(Lächeln, Smile, Sourire, Sorriso, 微笑)

(Em alemão; Inglês; Francês, Espanhol, Chinês)

Segundo o site Cyberduvidas.com, a palavra “sorriso” provém da palavra latina subrisu, particípio passado do verbo subrire, formado dentro da língua latina com o prefixo sub e o verbo rire. A palavra original subrisu evoluiu para surrisu e, depois, foi adaptada à ortografia portuguesa como sorriso.

Dizem por aí que para o ser humano sorrir, ele movimenta 73 músculos da face. Outras fontes falam em 17 músculos. Se você colocar a palavra “Sorriso” na busca do Google, você vai encontrar aproximadamente 15.500.000 resultados. Sorriso é nome de cidade, nome de poema. Nome de muitas clínicas odontológicas espalhadas por todo mundo, nome de pasta de dentes. Não duvido que seja nome de gente ou sobrenome. O Sorriso nomeia personagens contentes, apelida os risonhos. É nome de um tipo de batata frita. Está no meio do nome de inúmeras músicas, muitos filmes, mini-séries, entre outros. O Sorriso da Monalisa é um dos mais misteriosos de todos os tempos.

O Sorriso pode ser amarelo; malicioso; franco; sedutor; gengival; infantil; hospitaleiro; carinhoso; afetivo; metálico; brilhante; “de orelha a orelha”; sarcástico; irônico; de agradecimento; maroto e etc.

O Sorriso contagia, dizem outros. Reparem como o sorriso é bonito e necessário. Quando brincamos com um bebê, tentamos fazê-lo sorrir e quando isso acontece, corações se derretem. Alguns estudos científicos mostraram que começamos a sorrir ainda dentro do útero materno. Ele emite a satisfação do objetivo cumprido, do amor correspondido, do carinho entendido, do momento de felicidade alcançado.

O comediante e deputado federal Tiririca fazia graça com um sorriso faltando dentes quando cantava “Florentina”. Há um bom tempo, ele usa uma prótese removível. Segundo ele, agora ele tem um sorriso esteticamente normal, para passar um bom exemplo para as crianças que o admiram. Ou será que você pode imaginar um deputado desdentado que não usa prótese? Eu posso.

E quem não ouviu falar da Paula Veludo? Atração “Freak” do programa Pânico na TV, que ria sem os quatro incisivos. Esta também passou por uma transformação dentária e mudou totalmente sua fisionomia e sua vida com um novo sorriso. Já o humorista Rodela, em evidência no Pânico na TV, também, afirmou que pediu ao dentista que tirasse todos seus dentes, para que ele pudesse fazer graça e ficar com aquela boca chupando o próprio nariz. Dá para imaginar uma coisa dessas?

Diga “Xis”. “Sorria, meu bem, Sorria”, diz a música de Evaldo Braga. “Smile, you are on Candid Camera” (Sorria, você está no Candid Camera), dizia o falecido Don DeLuise, famoso apresentador de um programa de pegadinhas da TV americana. “Sorria, você está sendo filmado”, diz a placa abaixo da câmera de segurança. “Dê um sorriso, daqueles bem forçados, deixe-me ver”, diz o dentista para avaliar a linha do sorriso.

E quem não pode sorrir? Bem, deve ser muito infeliz aquele que sorri com a mão na frente da boca ou que não pode expressar a felicidade que está sentindo naquele momento. Ninguém deveria ser privado de sorrir.

Nós, cirurgiões dentistas devolvemos harmonia à essa expressão que ilumina o mundo. Nosso dever é deixá-lo o mais próximo do ideal, respeitando as expressões faciais, as limitações e a oclusão de cada indivíduo. Não deixa de ser uma arte, essa nossa profissão. Gosto muito dessa frase do Papa Pio XII:

“A Odontologia é uma profissão singular. Exige dos que a ela se dedicam os conhecimentos científicos de um Médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um Cirurgião e a paciência de um monge.”

Veja como fica estranho quando não se pode sorrir:

 

Encontrem algumas frases sobre o Sorriso – AQUI

Vários Sorrisos – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto