Vai aí um Cheese Molho Tártaro? Ou que tal um povo do continente asiático? Um dos deuses primordiais, filho do Caos? Personificação do mundo inferior, na mitologia grega? Crosta sedimentada em garrafas de vinho? Ou uma sujeira calcificada que se forma no meio dos dentes?

Achei interessante trazer esta curiosidade para vocês, queridos leitores – os vários significados da palavra “tártaro” – tão usado na nossa odontologia para denominar o cálculo dental. A palavra tem mais de 2 milhões de resultados no Google e tem definições que nos transportam para a mitologia grega, a odontologia, a história, a geografia, a vinicultura e para a cozinha.

“Deus não se refreou de punir os anjos que pecaram, mas, lançando-os no Tártaro, entregou-os a covas de profunda escuridão, reservando-os para o julgamento.” – Essa passagem foi retirada da Bíblia. Curioso, não? Segundo análise do Blog – O que a Bíblia realmente ensina – o Tártaro na Bíblia seria uma condição imposta por Deus, como uma prisão para punir os anjos – http://suelytj.blogspot.com/2011/04/o-que-e-tartaro-mencionado-na-biblia.html

Voltando um pouco mais no tempo, vemos que o Tártaro na mitologia grega é o “inferno do inferno”. Os deuses desta mitologia aprisionaram os Titãs no Tártaro, que ficaria abaixo do inferno de Hades, para onde as almas penadas humanas vão depois da morte. O Tártaro neste sentido é citado na Ilíada, de Homero. Entenda melhor na figura:

Outra definição nos leva ao grupo étnico turcomano, oriundo da região da Tartária, inclusive com língua própria – adivinhem – o Tártaro! Periodontistas: corram para lá! Hoje em dia, a maioria deste grupo étnico se encontra na Rússia, segundo a Wikipedia. Eles chegaram à dominar certas áreas da Ásia, mas foram conquistados por ninguém menos que Gengis khan e seu exército de Mongóis.

Mulher Tártara – Cureta nela!!!

E o molho? O molho é feito à base de maionese e dizem que é bom para acompanhar peixes. Porém, você pode encontrar como acompanhamento de Cheeseburgers ou saladas e até mesmo bifes. Se quiser você pode comprar o molho pronto ou fazê-lo em casa mesmo: Apenas siga a receita: http://www.saboresdochef.com/11/o-molho-tartaro (o link também traz explicações interessantes)

Vai um molhinho Tártaro?

Para os enólogos, o tártaro é formado durante a fermentação do suco de uva, isto é, uma das fases da fabricação de vinhos. Ele se cristaliza nos tonéis de fermentação ou até mesmo nas garrafas. Também é chamado de sarro ou borra. O nome químico da substância é o Bitartarato de Potássio e seus usos são variados na culinária, na química e até na alquimia (Ah, para, vai!) Se um dia vocês tiverem oportunidade de fazer tours por vinículas, lembrem-se de perguntar sobre o tártaro.

Os cristais brancos na rolha são de tártaro

Ei? Mas isso aqui não é um Blog de Odontologia, pô? Calma ae, fiscal da Internet! Eu explicitei acima as principais definições da palavra tártaro para poder junto com vocês chegar à resposta para uma pergunta:

“Por que o cálculo dental ficou popularmente conhecido como tártaro?”

O cálculo dental é produto da calcificação do biofilme não removido da superfície dental, com ajuda da saliva (ah, agora sim falou de odontologia). Ele é um agente que aumenta o acúmulo de biofilme dental e dificulta a higienização das ameias dentais, além de se mostrar amarelado ou escurecido, piorando a estética da região. 

Para responder à pergunta acima, acho que o tártaro mais parecido com o nosso cálculo dental é o proveniente da fermentação das uvas, por causa da cristalização e tudo mais. Apenas de ser o inferno dos periodontistas que às vezes acham até um pouco do molho sobre os dentes, ainda acho que ele é mais “parecido” com o do vinho. E você? Deixe seu comentário, respondendo à pergunta! O que não pode é chamar de “Ácaro”, como já ouvi de pacientes (veja AQUI)

Neste link há uma boa explicação para a analogia do tártaro com o cálculo dental – http://www.formspring.me/perisse/q/1285176564

Um Abraço,

Luiz Rodolfo