Uma das expressões mais enigmáticas e magníficas do ser humano. Nenhum animal tem a habilidade de sorrir, além de nós, seres que se auto denominam racionais. Hoje, a espécie que domina o planeta Terra usa o sorriso de várias formas. Conheça mais sobre a origem da mais bonita das curvas !

Uma curva ascendente, que pode ou não mostrar os dentes. Pode ser tímido, pode ser falso, enviesado, sexy, bonito, bobo, feio, etc. Tem gente que sorri com a mão na frente da boca, com vergonha. Onde essa combinação de músculos faciais surgiu? E por quê? 

Alguns pesquisadores que estudam a linguagem corporal afirmam que um chimpanzé mais fraco e mirrado abre um pequeno “sorriso”, voluntariamente, para chimpanzés mais ameaçadores e truculentos. Os animais ao puxarem os cantos da boca como se estivessem sorrindo emitem um som diferente, fazendo com que pareçam animais menores do que realmente são. É como se ele tivesse dizendo “sou um cara legal e não quero confusão”. Uma leve careta para emitir um som que mostra fraqueza, mas promove uma relação social entre os macacos. Com o ser humano é um pouco mais complicado, mas usamos nossos sorrisos para nos conectarmos com outras pessoas. 

Pesquisadores afirmam que o sorriso está intrincado na raça humana, em todas as culturas com o mesmo formato e função social, com fundo emocional. Diferente do que muitas pessoas pensam, o sorriso pode estar na nossa carga genética e não ter se originado em nossa cultura. Uma evolução daquele uivo ou ganido usado pelos ancestrais comuns que temos com os chimpanzés. Muitas vezes usamos o sorriso sem termos consciência plena, sem planejar. Ele simplesmente aparece e nos tornamos mais simpáticos para aqueles que nos observam. 

Estudos feitos com crianças que nasceram cegas mostram que elas tem a habilidade de sorrir, mesmo sem nunca terem visto um sorriso para imitar. Há cerca de 10.000 anos, algum bicho, ancestral comum dos humanos e de várias espécies de macacos já arriscava um grunhido que saía de sua boca quando ela fazia o formato de um sorriso para apaziguar e se relacionar melhor com outros de sua espécie. 

Os sorrisos podem expressar inúmeros sentimentos, como a felicidade, atração, reconhecimento, contentamento, arrogância, confiança, afeição, empatia, sarcasmo e até medo. A pessoa que entra sorrindo em um ambiente novo, pode estar à procura de pessoas em quem confiar, por exemplo. Porém, não sorria demais, porque aí pode parecer que você está escondendo algum desespero. Como somos seres sociais, a “ferramenta do sorriso” é essencial para nossas relações diárias.

Algo que é muito triste é não poder usar um sorriso com eficácia. É por isso que nós, dentistas, estamos por aqui. Para ajudar a você recuperar sua saúde e estética bucal e poder abusar das curvas labiais do sorriso. Dizem que quem sorri vive mais, aparenta ser uma pessoa mais atraente e com mais sucesso, pensa melhor e se conecta com mais pessoas, além de fazer amigos com mais facilidade e ser uma pessoa mais bem vista.

Invista no seu sorriso e sempre faça acompanhamento com um cirurgião dentista!

Leia o primeiro Post da série – O SORRISO #1

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto