O que é Dentística?


Ficamos sabendo pelos Posts anteriores que a Endodontia cuida da parte interna dos dentes e a Periodontia cuida de todo redor do dente. A Dentística estuda e cuida do dente propriamente dito.

Fonte: http://derepentedentista.wordpress.com/2010/02/15/dinheiro-dentes-novos/

Toda parte de estética dental, restaurações (obturações), clareamento e materiais dentários fazem parte desta belíssima especialidade. Os materiais de restauração para os dentes estão sempre em evolução, as técnicas e as abordagens da Dentística também.

O maior vilão da Dentística é a cárie. Doença de causa multifatorial que leva à perda de estrutura dentária, dor, sensibilidade e perda de estética. Mexeu com a estética, mexeu com a Dentística.

Antigamente os preparos dentais (o tanto de substância dental que o dentista remove, preparando o dente para receber uma restauração) eram extensos e tinham que seguir parâmetros que levavam à grande remoção de estrutura dental. Hoje em dia, a Dentística está cada vez mais conservadora e sempre tentando preservar o máximo de tecido possível.

Facetas porcelana

Para receber facetas (restaurações estéticas muito eficientes realizadas nos dentes da frente como se fossem “unhas postiças”), clareamento dental, fechar espaços entre os dentes (diastemas), arrumar a estética em geral ou restaurar dentes quebrados ou atingidos pela cárie, você pode procurar um profissional especialista nesta área.

facetaPorcelana

E não pensem que é fácil não! Cada dente tem sua peculiaridade, seu formato, tamanho e encaixe com os outros. Para escolher a cor de uma restauração em um dente, por exemplo, leva-se em consideração a cor dos outros dentes, cor da pele, iluminação do ambiente e segue-se uma escala de cores. Cada um de nós tem um formato e tamanho de dente determinado pela nossa genética, que deve ser respeitado para conservar a harmonia do sorriso e da oclusão (encaixe entre os dentes, mordida).

Por exemplo, vocês podem reparar que os caninos são mais amarelados e escuros nas mulheres do que nos homens. Isso é normal e estético. Além disso, eles são levemente mais pontudos no sexo feminino. Fica aí uma curiosidade, para você, mulher, que achava suas presas escuras!

Este especialista estuda e reproduz a transparência vítrea da esmalte, a cor da dentina, o contato entre os dentes e devolve sorrisos como se fosse uma arte. Um micro trabalho que se vê na mais bonita das expressões humanas O Sorriso:

http://www.dicasodonto.com.br/2010/07/02/o-sorriso/

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

11 respostas a O que é Dentística?

  1. regina disse:

    gostaria de saber mais sobre dentistica

  2. Olavo disse:

    Acredito que nesse caso houve uma maior participaçao da Protese de que da Dentistica propriamente dita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>