação à sua saúde. Infelizmente, o brasileiro tende a acreditar mais na dica do balconista da farmácia ou na vizinha do que na do médico ou dentista especialista.

Veja mais um link que corrobora nossa postagem – PROGRAMA DO JÔ – 17/08/2013 – Veja o vídeo à partir do 15 minutos. (Dica do Leo Augusto)

Estudo que mostra que a Água oxigenada atrasa a cicatrização – AQUI

Estudo mostrando potencial carcinogênico da água oxigenada – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto