Depois da reportagem do fantástico, nossas postagens aqui no blog – (CROSP e Os Aparelhos Diferenciados) e em outros blogs da área, está todo mundo bem avisado e explicado: aparelho odontológico não é brinquedo. Usar fios de vassoura, fios de tomada, elásticos grossos comprados no camelô não é “cool”. Ostentar um aparelho colado de maneira errada pelo seu vizinho não é legal. Pode ser que a moda tenha pegado, mas quem insistir nela pode ter sérios problemas bucais.

Essa foto está circulando pelo Facebook há alguns dias. Muitos comentam que o “antes e depois” está trocado. O texto que acompanha a foto afirma que a paciente estava em tratamento ortodôntico com o dentista e resolveu abandoná-lo para usar os tais “aparelhos diferenciados”. Olha só no que deu. 

Aparelho personalizado Reabsorção radicular

Nessa outra foto, de outro caso, fica mais difícil para os leigos entenderem, mas vejam ali aonde a seta está apontando. Algumas raízes foram quase totalmente reabsorvidas. Esses dentes estão perdidos! Os textos que acompanham as imagens afirmam que é tudo culpa dos aparelhos ditos “diferenciados”. A imagem das radiografias combina com força excessiva colocada sobre os dentes. Significa que essa moda vem dando problema e que as pessoas estão procurando os dentistas.

Fica então mais esse alerta dos dentistas para quem quer seguir a modinha de aparelhos colocados sem orientação de um dentista – pode gerar problemas sérios. Esse paciente aí da radiografia vai perder vários dentes. Fica também o alerta para os pais dos adolescentes que devem orientar seus filhos quanto à essa moda sem noção. Ostentação da ignorância.

LEIA MAIS – Os Aparelhos Diferenciados

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto